Futsal Feminino - Época 2023/2024

Em Gondomar há mais condições, mais espaço de recrutamento e mais jogadoras. Acho que na 2a divisão estaremos mais competitivos

Como é que um plantel com três quartos das jogadoras a já ter passado por seleções, joga isto. As quatro jogadoras que saíram, não justificam tamanha descida de qualidade. Não podemos ter jogadoras a brilhar nas seleções que integram e depois chegar ao clube e ser isto. Algo está mal. E se há jogadoras que entendo a saída, outras que saíram para clubes de nível inferior, e para a segunda divisão e distritais, custa-me a entender. E jogadoras que mesmo a jogar num nível abaixo, continuam a ter a confiança do selecionador.

colosso gondomar

INEFICÁCIA CASTIGOU LEOAS DO FUTSAL

Por Sporting CP
02 Dez, 2023

FUTSAL

Desaire muito penalizador frente à EDC Gondomar (0-3)

A equipa principal feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu, este sábado, a EDC Gondomar e caiu por 0-3 no jogo da 12.ª jornada da fase regular da Liga.

Depois de um início repartido, a EDC Gondomar conseguiu aproveitar da melhor maneira uma rápida saída para o ataque e fez-se com a liderança do resultado. Embora as Leoas tenham esboçado uma reacção a seguir, a toada de equilíbrio na quadra continuou a ser a dominante, com muita luta e situações de perigo em ambas as balizas.

Só na recta final do primeiro tempo é que o ascendente verde e branco se intensificou, porém, apesar das oportunidades, sem prémio até ao intervalo.

Ainda assim, o Sporting CP manteve o ímpeto no reatamento da partida e foi cercando a baliza da equipa nortenha. Nas melhores situações criadas, contudo, nem a pivô Érica Ferreira - após roubo de bola em zona alta - nem Beatriz Fonseca levaram a melhor nos respectivos cara-a-cara com a guarda-redes adversária, que se foi revelando o único obstáculo ao golo do empate na segunda parte.

Foi, então, nesta fase praticamente de sentido único que a EDC Gondomar, contra a corrente do jogo, concretizou um dos seus raros ataques e Salu castigou as Leoas com o 0-2 a sete minutos do fim. Logo a seguir, a capitã Débora Venâncio ficou a centímetros de fazer o desvio decisivo para o golo Leonino, que, no entanto, não apareceria de forma manifestamente penalizadora.

Já no tudo por tudo do Sporting CP, o conjunto de Gondomar aproveitou o adiantamento da guarda-redes Leonina e apontou o 0-3 final pouco antes da última buzina.

Assim, as Leoas orientadas por João Filipe Soares, que podiam tem somado a terceira vitória seguida, continuam com os mesmos 18 pontos e no sexto lugar do campeonato, antes da ida à Luz para disputar o dérbi com o SL Benfica na próxima jornada.

Sporting CP: Bia, Júlia Santos, Cristiana Costa, Inês Lopes, Mariana Rodrigues, Beatriz Fonseca, Débora Queiroz [C], Érica Ferreira, Débora Venâncio, Marisa Amorim, Ana Lopes [GR], Cris [GR], Lima, Luana Vieira.

Levam 3 secos…e falam de ineficácia :smile:

só consegui ver os 8 minutos finais quando ainda estava 0-1 e assustei-me com o que vi. Fiquei com a impressão que as jogadoras estão completamente desmotivadas pois já as vi fazer muito mais noutros jogos.

Quem manda ali tem que se fazer alguma coisa, não podemos ter um futsal fortissimo nos homens e depois nas mulheres fazer de conta que não se passa nada. Se o problema é do treinador ou não isso não sei mas pelo menos pareceu-me hoje que não estava a conseguir passar nada de positivo para a equipa… não sei.

Concordo que o problema venha de cima. Mas mais acima do treinador.
O Marcelino demitiu-se do Sporting e ficou parado, não saiu para outro projecto. Houve ali problemas com a direcção, ninguém sai do Sporting para ficar livre no mercado.
Sporting não pode andar abaixo do 3lugar, já contando que não temos orçamento para competir com Benfica e nun’alvares.
Saíram jogadoras importantes mas penso que só isso não justifica a prestação miserável que tem sido esta época.
A selecção, simplesmente não percebo porque a Luana e a Lopes foram convocadas. Não que elas não sejam boas, pelo contrário. Mas esta época tem jogado 1 a 2 min por jogo, não é suficiente para ver nada.
Para mim, mais uma vez, teve dedo da Jordão. Sei bem como isso funciona

Mas quem é que pode concordar com a direção desportiva do futsal feminino, o que se passa aqui nem tem pés nem cabeça, ninguém sabe o que anda a fazer é um desleixo total que envergonha qualquer Sportinguista.

Como dizes, sabes como as coisas funcionam, sabes também que a
os selecionadores começam a tratar as seleções como se fossem clubes. A jogadoras, têm uma qualidade acima da média no seu escalão, “caem no goto” do selecionador e podem até nem ser convocadas nos clubes ou jogar um ou dois minutos por jogo, que acabam por ser chamadas à seleção. Mas aí está. Isso prova que não é por falta de qualidade das jogadoras que o futsal que apresentamos é desta pobreza franciscana. O Marcelino, o que deve ter acontecido é que a estrutura talvez por uma questão, seja de orçamento ou de falta de opção em termos de atletas seniores de qualidade, resolveu seguir o caminho da formação e do ADN. Aquela história do mais com menos. Coisa que eu até entenderia se não tivessem deixado sair a Sara Galhardo e a Sofia Rosendo. Possivelmente, o Marcelino, entendeu que não se adaptava a essa estratégia, e resolveu não continuar. Mas falando de treinadores, além do Marcelino, o Pedro Nobre está livre, mas será que são treinadores dispostos a um projeto baseado na formação? O 5 base do Sporting esta época, tem uma média de idades de 22 anos, e só não tem de 20, porque a Matilde Cristo, que seria a GR titular indiscutível, está lesionada. O 5 base do Benfica tem média de 29 e o do Nun’Alvares 32 ou mesmo o Novamente 27 e o Feijó 23.
Mas a idade, e um projeto baseado na formação, não é problema, porque a qualidade está lá. Uma questão que se põe. Se se apoia o projeto na formação, porque é que tendo uma pessoa que tem mais de 150 jogos na divisão principal, há meia dúzia de anos recebe um prémio da FPF, como melhor treinadora de futebol feminino. No Sporting, tem 80% de vitórias em 3 anos, não é essa pessoa a treinar a equipa. Na minha ótica. Que se calhar até estou a ver mal. Se apostamos o projeto na formação, o treinador deveria ser a pessoa que melhores prefomances consegue com as jogadoras em causa.

Pelo que se leu numa entrevista do RPA, o projeto é global. Depende da direção.

Não falei no Nobre porque ele acaba sempre despedido dos clubes que representa, arranja confusão por onde passa. O que é uma pena porque acho que é dos melhores.
A par dele, penso que o Marcelino e o Bruno Fernandes são opções a ter em conta se quisermos começar a levar isto a sério.
Se for para continuar com o projecto com base na formação, então aí sou da mesma opinião que tu, a Jordão é a pessoa indicada para isso

Quanto à seleção e às opções dos seleccionadores, pelos vistos também estás dentro do assunto porque é exatamente isso que se passa

Canal 11

https://x.com/SCPModalidades/status/1734166279475392535?s=20

Eish. Este dérbi nem se devia anunciar.

Resta saber quantas batatas nos vão espetar.

1 Curtiu

Não fazem 3 passes seguidos. Equipa patética que em nada dignifica a camisola.

Dass Ganda cabaz.

Qts levaram?

7-0 ao intervalo. Está de sonho.

1 Curtiu

Está equilibrado portanto