Impostos futebolistas

http://clubefiscal.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=836&Itemid=37

“…Tudo devido à designada a um regulamento adoptado pelas autoridades espanholas e que ficou conhecida como a «lei Beckham», uma vez que coincidiu com a ida do jogador inglês para a Liga espanhola na época 2003-2004.
Com base no articulado daquela norma, as estrelas estrangeiras que militam no futebol espanhol apenas descontam 24% dos rendimentos ali auferidos, em lugar de 43% a que estão obrigados os contribuintes residentes.”

Em Espanha tomam medidas para baixar impostos. Cá para aumenta-los. Eu só pergunto, no fim qual é o país que acaba por ter mais justiça social? Os espanhóis tomaram uma medida exactamente ao contrário da nossa. Pergunto eu, serao os espanhóis estúpidos? Ou nós?

  1. Esqueceste-te da parte… ou nós, ou os italianos, ingleses e alemães? (podias ter citado o resto da notícia)

  2. Pergunto também: Isso dos 40% é o quê? IRS? Se sim, um futebolista que ganhe 200 contos desconta 40% ou se pelo contrário, os 40% derivam do escalão elevado em que se encontra o ordenado de alguns futebolistas?

  3. Por último, tenho muitas dúvidas que o factor “Impostos” faça grande mossa no que respeita ao cativar de futebolistas entre Portugal e Espanha… o que dizes faz sentido entre Campeonatos de nível semelhante (inglês, alemão, italiano e espanhol ||| português, holandês, francês, etc), mas parece-me que o nível futebolístico de cada clube conta muito mais neste momento para qualquer futebolista ambiciosos e de qualidade.

A questao é: Nao se pode admitir que as nossas empresas / cidadaoes paguem mais que os nossos concorrentes directos neste caso Espanha. Quantas coisas já eu comprei no estrangeiro com IVA a 16% ficando esse IVA na Alemanha ou Inglaterra? E cada vez mais.
O facto dos nossos impostos sobre combustiveis serem mto mais caros q os alemaes nao é importante pq ninguem vai à Alemanha encher o deposito por causa disso. Mas qdo isso acontece com a Espanha, há mta gente que enche o depósito lá. No fim a Espanha agradece os dinheiro que foge de cá para lá. É uma estupidez completa esta situacao existir. Somos governados por pessoas tao inteligentes que levaram Portugal onde está. À pobreza.
Isto dos 40% sobre futebolistas é apenas uma dum magote interminável de leis mal feitas.

Portugal não se compara nem se vai comparar a Espanha num futuro próximo no que respeita ao futebol.
Este facto é inultrapassável nos tempos mais próximos e portanto a questão que colocas torna-se irrelevante.

P.S.: Pensei que o tópico era mais para discutir em que é que os impostos dos jogadores dificultam o ingresso dos mesmos no Sporting… não vejo porque é que temos de derivar para a (in)competência ou não dos governantes.

Não acho que isto tenha uma faca de dois gumes, porque se surgir uma proposta agradável de um clube em Espanha para grande parte dos jogadores Portugueses, eles não hesitam em sair. Com certeza, isto dos impostos é mais uma desculpa do género “Aí tenho de pagar mais impostos, venho mas é para aqui que pago menos”. Isto é tretas, o nivel futebolistico em Espanha é neste momento bastante mais elevado que o nosso, e podem ter a certeza que um jogador como o Ricardo não troca o Sporting pelo Huelva porcausa dos impostos… Nós continuamos a assistir a um futebol mediocre, onde as pessoas não contribuem para o aumento de espectadores nas bancadas devido ao tal “chupismo” que acontece no País. Isto vai continuar tudo na mesma e foi apenas uma manobra de diversão por parte, neste caso do Ricardo, como se fossem muito mal tratados no País e que se sentissem na obrigação de ter de pagar menos impostos. O Ricardo, o Moutinho, o Veloso, o Nani, o Abel, o Tonel e todos os restantes jogadores vão trocar o Sporting se do outro lado da fronteira houver um clube que bata o dinheirinho. E depois, sempre podem dizer que foram os impostos. Mas que conveniente.

Eu como cidadão, digo e afirmo, comam e calem-se. O nivel Futebolistico em Portugal já é uma merda e não vai ser por isto que vai aumentar, disso tenho a certeza. Recebem enormidades de dinheiro, muitos deles nem jogam nada e tem vencimentos elevadissimos e depois ainda tem a lata de vir para a imprensa dizer que estão a ser injustiçados ou mal-tratadios…Pagam e pagam bem. Em vez de gastarem o dinheiro todo em coisas superfolas, contribuam para o País. Sim, porque com o Futebol que praticam semanalmente não contribuiem e não me venham com tretas…

Parece que há quem ainda nao tenha percebido que esta medida nao vai prejudicar em nada os futebolistas melhor pagos. Esses vao ganhar mais lá para fora. Os jogadores negoceiam o vencimento liquido que têm a receber estes 40% sao pagos pelos clubes. Os unicos prejudicados sao clubes e futebolistas que ganham pouco, pq jogadores como o Ricardo vao para Espanha sem problemas.

40%.

Quem ganha 1000 e poucos euros desconta 40%, mas os coitadinhos dos futebolistas que ganham “pouco” ainda se queixam, e ate deviam pagar menos… claro claro. Completamente justo

A minha opinião é incendiária, acho que todos os atletas de alta competição, não só os futebolistas, como todos os clubes, deviam ser isentos de tributação fiscal.

Podem berrar aí a vontade, mas os gajos aos 33 anos acabaram, exceptuando raras excepções, enquanto todos nós, se tudo correr bem iremos “bulir” até aos 65. Os futebolistas têm um fundo pensionista quase inexistente e basta uma lesão para tudo ruir, isto para não falar em ordenados em atraso ou falencia de clubes.

Qto aos clubes em Portugal e à falta de uma politica desportiva escolar, são os clubes que providenciam a população o desporto, como tal tb deviam ser isentos.

Nenhum jogador ganha demais, são eles os artistas, são eles que dão milhões aos clubes, são eles que fazem a poderosa industria movimentar-se e evoluir…

Malhem à vontade. :inde:

Um futebolista se for preciso num mês ganha mais do que uma pessoa que trabalhe ate aos 65 anos

Talvez, mas tu no teu emprego levas 40 a 50 mil pessoas só para te verem trabalhar? :eh:

Toyosupra_ os futebolistas negociam o dinheiro liquido que ganham ao fim do mes. Os 40% vao ser pagos é pelos clubes. A questao aqui nao é os jogadores ganharem muito ou pouco este imposto é um aumento indirecto ao que os clubes já pagam, que como se sabe estao ricos como tudo ^-^
Se os clubes portugueses nao puderem pagar, têm de deixa-los sair a custo 0. É isto que o Sporting merece com o investimento todo q faz no desporto em Portugal?

Os futebolistas (e as entidades patronais - clubes) devem pagar de impostos exactamente o mesmo que os outros cidadãos, naturalmente.

Não concordo nem sequer entendo como podem ter os futebolistas um regime de excepção, e já agora isso aplica-se a outros desportistas, mesmo aqueles que tanto fizeram pelo nome do país.

Acho que se estão a confundir as estações.

  1. Que em Portugal se pagam impostos a mais é evidente! Somos taxados por tudo o que mexe, ele é o IRS, o IRC, o imposto sobre imóveis, o imposto automóvel, sobre a gasolina, ele é o IVA, ele é a Segurança Social, o imposto municipal, as portagens, em qq repartição pública por qq merda que precisas de fazer toma lá uma taxa! Até sobre o património um gajo tinha que pagar imposto se batesse a bota com essa aberração que se chamava importo sucessório! É uma autêntica vergonha, ainda por cima para sustentar um ESTADO obsoleto, cheio de inúteis e incompetentes. Não há saúde de jeito, não há educação de jeito, não há cultura, não há desporto escolar e para os cidadãos, as polícias são patéticas, o nosso exército é uma anedota. Somos taxados até ao tutano para quê? Para sustentar chulos, premiar a incompetência e protelar o tacho de minorias aburguesadas. Não há cultura de exigência, de excelência e de dever cívico. Este país é uma república das bananas que acha que pertence ao pelotão da frente, apenas e só.

  2. Não obstante o ponto 1, acho uma autêntica vergonha haver regimes de excepção seja para quem fôr. Os atletas profissionais fazem uma escolha de vida, como todos nós. Há uma data deles que nunca dão em nada de jeito e até nem ganham por aí além? Há. E depois? Aplique-se a lei. Também há muita gente que persegue os seus sonhos e não chega lá, e então? Anda para a frente, não pedincha regimes de excepção. Para a minoria que chega lá e ganha RIOS DE DINHEIRO, porque raio de carga de água deve ter impostos mais reduzidos que os outros cidadãos? Para impedir a fuga de talentos? Então os ciêntistas, economistas, gestores, professores, médicos que todos os anos vão para outros países à procura de um futuro melhor e deoutras condições, com esses ninguém se preocupa em reter no país? Não são esses por exemplo MUITO MAIS FUNDAMENTAIS para o futuro e desenvolvimento do país, do que uns acéfalos que dão uns chutos numa bola? Competitividade do futebol Português? Sim, clraro o que motiva o Ronaldinho, o Henry e o Deco é mesmo a diferença dos impostos entre Portugal e a Espanha…right!

;D ;D ;D

Oh man, o que é que os impede de irem lavar carros aos 33 anos? Olha que eu com um bocado mais que isso regressei ao país e tive de ir para o mercado de trabalho, sem olhar à minha especialidade… E os futebolistas, tendo em conta a média de vencimentos que foi publicada pelo próprio sindicato, têm muito mais capacidade de poupança que eu, e também muito mais tempo livre para se irem formando e instruíndo.

E esse problema das melhores mentes do país saírem para o estrangeiro também já foi debatido e supostamente estao a tentar tomar medidas para que isso aconteça menos. Parece que escreveste sem ler nada do q foi respondido antes. Menos impostos para segurar os talentos sim sr. A questao NAO É QUE SEJA INJUSTO OS JOGADORES PAGAREM 40% a questao é que é INJUSTO OS CLUBES PORTUGUESES PAGAREM 40% E OS ESPANHÓIS 25% porque QUEM PAGA OS 40% SAO OS CLUBES!!! Os jogadores negoceiam o salário liquido depois dos impostos pagos pelos clubes.

Não meu caro, li e li muito bem. Tu é que te estás a tornar repetitivo… Todos nós sabemos que quem, em última análise, paga os impostos dos jogadores, são os clubes. Não estás, portanto, a dar novidades a ninguém. Sendo assim, se um clube que pagava os 25% de impostos ao Estado, passa a ter que pagar 40%, das duas uma; Ou pode fazê-lo aumentando a sua folha de encargos mensais, ou não pode fazê-lo e nesse caso só tem é que reduzir aquilo que paga aos seus atletas profissionais para equilibrar as finanças. Eles não gostam? Assim já não vêm? O meu filho utiliza uma expressão que cai aqui como sopa no mel: AZARUCHO!!!

Está mais claro assim?

E o que isso tem a ver? Alguma vez os impostos são calculados consoante o numero de pessoas a ver?

O que eu faço é usado por 40/50 mil no minimo por dia

O meu pai nao é futebolista no entanto com 40 anos teve um AVC que o arrumou para o mundo do trabalho. Se calhar também nos todos deviamos estar isentos de impostos. Todos estamos sujeitos a doenças e acidentes que nos podem terminar a carreira de um dia para o outro.

Clubes na falencia e com atraso nos salarios existem, é verdade, assim como há empresas de outros ramos.

Eu também negoceio o meu vencimento liquido, uma vez que seg social e IVA será suportado pelo me patrão. Ah, não sou futebolista… sou mais um empresario em nome individual Aka recibos verdes :rotfl:

:clap: Nem mais. Se os que ganharem mais descontarem menos, quem ganha menos tera forcosamente de descontar mais.
Nao querendo parecer comunista, ha q roubar aos ricos p dar aos pobres.

Acho qu esó deveriam pagar 25%.
Se é uma profisão de desgaste rápido e para a segurança social tem um regime de excepção e muito bem, penso que par ao IRS também o deveria ter.
Podem argumentar em sentido contrário e provavelmente com toda a razão, esta é a minha opinião sem qualquer sustentação legar ou moral, é simplesmente a minha opinião.

Quanto ao facto de ser um factor minimizador do nosso futebol, disso não tenho duvidas. E penso que é um mau negocio para o estado. Há-de haver aqui economistas (penso que o Angel o é) que podem explicar que nem sempre uma elevada taxa de imposto é sinónimo de mais imposto pago em determinada área. E penso que este caso será um deles, vão aumentar as formas mais imaginativas de pagamento aos jogadores e ao memso tempo irá fazer com que os clubes portugueses possam lutar com outros de países onde os impostos sejam 17% mais baixos (porque penso que o valor é de 42% e não 40). Claro que nem que os impostos fossem 0% poderiamos lutar com os clubes mais ricos pelos melhores jogadores, mas assim diminui-nos ainda mais as hipoteses de lutar com os clubes medios dos melhores campeonatos por jogadores bons.

E dificulta-nos ainda quilo que muitos de nóes defendem como sendo a politica ideal do Sporting, aumentar o ordenado às nossas jovens promessas para lhes cortar o apetite de ir para fora, assim se por exemplo o Sporting estiver disposto a gastar 100 mil euros brutos por mes num determinado jogador (vamos esquecer a SS) o jogador recebe na realidade 58 mil, ao inves de 75 mil. E se alguem lá fora estiver disposto a gastar os mesmos 100 brutos ?? Pois, e admiramo-nos que um jogador do Sporting queira ir para Boltons e Mallorca e afins? Parecendo que não 17 mil euros mes fazem diferença, e podem fazer a diferença entre segurar um moutinho ou um Veloso e o jogador querer sair para ganhar mais dinheiro.

não brinquem comigo, um tipo que ganham 100.000 euros por mês, ser taxado por 40% é mais que justo. os jogadores de futebol desta categoria são uns preveligiados. e eles falam de espanha, mas porque não falam de inglaterra onde a taxa é de 40% e o futebol é competitivo? essa trata dos salários não tem nada a ver com a competitividade e com a capacidade de ir buscar jogadores ao camp. espanhol.