Jogou na ala direita
O Quenda já tem essa evolução tática , do que vi dos jogos dele recuar para ajudar o lateral dele é algo que ele faz, curiosamente tem deficit em saber combinar com as subidas do lateral , por isso é que devia era estar a jogar no sitio certo onde irá render mais e a aprender, e se o Amorim acha que ele tem de melhorar o aspeto defensivo deve fazê-lo na posição dele e não numa posição em que nunca irá dar jogador, esperava que o Amorim tivesse aprendido com o Fatawu mas continua teimoso como sempre.
E foi importante? geez
Eu referi os 2 último se leres bem refiro me ao geny e ao Nuno Santos
O Fresneda jogou na esquerda ?
Se passarmos a defender num 4-4-2, o Quenda é praticamente um extremo normal. Os nossos alas em processo ofensivo estão quase sempre projetados como verdadeiros extremos. O Yamal como falam aqui, recebe quase sempre a bola junto à linha. O Fatawu penso não ter sido tão bem aproveitado mesmo pelo facto de depois defendermos com uma linha de 5 e ele ter de defender como um ala. Se fosse hoje com a linha de 4 e ele a defender como médio direito, acho que encaixava muito melhor.
Os nossos extremos jogam muito no jogo interior dando espaço na linha para os alas
E nesse aspeto o Nuno e o geny destacam se muito bem
Vamos ver se o quenda se destaca de forma a libertar ainda mais os nossos extremos a procurar o jogo interior
Eu confio no mister a 100%
Jogou a central
Se calhar meteu o Quenda e não o Geny na ala direita para tirar o bom dos dois mundos.
Com o Fresneda a jogar a lateral, se calhar o que o Amorim está a pensar é:
Consigo dar ao miúdo noções defensivas no nosso sistema e apanhar as rotinas pq a defender faz de ala.
Mas ao mesmo tempo consigo fazer com que no ataque tenha liberdade de ir por dentro se assim o desejar pois meti um lateral de origem a central no lado direito e o espanhol pode dar a largura quando o Quenda jogar por dentro.
O Quenda é um talento e ainda tem de crescer muito. Não tenho dúvidas que o Amorim reconheça isso, se não nem pre época faria.
Eu acho que ele está a trabalhar e a testar o miúdo. Acho bem.
Não vejo um crime ou estragar o jogador por meter ele na ala. Até pq jogar na ala pode significar mil e 1 coisas
Antes era porque não era aposta. Agora aposta-se mas numa posição que não devia. Vá lá entender-se isto…
Eu estou curioso para o ver jogar ali porque considero que tem uma melhor definição que o Geny e porque ainda lhe falta alguma intensidade sem bola. Nessa posição e no contexto do Amorim penso que poderá acelerar esse processo, porque a posição pede coisas melhores para o seu desenvolvimento como jogador do que a de avançado interior. Pode ficar muito mais completo.
Também. Uma das coisas que me saltou à vista nos jogos que vi do Quenda é a qualidade com que mete bolas nas costas da defesa.
Estando um pouco mais atrás, a olhar pro jogo de frente consigo ver o Quenda a desbloquear defesas com passes a rasgar, principalmente pro Viktor
Também não vejo qual é o problema.
Aliás, com a ‘moda’ do 3x4x3 cada vez mais amadurecida, cada vez mais vejo os ‘abre-latas’ a jogar vindo de trás, na posição de ala, às vezes de pé invertido, e os extremos mais cerebrais, interiores e com maior capacidade de finalização.
Podem-me falar do Nico Williams, ou do Lamine Yamal, que serão jogadores mais parecidos com o Quenda, mas esses não jogam em 3x4x3. Nem no Clube, nem na seleção.
Agora, claro! Pensar assim só se o ala for visto como um extremo que ajuda a defender, e não como um defesa que ajuda a atacar. Teremos, lá está, de ter extremos com um entendimento do jogo suficiente para pressionar logo a saída de bola e não dar espaço para explorar as costas dos alas, centrais rápidos que vão buscar os extremos adversários, e médios centro (especialmente o trinco) que compensem estas deslocações todas sem se perderem em campo.
O Yamal ou o Conceição fariam a posição de ala direito num 3-4-3. Tal como o Doku faz a ala esquerda do City muitas vezes
O Quenda nao e jogador para andar a jogar de costas para a baliza
Neste momento o que o Quenda quer é jogar nem que seja a guarda-redes
Pois eu discordo, acho que o Quenda beneficiaria muito mais a jogar no trio da frente. Porque ele é incrível na definição, no encontrar de soluções que poucos vêem, no passe a isolar colegas, nos movimentos interiores, no remate, em aparecer à entrada da área, no jogo entre linhas, controla muito bem a bola, virando-se logo para a baliza… Tem tudo para ser um atacante top.
Não digo que pontualmente ou em testes não possa ser ala. Mas não concordo que deva ser essa a sua posição. Prender um jogador destes à linha e desgastá-lo a defender, em constantes vai vem, é amarrá-lo demasiado, é perder o seu lado selvagem. Mas num jogo de pré época não me tira o sono.
Já apareceu por aí a malta dos grelhadores!! Alguém falou em “Amorim testa Quenda a ala” apareceu logo o carvão, as acendalhas e o fogareiro. Alto e para o baile que o Amorim gosta é de queimar jogadores.
O quão ridiculo continua a ser este discurso depois de tudo o que já passámos com Amorim ao leme?! Vamos continuar a ter de repetir vezes sem conta que o treinador testa os jogadores onde bem entender e que, por vezes na equação entre o que a equipa necessita vs características do jogador vs necessidade de apreender princípios básicos de jogo, alguns jogadores terão de passar por uma fase onde devem “sair da zona de conforto” para se perceber se estão preparados e comprometidos? Será que ainda teremos de andar aqui a repetir ad eternum que o facto de se testar um miúdo a ala não quer dizer que no futuro esse jogador vá ser um ala no esquema da equipa? Será preciso voltar a repetir que no modelo de Amorim, todos os jogadores têm de saber atacar e defender? Jogar com bola e sem bola? Saber-se posicionar em momento ofensivo e defensivo? Vale a pena repetir que no modelo que o Sporting joga os jogadores têm de ser brutalmente competentes em todos os momentos do jogo, têm de ser associativos e solidários? Ou vamos ter de continuar a levar com cassetes gastas de “Amorim queima mais um”. Estamos no jardim-escola?
Um Hjulmand quando chega ao Sporting não precisa que um treinador o meta a jogar a central ou a lateral para ele entenda determinados princípios de jogo. É um jogador feito, maduro e sobretudo muito inteligente.
Um Geny depois de dois empréstimos mal sucedidos em que jogou como avançado ou extremo-clássico, e face à necessidade da equipa de encontrar uma solução para ala, face ao facto do jogador ter características interessantes para o lugar, face ao facto de ter limitações para jogar mais avançado, sobretudo no modelo do Sporting, o treinador testou-o a ala. O jogador revelou inteligência, capacidade de trabalho, espirito de sacrifício, vontade de aprender e de vencer… e foi um caso de sucesso. De tal modo que já havia quem propusesse o jogador como alternativa a Edwards mais avançado. Vale a pena referir que o patinho feio Geny foi fundamental com golos e assistências, em especial no jogo com o panelas em casa. Quem quer saber do Fatawu mesmo? Só mesmo neste clube é que continuam a existir alucinados a chorar por um jogador (Fatawu) que não quis contribuir para o projeto coletivo face aos seus objetivos pessoais e continua-se a menosprezar precisamente outro que fez o contrário e até nos ajudou e muito a ser campeões (Geny).
Cada caso será um caso, mas o Quenda (como o Fatawu)é claramente um jogador com características onde beneficia fortemente de jogar na largura, de frente para o jogo e com espaço para acelerar. Tem disponibilidade física e atributos atléticos que também são indicados para a função. Pode ganhar cultura tática e princípios fundamentais que o pode beneficiar seja como ala, seja mais a frente, também dependendo do tipo de jogo da equipa.
É um miúdo. Tendo paciência e vontade de aprender e de evoluir, se for inteligente, não será certamente a jogar uns jogos-treino a ala que vai desaprender ou desperdiçar qualidades.
Obvio para quem viu o Quenda jogar. É um miúdo fortíssimo no jogo interior.
Neste momento o importante é entrar no grupo e ir mostrando o seu valor, também acredito que acabará no trio da frente devido à sua qualidade.