Futsal Masculino - Época 2023/2024 - Vencedores da Taça da Liga e TETRACAMPEÕES - Parte 1

Eu lembro-me bem de termos ganho ao inter movistar num torneiozito deste género na pre época, no tempo do riparvinho, e depois quando foi a sério, na final da champions levamos 7 na pá.
Não sei se foi nesse mesmo ano, mas serve para termos como exemplo que torneios de pre época não dizem absolutamente nada quanto ao que será a época.
Até agora temos apresentado um futsal péssimo, isso é inegável.
E é também óbvio que estamos mais fracos. Mas vamos ver o futuro próximo. A direção parece querer desinvestir em várias modalidades, e depois deixar a batata quente na mão dos treinadores.
O Nuno não é santo milagreiro. Nunca desculparei estes gajos não terem feito tudo para manter pelo menos um dos dois melhores do mundo mas suas posições.
Se der para o torto, arriscam-se que o super treinador bata a porta.
Aguardemos.

Esta pré-época vem na sequência de uma época bastante fraca exibicionalmente, disfarçada com a vitória esclaredora nas finais. Agora temos a agravante que o plantel ainda mais fraco está… nada de surpreendente.
Resta ao milagreiro continuar a fazer milagres.

2 Curtiram

Alguma notas do que vi neste torneio. Jogamos sem guarda-redes. O Gonçalo com os pés não dá seguimento a uma jogada.

O Taynan hoje jogou um caracol.

O Sokolov acaba o contrato e vai à vida dele! Não vejo nada ali de transcendente!!!

O Neves é útil para 90% dos jogos do campeonato mas nos jogos a sério não pode entrar na rotação.

O Diogo Santos vai ser um craque.

O Wesley tem de crescer mas vai tornar-se um jogador útil.

Foi talvez o melhor jogador no jogo anterior.

Certo. Apesar disso mantenho a minha opinião. Ainda não explodiu para um nível dum cardinal ou dum Fortino! Tem pouco golo!

Na pré época, não

Não acho que a direção queria desinvestir nas modalidades em geral, o que está a acontecer no voleibol, andebol e basquetebol diz o contrário. Acho é que gostam de deixar tudo mesmo para a última e são incompetentes. Só iriam proceder a uma renovação e investimento no fustal quando acabarmos por perder o campeonato até aí para eles está tudo bem, apesar da época passada ter sido desastrosa para as modalidades do pavilhão.

DERROTA INJUSTA AO CAIR DO PANO

Por Sporting CP
26 Ago, 2023

FUTSAL

Sporting CP derrotado pelo RSC Anderlecht (1-2)

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste sábado, frente ao RSC Anderlecht por 1-2 no segundo jogo da Record International Masters Cup, disputado na Arena de Portimão.

Um resultado que não espelha de todo aquilo que se passou durante os 40 minutos. Bom jogo dos comandados de Nuno Dias tanto em termos defensivos, como ofensivos, mas sem sucesso à frente da baliza muito por culpa de Cristiano, guardião português da formação belga.

O Sporting CP colocou-se a vencer aos 11 minutos através de um golo de Tomás Paçó, já depois de várias oportunidades. Jogada pela direita com o fixo a atirar cruzado desde a linha lateral sem hipóteses para Cristiano.

O guarda-redes do RSC Anderlecht teve muito trabalho, mas foi conseguindo levar a melhor, tanto na primeira parte, como na segunda, adiando por várias vezes o mais do que merecido 2-0 ao Sporting CP.

No entanto, quem não marca sofre e foi o que acabou por acontecer aos 30 minutos. Gonçalo Portugal, que teve sempre menos trabalho do que Cristiano, também foi sabendo levar a melhor, mas acabou por sofrer o empate num remate de Cainan que desviou em Merlin e o traiu.

Empate na partida com dez minutos para jogar e o RSC Anderlecht a tentar crescer, depois de meia-hora de total domínio Leonino, no qual só faltou converter essa superioridade em golos.

Os Leões foram sempre tentando chegar ao golo, mas a dez segundos do final do encontro e depois de uma paragem acabaram por sofrer a reviravolta no marcador (1-2), perdendo assim no tempo-regulamentar.

Nas grandes penalidades, que servirão para efeitos de desempate, a formação verde e branca também não conseguiu levar a melhor sobre a formação belga perdendo por 5-6: Tomás Paçó, Diogo Santos, Taynan, Merlim e Zicky Té marcaram os golos Leoninos e Henrique, que assumiu a baliza nesta fase, travou um penálti.

Amanhã, domingo, o Sporting CP fecha a participação neste torneio de pré-temporada diante do AE Palma. O encontro está marcado para as 15h00.

Quando tens uma ficha de jogo para preencher e queres dar minutos a todos normalmente não são os melhores jogadores a ficarem de fora.

Simples.

Na 1a jornada da masters tiveste 16 elementos na ficha de jogo, hoje tiveste 15… Falta o Cavinato em relação ao primeiro jogo. Tens ainda o Kiko e o Abel que nem sequer entraram… Estamos na pré época…

Mas estás admirado por estar indisponível?
Que idade tem ele?

Estas situações serão mais recorrentes.
É a lei da vida.

Não recupera com a mesma velocidade dos outros.

Numa situação de pré época, pior ainda.
Deve estar com um risco de lesão aumentado

1 Curtiu

Joga-se muito @Jone

3 Curtiram

Certo… o problema é se depois na altura das decisões acontece o mesmo. E todas as decisões têm uma porrada de jogos todos encavalitados também. Seja final4, final8 ou finais de campeonato.
O problema estará aí se for o caso do que dizes.
Poderá ser ele a começar a ficar de fora se se confirmar o tipo do Corinthians.

1 Curtiu

Há modalidades que me desmentem, concordo. Naquelas que aparentemente nos estamos a reforçar, não são as minhas preferidas e, por isso, não consigo emitir uma opinião concreta. Dá-me a ideia, e fazendo fé em pessoas que sabem mais do que eu, que no andebol tem-se apostado mais, há quem afirme que somos o principal favorito às conquistas, oxalá que sim; o basquete que é a menina dos olhos desta direção, também parece que estamos melhores; criaram a seção feminina, não deve ser para sermos saco de pancada, assim espero, mas há outras que são “esquecidas” ou demonstram algum desmazelo. Refiro-me concreta e mormente ao hóquei em patins, que se devia reforçar melhor o plantel, receio termos ficado para trás relativamente aos rivais, e no futsal, apesar de termos sido campeões, justamente diga-se, existem lacunas evidentes no plantel. Mesmo tendo sido campeões, não tínhamos um plantel perfeito, se realmente isso existe, com a perda de dois dos melhores jogadores do mundo, ficas logicamente mais fraco.
Foi nesse sentido que falei em desinvestimento.
Quero acreditar que a direção está atenta. O cobertor não estica. Puxas de um lado, destapas do outro. Se estiverem, nem que seja lentamente, a melhorar planteis consoante as verbas disponíveis, não dar um passo maior que a perna, consigo aceitar e compreender. Esta época uma ou outra modalidade, num futuro próximo que sejam as restantes devidamente contemplarás com reforços dignos.
O Sporting tem é de ser forte nas modalidades que competir.

1 Curtiu

Mas eu não concordo que ele ficasse no plantel. Por mim, não ficava.

Os lambe botas do costume vão carregar em cima de ti, mas tens toda a razão

Eu só quero que venha a Supertaça, e não digo isto para calar os críticos do Fórum, os q analisam e concluem q este ano pode correr pior. Vamos ver, vamos esperar

Uma coisa sabemos, o G Portugal não pode ser o GR titular e há certos jogadores q têm q aumentar o nível de agressividade. Relativamente ao plantel, até o Nuno sabe q precisa de outro virtuoso q só chega em Janeiro

Temos é de valorizar muito mais a bola porque lá atrás já não está quem disfarce as perdas de bola ou os ataque mal finalizados

Sempre perderam muitos golos, a diferença é que agora isso vai fazer se sentir diretamente lá atrás

1 Curtiu

Foi um jogo deprimente, e a segunda parte completamente desastrosa.

Até ver saíram dois jogadores importantíssimos, e além de essas posição não terem sido devidamente reforçadas( jogadores difíceis de substituir mas tinha-se de ter feito melhor), só veio mesmo um atleta digno de ser apelidado de reforço.

Para além de haver muitos jogadores em baixo de forma, também preocupa-me o estado de jogadores como João Matos e Cavinato que pouco tempo parecem já conseguir contribuir na quadra.

E no caso do João é um problema grande que temos em mão, pois só nos resta o Tomás para a posição.

E repito o que já disse da história Rafa Félix, acho que o Sporting mostrou seriedade e princípios ao honrar o pré acordo. Mas ao fazer isso também prejudicou imenso a própria equipa e o planeamento da mesma.

Pois olhando para os interesse da equipa teria sido melhor que o jogador não viesse abrindo assim o lugar para um reforço que pudesse jogar efectivamente a época toda.

E não vale a pena virem com paninhos quentes, é demasiado óbvio que o planeamento da época não foi o melhor.

Não existe pessoa no universo Sporting que tenha mais crédito que Nuno Dias, mas claramente também falhou neste planeamento. E por isso também não vale a pena isentar o mesmo.

Vai ser uma época duríssima com um plantel que realisticamente é de consumo interno. E temos de ter em conta que já não se vai lutar unicamente contra o Benfica, o Braga também já é um clube a ter em conta.

No final da mesma é preciso tomar sérias decisões.

1 Curtiu

Final da época passado alertou-se para o facto da equipa iria ressentir-se (e muito) da perda do guita e erick mas vieram logo os arautos do optimismo a dizer que o ND iria saber dar a volta como se fosse o Midas, só que não. Adivinha-se uma época penosa