Grelhadores a gas ou a carvao?

Eu já tive uma do genero, comprei num hipermercado, aquilo é resistente mas convém meter só quando estiver brasa e se for grelhar a comida e no final lavar sempre.

1 Curtiu

Isso é em cerâmica?

Um conhecido meu falou-me numa rede em material cerâmico para o peixe.

Este fim de semana, comprei a grelha da Weber para peixe:

Deu para 2 robalinhos, na perfeição.

EDIT: E, entretanto, acabei de comprar um compact de 47cm para o meu pai. Tinha ido no fim de semana ao Horto do Campo Grande, mas não tinham o modelo compact. Tive que encomendar online.

Eu também. Um copo de plástico, encho de papel higiénico e de óleo. Passo o isqueiro, cubro com carvão, e basta esperar. Se quiser que fique pronto mais rápido uso o secador de cabelo e em 3 minutos tenho as brasas prontas.

1 Curtiu

Eu faço um copo com p próprio papel higiénico e meto la o óleo dentro. Nunca experimentei o secador, quando faço isto não costumo estar com pressas.

Bem, depois de ver milhentos videos acho que ja decidi e vou optar por um Weber ja que me parece que e consensual que nisto ha os Weber e os outros.

Alguem sabe de um sitio onde consiga arranjar a precos porreiros? Ate agora so encontrei aqui a um preco mais apelativo que no proprio site da weber:

https://achurrasqueiraperfeita.pt/barbecue-grelhador-carbono-weber-master-touch-preto-lareira

Bom projeto

A nível de grelhadores Weber, até 47 cm’s, o que recomendam?

Para grelhar essencialmente carne, mas também algum peixe. Num valor máximo de 200 a 300 euros…Há tanta gama que um gajo até se perde.

Do que tenho visto em todas as reviews parece-me que existe uma grande diferenca de qualidade e acessorios entre o Master Touch e as gamas abaixo por uma diferenca nao muito grande de preco, portanto acho que esse seria a escolha. So nao tens e de 47cm - sao todos 57. 47 so as versoes basicas.

Quanto a precos ja meti la em cima a perguntar e parece-me que aquele site e mesmo onde tens os precos mais baixos.

Qualquer um, consoante o que queiras. Há versões portáteis. Tirando essas, entre os 47 cm há uns com o reservatório de carvão mais fundo. Desconheço o impacto disso na operação.

Este fim de semana, a minha mulher quis sardinhas. Para além da minha inabilidade, parece-me que assar sardinhas no Weber requer algum tipo de aprendizagem. Foi o único fail até hoje, de um gajo que percebe bola de grelha. La resolvi o assunto com um método atamancado de subir a altura da grelha. Também da jeito ter uma mesa de apoio, que não tenho.

Eu normalmente a sardinha asso-a sempre o mais perto da brasa possível.

Só tenho é de estar com atenção para não a deixar queimar…mas rapidamente as asso.
É sempre a aviar.

1 Curtiu

Aposto contigo que as como mais depressa que as assas :joy:

3 Curtiram

Por acaso sempre tive a ideia que era exatamente o oposto e em grelhadores “tradicionais” tenho-me dado bem. Fogo baixo ou o mais afastado possível da brasa para assar lentamente e não ficar seca. Como para a generalidade dos peixes

Eu espero que o carvão fique “branco” , ou seja já não muito forte e depois coloco-as o mais perto possível da brasa.
Assam depressa e não ficam secas exactamente por isso.
Na minha opinião quanto mais longe do lume , demoram mais tempo a assar acabando por ficar mais secas.

Mas isto não é uma ciência exacta :sweat_smile::sweat_smile:
Depende muito do lume, do fogareiro ou barbecue e também da quantidade de sardinhas que se vai assar.

3 Curtiram

Ja alguma vez experimentaste aquelas tecnicas de calor indireto? Por acaso quando se falou em peixe achei que poderia eventualmente fazer sentido algo do genero.

Pq se ha algo no Weber que me preocupa e precisamente nao conseguir alterar a altura da grelha :sweat_smile:

Nunca testei.

Nota: eu tenho barbecue e não fogareiro.

Eu qd arranjei um Weber tb tive que me adaptar, pq usava muito a altura da grelha.
O meu truque é usar o carvão, meia lua do grelhador mais carregada com carvão e logo com temperatura mais alta, meia lua com temperatura mais baixa, isto qd estou a grelhar coisas diferentes. Para frango, por exemplo, que acho das coisas mais dificeis de grelhar faco isso. Cozinhar bem a baixa temperatura, e depois tostar bem com alta temperatura.
Acho que dá para perceber a ideia. É perceber bem a qtd de carvão que se precisa, e o tipo de brasa que se quer, e ainda ver se precisamos de temperaturas diferentes. Não é muito facil, e sou longe de ser um expert, mas vai-se apanhado o jeito.

PS, agora que pesquisei o que é o calor indirecto, é o que estava a tentar descrever lol

Pois, estava a ler o teu post e foi exatamente o que me veio a cabeca :rofl:

Tambem e algo que vou ter de perceber quando o meu chegar… ja que a forma como manipulo o calor e atraves da altura da grelha e tb estou habituado a usar madeira em vez de carvao

O que eu uso muito pouco é a tampa, não me ajeito muito com aquilo. Acho que só uso qd quero fumar alguma coisa. Tipo qd faco salmão fumado. E mesmo assim é tramado, manter a temperatura muito baixa, ao mesmo tempo que mantenho o fumo a bombar. Lá está, sou um bocado nabo.

1 Curtiu

Quando tentas fumar usas algum tipo de madeira especifica?