Ninguém responde a eterna questão:
O sal grosso? Mete-se quando?
Ninguém responde a eterna questão:
O sal grosso? Mete-se quando?
Deve ser o churrasco da vida, espero eu
O sal grosso só se põe mesmo na hora de assar seja o que for carne ou peixe . Era essa a questão? Outras das coisas que aprendi a grelhar , posso dizer que faço assados durante o ano as vezes até mesmo a cair neve. Mas o grelhador está coberto e eu também . Não adianta por o molho no frango ou na carne durante o assar , porque com o calor esse sabor desaparece . Eu só ponho o molho no frango 2 ou 3 minutos antes de estar assado! Se fizerem isso irão ver a diferença no sabor . Peço desculpa se calhar não estou a dar nenhuma novidade a ninguém ! Just my two cents .
Tirando a questao do sal que discordo em parte, o resto e spot on (y)
Esse mesmo! Maquina do churrasco!
Eu fiz com a ajuda de um video de um sueco e é mais ou menos a mesma coisa, excepto que grelho a peça inteira:
Mas já vi quem faz com a picanha já cortada e também ficava bom.
Edit: Encontrei:
(está em sueco, mas da pra perceber, excepto os tais 55 graus que a carne tem de atingir em calor indirecto)
Ele tambem ha comparou varias tecnicas, mas a ‘tradicional’ dele tem a vantagem de ser rapida e permitir varios pontos da carne na mesma peca - o que quando tens pessoas que gostam de mal, medio e bem na mesma mesa da bastante jeito!
Depende.
Muitas vezes, uso flor de sal que coloco quando a carne já está pronta e trinchada.
Mas já tenho feito uma massa de alho, com sal e azeite para barrar a carne antes de a cozinhar.
Eu depois de assar, meto a carne num prato ou tabuleiro cubro com molho e fecho tudo com folha de alumínio durante uns minutos. Enquanto a carne descansa e liberta os seus sucos o molho penetra a carne e cria também um molho no fundo do tabuleiro. Recomendo.
A gás.
Sentia a carne mais saborosa e muito mais prático. Aliás, quando tinha o grelhador a gás foi numa fase onde os meus pais estavam emigrados e geria-me sozinho, muito à pala da simplicidade e rapidez do grelhador. Acho que é daqueles essenciais atuais, tal como a máquina de fritura a ar, onde faço desde nuggets, a pão ou croissants.
Voltando ao grelhador, acho que é daqueles investimentos que compensam o acréscimo de preço.
Eu tambem sou fa do antes e deixar descansar pelo menos 1h para o sal entrar mesmo dentro da carne. Noto diferenca.
Um bom molho para carnes que faço é de alho esmagado com whisky, sal, limão, mostarda ou vinagre sendo depois preenchido com azeite, também se pode meter piripiri claro que é opcional. Ervas também é opcional. Triturar tudo e fica uma boa base para molhos.
Fica com um aspeto similar a isto
Já experimentastes Alecrim no molho do frango ? Da um toque mesmo bom e claro picante !
Por acaso não. Hei de experimentar.
Metam as mãos num Napoleon e nunca mais querem saber de carvão , pinhas, acendalhas, se está brasa se não está…e com 30 minutos de espera entre atear e fazer brasa digna
Mas a piada como já disse antes, para mim, é o ritual todo, fazer o fogo, falar com a malta é beber um vinho ou umas cervejas enquanto se espera pelas brasas, o cheiro do fumo,etc.
Claro que nunca será tão conveniente como os a gás.
O ideal era ter um de cada + um forno a lenha.
Verdade. Ou então serem 7 da tarde que já é noite.
Os filhos estarem aos berros porque lhes prometeste hambúrgueres grelhados e não se calam com o tenho fome e quero comer.
Começas a pedir para alguém te trazer uma cerveja ou um copo de vinho, momento em que a mulher começa aos gritos a dizer que ta ocupada e que vás lá tu.
Enquanto isso os teus filhos olham para ti e ignoram te enquanto tens as mãos cagadas de carvão e estás a assoprar e a abanar para ver se o carvão ateia
Ahahahah. Falas por experiência assumo. Ahaha
Por acaso uma das coisas que me fez optar por carvao (para alem dos varios comentarios neste topico e noutros locais) foi ter ido a casa de um amigo meu que comprou um desses todos XPTO a gas em promo no Leroy (ate estava curioso pois podia ser um potencial candidato) e comer uma grelhada mista la. O sabor nao e nem pouco mais ou menos o mesmo. Tirei logo dali o sentido porque queria mesmo algo que me permitisse comer uma grelhada que me deixe satisfeito ao ponto de nao ir a um restaurante e quase instintivamente ir para os grelhados E ate agora estou super satisfeito.
Acho que o problema foi que nao compraste o grelhador certo… tambem tinha essa ideia e foi por isso mesmo que estava a considerar o gas. Ate nisso fui surpreendido muito pela positiva! Basicamente e meter carvao na lareira, uma acendalha com folha de jornal em baixo, acender, ir dar uma volta, regressar passado 20 minutos, despejar as brasas no grelhador, meter a grelha, a tampa, regressar passado 10 minutos e comecar a grelhar. E em meia hora sem qualquer trabalho tens brasas a funcionar durante bastante tempo.