Quando, em 2007, aderi a este fórum era um bocado complicado falar mal da direcção do SCP e criticar a sua política desportiva.
Imediatamente surgia um coro de críticas à crítica…
Senti isso muito claramente, principalmente no 1ºano, e foram inúmeras as discussões que aqui tive aqui por causa dessa minha hostilidade à política que estava a ser seguida.
De 2002 a 2011 o SCP esteve morto. Foram 9 anos de história do clube perdidos, deitados para o lixo.
Com o tempo e com os péssimos resultados que o SCP foi acumulando, a tendência do fórum mudou e é já há bastante tempo que a grande maioria do foristas se tornou fortemente anti-direcção.
Devo dizer que nunca me deu gozo nenhum falar mal de nenhuma direcção do clube.
Nunca falei mal por falar mal…
Simplesmente, a partir do momento em que percebi que o caminho da chamada continuidade estava a destruir o clube e não tinha capacidade de autoregeneração, era meu dever fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para acabar com essa politica.
Tinha que contribuir com a minha pequena parte.
Sendo as minhas possibilidades de acção muito limitadas, só tinha 2 coisas a fazer: Votar e tentar abrir os olhos ao maior número de Sportinguistas para nascer um movimento capaz de entrar pelas portas de Alvalade a dentro.
Há certos momentos em que, ser VERDADEIRAMENTE SPORTINGUISTA e proteger o clube é estar contra a direcção. É querer derrubá-la. E se houve uma fase da história do clube em que isto aconteceu foi de 2002 a 2011.
Todos aqueles que que estiveram contra as direcções de Dias da Cunha, de Felipe Soares Franco (o pior de todos) e de José Eduardo Bettencourt, prestaram um serviço histórico e inestimável ao Sporting. Opuseram-se aqueles que, bem ou mal intencionados (ainda acredito que bem intencionados), estavam a empurrar o clube para o abismo.
Considero todos esses sócios e adeptos autênticos heróis.
E há muitos aqui neste fórum.
Aquando das últimas eleições, sendo Godinho Lopes o candidato conotado com a continuidade, naturalmente, esse passou a ser o últimos candidato em quem eu votaria. Votei Bruno de Carvalho.
Godinho Lopes, na altura, para minha grande tristeza, venceu as eleições.
Pensei que o SCP tinha falhado mais um grande momento da sua história.
Nos 1ºs tempos as coisas começaram por não correr bem.
Foi a forma como as eleições foram ganhas, foi o dar o dito pelo não dito em relação a alguns jogadores que tinham sido prometidos…
Enfim… parecia que teríamos mesmo a continuidade.
Foi então que se deu a surpresa…
O SCP desatou a contratar jogadores de enorme qualidade e em condições financeiras altamente vantajosas.
Já criei um tópico específico para analisar a pré-época e não pretendo voltar a repetir tudo o que já tinha dito mas, é importante não fechar os olhos ao trabalho absolutamente fabuloso que foi feito.
Eu nunca vi o SCP contratar tanto e com uma tão grande taxa de sucesso!!!
Aliás, mesmo a nível mundial, não estou a ver casos em que um clube tivesse feito uma tão grande revolução com uma tão grande taxa de sucesso.
Isto foi, para mim, uma grande surpresa. Ainda hoje estou estupefacto pela positiva.
Foi uma roptura de 180 graus com a chamada continuidade.
TEMOS QUE RECONHECER ISTO DE UMA VEZ POR TODAS!
O SCP renasceu!
É outro completamente diferente.
O plantel é de luxo.
Hoje, quando se entra em Alvalade é licito esperar assistir a um grande espectaculo.
O valor da marca está em recuperação.
A actuação neste mercado de inverno tem toda a lógica dentro das restrições de ordem financeira.
Recuperou-se um bom jogador para uma posição carenciada (Renato Neto) e reforçaram 2 posições deficitárias com 2 jogadores desvalorizados mas em que já tinhamos estado interessados quando era difícil chegar a eles (Ribas e Xandão).
Estas contratações até podem dar flops mas percebe-se a sua lógica.
Foram oportunidades de negócio de baixo investimento para as posições certas e vêm resolver o histórico défice físico-morfológico do plantel.
Conseguir no mesmo ano jogadores como Onyewu, Insua, Rinaudo, Schaars, Elias, Capel, Jeffren, Carrillo, Ricky é inacreditável.
Começar, em paralelo, a resolver o défice físico-morfológico do plantel é a cereja no topo do bolo.
Acho isto excelente!
Mostra que agora anda alguém a pensar com nexo no que nos faz falta…
Por tudo isto, tenho que dizer que, finalmente, estou alinhado com o que está a acontecer no Sporting!
Isto deixa-me muito feliz.
Mas mais do que feliz, estou grato.
Estou grato a uma direcção que verdadeiramente está a salvar o SCP do abismo para o qual outras direcções o estavam a empurrar.
Independentemente de não se poder agradar a gregos e a troianos e de não existir a direcção perfeita, acho que todos deveriamos estar gratos e pensar naquilo que, verdadeiramente, é o bem do SCP.
Acho que a direcção deu um grande passo no sentido de conquistar a confiança dos Sportinguistas.
Ganhou o direito de esperar que os Sportinguistas façam a sua parte.
Nós, os Sportinguistas, ganhámos o nosso clube de volta mas ganhámos também a obrigação de fazer o que a direcção espera de nós.
Temos que contribuir.
Temos que ser sócios.
Temos que ir aos jogos.
Temos que apoiar.
Temos que comprar produtos SCP.
Temos que previligiar os nossos patrocinadores.
TEMOS QUE ALIMENTAR O MUNDO SPORTING.
NÃO PODEMOS FALHAR AGORA QUE O SCP RENASCEU.
SE NÃO PROVARMOS QUE A MARCA SCP É FORTE, SE DEIXARMOS A DIRECÇÃO AGARRADA COM O INVESTIMENTO QUE FEZ, ESTAREMOS A SER INJUSTOS E INGRATOS COM QUEM NOS AJUDOU E ESTAREMOS A CONDENAR O SCP AO INFERNO.
É A NOSSA VEZ!
O FUTURO DO SCP DEPENDE DE NÓS!
BORA LÁ FAZER A NOSSA PARTE PORQUE AGORA VALE A PENA!