Godinho Lopes - Presidente do Sporting Clube de Portugal - Parte 1

Afinal os 100 milhoes existem mesmo.
Já estou mais tranquilo.
Toca a gastar e bem essa guita toda !!!

SL

Relativamente a alteração de estatutos:

Ficou acordado entre os elementos que compõem a Comissão de Revisão de Estatutos do Conselho Leonino que não se falaria nas propostas até ao final da discussão.

Do facebook do BdC

Ou seja Godinho devia ter ficado calado!

Eu quase que aposto como nos 60M€ para reestruturar o Clube, 55M€ são das VMOCs ::slight_smile:

Estamos a falar de reestruturação de passivos, nada mais!

O Cavaco assina amanhã por 4 épocas. Alto como é… está encontrado o ponta de lança.

É o Pinheiro ! … ah , esquece isso era prá era Pal Sérge…

Se assim for, e lembrando do pavilhão e do fecho do fosso, o que sobra para o futebol? :think:

Mas que lógica tem isto que meti a bold !!!

Então é o Conselho Leonino que discorda da alteração do sistema de votos ?
Conselho Leonino, esse, que tem na sua maioria membros da lista do GL ( que seriam, logicamente apoiantes da mudança do sistema de votos, promovida pela direcção, pelo que diz o GL nesta noticia. ) e membros da lista do Bruno.

Mas isto tem alguma lógica ?! A não ser que a a alteração seja alguma coisa ridícula, do género: “Mais 1 voto para aqui, e menos 1 par ali”, ou seja ficando praticamente igual, ou com uma alteração minúscula só para enganar parvos.
Será que o Conselho Leonino também tem que aprovar com 75% ou mesmo a totalidade dos seus membros ?!

Muito estranho, na minha opinião!

Segundo o que percebi pelo o que vi no Sporting sem Complexos, acho que as coisas ainda estão em discussão, Godinho é que abriu a boca cedo demais.

O engenheiro não quer cortar o mal pela raiz. Sabe que se o fizer, perderá as próximas eleições. Nada melhor que umas pequenas afinações no escalão de voto. De 25 passa para 15 e por aí em diante…

Corrijam-me se estiver enganado, mas parece-me uma possibilidade.

Ou seja, ainda não se sabe se o Conselho Leonino ou a comissão para a alteração dos estatutos, vai aprovar ou rejeitar esse ponto do sistema de votos, certo ?

Sendo assim, isto já parece uma desculpa adiantada: “ah e tal o sistema de votos não vai ser alterado, porque o Conselho Leonino não quis”.

Isto é tudo credível.

Enquanto os moços no CL andam a ler e a escrever artigos, o chico-esperto do Godinho Lopes faz uns novos estatutos para os submeter na próxima AG, provavelmente sem dar cavaco a ninguém. Só quero ver como é que os mesmos vão ser aprovados… :-X

30 milhões para aquisições e 60 milhões para a reestruturação? Por favor, quem acredita que é este o projecto vencedor??? Mesma trampa de sempre. Clube mal gerido de ano para ano, não percebem nada disto. Qualquer um que seja Sportinguista que se preze fazia melhor, nem que fosse só um pouco. Depois quando estivermos todos a chorar lembrem-se que os Russos e o BDC é que eram as bestas. Sem mentalidade não se pode crescer…

:arrow:

nem mais, parece que anda tudo a dormir!! :inde:

se fosse nos clubes rivais que anunciassem que tinham 100 milhões para investir no clube, eram capas e capas de jornais até se saber a origem do dinheiro…
no Sporting o GL faz-o e parece que ninguém acredita ou que nem o levam a sério, também para uma pessoa que nem o filho consegue fazer apoiante do clube que é presidente, é difícil… :shifty:

…e já agora: 10M para rescisões?

Quer se dizer o Maniche quer 1M para ir jogar para outro lado, mas nem todos são como ele.

Mesmo que se dispense 10 jogadores, vamos dar 1M a cada para eles irem jogar para outro sitio?

Será que nos dispensáveis não conseguimos resolver com saídas a custo zero, empréstimos e até trocas por jogadores com ordenados mais baixos?

Eu sei que o nosso plantel não é grande coisa, mas daí a ter que gastar 10M para conseguir arrumar a casa parece-me um exagero.

Muitos dos dispensáveis têm mercado.

O Godinho vai tentar amanhã convencer o Cavaco a convencer os gajos do FMI para ajudarem também o Sporting.

Nada disso, não tem a ver com o clube, depende apenas das pessoas em causa e se elas têm capacidade de influência na CS e se pagam bem para essa influência ou não! E claro também temos casos de jornalistas que como sabem que a probabilidade de isto dar trampa é grande, ficam quietinhos de propósito, à espera que a casa venha abaixo.
O negocio do Sporting agora com a empresa do Cunha Vaz, não é por acaso e de certeza que não é só para melhorar os comunicados, porque para isso bastava contratarem uma professora de português e ter alguém com tomates a ditar o texto.
Como tu bem sabes, com o Bruno e o fundo de 50M€ foi o que se viu.

Se para ele 600 mil por ano é uma loucura gostava de saber que jogadores de jeito é que ele vai comprar por menos de 600 mil por ano. :whistle:

[b]Estatutos são para aprovar até 15 de Julho[/b]

Está traçado o “timing” para a aprovação dos novos estatutos do Sporting, que ainda estão a ser debatidos pelas “nove sensibilidades presentes no Conselho Leonino”, mas Godinho Lopes espera que, a 15 de Julho, após pedido efectuado à Mesa da Assembleia Geral do clube, liderada por Eduardo Barroso, o processo esteja concluído. Certo é que o documento vai regulamentar os pressupostos essenciais que visam a modernização do clube, como a descentralização dos votos, o voto electrónico e as assembleias gerais referendárias.

“A revisão dos estatutos era uma das nossas bandeiras eleitorais e não era partilhada só por nós, por isso estamos convictos de que vamos conseguir aprovar os estatutos com a maioria de 75% dos votos. Tínhamos duas alternativas: ou eu propunha ao Conselho Directivo a alteração dos estatutos e submetia-a a sufrágio, ou então pedia ao Conselho Leonino, que tem nove sensibilidades diferentes, para discutir em conjunto a alteração de estatutos para que, quando esta for submetida à aprovação da assembleia geral, possa ter a tal maioria de 75% dos votos. Acredito que essa assembleia geral vai ser pacífica porque a alteração que vamos propor resulta de uma maioria clara de sportinguistas”, lembrou Godinho Lopes.

O líder leonino revelou qual o único ponto de discórdia face aos pressupostos em discussão. "O Conselho Directivo não estava de acordo com o número de votos. Entendemos que deve haver uma base de votos mais próxima, mas devemos manter o que existe hoje no que se refere a direitos adquiridos. Se há determinados sócios com determinado número de votos, entendemos que se devem manter, os novos e os outros é que se devem aproximar rapidamente para não criar um espectro eleitoral tão largo. Em todos os outros aspectos, estamos de acordo com as várias sensibilidades existentes no Conselho Leonino, nomeadamente face à descentralização dos votos e voto electrónico, entre outros", sublinhou.

O Jogo

Pelo que sublinhei na noticia, já se pode perceber, que muito possivelmente o ponto de discórdia existe porque a direcção quer manter os sócios mais velhos com o mesmo número de votos e possivelmente o Conselho Leonino quer fazer o contrário.

Sinceramente, por mim, (já que é praticamente impossível termos o sistema de 1 sócio = 1 voto) desde que equilibrem o número de votos, tanto me faz se aumentam o número de votos dos sócios mais novos e mantêm o número de votos dos sócios mais velhos ou se mantêm o número de votos dos sócios mais novos e diminuem o número de votos dos sócios mais velhos, porque em termos de equilíbrio vai dar ao mesmo.

Mas se calhar o Conselho Leonino pretendia mesmo baixar o número de votos dos sócios mais velhos e aumentar o número de votos dos sócios mais novos e a direcção não quer mexer nos votos dos sócios mais velhos e eu percebo porquê, afinal de contas foram estes que os meteram lá, se começam a “chatear” os sócios mais velhos pode dar para o torto e a Assembleia não correr muito bem.

Já agora, a votação na Assembleia vai decorrer com as propostas todas em bloco, ou vão ser votadas proposta a proposta ? É que se for em bloco é ridículo.

Em linguagem empresarial, reestruturar só significa uma coisa: reduzir custos. E reduzir custos por sua vez significa: despedimentos.

Como o futebol parece ter uma verba alocada só para despedimentos, os tais 10 M, o que indica que há gente que vai fazer um excelente pé de meia, deduzo que a restante reestruturação englobe todos os sectores do Clube, nomeadamente, serviços administrativos, modalidades e similares.

Aliás, com a entrada de tantas velhas glórias no Sporting e, nomeadamente, na Academia, de certeza que esses não vêem de borla nem os que eles vão substituir sairão de borla. E não acredito que as verbas para reestruturar a Academia venham dos tais 10M.

Poderá passar também por uma redução/extinção de algumas empresas do universo Sporting com a consequente libertação de meios humanos.

Conhecendo um bocado da forma como as reestruturações são feitas, então vamos assistir à entrada de empresas das mais variadas áreas para trabalhar em regime de “outsourcing”.

Claro que para isso vão ter que se pagar indemnizações a quem lá está e tem contrato com o Sporting. E não estou a falar só de administrativos.

Esta é a minha leitura do que poderá significar a palavra reestruturação.

No Sporting, quando se fala de reestruturação, deve-se fazê-la seguir de outra: financeira. Têm é medo de a utilizar…não sei se nos 60M se inclui os 20M do próximo empréstimo obrigacionista ou não, a verdade é que existem responsabilidades de curto prazo, que temos que pagar, pelas receitas da próxima época, que serviram de garantia. A emissão dos VMOCs e a potencial perda da maioria da SAD não resolveram problema financeiro algum, apenas o atenuaram… continuando este tipo de gestão, após os 60M terão que vir outros, não sei é onde os vão arranjar. Verdadeiro momento da verdade, é o que temos no nosso clube.