Futebol Norte-Americano - Good Ol' Yankee Soccer

Sempre senti falta de um tópico para discutirmos o futebol nos Estados Unidos e respectivos satélites futebolísticos, como o Canadá, Porto Rico e quase todas as outras nações caribenhas.

Eu sei que muitos vão estranhar isto, mas em Portugal existe pelo menos uma pessoa, eu, que gosta deste futebol. Isto está quase ao nível dos gostos futebolísticos do Brendever ou dos vários foristas fãs do futebol suazi. Quase.
E sinceramente nem vos sei explicar o porquê da minha atracção por este futebol, que diga-se em termos de qualidade, salvas raras excepções, está ao nível das equipas mais fracas da primeira liga.
Este interesse deve ter começado através da NBA. Quem aqui segue desporto americano sabe que o desporto lá, é visto de uma forma completamente diferente do futebol na Europa, aliás, arrisco-me a dizer que há mais semelhanças entre o desporto europeu e chinês do que entre o europeu e norte-americano. Lá é tudo tão diferente e exótico que deve ter sido esse um dos principais catalizadores do meu interesse.

Começando com um bocadinho de história.
O Estados Unidos foram um dos primeiros países onde o futebol chegou, aliás, chegou tão cedo, que na altura nem havia regras, só umas ideias um pouco vagas de como se devia jogar. Este pseudo-futebol acabou por dar origem ao futebol americano e ao association football, mais conhecido como soccer.
Um oceano de distância e a mentalidade americana acabaram por tornar o futebol por lá, algo bastante diferente do que nós conhecemos. E infelizmente o soccer começou a perder espaço para o futebol americano. No fundo havia dois tipos de futebol, o futebol para homens e o futebol para mulheres. O futebol para homens levou a melhor, até que o oceano e a mentalidade americana foram perdendo força com o aproximar do final do século. O futebol nos Estados Unidos convergiu para o futebol do resto do mundo e começou a ganhar força por lá, ao mesmo tempo que os escandalos no futebol americano relacionados com as lesões gravíssimas que ocorrem nos jogos, começaram a afastar alguns dos habituais fãs de NFL.
E é assim que se encontra actualmente, em crescendo, a liga aumenta de tamanho a uma velocidade impressionante e chega a cada vez mais mercados, aumenta o número de equipas universitárias e do ensino secundário, e hoje em dia o soccer ultrapassou alguns desportos tradicionais como o baseball, entre os desportos mais jogados nestas ligas para jovens. O caminho ainda é longo até que o futebol se torne um dos principais desportos nos Estados Unidos, mas cada vez mais isso parece inveitável.

Até me senti ofendido por teres comparado o ENORME futebol do campeonato da Suazilândia com esse “futebol” dos EUA. :cartao: :twisted:

Eu acompanhei mais a MLS há uns anos atrás quando ainda permitiam o acesso aos jogos através do site oficial da Liga deles. Eram streams de excelente qualidade e sempre me entretia nas apostas chegando até a ganhar uns cobres se bem que é um campeonato muito imprevisível! Nesta altura não tenho conhecimento de quais as melhores equipas, nem quem são os melhores jogadores por não acompanhar a MLS, mas espero ver essas questões esclarecidas neste tópico.

:offtopic:
Acho que este ano os Mbabane Swallows vão recuperar o ceptro de campeões! :victory:

Bom tópico… também julgo que já cá fazia falta.

Costumo acompanhar os jogos da MLS (até porque aposto bastante neste campeonato) e a qualidade das equipas é cada vez melhor. A juntar aos reformados de qualidade que vão lá receber uns cobres (ex: Beckam), está o contingente latino (mexicanos, hondurenhos, chilenos, etc) que empresta a qualidade técnica que os americanos tinham em dose mais baixa.
Os jogos são em regra geral emocionantes, com grande entrega por parte de todos os jogadores e o público é cada vez em maior número em todos os estádios. Aliás, estive uma vez no site oficial da MLS a ver as assistências e parece-me que ultrapassam em média as assistências em Portugal.
Já que dinheiro é coisa que não falta por aquelas bandas, julgo que a pouco e pouco não serão só os reformados europeus e sul-americanos a irem para a MLS: alguns dos craques que jogam na Europa também começarão a ver que é capaz de compensar escolher este campeonato. Para além disso, já existem vários americanos a jogar em ligas europeias o que lhes vai conferindo uma boa experiência para que quando um dia voltem a jogar na liga do seu país levem todos esses conhecimentos e experiência para lá.
A juntar a tudo isto, têm uma selecção que cada vez mais causa algumas dificuldades às principais selecções mundiais: a selecção americana não é nada fácil de bater hoje em dia.

Conclusão: uma liga a começar a ter cada vez mais interesse.

Este campeonato passado foi um dos mais previsíveis até hoje, os LA Galaxy (sem Beckham) estiveram quase sempre em primeiro lugar, a fase mais complicada por sinal foi a fase final quando o Beckham recuperou. Tanto que apesar de vencerem o campeonato propriamente dito, acabaram por perder os playoffs para apurar o vencedor da MLS.

Mas é normalmente muito imprevisível, os Drafts e tectos salariais acabam por tornar a liga muito equilibrada, quem leva a vantagem é normalmente quem tem os melhores treinadores, e quem tem os melhores DP (jogadores cujo salário não conta para o tecto salarial).

De momento a equipa mais forte parecem-me os LA Galaxy, não tanto graças ao Beckham mas sim graças ao treinador Bruce Arena e à direcção do clube. O Bruce trouxe alguns dos melhores jogadores americanos para LA, tanto através dos drafts como de negócios directos. Têm o Landon Donovan, muito provavelmente o melhor da liga, o Edson Buddle que fez um campeonato de sonho e deve-se mudar para a Premier League em Janeiro. Um dos melhores jovens centrais, o gigantesco Omar González. Um jovem médio que para mim foi a revelação da época dos Galaxy, o Michael Stephens. E ainda um jovem 10 brasileiro, o Juninho Gomes, emprestado pelo São Paulo como parte de um acordo entre os dois clubes.
Têm ainda no balneário e banco um grupo de veteranos sempre disponíveis para liderar moralmente a equipa. Como o Berhalter, o Lewis, o Klein, o Kovalenko, o Mathis e o Kirovski.

De resto as outras equipas têm todas qualidade muito semelhante, excepto uma ou outra mais fraca.

Esperemos que não. Com aquele equipamento fazem-me lembrar o benfica. GREEN MAMBA FTW!!!

Sem dúvida, equipas com médias muito baixas são regra geral “terminadas”.

As melhores assitências são por norma no norte, como por exemplo os “meus” Seattle Sounders com uma média de 36000. Ou os Philadelphia Union com 35000 e os Toronto FC com 18500.
Isto deve melhorar ainda mais com os dois novos clubes, os Vancouver Whtiecaps e os Portland Timbers que mesmo na segunda liga tinham médias de fazer inveja à maioria dos clubes da MLS.

joaommx esse Kirovski de que falas foi o que jogou aqui?

É o mesmo cepo. :great:

Tentando manter o tópico vivo apesar da offseason.

Esta é a época dos negócios e já houve uns bem sonantes.
Está na hora de fazer um primeiro balanço, agora que já se realizaram o Expansion Draft e o Re-Entry Draft. Mas ainda está para vir o SuperDraft, que se realiza a 13 de Janeiro.

Expansion Draft:
Tal como nas restantes ligas profissionais americanas, os direitos para participar na MLS são atribuídos segundo critérios não desportivos. A próxima época vai por isso contar com duas equipas históricas do soccer que disputavam um correspondente a uma segunda divisão. Essas equipas são os Vancouver Whitecaps do Canadá e os Portland Timbers do estado de Oregon.
Para que estas duas equipas fiquem mais competitivas para a nova época realizou-se o Expansion Draft.
Basicamente cada equipa da MLS protegeu um certo número de jogadores do seu plantel, e os Whitecaps e Timbers escolheram à vez 10 jogadores cada entre os que ficaram expostos.

O Re-Entry Draft, o primeiro da história, teve como intuito recolocar os jogadores em fim de contrato e que tenham experiência na MLS.

De entre os negócios que já houve, destaco:

Jonathan Bornstein - Chivas USA -> Tigres UANL (MEX)
O mal amado lateral esquerdo internacional abandonou uma das equipas mais fracas da MLS e vai tentar a sua sorte no campeonato mexicano. Entretanto os seus direitos na MLS foram adquiridos pelos Timbers que ficam com ele quando ele voltar ao campeonato.
Jay DeMerit - Wolves (ENG) -> Vancouver Whitecaps
Depois de não renovar o contrato com os Wolves no Verão o defesa central internacional, assinou com os Whitecaps para a próxima época.
Joe Cannon - San Jose Eartquakes -> Vancouver Whitecaps
O experiente guarda-redes estava tapado nos Earthquakes onde enfrentava a concorrência do Jon Busch.
Arturo Alvarez - San Jose Eartquakes -> Real Salt Lake
O médio internacional salvadorenho abandona o meio campo dos Earthquakes onde vinha a perder espaço e muda-se para os fortíssimos Real Salt Lake, que ficaram em segundo lugar no ano passado.
Atiba Harris - FC Dallas -> Vancouver Whitecaps
O enorme extremo de São Cristóvão e Neves abandona os FC Dallas via Expansion Draft e junta-se aos Vancouver Whitecaps.
Dax McCarty - FC Dallas -> DC United
Uma transferência que deixou os adeptos de Dallas a espumar da boca. O jovem médio de transição, recém internacional americano foi deixado desprotegido pela equipa de Dallas durante o Expansion Draft. Foi seleccionado pelos Timbers que o venderam de imediato ao DC United.
Wilman Conde - Chicago Fire -> Club Atlas (MEX)
Um dos melhores centrais da MLS, o colombiano Wilman Conde vai tentar a sua sorte na liga mexicana.
Kerrea Gilbert - Arsenal (ENG) -> Portland Timbers
O jovem lateral direito não viu o seu contrato renovado no Verão e muda-se para os Timbers.
Juan Pablo Ángel - NY Red Bulls -> LA Galaxy
O experiente ponta de lança colombiano mudou-se para a outra costa através do Re-Entry Draft, onde vai substituir o Edson Buddle. Os Galaxy não ficam a perder muito com a mudança. É provavelmente o segundo melhor avançado da liga depois do Buddle.
Estou a excluir o Henry destas considerações porque até agora quase não jogou nos Red Bulls.
Jeff Cunningham - FC Dallas -> Columbus Crew
O veterano avançado, segundo melhor marcador da história da MLS ainda está para as curvas, como o provam os seus 12 golos na época passada. Depois de não renovar com os Dallas, volta à sua primeira equipa.
Frankie Hejduk - Kansas City Wizards -> LA Galaxy
O lateral direito está cada vez mais velho mas continua tão mau quanto antigamente. Transfere-se directamente para o banco de LA.
Robbie Findley - Real Salt Lake -> Nottingham Forest
Não sei o porque das internacionalizações, ou da titularidade no Mundial. Há (muitos) avançados melhores na MLS. Que o digam os seus 6 golos em 26 jogos. Em Salt Lake City ninguém vai ter saudades… Eu pelo menos não tinha.

Houve ainda três grandes jogadores que estavam emprestados e foram comprados pelos seus clubes:

Álvaro Saborío - Sion -> Real Salt Lake
O Real Salt Lake comprou em definitivo o passe do seu goleador costa-riquenho.
Fredy Montero - Deportivo Cali -> Seattle Sounders
Estou farto de o sugerir. Este avançado/extremo ainda vai dar que falar na Europa.
David Ferreira - Atlético Paranaense -> FC Dallas
MVP da MLS na época transacta o experiente dez colombiano tem nos pés a magia que falta aos outros. Com 8 golos e 13 assistências foi o principal responsável por a equipa de Dallas ter conseguido ir à final dos Playoffs e ter conquistado um excelente quarto lugar na fase de campeonato.

Em relação a transferências, chega-nos a notícia que o melhor marcador da fase de campeonato da época passada, o Edson Buddle, assinou, vá-se lá saber porquê, com o Ingolstadt da segunda Bundesliga…
Um verdadeiro desperdício. Suponho que este excelente avançado não tenha conseguido um clube melhor por causa da idade (29 anos).

Consta também que o capitão do Toronto FC, o avançado/médio ofensivo Dwayne De Rosario, pode estar à procura de clube na Europa. É um excelente jogador, mas vai-se colocar de novo o problema da idade (32 anos).

[hr]

O SuperDraft realizou-se no passado dia 13, e aqui fica a lista de jogadores seleccionados.
Já agora, o “nosso” Lebo Pila, o tal jogador que era tão bom que interessou ao Sporting, e que o jornal sul africano que lançou a notícia até disse que ia ganhar um importante prémio de futebol universitário, não foi seleccionado por nenhuma equipa tal como previ.

Primeira Ronda:

| Equipa | Jogador | Posição | Altura (cm) | Peso (kg) | Data de Nascimento | Natural de: | Universidade/Equipa anterior

  1. Vancouver Omar Salgado FW 193 77 9/10/1993 El Paso, Texas U.S. U-20 national team

É o jogador mais jovem a ser escolhido neste ano, e foi logo o primeiro a sê-lo! Este americano que também tem nacionalidade mexicana jogava nas camadas jovens do Chivas Guadalajara, com quem rescindiu para entrar no Draft.

  1. Portland Darlington Nagbe MF 175 75 9/23/1988 Lakewood, Colo. University of Akron

Venceu o Hermann Trophy, para o melhor jogador universitário de 2010.

  1. DC United Perry Kitchen MF 183 73 2/29/1992 Indianapolis, Ind. University of Akron

  2. Chivas Zarek Valentin DF 180 70 8/6/1991 Lancaster, Pa. University of Akron

  3. Philadelphia Zac MacMath GK 188 80 8/7/1991 St. Petersburg, Fla. University of Maryland

  4. New England A.J. Soares DF 183 77 11/28/1988 Solana Beach, Calif. University of California

  5. Houston Kofi Sarkodie DF 175 70 3/22/1991 Huber Heights, Ohio University of Akron

  6. Vancouver Michael Nanchoff MF 173 68 9/24/1988 North Royalton, Ohio University of Akron

  7. Chicago Jalil Anibaba DF 183 77 10/19/1988 Davis, Calif. University of North Carolina

  8. Kansas City CJ Sapong FW 185 84 12/27/1988 Manassas, Va. James Madison University

  9. Houston Will Bruin FW 188 88 10/24/1989 St. Louis, Mo. Indiana University

  10. Columbus Rich Balchan DF 183 75 1/18/1989 Carmel, Ind. Indiana University

  11. NY Red Bulls Corey Hertzog FW 183 78 8/1/1990 Reading, Pa. Penn State University

  12. Chivas Victor Estupiñán FW - - 3/5/1988 Quininde, Ecuador LDU Quito (Ecuador)

  13. Columbus Justin Meram FW 185 75 12/4/1988 Shelby Township, Mich. University of Michigan

  14. LA Galaxy Paolo Cardozo MF 163 - 6/9/1989 Montevideo, Uruguay Quilmes AC (Argentina)

  15. Dallas Bobby Warshaw DF 183 84 11/21/1988 Mechanicsburg, Pa. Stanford University

  16. Colorado Eddie Ababio DF 180 77 1/1/1988 Tampa, Fla. University of North Carolina

Segunda Ronda:

  1. Vancouver Jeb Brovsky MF 185 77 12/3/1988 Lakewood, Colo. University of Notre Dame

  2. Seattle Michael Tetteh MF 173 70 1/16/1989 Accra, Ghana Univ. California, Santa Barbara

  3. Seattle Juan Leone Cruz DF 183 78 6/13/1987 Round Rock, Texas Southern Methodist Univ.

  4. Portland Chris Taylor MF 185 73 5/12/1989 Edmond, Okla. University of Tulsa

  5. Philadelphia Michael Farfan MF 175 73 6/23/1988 San Diego, Calif. University of North Carolina

  6. New England Stephen McCarthy MF 193 84 7/21/1988 Dallas, Texas University of North Carolina

  7. NY Red Bulls John Rooney MF 178 80 12/17/1990 Liverpool, England Macclesfield Town FC (England)

Irmão mais novo do Wayne Rooney.

  1. Toronto Demitrius Omphroy DF 178 75 5/30/1989 Alameda, Calif. University of California

  2. Seattle Servando Carrasco MF 178 77 8/13/1988 San Diego, Calif. University of California

  3. Columbus Cole Grossman MF 183 75 4/10/1989 St. Louis, Mo. Duke University

  4. Seattle Bryan Meredith GK 188 79 8/2/1989 Scotch Plains, N.J. Monmouth University

  5. NY Red Bulls Tyler Lassiter DF 183 77 4/7/1989 Wake Forest, N.C. North Carolina State Univ.

  6. DC United Chris Korb DF 175 73 10/8/1987 Gates Mills, Ohio University of Akron

  7. Kansas City J.T. Murray DF 180 75 8/4/1988 Grove City, Ohio University of Louisville

  8. San Jose Anthony Ampaipitakwong MF 173 73 6/14/1988 Carrollton, Texas University of Akron

  9. LA Galaxy Hector Jimenez MF 175 64 11/3/1988 Bell Gardens, Calif. University of California

  10. Dallas Charlie Campbell MF 178 75 1/15/1988 Mundelein, Ill. University of Louisville

  11. Colorado Colin Givens DF 180 82 4/8/1989 Troy, Mich. Michigan State University

Terceira Ronda:

  1. Vancouver Bilal Duckett DF 188 75 1/9/1989 Peachtree City, Ga. Univ. of Notre Dame

  2. NY Red Bulls Billy Cortes MF 180 82 12/1/1988 Mission Viejo, Calif. University of Maryland

  3. New England Steven Perry FW 183 79 9/7/1988 Edmond, Okla. Univ. of Notre Dame

  4. Chivas Jon Okafor MF 185 78 8/25/1989 Verona, N.J. Brown University

  5. Philadelphia Levi Houapeu FW 173 73 6/22/1989 Abidjan, Ivory Coast Univ. Md. - Baltimore County

  6. New England Ryan Kinne MF 173 73 8/31/1989 Naugatuck, Ct. Monmouth University

  7. Toronto Matt Gold MF 175 75 6/14/1988 San Antonio, Texas Ohio State University

  8. Toronto Junior Burgos MF 180 76 8/14/1988 San Bruno, Calif. Cal Poly, San Luis Obispo

  9. Chicago Jason Herrick FW 180 75 10/5/1987 Elmhurst, Ill. University of Maryland

Este jogador também é árbitro.

  1. Kansas City Konrad Warzycha MF 183 86 2/14/1989 Dublin, Ohio Ohio State University

Filho do actual treinador do Columbus Crew e ex-médio do Everton e selecção polaca, Robert Warzycha.

  1. Seattle Alex Caskey MF 178 69 7/22/1988 Dunwoody, Ga. Davidson College

  2. Columbus Bernardo Añor MF 180 72 5/24/1988 Caracas, Venezuela Univ. of South Florida

  3. Toronto Joao Plata MF 160 - 3/1/1992 Guayaquil, Ecuador LDU Quito (Ecuador)

  4. DC United Joe Willis GK 196 86 8/10/1988 St. Louis, Mo. University of Denver

  5. Chicago Davis Paul FW 173 66 10/12/1988 Upland, Calif. University of California

  6. Real Salt Lake Jarad vanSchaik MF 185 84 12/11/1988 Tualatin, Ore. University of Portland

  7. Dallas Scott Gordon DF 193 86 4/6/1988 Boca Raton, Fla. Lynn University

  8. New England Alan Koger FW 188 82 9/23/1987 Spencer, Va. College of William & Mary

Nunca vi nenhum deles jogar, mas consta que este grupo de jogadores é consideravelmente mais fraco que o do ano passado. À que realçar, no entanto, que o ano passado foi um ano de excepção, com imensos rookies a conseguirem conquistar lugares nas suas equipas, e alguns deles com grande importância.

Nova equipa da MLS

[url]http://www.sportingkc.com/[/url]

:great:

Achas que era bom jogador para o nosso SCP?

O Lebo Pila devia estar era a ser noticiado para esta!

A equipa não é nova, essa equipa é a histórica Kansas City Wizards, só que mudaram de nome e de símbolo.

Não é totalmente a mesma coisa , pois com o nome Sporting eles vão criar também uma equipa de Rugby e de Lacrosse

Só agora é que reparei que fui referenciado no primeiro post :mrgreen:

[url]http://soccer.fanhouse.com/2010/11/17/sporting-kansas-city-looks-abroad-for-inspiration-not-validatio/[/url]

E vão também mudar de estádio, para um estádio constuído de propósito para a equipa e para a prática de futebol (antes jogavam num estádio de baseball).

Mas os fãs, donos, património desportivo e não desportivo continuam a ser os mesmos.

Sim, definitivamente. Ele, e provavelmente também o Andy Najar do DC United. Mas iam precisar de um período de adaptação.

“Sporting” also has a meaning that is, to this point, unique to a foreign culture. Several organizations around the world use the name, with Lisbon’s Sporting Clube de Portugal the most famous by far.

:great:

Já são a minha segunda equipa :victory: