Assim não há grande estrilho, agora não pode é ser feito em cima do joelho, colocar-se a água lá dentro e ir-se cortando reduz as fagulhas.
Compras uma jante numa sucata por 10 euros e fazes um grelhador. Os outros 490 investes em lenha, carne, peixe e cerveja/ bebidas para 5 anos de grelhados.
PS: Arranjas uma de uma iveco ( ou carrinha do género) e tens um grelhador gigante, como o meu.
É quase como o que eu tenho. O meu não tem o acessório para pousar a tampa (mas esta tem uma prega para a pendurar lateralmente). E não custou 500€. Custou-me trezentos e qualquer coisa.
É porreiraço. Vai fazer 3 anos que está na varanda e não está deteriorado. Comprei-o no dia 17 de Novembro de 2018. Lembro-me perfeitamente da data (e nunca me esquecerei) porque, nessa noite, rebentaram as águas à minha mulher. Ainda me lembro dela me vir perguntar porque é que eu estava já a montar aquilo, tendo eu respondido “porque a piolha pode nascer e eu quero fazer uma jantarada com os amigos”. Tínhamos cesariana marcada para a sexta-feira dessa semana. Olha, foi logo nessa noite.
Como eu te percebo…mas vou largar a nota para comprar as sondas de temperatura para enfiar na carne. Como diz um gajo que eu conheço, com os Weber escusam de perguntar quanto tempo demora. Demora o que tiver que demorar porque a sonda é que vai dizer quando está pronto.
O que eu devia era ter comprado a chaminé grande. Comprei a pequena e já mandei dinheiro à rua, porque não é prática. Sábado, de manhã, é dia de ir ao Horto do Campo Grande, na zona do Linhó/Beloura, para adquirir uns acessórios e um saco de briquetes. Já experimentei com carvão normal mas creio que as briquetes são melhores.
A jante gigante a abarrotar de peixe… bons tempos… maldita COVID.
Algum de voces conhece isto ? Desconhecia, serve para por em cima da grelha , mandei vir um para experimentar e nao e que funciona muito bem e ate pode ser lavado nos dishwasher.
Ontem assei uma espetada e hoje foi febras de porco , quero experimentar porc ribs ou hamburgers que fazem mais gordura, e muito mais limpo. e nao queima a comida ., vou mandar vir mais .
. Mandei vir do amazon muito bom !
Estive a ler os reviews ate estava com medo, mas pelos vistos é safe para usar .
Papel higiénico e óleo de cozinha não falha e muito pouco fumo.
Essas chaminés são muito grandes e perigosas para virar.
Bem, acho que nem vale a pena pensar mais, aqui em casa preza-se o sabor acima de tudo, como tal o gas esta posto de parte (e pelo que percebi, 500 euros para um grelhador a gas e pouco…).
Tb ja vi falarem super bem da Weber, mas quando olho para os precos em comparacao…
Por exemplo, sera que compensa comprar o Weber mesmo sendo mais pequeno:
https://www.smartfire.pt/produto/grelhador-legacy/#product_images[grouped]/9/
https://www.weber.com/PT/pt/grelhadores/grelhadores-a-carvão/série-master-touch/14701053.html
Quando ha churrasco costuma haver mta gente tb (6 a 10 pessoas) portanto tenho receio que o Weber seja pequeno e o outro parece estar a um preco porreiro.
Os vizinhos nao e problema, se forem lampioes ficam com o equipamento rabolho a cheirar a fumo, se forem verdes tb estao convidados para a Supertaca.
Esse Weber é bastante grande. Acho que o unico problema do Weber, para mim pelo menos, é que como só tens uma grelha, e uma altura, acabo por não colocar o carvão uniformemente para ter diferentes temperaturas. Ou seja, tenho metade da grelha com carvao, a outra metade menos, para ter uma temperatura mais baixa. E logo ai estou a limitar a utilizacao.
Enquanto no de cima tens mais opcoes, acho.
Eu para mim não me incomoda muito, pq normalmente não somos muitos, e eu até tenho o weber mais pequeno, chega bem.
Outra cena que uso muito no weber, é fazer fumeiro. Para curar slamão por exemplo. E a tampa é muito fixe para isso. Já como forno acho que nunca usei.
Bom braseiro e robalos pra cima da grelha neste momento.
Uns daqueles que meti o link também são assim, têm um revestimento qualquer muito fácil de limpar.
É o que usamos nas estações mais frias, quando está húmido ou vento para fazer braseiro.
um Weber kettle de 57cm é enorme, atenção. dá para muita carne/peixe.
mesmo criando zonas com diferentes temperaturas (que se fazem com a colocação do carvão) há ali muito espaço para brincar. e as temperaturas são muito altas. são for para grelhar direto é rápido.
uso a chaminé grande e é tranquilo. a pequena para um 57cm não dava.
no outro dia fiz umas costelinhas top. uma hora em fogo indireto (tapado), enroladas em prata. depois foi barrar com molhanga, dar uma selada em fogo direto e está feito.
um conselho… nunca pôr água para evitar labareda. usa-se cinza. ou, no caso dos Weber… a tampa!
Ouvi dizer que vinagre é bom para as labaredas alguém confirma ? Sim água não .
Chamado abanico!
Eu é mesmo o secador de cabelo ou um bocado de cartão, depende do sítio onde se faça o lumaréu.
Quando fores a um Leroy/Aki compra um igual ao que coloquei em cima.
Aquilo custa cerca de 3€ e vale todos os cêntimos, não te vais arrepender.
também já andei umas reviews disso… para peixe parece-me uma boa solução.
comprei uma rede fininha, também para colocar em cima da grelha, mas acho que se levar com labareda fica toda lixada. ainda nem experimentei…
um destes dias mando vir uma dessas.
para carne já não acho tanta piada. não “respira” por baixo e a gordura vai acabar por ficar ali “presa” à carne na mesma. eu prefiro que ela vá caindo.
Olha experimentei a grelhar uns bifes não resultou parecia que os estava a cozer ! Mas frangos e espetadas já foi diferente e resultou Estava para mandar vir mais ,mas já não o vou fazer .
é essa mesma que tenho. a minha até vem redondinha e tudo. encaixa no Weber na perfeição.
mas andei a ler e desaconselham a que entre em contacto com fogo direto… ora bolas. por muito cuidado que se tenha, é complicado de evitar uma ou outra labareda. se ainda tiver alguma resistência, tudo bem, caso contrário…
tenho andado preguiçoso para grelhar peixe. tenho dado mais na carne.
assim que experimentar, deixo feedback.