Futsal Masculino - Época 2019/2020

[b]COMUNICADO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL[/b]

Dieguinho

O Sporting Clube de Portugal informa que terminou a ligação profissional que mantinha com o jogador da equipa principal de futsal Dieguinho.

Dieguinho chegou ao Sporting CP em 2016/2017, tendo ajudado a equipa a conquistar uma UEFA Futsal Champions League, dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga.

O Sporting Clube de Portugal agradece a Dieguinho o enorme contributo prestado, desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2019-06-19/comunicado-sporting-clube-de-portugal

Concordo a 99%. Obviamente, continuam com a propaganda do investimento quando com contas redondas é fácil desmentir, visto que a sair o Dieguinho (poupam o maior salário do plantel e terá de ser paga a “cláusula” ao Sporting) é suficiente para pagar o Taynan e Pauleta.

Tenho discordar da qualidade ou falta dela que apontas ao Taynan. Taynan pode chegar e render zero mas isso até o Gadeia que é talvez o melhor ala-pivot do Mundo.

É um ala com qualidade técnica e com uma dimensão física muito superior ao Cavi. E, por isso, a render o esperado será um upgrade.

Até pela semelhança entre eles, é ridículo a permanência do italiano no Sporting.

O Alex já acho mais discutível mas percebia a troca com um jogador mais veloz, forte no 1vs1 e virtuoso.

Confirmado.

Não chegar um craque de nível Mundial para o seu lugar ou aproveitarem o “plafond” para investir em duas das maiores promessas Mundias (Matheus e Lino) é só ridículo.

A saída do Dieguinho não pode ser levada de forma leviana.

A acontecer é o assumir de um enorme desinvestimento.

TEMOS DE REAGIR!

P.S. A ser verdade que tinha 1 ano de contrato, espero que o Sporting receba dinheiro por ele ou então que consiga a troca por jogadores de nível como os melhores clubes do Brasil. A ser o Intelli o futuro clube dele não vejo nenhum jogador interessante…

Comunicado por Dieguinho:
O Sporting Clube de Portugal informa que terminou a ligação profissional que mantinha com o jogador da equipa principal de futsal Dieguinho.

Dieguinho chegou ao Sporting CP em 2016/2017, tendo ajudado a equipa a conquistar uma UEFA Futsal Champions League, dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga.

O Sporting Clube de Portugal agradece a Dieguinho o enorme contributo prestado, desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Agora é pegar no ordenado do Dieguinho, recambiar o Alex e respectivo salário, deixar ir o Cavinato(se renovaram entretanto para mim foi um erro), deixar ir o André por lamps, o Cary para onde quiser, pegar nos ordenados de Petrovics e crl e trazer o Ricardinho.

Se ficar esse plantel aí de cima, nem à final 4 da Champions vamos.

Péssima noticia, ainda que esperada. Agora é preciso encontrar alguém para o seu lugar, com uma qualidade semelhante, pelo menos.

Apesar de já ser esperada é uma má noticia.
Mas ele sai porque afinal?
Projecto desportivo mais interessante? Mais vencimento? Familia?
Será que o Sporting não podia fazer um esforço e manter o jogador?

Que m#### de época que se avizinha, se tudo isto se confirmar

O Ricardinho que vá apanhar na peida.

Com isso tudo dava para trazer Lino/Gadeia e Matheus. Para os mais radicais e fãs do André Coelho até ponderava ir pagar os 80 mil euros da cláusula dele.

Guitta
                               Gonçalo

Leo
                                 Erick

Taynan (André Coelho) Merlim
Matheus Gadeia/Lino
Pauleta Rocha Pany
Cardinal

Obviamente, seria um plantel super luxuoso com 13º e 14º jogadores com os títulos e importância em momentos específicos do jogo como são: João Matos e Deo.

Isto é um plantel para sermos os mais sérios candidatos a revalidar a Liga dos Campeões e para recuperar o Liga Sportzone.

Isso é impossível.

Para mim, o Dieguinho exibiu-se ao nível do Ferrão esta época. Obviamente, fruto das lesões do brasileiro do Barcelona mas esteve nesse nível ET.

O Pito seria a única opção de qualidade semelhante mas características muito distintas. Existe um pivot com características de ala com semelhante qualidade: Ferrão.

Desde que essa direção tomou posse já perdi a conta aos comunicados a dispensar jogadores.

Nani, Montero, Salin, Asanin, Nikolov, Aleksiev, João Pinto, Vitor Hugo, Solha, Bosko, Pedroso, Galambas, Canela, Hugo Silva, Simões, etc… e agora Dieguinho.

Das entradas, só entusiasma o treinador para o andebol. Entre jogadores e novos técnicos, não há nenhum que se diga que é um claro upgrade ao que já tinhamos.

Claro que todos os anos há trocas de jogadores, mas nos últimos anos habituei-me a sentir-me empolgado com as contratações, mesmo que depois fossem flops.
No Volei saíram Garret, Smith e Agamez mas entraram Nikolov, Aleksiev e Marshall.
No Futsal sairam Fortino, Marcão, Divanei, Djo, Diogo e Japa mas entraram Guitta, Rocha, Leo, Erick e Alex.
No andebol sairam Portela, Borges, Kopco e Bozovic mas entraram Ghionea, Frade e Chiuffa
No Hoquei nem sei quem saiu mas entraram Marin e Romero

Em suma, foi sempre a subir, com craques que entusiasmavam, sempre com claros upgrades.

Agora, só se vê dispensas e contratações de desconhecidos.

Entusiasmo = 0

Fazer mais com menos…

Quer me parecer que esse comboio já passou e não passa mais.

Senão depois como justificavam o que se andou a dizer durante n tempo sobre as loucuras que foram os investimentos brutais do destituído? Bem sei que hoje em dia a hipocrisia reina pelos nossos lados, mas esta seria demasiado grande para passar pelos pingos da chuva.

Criou-se uma mito que o Taynan é cepo apenas porque não veio o Bateria aka menino bonito do fórum

Jogador condenado ainda antes de cá chegar, que cale os críticos

Eu já não vou só por esse prisma.

A minha questão é:

Será a relação qualidade-preço do Ricardinho positiva ao dia de hoje?

É que o Sporting pode ir buscar 2 dos mais promissores jogadores do Mundo com o dinheiro necessário para o português.

Eu sei que sim, o comboio do Coelho e do Ricardinho já foi, não vem mais, e só não está a andar sobre rodas em pleno JR todos sabemos porquê.

Mas era, por todas as razões (nfl), a contratação que cavava o fosso. E o Miguel ainda lá está.

Mas sim, é impossível. Nem vale a pena um gajo pensar nisso. Aliás daqui a um ano deve estar é a ir para o outro lado, quando ficar livre.

Ir a jogo com 2 pivots era tão complicado como ir a jogo com apenas 2 guarda-redes de nível de plantel principal. Só entenderia qualquer uma destas opções se viesse mesmo o Ricardinho, um jogador ultra-caro mas que seria uma grande contratação.

Opção A:

GR - Guitta, G. Portugal
F - Léo J., Erick M., J. Matos
A - A. Merlim, Ricardinho, Pany V., Alex/Taynan, Deo, Pauleta
P - Rocha, Cardinal

Opção B:

GR - Guitta, A. Sousa/Cont, G. Portugal
F - Léo J., Erick M., J. Matos
A - A. Merlim, Bateria, Pany V., Taynan/Marcel Marques, Deo, Pauleta
PL - Solano/Pito/Júlio de Oliveira, Rocha, Cardinal

A opção A é mais curta a nível de profundidade (obrigaria a um 3º GR e um 3º pivot oriundos da formação), mas permitiria a contratação de um ala que fizesse do 5 do Sporting um 5 inicial simplesmente brutal. A segunda opção é mais equilibrada, o plantel fica com maior profundidade mas não teríamos um mago nas alas (a não ser que o Batería surpreendesse e voltasse mesmo ao seu melhor nível).

Contratamos a estrela do vice-campeão da Europa e diz-se que não contratamos nenhum upgrade e só jogadores desconhecidos…

Se o novo plantel é melhor ou pior que o anterior (no caso do Futsal) é discutível, parece-me mais equilibrado mas sem Dieguinho perdemos potência, claro.

Daí a inferiorizar uma excelente contratação…

Não é cepo, mas não é o mega craque desequilibrador que levaria gente aos pavilhões e na hora H rachava os adversários todos.

Se vier o Taynan, tem de vir outro ala estrangeiro canhoto de grande nível, porque Taynan, qualquer um dos que cá está (Cavinato ou Alex) e Pauleta era curto para as competições europeias. Poderia correr bem, como poderia desgastar a equipa brutalmente depois para a ponta final do campeonato…

A estrela do vice-campeão Europeu também é discutível.

A estrela continua a ser o Douglas Júnior.

Depois o Taynan parece-me superior ao Tayyebi.

A estrela do Kairat? Que disparate é esse? A estrela do Kairat chama-se Higuita, a seguir em o Tayyebi e o Douglas Jr. Só depois vem o Taynan .
Mas não é por aí. Ranking de estrelas pouco me interessam. Podem ser cadentes ou decadentes, têm é de ter as características que necessitamos. Taynam não acrescenta nada que não tivessemos.