Exactamente! Boas análises! Concordo com quase tudo! Acho que o maior problema do Sporting é táctico e tem a ver com as movimentações sem bola! Se eu fosse o Sá Pinto punha os jogadores dias inteiros a fazer exercícios de modo a procurarem linhas de passe, e a ver jogos do Barcelona! Era até melhorarem!
Pergunto isto porque vejo sérias dificuldades em fazer um onze titularíssimo, para já. Há algumas posições mais definidas, mas sobretudo no meio-campo prevejo muitas dores de cabeça…
Todas as opções que temos para todas as posições. Coloquei os jogadores em posições onde já jogaram ao longo da carreira pelos vários clubes por onde passaram:
Defesa Direito
Cédric
Pereirinha
Boulahrouz
Defesa Esquerdo
Insúa
Pranjic
Rojo
Schaars
Defesa Central
Rojo
Xandão
Boulahrouz
Onyewu
Carriço
Médio Defensivo
Rinaudo
Gelson Fernandes
Carriço
Adrien
Elias
Médio Centro 8
A. Martins
Adrien
Schaars
Elias
Médio Centro Atacante 10
Labyad
Izmailov
Adrien
A. Martins
Pranjic
Na baliza não há muito que dizer o Rui é indiscutível, mas a acontecer a sua saída penso que temos substituto à altura no banco, Boeck, que no ano transacto nos salvou de resultados piores, principalmente na Taça da Liga.
Na esquerda pensava eu que não havia muito para discutir, mas afinal há, Pranjic vai dar muito trabalho ao argentino.
Na direita Cedric dá-me confiança, por outro lado, Pereirinha, não. Não rejeitava um reforço mais experiente.
A dupla de centrais será a que provavelmente mais trabalho dará ao Sá, eu apostava num par com o holandês e com o Rojo, ou com Boulahrouz e Xandão. Pessoalmente não gosto do Oguchi, pelo ar é intransponível, já pelo chão…
Tenho pena do Carriço, a continuar a central não tem qualidade neste Sporting e a trinco está tapado.
O lugar de trinco era outro que eu pensava que tinha dono certo, Rinaudo pelo que mostrou teria lugar cativo, mas Gelson está a mostrar que afinal não são favas contadas e está a trabalhar muito bem. O suíço tem é que ser mais brando nas entradas.
O lugar de 8 a meu ver ficaria entregue a Schaars e a Elias ou mesmo a André Martins mas aí numa vertente mais ofensiva e não apenas de transição.
A 10 coloco as minhas fichas no Zakarya, tenho gostado bastante do que tenho visto, bom toque de bola, finta fácil e simples.
Extremo esquerdo, Capel e mais nada, só tem que levantar a cabeça de vez em quando. Pranjic estará pronto para o substituir.
Na ala direita será Jeffrén se estiver em condições se não lá terá que ir o inexperiente Carrillo.
Na frente confio no Lobo, se bem que um concorrente à altura seja necessário.
Eu pessoalmente nunca faria o que alguns foristas aqui propõem, colocar Elias e Schaars em campo a jogar com um trinco, ficaríamos sem um criativo, a fazê-lo terão que ter um 10 à sua frente.
Já não conto com o Marat.
por acaso, o “jogo” que mais gostei até agora foram mesmo os 45mn contra o belém. achei a equipa muito solta, muito mexida. mas, lá está, depois veio o saint-étienne… “e comeu-o”. :mrgreen:
só os próximos jogos dirão se aqueles 45mn bem agradáveis foram um oásis ou um sinal do que está para vir.
da mesma forma que estou à espera para ver se aquelas movimentações interiores do Carrillo são para continuar (e até acho que o chaval tem tendência para elas, já que normalmente o costuma fazer e benzinho) com ele e/ou com quem jogar ali.
quanto aquele primeiro momento de construção, em que o “6” podia ser útil… a dupla Boulahrouz/Rojo pareceu-me muito interessante, do ponto de vista “atacante” (leia-se bola nos pés). o que eu acho que devia ser feito… é apenas isso mesmo, uma opinião de alguém que saberá muito menos do que o nosso mister.
opinião geral e mais consensual é de que a presença do duplo pivot é “chover no molhado”. anda para ali gente a atropelar-se em zonas que deveriam estar mais “abertas”, faltando depois em zonas mais adiantadas.
metam lá um dos “6” que temos, que chegam bem para as encomendas.
que definam melhor o plantel e para ver se consigo perceber o que quer o Sá Pinto. acredita que ainda não cheguei lá. ando a tentar ganhar tempo, é o que é… :mrgreen:
o 4-2-3-1 está a ser intensivamente trabalhado para ser alternativa ou solução principal? é que o Rinaudo, jogador fundamental no início da temporada passada, não encaixa aí… e não estou a ver o Sá a abdicar dum jogador que tem a sua cara (e que é um grande jogador para um clube como o Sporting, indiscutivelmente… assim consiga limitar as paragens cerebrais que o têm afectado nesta pré-temporada).
e se esse duplo pivot for apenas a alternativa, para quando uma amostra “mais representativa” do esquema principal?
Explicando:
DD - Cedric e Arias para mim pereirinha nao tem qualidade para o Sporting, o Cedric leva vantagem porque tem mais experiencia e vem da formacao em termos de qualidade sao ambos bons
DE - Acredito que /insua nao e indescutivel mas para jogar a defesa o Insua tem muito melhor fisico que o Pranij de resto para perder para o Croata, nos dias de hoje que os extremos sao rapidos prefiro o Insua (Opiniao Pessoal porque os 2 sao muito bons)
DC - Rojo e o meu tipo de central Bom a defender rapido e muito bom a sair a jogar, acredito que deve ser titular
DC - Aqui e o que comecam os problemas, gosto muito do Onyewu mas ele e duro de rins e lento, o Boula e mais rapido mas pior no jogo aereo, ambos saem bem a jogar o Titular deve depender do jogo
MDC - Rinaudo sem duvidas
MC - o Schars para mim tem de jogar, e bom a tudo sem ser um craque em aspeto nenhum alem disso e um lider e le muito bem o jogo
MAC - Quem eu queria mesmo era o Matias mas esse ja la vai, por isso ponho Labyad pois vem rotulado de craque, tenho pena pelo Adrien e o Martins pois gosto dos 2 mas sobre esses falo mais a frente
ED - Carrilo para mim e o melhor extremo que temos, melhorou muito na epoca passada e se conseguir ser consistente o lugar e dele o Jeffren se quer jogar que prove que merece o lugar porque ainda nao fez nada, sei que nao tem culpa mas isto e futebol proffissional nao a santa casa.
EE - Ja dei a minha opiniao sobre o Capel, nao e o meu tipo de extremo preferido mas mexe muito com o jogo e e para isso que quero um extremo
PL - Gosto do Ricky mas mesmo que nao gostasse tinha de ser ele a jogar porque nao temos outro em condicoes.
Outros bons jogadores:
Adrien - Fez uma boa epoca na academica mas tem de provar no Sporting que tem qualidade suficiente se for para jogar que seja a 10
Andre Martins - Falta-lhe algumas qualidades para ser um 10 como remate e drible, gosto muito dele mas para jogar a 8 tem o Elias e o Schars a frente, tem de ter paciencia
Elias - Nao fez grande epoca mas tem jogado melhor, ainda nao troco o Schars pelo Elias ele que trabalhe bem para agarrar um lugar a 6 ou a 8
Izma - Lesionado cronico nao se pode confiar, para mim e o melhor jogador que temos mas vendia a primeira proposta, acho que nao consegue relancar a carreira
Xandao - nao vejo nele o que voces veem posso estar errado mas nao acho nem muito bom nem muito mau
Carrico - este e o meu fetiche pessoal gosto muito dele mas nao tem lugar na equipa, sinceramente nao sei o que fazer como ele
Pranijc - Desculpem mas nao consigo ver este jogador como Defesa esquerdo, e um jogador muito bom e se podesse metia-o lado a lado com Schars mas teria de mudar a tatica abdicando do MDC e jogando com dois 8’s e um 10, nao sei se daria bom resultado
O resto, tirando o Marcelo, tao la para encher chouricos
Estrategia:
Defesa Alta
Troca constante de extremos como acontece
Jogar em posse de bola para nao cansar os jogadores
Ao perder a bola sufucar o adversario que nem caes raivosos para cometerem erros
Extremos a fazer diagonais ou ir a linha cruzar rasteiro ou passar para a entrada da area
Alimentar o Ricky com jogo pelo chao a partir do centro
cruzamentos dos laterais a 3/4 de campo
Quando as equipa estacionarem o autocarro meter o Ricky a fazer de Pivot ficando ele a jogara entrada da area tabelando com os medios
A parte defensiva nao e a minha especialidade mas o Sa Pinto parece perceber disso
Contra equipas grandes jogar em transicoes rapidas, ja vimos que isso da resultado logo nao se mexe
Isto e so uma opiniao pessoal e as ideias do Sa pinto nao sao muito diferentes das minhas no fundo e meter a equipa a jogar a Barca tirando o Avancado porque nao temos o Messi temos o Ricky e preciso jogar diferente para o avancado
A equipa parece ter ideias assimiladas mas falha na hora H e jog muito mal para o Ricky nem parece que jogam com ele a 1 ano
Espero nao ter sido muito confuso pois tenho dificuldade em traduzir as minhas ideias para o papel
Uu sei que a personagem está longe de ser consensual mas hoje apanhai este desafio do LFL e achei interessante para o génios locais!
Como compor uma equipa? 11 jogadores: 1 ágil, 2 organizadores, 4 operários, 3 rápidos e 1 rebelde.
Uma equipa é um ecossistema onde coexistem diferentes espécies. Com esta visão, o francês Jean Giraudoux definiu uma equipa de rugby como “15 jogadores: 8 fortes e activos, 2 ligeiros e astutos, 4 grandes e rápidos e 1 com fleuma e sangue frio. É a proporção ideal entre os homens”. Apliquemos essa lógica ao futebol. 11 jogadores: 1 alto e ágil, 4 operários e rotativos, 2 organizadores e criativos, 3 dinâmicos e rápidos, e 1 rebelde e imaginativo. Ok, existem outras combinações, mas, antes da táctica, esta pode ser uma boa forma dum treinador pensar na formação (combinação) de uma equipa.