O Ricardo devia era ter vergonha de proferir tais declarações , o que é que ele e os outros futebolistas são mais que os outros , só têm que pagar o mesmo que todos os outros cidadãos e mais nada.
Eles nem deveriam era ter os ordenados que têm , isso é que é um escândalo , desde quando um tipo que dá uns pontapés numa bola merece ganhar mais que outros cuja actividade intelectual contribui mais para o país , este país deve promover é o uso da inteligência e o engenho , se eles tivessem um ordenado de 1000 euros para o que fazem acho que até já era demais.
Ainda para mais ninguem os obrigou a ír para futebolístas , secalhar eles não sabem no ínicio que a carreira acaba cedo.
Quanto ao Ricardo se está a arranjar desculpas para ír para Espanha , por mim pode ír à vontade , já lá está o Rui Patrício , acho que ele não íria fazer muita falta.
Isso no mundo utópico é bonito, mas no mundo real as coisas passam-se aqui. Maxi Lopez, Ricardo e outros vao pagar impostos mas lá para fora e Portugal recebe 0% em vez de 25%. Azarucho!
Ninguém comenta é o facto de Espanha ter feito uma lei em 2004 para que os futebolistas mais bem pagos pagassem menos de imposto. Espanha é agressiva do ponto de vista competitivo em todas as àreas practicando preços mais baixos e diminuindo impostos para aumentar a competitividade. Por isso crescem a 4% ao ano e Portugal às vezes nem cresce.
Tou a ver que os futebolista são os unicos que emigram :boohoo:
Eu admito que a carga fiscal em portugal é elevada, agora nao concordo que os futebolista que são das profissoes que mais ganham, tenho beneficios fiscais. Ou é para todos ou não é para ninguém
A unica coisa a resultar disto para o Sporting é uma perca de competitividade na ordem dos 10% em relacao aos clubes estrangeiros. Pobre Sporting…
Esses 10% baseiam-se em quê já agora?
E lembra-te que os clubes estrangeiros de que falas são os de Espanha… parece que no resto da Europa os impostos continuam a ser elevados aos níveis dos nossos.
Este ano os impostos dos outros países mantêm-se como estavam em Portugal aumentam.
Num ex para pagar a um jogador cem mil euros liquidos actualmente só eram tributaveis 60% do rendimento o que daria que o Sporting teria de desembolsar 124 mil euros. Com a mudanca passa a ter de desembolsar 140mil euros.
140mil-124mil= Gastos adicionais = 16mil euros por cada 140mil euros. 16mil / 140mil = 11,43% perda competitividade do Sporting. Aí tens os teus 10%
Para manter os salários pagos actualmente aos jogadores o Sporting tem de desembolsar mais 11,43% para o Estado.
Ok, então assim podes responder à próxima pergunta: Por que raio é que os jogadores negoceiam valores líquidos? (Eu no meu emprego negoceio o meu salário ANTES dos Impostos e não depois) E já agora, essa diferenca de 10% pode ser re-acordada na forma de baixa de salário com esse valor a acrescentar através de prémios consoante o desempenho.
tem, e muito bem. a tributação dos impostos deve ser sobre os salários mais elevados. mas agora vamos andar aqui a defender mordomias para os jogadores?
Porque podem? Porque têm empresários que dizem ao clube que se o jogador nao ganhar X, sai a custo 0?
Pedro Varela este aumento de impostos nao vai prejudicar os jogadores que ganham mais, vai prejudicar os clubes portugueses. E os jogadores que menos ganham tambem pois esses nao podem escolher clube lá fora.
Com cada vez menos clubes no escalão principal (facto que já leva jogadores razoáveis da nossa Liga a rumarem ao Chipre por não terem espaço no campeonato) e agora com este “problema” dos impostos, eu próprio se perder um bocado de barriga qualquer dia ainda estou na 1.ª Divisão… ;D
É que parece que de um momento para o outro ninguém quer jogar cá no burgo. :wall:
Mas que estatuto especial devem ter os futebolistas? São diferenets de mim e de ti, enquanto cidadãos? Claro que não. É evidente que o homem da bola luso sempre se considerou à margem, uma classe especial. Mas, o que faz de relevante para o país, que contribui para o aumento da produtividade e riqueza?
O Estado recebe menos impostos referente a essa diferença de taxas apenas e somente nas regiões de fronteira. A redução do montante pago está associado à diminuição do consumo, e não à fuga em massa para Espanha. Há que ter cuidado e não seguir pela demagogia fácil.
Pelo que percebo, para ti se forem os homens da bola e os clubes a chular está tudo bem para ti, e até te parece justo. Sim, porque se uns não pagam, outros vão ver a sua obrigação de contribuição aumentada. Pagar o que deve não é mais que contribuir para o bem-estar de uma Sociedade onde está inserido. Se todo o rendimento do trabalho paga impostos, porque não paga um futebolista?! Se quem trabalha nas limpezas paga impostos, qual é a diferença para o futebolistas que auferem de condições de vida incomparavelmente superiores? É evidente que apenas uma pequena percentagem receberá milhões, mas a contribuição é feita mediante o rendimento que cada um aufere. È tanto mais repugnate quando essa proposta de insenção vem de quem pouco tem que se queixar. Os Palhaços também são artistas e não possuem qualquer regime especial.
E quanto à fuga por razões meramente fiscais, é uma falácia. Será que há craques à pontapé no Luxemburgo?!
Eu na minha área negoceio valores líquidos de impostos.
Os impostos são excessivos, e não estou a falar só de futebol.
Exemplo para quem ganha 100 e paga 40% de impostos:
A empresa paga os 100 + 23,75 de segurança social. Os 100 que constituem o bruto do trabalhador reduzem-se em 40% para IRC e depois em mais 11% para segurança social. Recebe apenas 49 dos 100. Recebe apenas 49 dos 123,75 que a empresa pagou! Depois, pega nesses 49 e vai comprar coisas com 21% de IVA. Logo compra coisas com o valor base de apenas 40,50. Menos de 1/3 dos 123,75 inicialmente pagos pela empresa…
Ah, e outra coisa, os prémios também estão sujeitos aos 40% dos impostos. Não estão é sujeitos aos 11% + 23% da segurança social.
O que as empresas fazem é pagar com fringe benefits: carro, gasolina, despesas de representação. Estas estão tributadas a 5%. Resultado, o Estado perde e perde o trabalhador porque não tem tanta estabilidade, sobretudo em caso de despedimentou, férias e subsídio de doença.
Pergunta isso ao Feher.
Estás bastante desinformado. Nao há uma unica empresa de transportes com camioes que encham o deposito em Portugal. Qtos kilometros percorrem esses camioes por ano? E o consumo se diminuiu pq sera?
Eu sou contra todo e qualquer tipo de concorrencia desleal por parte da Espanha ou outro país. Pagando eles lá 25% é concorrencia desleal para com os portugueses, mas tanto falo no futebol, como falo no IVA, como falo na compra dos carros, como falo no preço da electricidade como falo no preço dos combustiveis. Eles se estao todos os anos cada vez mais ricos é pq fazem as coisas de forma inteligente, Portugal o inverso pq temos por governantes burros e chulistas.
Pois, a Globalização é mesmo a justificação para se abrir excepções para jogadores. Quem a assim escreve está muito equivocado sobre o que é de facto esse fenómeno.
Em nenhuma outra profissão se solicitam uma excepção para se furtarem ao pagamento de impostos. E desde quando os futebolistas estão impedidos de irem jogar até para a conchichina?! Se julgam que têm melhores condições noutro local, boa viagem, Agora, não queiram ser prima donna ao querem um estatuto de seres superiores. Tal alegação não se justifica, e se existe uma corrente na Europa é exactamente o fim de regimes de excepção como é o caso dos futebolistas.
Em relação aos impostos sobre o rendimento do trabalho, de certeza que em Espanha não são mais baixos que aqui.
Não é líquido que na Irlanda o rendimento do trabalho tenha uma tributação menor (no caso dos lucros das empresas, é). Na Irlanda paga-se muito mais que aqui.
O que não explicaste foi o que nós ganhamos por o Ricardo não pagar a sua parte dos impostos, e sermos todos nós a suportar essa parte que ele recusa comparticipar. Isso si, seria interessante perceber.
Quanto é o “abissalmente”? Há 3 países com maior carga fiscal que Portugal. Aliás, estamos até abaixo da média europeia. Afinal, como é? E os países nórdicos, onde as taxas de impostos ultrapassam os 50%, sãos aqueles com menor taxas de pobreza, com os maiores índices de desenvolvimento e apresentam os melhores desempenhos em nome da competitividade? Aconselho a consulta de relatórios do Eurostat e da OCDE.
Não se pode aceitar como normal criar um regime de excepção a pedido de um jogador que recebe milhões porque acha injusto, mas que ao mesmo tempo aceita que quem receba o SMN pague todos os impostos. Isso sim, seria recuar aos tempos do Eusébio, onde todo um país sustentava uma clique de “indispensáveis”. O que nos prejudicaria enquanto sociedade e cidadãos era aceitar tal excepção, pois no final a factura será paga por nós.
Pagará impostos em Espanha se o rendimento for obtido em Espanha. Qual a anormalidade disso? Ele trabalhando em Espanha, mesmo que aqui a taxa seja 0%, será sempre tributado em Espanha.
Não seria mais corente pedir… os mesmos níveis salariais?!
Uma sociedade coesa tem custos que devem ser repartidos por todos (vide países nórdicos). É impossível teres melhores estruturas de apoio pagando menos. A exigência deve e tem que ser sempre alta, assim como a clareza e publicitação dos gastos. E se há chulice em Portugal, e a pobreza alastra, a culpa não é da política, mas exclusiva da população que elege e aplaude gente fraca. E toda a vez que são chamados a participar, muitas vezes recusam, e por estranho que pareça, escolhem sempre os mesmos. Se assim é, a culpa maior não é dos políticos. Devessem as pessoas ter uma maior consciência política e participação cívica.
:wall:
[/quote]
Não te rias. A opção de comprar ou ser sócio, é uma escolha, uma liberdade de cada indivíduo. A criação de um regime de excepção vai contra tudo isso.
Lol nós pagamos sempre, quer ele se recuse ou não a comparticipar. Se aumentassem os dos futebolistas para reduzirem os nossos, tudo bem, mas não é isso que está em causa…