Esteve muito bem, a ver se ganhou juízo e para o ano explode.
Ele vai ser muito bom jogador… mas não me admirava que rodasse para ganhar experiência e voltar mais forte. Também não me admirava que ficasse. Vamos ver.
Tem de ter minutos a extremo para o ano. O talento já ele o tinha mas desde que voltou da B que se vê que está com a cabeça no lugar e fisicamente está um bicho também. Tem tudo para explodir.
Faltou alguém com a capacidade de partir para cima dos adversários nessa posição em muitos jogos este ano e não há dinheiro para ir buscar ninguém top por isso há que deixar este rapaz crescer.
Tem qualidade técnica para dar e vender.
A única explicação para ter poucos minutos nesta época só se pode prender com a atitude dele. De certeza que não jogou por ser fraco, por não ter qualidade suficiente ou por ser egoísta/pouco jogador de equipa.
A meu ver, o Plata tem tudo para ser um bom jogador, emprestá-lo ou vendê-lo seria uma má decisão. Mas parece que o Rúben não pensa assim…
O Plata é daqueles jogadores que não engana.
Belíssimo pé esquerdo, rápido e forte no 1x1. Naquele corredor direito tem capacidade de partir para cima do adversário e chegar à linha de fundo na maior parte das vezes. Decide melhor com esta idade do que o rato gelson com tantos anos de bola.
Espero que fique e que realmente demonstre com regularidade todo o seu talento.
Grande golo ontem, acabou bem a época e aproveitou os minutos que teve.
Continuo a achar que deve ser emprestado a uma boa equipa de uma liga competitiva porque tem muito para crescer.
Não jogamos com extremos nem com jogadores de drible ou 1x1… ou de diagonais de fora para dentro… jogamos com jogadores ou muito fortes entrelinhas (Pote) ou muito “práticos”, rápidos e prontos a decidir e executar (o Nuno Santos, que temporiza menos, vai menos para o 1x1, é menos fantasistas e mais prático).
Não é por acaso que ontem volta a ser opção para jogar no corredor lateral (e faz um grande golo), em zonas interiores no ataque o mister quer jogadores que recebam e depois executem rapidamente em 1 ou 2 toques, em vez de temporizar, olhar para o defesa, fazer fintas de corpo, simular que se vai para um lado e ir para o outro, partir para o 1x1…

GONZALO PLATA ADMITE «SABOR AMARGO» APESAR DE SER CAMPEÃO
SPORTING 22-05-2021 15:56
Gonzalo Plata regressou ao Equador para se juntar à seleção de Gustavo Alfaro tendo em vista a Copa América e a qualificação sul-americana para o Mundial-2022.
O avançado, que passou esta época pela equipa B mostrou-se satisfeito por ser campeão com o Sporting, mas gostava de ter jogado mais.
«Sinceramente fica um sabor amargo, uma vez que não tive muitas oportunidades, não joguei muito. Quanto estive ativo, fiz o melhor que sei. Estou muito feliz por ser campeão e por ter conseguido o meu primeiro título como profissional. Agora, venho ver a minha família e descansar um pouco», disse citado pelo site italiano Ecuagol.
Próxima época temos de apostar este miúdo.
Não quero ninguém de fora.
Está aqui o nosso abre latas.
Não vai ser titular para o ano, nem primeira opção de banco.
Por isso, é emprestar antes que estrague o bom ambiente do balneário. É sempre ele que tem este tipo de declarações. Não se sabe calar, ■■■■ que o pariu.
Comprar a outra metade do passe agora que não está muito valorizado e depois o que o mister decidir está bem.
Plata: «Todos sonham com Barcelona ou Real, mas estou muito bem no Sporting»
De férias no Equador e à espera da convocatória para a ‘Tri’, avançado diz-se de leão ao peito

Enquanto aguarda a lista de convocados para os AA do Equador, que o técnico Gustavo Alfaro vai revelar nos próximos dias rumo à dupla jornada de qualificação para o Mundial’2022 (dia 5 há visita ao Brasil e dia 8 receção ao Peru), Gonzalo Plata vai desdobrando-se em entrevistas: esta segunda-feira, o avançado dos leões foi o convidado do humorista Paulex, via Facebook, onde assumiu estar feliz no Sporting.
“Todos, em pequenos, sonham com um Barcelona ou Real Madrid, mas estou muito bem no Sporting, sinto-me tranquilo”, atirou o futebolista, de 20 anos, no meio de uma conversa mais descontraída, explicando, ainda assim, o porquê de ter ‘pedido’ mais minutos a Rúben Amorim : “Tínhamos acabado de ser campeões e os meus colegas estavam a chatear-me: ‘anda, anda falar [ao microfone]’.”
Assumindo-se fã de Ronaldinho e prometendo uma Copa América de nível por parte da ‘Tri’, Plata também explica aquilo que gosta de ouvir antes de entrar em campo. No fundo, que puxem por aquilo que… já tem.
“Cada treinador tem a sua forma de pensar e tratar do jogador, mas prefiro que me digam para fazer o meu melhor – isso é o que me dá mais confiança”, garantindo, por fim, não existir barreira linguística em Portugal: “Há muitos sul-americanos no plantel, mas o treinador [Rúben Amorim], o diretor-desportivo [Hugo Viana] e o presidente [Frederico Varandas] falam espanhol. Entendo-os bem.”
É para ficar.
Acredito que a ‘paragem’ lhe fez bem.
MAIORCA DE OLHO EM PLATA
Clube espanhol vai regressar à ‘La Liga’ e pretende contar com o internacional equatoriano nas suas fileiras
Duarte Pereira da Silva
Texto
30 de Maio 2021, 11:21

O Maiorca está interessado em Gonzalo Plata, de acordo com o site ‘Ecuagol’. O clube espanhol, que já garantiu o regresso à ‘La Liga’, quer receber o internacional equatoriano por empréstimo, ficando com uma opção de compra. No entanto, o Sporting não estará interessado em ceder Plata e muito menos a título de empréstimo.
Esta época, Plata não foi opção para Rúben Amorim, tendo realizado apenas 391 minutos e marcado um golo, o que levou o jovem de 20 anos a demonstrar o seu descontentamento (LER MAIS AQUI). Como consequência, o extremo acabou a treinar com a equipa, sendo, posteriormente, reintegrado na equipa principal.
Recorde-se que Plata chegou ao Sporting em 2018, proveniente do Independiente Del Valle, tendo custado 1 milhão de euros por metade do passe, com o clube de origem a ter direito a 50% de uma futura venda.
Fotografia de Sporting
Este acho que vai ter a oportunidade dele… mas noutro clube por empréstimo… tem talento…mas a chico espertiçe, qd veio com boquinhas q não jogava e acabou na B e depois de acabar a Liga, fiquei com amargo de boca e queria jogar mais e bla bla bla, continua com a mania que é estrela… não mude de atitude que vai recambiado! Empréstimo como oportunidade derradeira e consciencialização de agarrar a oportunidade de mostrar tudo o que pode fazer e não ver isso como despromoção. não acho que tenha lugar no plantel! boms jogos até o Kelvin fez e o Tiui!!

GONZALO PLATA COM NOVO PRETENDENTE EM ESPANHA
SPORTING 30-05-2021 15:49
Depois de Granada, Valência e Cádiz, surge agora mais um clube espanhol na rota de Gonzalo Plata, jovem extremo equatoriano de 19 anos do Sporting. O Maiorca, que já garantiu o regresso ao principal escalão do futebol do país vizinho, terá já sondado os representantes de Plata para perceber em que condições podia contar com o atleta.
Segundo adianta o portal equatoriano Ecuagol, a intenção do Maiorca passa, apenas e só, por uma proposta a título de empréstimo, com cláusula de opção de compra no final da temporada. Acrescenta a mesma fonte que, da parte do Sporting, não existe qualquer intenção em emprestar a jovem promessa equatoriana e que qualquer negócio, a surgir, passaria apenas por uma venda, em definitivo, e por valores próximos da cláusula de rescisão, colocada nos 60 milhões de euros.
Recorde-se que ainda na época 2019/2020 o Sporting cedeu um jogador ao Maiorca, no caso o lateral-esquerdo Lumor, que participou em 24 jogos, com um golo marcado.
Desta vez, porém, o desejo do Maiorca irá sempre esbarrar na intransigência da administração leonina, bem como na vontade de Rúben Amorim, que acredita em Gonzalo Plata e que, depois de uma curta descida à equipa B, voltou a conquistar a confiança do treinador e tem lugar no plantel.
“Não me canso de ver o golo. Quando vim de Portugal até o telemóvel ficou sem bateria”
Gonzalo Plata espera dar mais na próximo temporada ao serviço do Sporting.
Gonzalo Plata está no seu país natal, o Equador, concentrado com a sua seleção, e numa entrevista ao jornal Extra expressou a vontade de continuar de leão ao peito e conseguir ser mais influente na equipa leonina.
“O título deixou-me muito feliz. Espero na próxima temporada fazer as coisas melhor, a ideia é acrescentar mais à equipa”, atirou, gracejando com o golo que marcou na última jornada ao Marítimo, que vê repetidamente até ficar sem bateria no telemóvel: “Não me canso de ver o golo. Quando vim de Portugal vi-o até que o telefone ficou sem bateria. É o que gosto de fazer, é o que sempre sonhei.”
O extremo, que tem atuado mais como ala direito, disse que no momento em que se sagrou campeão e recebeu a medalha, que se lembrou do que lhe custou chegar ao topo: “Recordava-me de tudo, pensava na minha mãe e em tudo o que me aconteceu como jogador.”
Nos festejos do título, quando os jogadores interromperam o Rúben Amorim na sala de Imprensa após bater o Boavista, Plata pegou no microfone e pediu mais tempo de jogo, esclarecendo na entrevista ao Extra que foi “uma brincadeira com os colegas”. Integrado nos trabalhos da seleção, recebeu conselhos do selecionador Gustavo Alfaro: “Disse-me para estar mais ativo, que procure ter minutos.”
LEÕES TRAÇAM PLANO PARA GONZALO PLATA
SPORTING 09:15
Gonzalo Plata quer mais minutos e jogar com mais regularidade e é isso mesmo que deverá suceder na próxima época mas não necessariamente de leão ao peito.
O extremo, que está integrado nos trabalhos da seleção equatoriana que tem dois jogos de qualificação (Brasil e Peru) para o Mundial e que depois joga a Copa América, deverá sair do Sporting a título de empréstimo, não sendo de excluir a possibilidade de os responsáveis leoninos o negociarem neste mercado de verão mediante uma boa proposta, mesmo se sabendo que apenas têm metade dos direitos económicos.
E tudo indica que o desejo de Gonzalo Plata se realizará pois tem vários clubes, nacionais e internacionais, interessados no seu concurso, podendo também ser incluído num eventual negócio de reforço do plantel.