Compro da Weber tb, já experimentei com duas, uma para seafood e outra que supostamente dá um sabor a apple. Tb já fiz com umas que comprei no super, nem me lembro do que era, tb correu bem. Sinceramente ficaram todos porreiros.
Algumas dicas para Salmao fumado??
Adoro e e caro que fode… entao se aprender a fazer top!
@Nightwish76 grande dica para a Picanha - vou experimentar de certeza
Mais simples que o fumado podes tentar o Gravlax, já fiz esta receita, porreiro:
As receitas de salmão fumado, não tou a encontrar agora a que uso, mas basicamente há duas fases criticas, tens o tempero com o descanso do salmao inclinado no frigorifico, para que o liquido escorra do bicho. E depois tens o fumar, em que não queres cozinhar o salmão, só queres o fumo, por isso tens que manter a temperatura baixa, ao mesmo tempo que mantens o fumeiro.
Eu o que faco é cold smoked salmon. É mais ou menos esta receita:
Já mas com carne. O meu da para colocar o carvão nas laterais e deixar o centro para calor indirecto. Com peixe, com a excepção da sardinha, tem corrido sempre bem calor directo.
Já eu uso SEMPRE a tampa, acho até que não sobrevivia sem ela . Tudo o que possa beneficiar do calor indirecto só fica mesmo bom com a tampa. Plumas (mais), secretos (menos), frango com osso no meio ou um belo piano de entrecosto (aqui tem muita técnica… papel de alumínio durante 1 hora depois de um belo assar em fogo directo).
Mas isto é a minha técnica amadora… querem fazer salmão fumado (ou qualquer coisa fumada) vejam como um prof faz:
Está em sueco, mas dá pra perceber o essencial.
Um dia destes, também tenho que me meter nessa aventura de construir uma grelha e um espeto adaptados a um motor eléctrico.
Uma picanha assada ali a andar de volta deve ficar qualquer coisa.
Tens que me arranjar umas fotos aí da invenção.
Tenho que fazer umas experiências com a tampa está visto! Já meti um frango a descongelar hehehe
haha… podes fazê-lo todo inteiro, mas há muita gente que não gosta disso, porque as diferentes partes do frango ficam prontas a diferentes tempos. Seja como for, tens aqui um exemplo:
E depois um do meu cozinheiro do youtube preferido :
Deves conseguir perceber a maioria/quase tudo .
Thanks, vou ver. Eu tb asso sempre o frango já aos pedacos, por causa dos tempos, e acho que fica mais saboroso. Dá para temperar melhor. E tb pq gosto de arranjar o frango lol.
Eu parto sempre o frango em pedaços porque é muitooooo mais fácil de assar.
Sinceramente nunca experimentei num espeto…
Este está a assar neste preciso momento… já é a segunda dose:
Coxas de Patricio?
É mista.
Á Patrício e á João Mário.
Pernas e asas.
Muita boa.
SL.
Testei o frango com a tampa, ficou impecavel. Um novo mundo se abre hehe.
Eu tb prefiro o sistema proximidade para ser rápido e não moroso. Mas as brasas, como dizes, não podem ser fortes, sob pena de chama causada pela gordura.
Sardinhas é mesmo só um “calorzinho” de um lado e de outro.
Sardinhas faço em lume muito forte, um bocadinho de cada lado e tá feito.
É muito rápido.
Bem, já testei uma meia dúzia de vezes sempre com resultados excelentes
Umas belas Picanhas e hoje umas espetadas. Tudo top, toda a gente que cá vem diz que está ao nível das melhores churrascarias que já experimentaram. Aquela técnica de grelhar picanha que meteram aí em cima é um sucesso!
Que técnica??
Selar a picanha inteira, cortar aos bocados, grelhar dos lados e partir. Da página de Facebook o Carrasco da vida