Futsal Feminino - Época 2023/2024

2 Curtiram

LEOAS TRIUNFAM NUM RECINTO DIFÍCIL

Por Sporting CP
18 Nov, 2023

FUTSAL

Sporting CP supera Novasemente GD por 2-3

A equipa feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o Novasemente GD por 2-3 na décima jornada da primeira fase da Liga.

Na casa de um adversário sempre complicado, foram as Leoas a inaugurar o marcador aos 11 minutos, quando Kika serviu Júlia Santos e esta, de cabeça, surpreendeu a guarda-redes.

No entanto, o Novasemente GD conseguiu virar o marcador nos últimos minutos da primeira parte graças a dois golos de Lídia Moreira e foi para o intervalo na frente por 2-1.

O Sporting CP respondeu bem na segunda parte e apontou dois golos num curto espaço de tempo. Aos 32 minutos, uma excelente jogada terminou com Érica Ferreira a servir Kika, que finalizou com sucesso ao segundo poste.

Pouco depois, Débora Venâncio recuperou a posse, tabelou com Beatriz Fonseca e atirou para defesa da guarda-redes visitada. Na recarga, contudo, a capitã não falhou e voltou a colocar o emblema de Alvalade em vantagem.

O marcador não sofreu mais alterações e o Sporting CP conquistou os três pontos.

Na próxima jornada, a formação de João Filipe Soares recebe o CDRC Tebosa.

olha, venceram…

Canal 11

Link do jogo:

final
6-1

Ao ver este jogo com o Tebosa, apesar do resultado, foi horrível, principalmente ao nível da finalização. Tenho que perguntar porque é que a equipa não rende aquilo que deveria render atendendo ao nível de algumas jogadoras.
O Sporting, é quem mais contribuiu para as seleções de sub 19 e sub 21. Tem 7, enquanto o Benfica por exemplo, tem 5. E não tem 10, porque a Matilde Cristo, titular indiscutível daquela seleção, está lesionada e deixou sair duas jogadoras, que continuam nas selecionadas.
No entanto, a qualidade destas jogadoras, não se nota nos jogos da liga.
Apesar de estarmos em séries diferentes, em Sub 19 e a jogar com uma equipa maioritariamente sub 17, temos mais do dobro dos golos do Benfica (e veja-se que elas têm mais de 40) e zero golos sofridos. A equipa B, está em terceiro, a dois pontos do segundo e com um jogo a menos, esta equipa B, num campeonato de seniores, joga com sub 19.
Quando se chega à liga placard, é a pobreza franciscana que se vê. Algo tem que mudar.

Saíram várias jogadoras da época passada, o nível baixou bastante.
Noto que já há equipas bem preparadas a todos os níveis, quer físico quer tático, mas nós não mostramos evolução, sinto que somos uma equipa cada vez mais amadora. Posso estar a ser injusto mas parece que também não ganhamos nada com a troca de treinadores.
A falta de ambição vem de cima para baixo é uma pena, porque poderíamos e deveríamos fazer melhor.

Saíram as três jogadoras mais utilizadas e uma muito experiente, segundo se diz, por não ter a utilização que esperava. Se me disseres que as que entraram ainda não mostraram o nível das que saíram. Tens toda a razão. No entanto, as jogadoras que em principio iriam fazer parte da equipa B e que estão neste momento no plantel, têm dado mostras de aportar essa qualidade. Mas por qualquer razão, não o conseguem mostrar em pleno. Curiosamente, o nível sobe, quando estão as quatro em campo em simultâneo. Os dois reforços apontaram até ao momento 6 golos. As jogadoras oriundas da formação 13. Temos 5 derrotas. Das 5 três delas eram evitáveis. O Santa Marta, que não me lembro de ter visto tanto “tiro ao boneco” sem concretização. O Feijó, é inadmissível estar a vencer 2-1, desperdiçar golos e depois deixar-se perder 2-3. E o Nun’Alvares. Não podes estar a vencer 2
1-2 e empatar 3-3, na casa de um candidato ao título e deixar-te perder a 20 segundos do fim.
A ambição seria em conseguir uma ou duas estrangeiras de qualidade inequívoca.
Sabemos que o Futsal Feminino, é 95% amador. A viver exclusivamente do futsal, portuguesas, não precisas de todos os dedos das duas mãos para as contar. Sabendo da quase impossibilidade de uma circulação norte sul e sul norte. O que fez por exemplo o Santa Luzia? Recorreu ao mercado brasileiro. O próprio Nun’álvares, não encontrando a nível nacional uma jogadora com determinadas características que quisesse ir para o Minho, foi ao Brasil. Nós temos a aposta na formação e a Teresa Jordão está a fazer um ótimo trabalho. Mas a nível de séniores. Se devido ao amadorismo da modalidade, não há possibilidade das jogadoras do Nun’Alvares ou Novasemente, e como apesar de tudo, acho que estarmos atrás de Feijó e Santa Luzia é uma situação pontual, sem ser as brasileiras do Santa Luzia, não vejo que sejam melhores do que as que temos. Vamos lá fora. O Inter de Évora, e os Leões de Porto Salvo, na segunda divisão, querem subir. Como não conseguiram portuguesas que dessem garantias, foram buscar ucrânianas e brasileiras.

Tu já apontas-te o caso da Nina que no Sporting pouco acrescentou e no Feijó é uma jogadora importante e que faz a diferença.
A mim dá-me impressão que nesta secção está tudo acomodado e ninguém escapa.
Eu do que tenho visto, grande parte das equipas que jogaram contra nós estão melhor preparadas a nível físico e tático.
Fala-se muito da formação mas não vejo qualquer jogadora diferenciada vinda de lá.

Às vezes penso que é mesmo isso, acomodação. A idea, de somos o Sporting, somos os maiores do Futsal, vai acontecer. Mas como se costuma dizer, o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário. As miúdas da formação, no seu escalão, são diferenciadas. Mas não podemos pedir a duas miúdas de 20 anos, uma de 19, três de 18, sendo que uma delas, que é a GR e que realmente faz a diferença ainda não jogou a recuperar de lesão e uma de 17, que assumam uma equipa sénior. O Benfica tem uma de 19, uma de 21, e o resto de 23 para cima. O Nun’Alvares, tem uma de 18,uma de 21 e o resto de 28 para cima. Feijó, Novasemente e Santa Luzia, têm 6 ou 7 jogadoras experientes e as miúdas podem errar.
No nosso caso, as miúdas têm que assumir e sem poder errar não podem sobressair. Aceita-se as que saíram para Espanha. Mas a Inês Pombo, a nossa jogadora mais utilizada na época passada, foi para o Distrital.

Os jogos de futsal feminino são de entrada livre…? Penso que nunca vi bilhetes à venda no site :thinking:

Todos os jogos femininos são.

Penso que só no futebol vs lamps é que é pago para adeptos mas gratuito para sócios.

Canal 11

O jogo é no Pavilhão Municipal José Gouveia, não no João Rocha.

1 Curtiu

Link do jogo:

3 - 0 :man_facepalming: :disappointed: