Futsal Feminino - Época 2023/2024

Clube de Alvalade já revelou o novo rosto da equipa para a próxima época

19 de Junho 2023, 13:37

O Sporting anunciou, esta segunda-feira, dia 19 de junho, que João Filipe Soares é o novo treinador da equipa de futsal feminino dos leões, ocupando o lugar deixado por Márcio Marcelino.

O treinador chega a Alvalade oriundo da Académica, depois de, em 2021-2022, ter subido de divisão com o emblema de Coimbra, atingindo a Liga Placard Feminina – na qual terminou, em 2022/23, na nona posição -, para um ano em que se esperam mudanças na equipa leonina.

“Estou extremamente orgulhoso por este convite e desejoso que comece esta aventura. As ambições têm de ser proporcionais à dimensão deste clube. Temos de colocar o futsal feminino no patamar de grande referência em Portugal e é esse o nosso propósito. Aposta na formação, gente nova com muita qualidade, acreditar nas jogadoras que cá estão, que somos capazes de lhes dar ainda condições para melhorarem o rendimento, acreditarmos todos na mensagem que vai ser passada e confio que os resultados vão ser positivos e que a época vai ser extremamente proveitosa”, começou por dizer, nas suas primeiras declarações como técnico verde e branco.

“A ideia é a de ‘picar’ e ‘provocar’ as jogadoras já feitas e que fazem parte do plantel de que é possível melhorar o rendimento delas, trazer esta gente nova com ambição fresca e sangue na guelra para ‘provocarem’ essas jogadoras mais maduras e elas depois sentirem que estão a ter esse retorno que se traduz nos minutos de utilização dentro do campo. Vamos procurar fazer isto tudo. Não queremos precipitar ou acelerar rendimentos de atletas, mas em função daquilo que elas forem dando, de certeza absoluta que elas vão para dentro do campo para poderem mostrar aos sócios e simpatizantes a qualidade que têm. Terá de haver essa mescla [experiência e juventude] e depois, quem mostrar mais rendimento e mais motivação e melhor identificação com as ideias que pretendemos, estará dentro de campo a jogar”, acrescentou.

“O Sporting tem muitas jogadoras de qualidade, julgo que é possível evoluírem ainda um pouco mais, é possível que o talento que elas têm seja traduzido em rendimento dentro do campo e é isso que eu vou procurar fazer. Quando chega um treinador novo há uma nova mensagem, há como que um ‘reset’ e todas as jogadoras se sentem um bocadinho mais motivadas e eu vou procura aproveitar esse elã e extrair delas mais rendimento. O que vi do Sporting na época passada foi gente competente, gente com qualidade, com margem de progressão muito grande, vou procurar ir ao encontro disso mesmo: procurar torná-las melhores jogadoras”, referiu ainda.

De seguida, o treinador, bastante amigo de Nuno Dias, técnico da equipa masculina, comentou a referência que o mesmo se tornou.

“Sim. Joguei um ano com ele na Académica de Coimbra e cinco anos no Instituto D. João V. Vamo-nos encontrando e falando. O Nuno Dias já é o melhor do Mundo, eu estou a começar agora, quero que o futsal feminino olhe para o masculino e veja que é possível. Temos de colocar o futsal feminino também lá no topo. Nuno Dias vai ser uma referência para mim, vai ser um exemplo, espero aprender imenso com ele e, se calhar, trazer também alguma coisa de novo, que possa ser útil para o Sporting”.

Por fim, o novo timoneiro das leoas deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Os adeptos podem esperar de mim que vou tentar colocar esta equipa nas grandes decisões, nas finais, na luta pelos títulos. Quero ver este pavilhão com muita gente, a vibrar com aquilo que está a acontecer dentro da quadra e no final, espero que sejamos todos felizes”.

Confira a publicação:

“Estou extremamente orgulhoso por este convite e desejoso que comece esta aventura. As ambições têm de ser proporcionais à dimensão deste clube”.

𝐉𝐨𝐚̃𝐨 𝐅𝐢𝐥𝐢𝐩𝐞 𝐒𝐨𝐚𝐫𝐞𝐬 é o novo treinador do #FutsalFemSCP

Bem-vindo, míster
http://bit.ly/3NAxHHn pic.twitter.com/4FZODB4CTy

— Sporting CP – Modalidades (@SCPModalidades) June 19, 2023

PLANTEL : Cristina Fonseca, Matilde Cristo, Débora Venâncio, Débora Queiróz, Ana Alves, Cristiana Costa, Beatriz Santos, Luana Vieira, Marisa Amorim, Inês Lima e Kika.
promoção a equipa A— Inês Lopes.

SAÍDAS: seis saídas : Débora Lavrador (Marin), Carolina Pedreira (Marin), Cláudia Pereira, Carlota Galvão, Inês Pombo (Torreense) e Ana Margarida Silva.

Ui começa com o discurso da formação !!! Todos sabemos como isto vai acabar, tb ouvi isto no hóquei feminino….

1 Curtiu

Afinal para azar de muitos o Futsal Fem. vai continuar.

Não temos outra hipótese senão aperfeiçoar mos as miúdas da formação. Lê os argumentos do Ribatejano e ficas a saber porquê

existe formação no futsal feminino ?

Sim. Embora competição nacional só existe em sub19

e temos equipa ?

Sim, perdemos a final 2-1 com os lamps, depois de ter ganho a fase de grupos a sul

Só uma correção. Ganhamos as duas primeiras fases. E poderíamos ter ganho, a final se não acontece um imponderável. A nossa GR, que é a que acabou a época nas seniores e que fez 18 anos em abril, está para as juniores como a Ana Catarina, está para as seniores (ou seja, partes em vantagem com ela na baliza) lesionou-se com o resultado em 0-0, a saída dela desorientou a equipa. Se não fosse isso, tudo seria possível.

Novo treinador? uuaauuu

Desta é que é??

Amam muito as modalidades, estes dirigentes.

Já estou a ver o Varandas a ver esta anúncio e a ligar aflito ao Miguel Afonso a perguntar porque raio saiu o Nuno Dias.

Ao perceber que leu mal (novamente) e que tem Futsal Feminino fica em êxtase e liga ao Braga que quer 10 minutos dele na Sporting TV a falar no investimento feito no desporto feminino com ênfase no Futebol e Futsal Feminino e que o próximo passo é reabrir o Hóquei, Basquetebol e Andebol naquilo que será uma medida única no Ecletismo do Sporting.

Entretanto, é comunicado que o Hóquei Feminino foi “cancelado” e pede para não existir qualquer comunicado. Segundo o Varandas, os sportinguistas podem não notar e ele assim anuncia que abriu a modalidade ao fim de anos sem equipa oficial.

#nãoestoupreocupado
#herançapesada
#maiscommenos

Foto João Pedro Morais

JOÃO FILIPE SOARES É O NOVO TÉCNICO DO FUTSAL FEMININO

Por Sporting CP
19 Jun, 2023

FUTSAL

Orientava a AA Coimbra e espera tirar o máximo rendimento da equipa Leonina

João Filipe Soares é o novo treinador da equipa de futsal feminino do Sporting CP. O técnico, que na temporada anterior orientou a Associação Académica de Coimbra, sucede a Márcio Marcelino no comando técnico das Leoas e na apresentação vincou a alegria pelo novo desafio profissional em declarações aos meios de comunicação Sporting CP.

“Estou extremamente orgulhoso por este convite e desejoso que comece esta aventura. As ambições têm de ser proporcionais à dimensão deste clube. Temos de colocar o futsal feminino no patamar de grande referência em Portugal e é esse o nosso propósito. Aposta na formação, gente nova com muita qualidade, acreditar nas jogadoras que cá estão, que somos capazes de lhes dar ainda condições para melhorarem o rendimento, acreditarmos todos na mensagem que vai ser passada e confio que os resultados vão ser positivos e que a época vai ser extremamente proveitosa”, referiu, nas primeiras palavras como treinador da equipa de futsal feminino do Sporting CP.

O treinador explicou as bases em que vai assentar o projecto da equipa principal de futsal feminino do Sporting CP.

“A ideia é a de ‘picar’ e ‘provocar’ as jogadoras já feitas e que fazem parte do plantel de que é possível melhorar o rendimento delas, trazer esta gente nova com ambição fresca e sangue na guelra para ‘provocarem’ essas jogadoras mais maduras e elas depois sentirem que estão a ter esse retorno que se traduz nos minutos de utilização dentro do campo. Vamos procurar fazer isto tudo. Não queremos precipitar ou acelerar rendimentos de atletas, mas em função daquilo que elas forem dando, de certeza absoluta que elas vão para dentro do campo para poderem mostrar aos sócios e simpatizantes a qualidade que têm. Terá de haver essa mescla [experiência e juventude] e depois, quem mostrar mais rendimento e mais motivação e melhor identificação com as ideias que pretendemos, estará dentro de campo a jogar”.

Na temporada anterior, João Filipe Soares defrontou o Sporting CP na qualidade de adversário das Leoas e já tem o raio X à qualidade das jogadoras da equipa Leonina.

“O Sporting CP tem muitas jogadoras de qualidade, julgo que é possível evoluírem ainda um pouco mais, é possível que o talento que elas têm seja traduzido em rendimento dentro do campo e é isso que eu vou procurar fazer. Quando chega um treinador novo há uma nova mensagem, há como que um ‘reset’ e todas as jogadoras se sentem um bocadinho mais motivadas e eu vou procura aproveitar esse elã e extrair delas mais rendimento. O que vi do Sporting CP na época passada foi gente competente, gente com qualidade, com margem de progressão muito grande, vou procurar ir ao encontro disso mesmo: procurar torná-las melhores jogadoras”, sintetizou.

Amigo de Nuno Dias, com quem jogou futsal, João Filipe Soares tem no treinador da equipa masculina de futsal a grande referência. “Sim. Joguei um ano com ele na Académica de Coimbra e cinco anos no Instituto D. João V. Vamo-nos encontrando e falando. O Nuno Dias já é o melhor do Mundo, eu estou a começar agora, quero que o futsal feminino olhe para o masculino e veja que é possível. Temos de colocar o futsal feminino também lá no topo. Nuno Dias vai ser uma referência para mim, vai ser um exemplo, espero aprender imenso com ele e, se calhar, trazer também alguma coisa de novo, que possa ser útil para o Sporting.”

Por fim, João Filipe Soares deixou uma mensagem aos adeptos Sportinguistas. “Os adeptos podem esperar de mim que vou tentar colocar esta equipa nas grandes decisões, nas finais, na luta pelos títulos. Quero ver este pavilhão com muita gente, a vibrar com aquilo que está a acontecer dentro da quadra e no final, espero que sejamos todos felizes.”

Teresa Jordão, coordenadora de futsal feminino do Sporting CP, destacou a qualidade do novo treinador Leonino. “O grande objectivo do Sporting CP é uma aposta clara na formação, é óbvio que nós não conseguimos apostar na formação se não tivermos jogadoras mais experientes e isso vem nesta continuidade. O João Filipe é um treinador que está, há muitos anos, ligado ao feminino. Foi campeão nacional em 2014/2015 quando era treinador do Nova Semente Grupo Desportivo, antes disso coordenou e orientou as equipas da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal. Desde sempre ligado ao feminino, conhece muito bem o feminino e é aposta para dar continuidade a este projecto, com base sempre na formação, que é o grande objectivo do Sporting CP”, descreveu.

Verdade, mas a primeira fase é bater em mortas. Sofremos 2 golos em 8 jogos…

Ainda estou para perceber se com este formato, se não é melhor ficar em 2.º na 2.ª fase do que em primeiro. As nossas jogadoras ficaram um mês sem jogar até à meia final.

Duas baixas, a debilitar ainda mais a equipa:

https://twitter.com/marin_futsal/status/1679828134021955586

https://twitter.com/marin_futsal/status/1680903952366272512

é para fechar no final de 2023/2024?

Mais um ano para terminar em 3.º.

Enquanto esta geração dos lamps não acabar vai ser assim e ainda faltam vários anos

Próxima a fechar :thinking:

O Sporting não descarta o Futsal Feminino, porque há escalões de formação. Mas tudo é feito para não termos equipa para objetivos de títulos, mas sim, só por ter

Duas saídas que custam, mas não as podemos censurar. Trocam um campeonato que é encarado de forma amadora por 75% dos clubes, pela melhor liga do mundo e por um clube que não é nada mau, apesar de ter perdido este ano, aquela que nos últimos dois anos, foi considerada a melhor GR do mundo.
@fernandes foca aqui um ponto fundamental. A geração atual. Tirando no Benfica e no Nun’Alvares, não há infelizmente em Portugal, quem nos possa fazer subir o nível. Talvez a Lídia Moreira, da Novamente ou a Ana Azevedo, que esta época vai para o Nun’Alvares, mas de resto, não há. Como o Sporting, opta por não recorrer ao mercado NFL, a única solução é esperar pela mudança de geração. Já somos o clube com mais convocadas em sub 19 e sub 17. Dizer que é para fechar ou que o Sporting não investe porque não liga à modalidade é só estúpido e revela um total desconhecimento do que é a modalidade no feminino. Metam uma coisa na cabeça, o Sporting não se reforça porque não há reforços disponíveis melhores que as jogadoras que temos e que possam acrescentar. Ou NFL ou então nada.

1 Curtiu