Pensa lá um bocadinho, ok?
De onde vem principalmente o dinheiro que financia o futebol?
Da TV claro e dos patrocinadores que orbitam em redor das transmissões televisivas.
E sendo a Liga Espanhola uma das maiores do mundo, sendo que só a Premier é mais vista do que a Liga Espanhola.
Já agora, um pouco de cultura geográfica …
Saragoça / População de 682,283 hab. (INE 2007) Província de Saragoça / População: 917.288 hab. (2006) Comunidade Autónoma de Aragão / População: 1.326.918[1] hab. (2008)²
Lisboa / População: 489 562 hab Região de Lisboa / População: 2 808 414 hab
Sendo que nós temos a grande concorrência do Benfica, acho que a base populacional e o número de adeptos não é assim tão diferente.
O Sporting é grande é certo, mas às vezes, o pessoal esquece da real dimensão do clube a nível europeu
foste tu pesquisar isso tudo só por causa do meu comentario?? granda maluco!!
seja como for obrigado pela explicação :great:
já agora! aposto que ias curtir de viver no “meu mundo”
Leão das Caldas, eu fiz os censos, à data em 2001, viviam em Lisboa qualquer coisa como 560 mil pessoas(um pouquito mais), sabemos que agora esse valor aumentou muito, não sei em quanto mas aumentou bastante. Os dados da região de Lisboa estão parecidos mas tb estes nivelados por baixo, daqui a poucos anos teremos metade da população do continente a viver em Lisboa e à sua volta.
A região de Lisboa não é comparável sequer à Província de Saragoça quanto mais à Comunidade Autónoma de Aragão, são áreas bem maiores e muito longe de Zaragoza, onde a força do clube se perde quase na sua totalidade, sabendo que é um clube Local/Regional e continua a existir o efeito Real Madrid por toda a Espanha e da Catalunha e o Barcelona ali ao lado(enganem-se aqueles que pensam que gentes do Barcelona é só na catalunha, existem mtos no país basco em aragão, na galiza etc etc.
Essa região é do tamanho da metade superior do nosso país.
Só quero dizer que são comparações incomparáveis. Um campeonato rico vs um pobre, um clube nacional vs um clube de uma cidade/região.
É mesmo o dinheiro dos patrocínios e o dinheiro das transmissões que marcam a diferença, pouco tem haver o mercado que existe naquela zona de Espanha, porque não é esse que lhes enche os bolsos. É o mundo todo que vê a liga espanhola e paga por isso.
Um excelente exemplo é a equipa norte-americana dos Clippers, em Los Angeles praticamente toda a gente é fã dos Lakers, no entanto, devido ao dinheiro da liga, os Clippers são uma equipa como as restantes da NBA, pode não comprar tantos e tão bons, mas paga aos milhões.
Se um clube com meio adepto, e emigrante já agora, de uma região deserta, jogasse na liga inglesa era automaticamente um clube mais rico que o Sporting.
O orçamento é igual para todos os clubes da NBA. Cada um gere o dinheiro à sua maneira - caso excedam o limite permitido serão “indemnizados” - e para que conste, os LA Clippers são a 4ª equipa com o payroll mais pequeno da NBA. Nesse aspecto, a NBA é um exemplo desportivo quase único.
Agora se estás a querer dizer que eles dão péssimos contractos aos seus atletas, ai já concordo, não é à toa que a maioria dos experts consideram os LA Clippers o pior franchise - a par de Memphis - da NBA. Donald T. Sterling afundou os Clippers desde que se juntou em 1981 (!) demonstrado uma tenacidade inimaginável no que a dinheiro diz respeito. Sterling deu a Elton Brand em 2003, o ainda hoje, contracto mais chorudo da história da NBA [82 Milhões em 6 anos] ^-^ e também colocou 45 milhões no sapatinho de Corey Maggette em apenas 5 anos (!). Não vou comentar os 34M que dá actualmente ao lesionado Kaman.
A sua vontade de gastar dinheiro era tanta que alguma coisa havia de sair bem e nisso há que louvá-lo porque os 50M que investiu num pavilhão próprio para uso da equipa - diga-se que antes disso treinavam num health club e num colégio - foi uma invenção rapidamente copiada por Lakers, Cavaliers, Pistons e Kings.
[hr]
Desculpem. :shifty: Mas sim, o Humbarto Suazo [29 anos] não valia propriamente o investimento avolumado de 10M sem ainda ter passado pela Europa. Seria um risco para o Sporting. :arrow:
Esses dados estão diferentes para menos no que diz respeito ao Concelho de Lisboa. No entanto enquanto que Lisboa concentra o emprego os arredores concentram a população. A verdade é que em Lisboa e concelhos limitrofes habitam quase 3 milhões de pessoas.
Em Espanha existem direitos televisivos muito elevados que permitem a clubes menores que o nosso adquirir jogadores de craveira mas outros factores existem:
O nosso (agora parece que perdido) medo de adquirir jogadores de nível (ao contrários do benfas e porcos);
O sistema fiscal que em Espanha permite que um jogador estrangeiro pague “apenas” 25% IRS sobre os salários (enquanto que por cá pagam 42%)
Ora, se tomarmos em conta que são os clubes que pagam os impostos relativos aos jogadores…
P.S. Parece que o Orçamento de Estado deste ano efectua uma alteração ao IRS que irá permitir o desconto de 25% também aos jogadores estrangeiros. Poderá ser o nivelar que precisamos em relação aos espanhóis.
[b]Humberto Suazo assina pelo Saragoça
EMPRESÁRIO DO CHILENO CHEGOU A FALAR DO INTERESSE DO SPORTING[/b]
Nelson Humberto Suazo é o segundo reforço do Saragoça neste mercado de inverlo. O clube espanhol paga 10 milhões de euros pelo avançado chileno de 28 anos, do Monterrey, do México. A apresentação deverá acontecer no próximo domingo.
Pouco antes do último Natal, Humberto Suazo foi colocado na rota de inúmeros clubes europeus, entre eles o Inter, o Tottenham, o Atlético Madrid e o Sporting, pela voz do seu empresário, Fernando Felicevich. O presidente do Monterrey garantiu, na altura, que só sairia por 20 milhões.
Humberto Suazo foi considerado em 2006 pela IFFHS como o melhor goleador do mundo. Na fase de qualificação para o Mundial’2010 marcou 10 golos.
A proposta era efectivamente para o OE de 2010 e abrangia todos os profissionais constantes da lista anexa ao código do IRS (entre eles os desportistas).
Agora, com as negociações em curso não sei se a proposta se mantém ao não mas penso que sim.
:offtopic: Aumentou só se foi na área metropolitana, não? E aí há bem mais de meio milhão de habitantes, há uns €2,5M. :offtopic:
Se o Zaragoza tem tanto dinheiro, é por causa dos direitos televisivos e dos patrocínios. Por acaso o FSF quando era presidente andou a falar de se criar uma competição ibérica, para que o Sporting pudesse usufruir de direitos televisivos para toda a península. Eu era a favor de uma competição a substituir a Taça da Liga, mas com moldes semelhantes, só que em vez de ter as equipas da Primeira e da Honra tinha as Liga Sagres e as da La Liga. Mas não sei se nuestros hermanos estariam muito interessados…