Godinho Lopes, de 58 anos, é o 49º presidente do Sporting (http://www.wikisporting.com/index.php?title=Galeria_dos_Presidentes). Foi vice-presidente no mandato de Dias da Cunha, esteve ligado às construções do Estádio José Alvalade e da Academia de Alcochete. Luís Duque e Carlos Freitas vão agora liderar a pasta do futebol
José Godinho Lopes é o novo presidente do Sporting. O engenheiro, candidato pela lista A, foi eleito este sábado, em Alvalade, com uma diferença de apenas 300 votos para o segundo classificado, Bruno de Carvalho.
A vitória era apontada a Bruno de Carvalho, pela comunicação social em geral, mas Godinho Lopes acabou por angariar 36,55 por cento dos votos contra 36,15 por cento do seu maior concorrente nestas eleições. Seguiram-se, por esta ordem, Dias Ferreira, Pedro Baltazar e Abrantes Mendes.
“A partir de hoje deixo de ser candidato e passo a ser presidente”, começou por dizer o novo presidente do Sporting, no momento do discurso da vitória, já depois das seis da manhã.
Godinho Lopes pediu uma união entre todos os candidatos para servir o clube: “Queria fazer uma primeira alusão a este momento. Depois de dias muito intensos, no calor das conversas posso ter sido demasiado duro em algumas afirmações feitas. Penso que esses momentos passaram e hoje, depois de ter ganho as eleições, gostaria de apelar a todos os candidatos que se juntassem para que o nosso clube possa vir a atingir o topo que bem merece e foi por isso que decidi sair do meu conforto e servir o Sporting”.
O pedido seguinte do presidente eleito foi dirigido directamente aos sócios: “Uma segunda palavra para os sócios que votaram em mim, o meu muito obrigado, mas a partir de hoje sou o presidente de todos os sócios. Quero transmitir que todos podem contar comigo para levar o Sporting ao topo. Queridos sócios, podem contar com uma grande equipa que estará ao serviço de amanhã, segunda-feira, para poder servir o nosso clube. Ao ser eleito hoje, posso dizer com toda a confiança que juntos vamos conseguir reposicionar o Sporting. Somos um clube, estamos aqui para servir os sócios e é evidente que esta primeira palavra deve ser dirigida a eles”.
O novo responsável máximo pelo Sporting agradeceu aos homens da sua lista, particularmente a Moniz Pereira: “É um património deste clube, mandatário desta candidatura que me foi transmitindo ensinamentos ao longo da campanha. É com grande orgulho que amanhã lhe agradecerei de todo o coração o esforço que fez e a dedicação que teve para que pudéssemos ganhar. 90 anos de uma pessoa nova para servir o Sporting com toda a vontade. Será consultor de todo o ecletismo do Sporting… Obrigado Professor!”
Apesar de ter vencido no conselho directivo, as eleições para a mesa da Assembleia Geral foram ganhas pela lista C, no caso, Eduardo Barroso, com quem Godinho Lopes garantiu que vai trabalhar tranquilamente em conjunto.
Eleições Sporting
Conselho directivo:
Lista A - 36,55% (Godinho Lopes)
Lista C - 36,15%
Lista D - 16,54%
Lista B - 8,80%
Lista E - 1,95%
Assembleia Geral:
Lista C - 38,2% (Eduardo Barroso)
Lista A - 36,88%
Lista D - 12,52%
Lista B - 9,87%