Gestão Desportiva - Finalmente...No bom caminho!

Quando, em 2007, aderi a este fórum era um bocado complicado falar mal da direcção do SCP e criticar a sua política desportiva.
Imediatamente surgia um coro de críticas à crítica…
Senti isso muito claramente, principalmente no 1ºano, e foram inúmeras as discussões que aqui tive aqui por causa dessa minha hostilidade à política que estava a ser seguida.
De 2002 a 2011 o SCP esteve morto. Foram 9 anos de história do clube perdidos, deitados para o lixo.

Com o tempo e com os péssimos resultados que o SCP foi acumulando, a tendência do fórum mudou e é já há bastante tempo que a grande maioria do foristas se tornou fortemente anti-direcção.

Devo dizer que nunca me deu gozo nenhum falar mal de nenhuma direcção do clube.
Nunca falei mal por falar mal…
Simplesmente, a partir do momento em que percebi que o caminho da chamada continuidade estava a destruir o clube e não tinha capacidade de autoregeneração, era meu dever fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para acabar com essa politica.
Tinha que contribuir com a minha pequena parte.
Sendo as minhas possibilidades de acção muito limitadas, só tinha 2 coisas a fazer: Votar e tentar abrir os olhos ao maior número de Sportinguistas para nascer um movimento capaz de entrar pelas portas de Alvalade a dentro.

Há certos momentos em que, ser VERDADEIRAMENTE SPORTINGUISTA e proteger o clube é estar contra a direcção. É querer derrubá-la. E se houve uma fase da história do clube em que isto aconteceu foi de 2002 a 2011.

Todos aqueles que que estiveram contra as direcções de Dias da Cunha, de Felipe Soares Franco (o pior de todos) e de José Eduardo Bettencourt, prestaram um serviço histórico e inestimável ao Sporting. Opuseram-se aqueles que, bem ou mal intencionados (ainda acredito que bem intencionados), estavam a empurrar o clube para o abismo.
Considero todos esses sócios e adeptos autênticos heróis.
E há muitos aqui neste fórum.

Aquando das últimas eleições, sendo Godinho Lopes o candidato conotado com a continuidade, naturalmente, esse passou a ser o últimos candidato em quem eu votaria. Votei Bruno de Carvalho.

Godinho Lopes, na altura, para minha grande tristeza, venceu as eleições.
Pensei que o SCP tinha falhado mais um grande momento da sua história.

Nos 1ºs tempos as coisas começaram por não correr bem.
Foi a forma como as eleições foram ganhas, foi o dar o dito pelo não dito em relação a alguns jogadores que tinham sido prometidos…
Enfim… parecia que teríamos mesmo a continuidade.

Foi então que se deu a surpresa…

O SCP desatou a contratar jogadores de enorme qualidade e em condições financeiras altamente vantajosas.

Já criei um tópico específico para analisar a pré-época e não pretendo voltar a repetir tudo o que já tinha dito mas, é importante não fechar os olhos ao trabalho absolutamente fabuloso que foi feito.
Eu nunca vi o SCP contratar tanto e com uma tão grande taxa de sucesso!!!
Aliás, mesmo a nível mundial, não estou a ver casos em que um clube tivesse feito uma tão grande revolução com uma tão grande taxa de sucesso.

Isto foi, para mim, uma grande surpresa. Ainda hoje estou estupefacto pela positiva.
Foi uma roptura de 180 graus com a chamada continuidade.
TEMOS QUE RECONHECER ISTO DE UMA VEZ POR TODAS!

O SCP renasceu!
É outro completamente diferente.
O plantel é de luxo.
Hoje, quando se entra em Alvalade é licito esperar assistir a um grande espectaculo.

O valor da marca está em recuperação.

A actuação neste mercado de inverno tem toda a lógica dentro das restrições de ordem financeira.

Recuperou-se um bom jogador para uma posição carenciada (Renato Neto) e reforçaram 2 posições deficitárias com 2 jogadores desvalorizados mas em que já tinhamos estado interessados quando era difícil chegar a eles (Ribas e Xandão).

Estas contratações até podem dar flops mas percebe-se a sua lógica.
Foram oportunidades de negócio de baixo investimento para as posições certas e vêm resolver o histórico défice físico-morfológico do plantel.

Conseguir no mesmo ano jogadores como Onyewu, Insua, Rinaudo, Schaars, Elias, Capel, Jeffren, Carrillo, Ricky é inacreditável.
Começar, em paralelo, a resolver o défice físico-morfológico do plantel é a cereja no topo do bolo.

Acho isto excelente!
Mostra que agora anda alguém a pensar com nexo no que nos faz falta…

Por tudo isto, tenho que dizer que, finalmente, estou alinhado com o que está a acontecer no Sporting!
Isto deixa-me muito feliz.

Mas mais do que feliz, estou grato.
Estou grato a uma direcção que verdadeiramente está a salvar o SCP do abismo para o qual outras direcções o estavam a empurrar.
Independentemente de não se poder agradar a gregos e a troianos e de não existir a direcção perfeita, acho que todos deveriamos estar gratos e pensar naquilo que, verdadeiramente, é o bem do SCP.

Acho que a direcção deu um grande passo no sentido de conquistar a confiança dos Sportinguistas.
Ganhou o direito de esperar que os Sportinguistas façam a sua parte.
Nós, os Sportinguistas, ganhámos o nosso clube de volta mas ganhámos também a obrigação de fazer o que a direcção espera de nós.

Temos que contribuir.
Temos que ser sócios.
Temos que ir aos jogos.
Temos que apoiar.
Temos que comprar produtos SCP.
Temos que previligiar os nossos patrocinadores.

TEMOS QUE ALIMENTAR O MUNDO SPORTING.

NÃO PODEMOS FALHAR AGORA QUE O SCP RENASCEU.
SE NÃO PROVARMOS QUE A MARCA SCP É FORTE, SE DEIXARMOS A DIRECÇÃO AGARRADA COM O INVESTIMENTO QUE FEZ, ESTAREMOS A SER INJUSTOS E INGRATOS COM QUEM NOS AJUDOU E ESTAREMOS A CONDENAR O SCP AO INFERNO.

É A NOSSA VEZ!
O FUTURO DO SCP DEPENDE DE NÓS!

BORA LÁ FAZER A NOSSA PARTE PORQUE AGORA VALE A PENA!

:beer:

Não estou com muito tempo mas gostava de lançar uma pergunta:

Sim, contratamos grandes jogadores e algumas coisas estão a ser bem feitas. Mas será mesmo bom trabalho para a dimensão do clube ou será um bom trabalho comparado com o miserável prestado pelas antigas direcções?

Já agora: Não se esqueçam das ultimas noticias que tivemos das finanças do clube e detenção de passes.

A chamada gestão desportiva tem sido positiva, concordo em absoluto.
Mas uma direcção que se possa dizer que “salvou o Sporting” não pode ser aquela que dentro de meses vai apresentar investidores e uma proposta que, caso aceite, implicará a perda da maioria da Sporting SAD por parte do Sporting Clube de Portugal + Sporting SGPS.

Isto não é salvar o Sporting. É investir com dinheiro inexistente e com a ajuda de investidores em cada negócio e, quando essa via falha, é o salve-se quem puder, com o recurso à solução que desde sempre se vislumbrou, com esta linhagem no clube: o próximo investidor a vir não será do género Peter Kenyon, que através de um fundo financiou grande parte das nossas contratações. O próximo investidor a vir exigirá, para podermos contratar jogadores de qualidade, a cedência da maioria do capital da SAD.

A Sporting SAD deixará de pertencer aos sócios do Sporting Clube de Portugal. O presidente da Sporting SAD passará a ser aquele que os investidores quiserem. A paixão esvair-se-á.

Esta direcção não pode ser aquela que salva o Sporting quando se está a preparar para a maior e mais gravosa golpada que este Clube já viu. Godinho Lopes já começou a preparar-nos a todos, na última entrevista concedida ao Expresso.

Não vamos deixar.

Não podemos ser mais papistas que o papa.
O que nós sabemos é que durante uma longa década (mais de 3000 dias) fomos dormir sabendo que tinhamos um plantel de merda e estávamos num rumo desastroso.

Agora, não.

A mim basta-me isto para estar grato.

É que podiamos perfeitamente continuar na lama…

140% de acordo com o Strikerr

Sublinho o que está bold e digo-te que a salvação do clube só pode estar numa boa gestão desportiva que é onde se ganha ou se perde MUITO dinheiro.
Se tens continuadamente uma boa gestão desportiva, deixas de ter necessidade de usar artimanhas penalizadoras para obteres financiamento.

Neste momento temos que compreender que a situação é de algum desespero financeiro.

Também não estou a dizer que temos a direcção perfeita.
E posso concordar contigo em parte do que escreveste.
Não defendo que ponhamos palas.

O que estou a dizer é que há uma brutal diferença no SCP de agora.
E esta diferença é decisiva…

O United é dos Glazer, o Chelsea é do Abrahamovic, o City é do Sheik cujo nome eu não sei. Achas que a paixão dos seus adeptos se esvaiu? Ou por outro lado aumentou ao ver os respectivos clubes (nomeademente o Chelsea e o City) finalmente ganharem alguma coisa (quanto mais não seja, relevância)?

As questões economico-financeiras e outras que tais paralelas ao sucesso desportivo podem ser o mais importante para pessoas como tu (não digo isto de forma depreciativa), mas para mim e penso que para a generalidade dos sócios/adeptos do clube, o importante é ganhar, ou pelo menos que os 20€ que pagam por cada jogo que vêem valha a pena.

Tens toda a razão e não são só as contratações, é o acompanhamento aos jogadores emprestados (Renato Neto referiu que Manuel Fernandes visitou o Cercle Brugge e falou com os jogadores), o acordo com o Cercle Brugges em que recuperamos o nosso jogador sem qq tensão entre os clubes, é as férias de Natal em que não houve jogadores que se esqueceram de apanhar o avião a tempo e horas, é o Djaló que diz que o Sporting nada tem a ver com o imbróglio onde anda metido, o Sá Pinto que não aceita a proposta do Olhanense.

Mas agora melhoramos o plantel de uma forma que nos levará a perda da maioria da SAD se quisermos pagar os salários num futuro próximo.

Financeiramente … estamos na lama e a afundar de dia para dia (algo recorrente nos últimos 10 anos).

A política de contratações foi muito boa. Não foi perfeita, mas seria pedir demais. Quanto a isso, nada a dizer, a não ser elogiar.

:arrow:

Carlos Freitas :clap: :clap:

Dantes estavas a afundar-te de dia para dia e não tinhas activos valorizáveis.
Agora tens e vais poder fazer mais valias mesmo que não tenhas 100% dos passes.

Isto fora o factor: TEMOS EQUIPA!
… E tudo o que isso implica a favor da marca SCP!

E a venda de activos valorizáveis conjugado com a % de passes que temos chega para cobrir o investimento feito?

Nisso tenho que concordar: Temos equipa e treinador!

Sim, certo. Há que aplaudir o acerto das contratações desta época. :beer:
Já não era sem tempo do sr Carlos Freitas, ou alguém por trás dele ou com ele, acertar(em) no seu próprio campo de acção.
É, sempre foi , o seu dever. É para ACERTAR que é pago.

E além disso nota-se que há uma visão e estratégia - quando se asseguram em Janeiro jogadores que terminam contrato em Junho.

Outra questão: Já pensaram na equipa do próximo ano !?

Com os jogadores que temos parece que só vai ser preciso retocar algumas posições e mesmo que saiam algum(s) dos melhores isso não constitui stress.

Temos finalmente matéria prima decente na equipa de futebol? Sim é um facto.

Mas o que me alarma a mim é o facto dessa matéria prima não ser sequer 50% do Sporting, mas sim de investidores e fundos, ou seja, comprámos o Elias por 8,5 por metade do passe, dessa metade já só 25% pertence ao Sporting (não sei se são os valores exactos mas é só 1 exemplo demonstrativo da generalidade) e caso o Sporting venda esses 25% que lhe pertence não chega nem perto do investimento feito, ou seja, chama-se a isto não ter retorno e como é óbvio sem retorno não há xuxu para investir posteriormente (até existe toca de endividarmo-nos mais um bocado).

Este pequeno exercício que fiz serve para explicar o seguinte, temos uma boa equipa de Futebol, mas mesmo existindo bons resultados Desportivos (esperemos que sim), vamos estar numa situação financeira bem PIOR do que estávamos antes de entrar aqueles que se apelidam “Salvadores do Sporting”.

O Duque se lhe derem €´s para gerir já demonstrou que é bom, o problema é que lhe deram €´s que não são nossos, mas sim do banco e investidores e agora vamos ficar bem piores a nível financeiro do que já estávamos, isto é que é grave e me alarma profundamente!

Isso e o valor a marca.
Essa tem que ser a estratégia.

Temos que comprar por 1 e vender por 10…

Claro que se esvaiu! Tanto se esvaiu que os sócios do Man Utd criaram o FC United of Manchester… Tanto se esvaiu que mais de 1/3 do estádio do United se veste de amarelo e verde (green and gold) em vez de encarnado em todos os jogos que são disputados em Old Trafford, em honra às antigas cores e tradições do clube, por não concordarem com a vergonha que lhes foi feita.

Eu, sinceramente, estou-me positivamente a marimbar para a relevância, e prefiro ganhar 1 título de 5 em 5 anos com o Sporting a ser nosso do que ganhar todos os anos num clube em que a principal cara e o principal património não são os seus sócios mas sim o dinheiro árabe ou chinês de alguém que nem sabe quem é o Sporting. E também não o digo de forma depreciativa, são simplesmente visões distintas, esta é a minha.

Essa concepção de futebol, seguida em Inglaterra, a mim enoja e causa náuseas só de considerar para o clube que apoio. O Sporting é dos seus sócios, e basta ires ao tópico do presidente do Sporting aqui no fórum para veres a importância que esta ‘batalha’, potencialmente decisiva, tem nos sócios e adeptos. A generalidade dos sócios e adeptos não pode deixar passar algo como o atentado que nos vão tentar fazer, de forma descarada. A paixão esvai-se, acredita. A minha nunca se esvairá, estarei cá sempre para apoiar o Sporting, mas farei de tudo, com o pouco que posso fazer para, junto de outros leões, lutar incessante e diariamente contra esse tipo de solução e contra quem nos comprar, que até pode ser boa pessoa mas que será, a partir desse dia, o indivíduo que mais odiarei em todo o mundo.

Sempre repudiei o que se passa em Inglaterra. Não posso aceitar placidamente que façam o mesmo ao Sporting, e acredito que muitos partilham da minha opinião.

O dinheiro não nasce nas árvores.

Sem dinheiro, não há equipa.
Sem equipa, não há Sporting.
Sem Sporting não há receitas porque adeptos e patrocinadores não aderem.

O 1ºpasso tinha sempre que ser ter equipa.
Isto é o centro de tudo que estes perceberam e os que os anteceram não.
Shame on them!

Claro que teve que haver aqui alguma alavancagem.
Há que rentabilizar o investimento mesmo que os activos não sejam 100% nossos (também não os pagámos a 100%…).
E, acima de tudo, como já referi, os Sportinguistas têm também que fazer a sua parte e constribuir com a sua presença.

Mostrar à direcção, aos patrocinadores e ao mundo que, quando o SCP está vivo, é gigante.
Mostrar a todos que somos um bom investimento.

Só assim o SCP poderá ter uma grande equipa de forma sustentável.

A alternativa a isto é voltar para a mmeerrddaa de onde acabámos de vir…

Eu não quero voltar!