Acho que há uma diferença que pode ditar o sucesso desta medida na Arábia Saudita e não China, na Arábia Saudita o futebol é o desporto número 1 e os estádios estão quase sempre cheios, já na China nunca o foi. Já para nem falar que não estão apenas apostar no futebol mas sim no desporto de forma global com presença nas corridas de automobilismo e motociclismo como também vão organizar os Jogos Asiáticos de Inverno
Realmente o dinheiro compra tudo ![]()
Jogos asiáticos de Inverno no deserto
Porque vai ser no Verão duh.
Arábia não vai ter nada haver com a China , percebo a comparação
Mas o dinheiro que iram investir , ano após ano vai rebentar completamente com grandes ligas ( perdem os melhores jogadores )
Cada vez mais o futebol e negócio é maioria quer e dinheiro e não Champions
A FIFA tem que rever rapidamente o mercado de transferências. Meter um máximo anual que um clube possa gastar e um salary cap tbm secalhar seriam uma boa solução
Por acaso tenho ideia que na China o futebol é um dos desportos mais populares também.
Não creio que isto seja sustentável por muito tempo. A Arábia Saudita é uma das sociedades mais fechadas do mundo. Uma sociedade em que as mulheres são tratadas piores do que gado, e em que os homens também têm muitas das suas liberdades restringidas.
“Nenhum” ocidental aguenta ficar lá a viver muito tempo.
Conheço pessoalmente um jogador profissional, com quem tenho uma relação pessoal (embora não muito próxima), que passou uma temporada num país árabe. Conseguiu aquele que foi o melhor contrato da sua carreira, de longe. Mas não aguentou muito tempo. Desde o clima, os hábitos, as restrições para a mulher e filhos (basicamente passavam os dias no condomínio e pouco mais), o comportamento dos homens locais para com a sua mulher.
Não é para todos. Ou és alguém que não tinha nada e vês ali uma boa oportunidade de salvar a tua carreira financeiramente, ou és um “craque” em fim de carreira e jogas lá um ano para terminar com um contrato chorudo, ou muito sinceramente, não estou a ver a liga Saudita a ter capacidade de segurar craques durante muitos anos.
(e depois ainda há a questão do próprio clima).
Ha’ 8 anos atras um estrangeiro em Riyahd apenas podia andar com um guia e em transporte privado. Isto porque ainda havia justica popular e desmembramento publico do acusado.
Ainda ha muito a evoluir mas agora penso que ja’ pode andar livremente.
Qatar, UAE, Saudi, Kuwait sao paises para se fazer dinheiro em deterimento de se viver.
Uma primeira abordagem que tive para a Telco
Up to US$120k tax free plus expat (flights visa relocation medical schooling bonus and end of service gratuity)
Quem quer viver vem para Portugal ![]()
Mas eu entendo a questão financeira.
Por exemplo, para um jogador tipo Fábio Martins ou Chico Geraldes é uma forma de assegurar um conforto financeiro que na Europa jamais conseguiriam.
Agora, gajos como o Bernardo Silva (falando de jogadores de topo que ainda estão longe do fim da carreira) não precisam disso. O que já ganharam é mais que suficiente para viver uma vida inteira muito confortável sem qualquer preocupação financeira. E é com estes - aqueles que elevariam o nível da liga - que eu acho que não se consegue sustentabilidade no futuro. Porque atrais uns quantos durante uns anos e depois começam a regressar.
Dito isto, posso estar completamente errado, mas continuo a achar que isto resulta para craques em fim de carreira e jogadores medianos.
O Al-Ittihad do NES continua forte no mercado. Foram campeões o ano passado e já tinham uma série de bons jogadores (Romarinho, Hamdallah, Coronado…) e agora reforçaram-se com Benzema, Kante e Jota.
Também depende do perfil do jogador. O Bernardo Silva é um craque, toda a gente o reconhece como um excelente jogador, mas com aquele perfil meio low-profile. Pode ser muito bom mas nunca vai ser a estrela de equipa nenhuma de alto nível na Europa. Não tem arcaboiço para isso.
Na Arábia ganha balúrdios e pode ser a estrela lá do sítio. ![]()
eishhh o marega pode guardar bem esse tweet para mostrar aos netos
ser substituido pelo bernardo
Só um aparte nesse video: a camisola nova é super estranha.