Futebol Inglês - Parte 2

equipas do tugão estilo city, arsenal, tottenham, dortmund, frankfurt fora. só contando vitórias e não bons jogos porque foram vários em campos dificílimos.
mas para ti o processo defensivo do rui borges(7 jogos em 11 a sofrer golos, incluindo 2 do paços que tinha 5 golos na época, kairat, etc, pior defesa no campeonato que gil vicente e famalicão) era melhor que o de amorim portanto tens uma memória muito particular dos tempos do antecessor ou então uma visão muito particular dos tempos atuais de domínio contra equipas fora da esfera do tugão, que tem sido avassalador da nossa parte.

Claro que a desonestidade intelectual tinha de atacar novamente, misturando diferentes fases de Amorim, jogos em que vencemos jogando bola mas com sorte descomunal e ignorando com toda a pompa e circunstância jogos em que fomos totalmente ultrapassados a nível de táctica e estratégia por equipas relativamente modestas, mas bem montadas.

Quem lê pensa que as prestações europeias do Sporting foram uma maravilha com Amorim e que claudicámos apenas no fim perante algum colosso (e só porque tivemos um dia mau!)… enfim.

3 Curtiram

não, ninguém pensa isso até porque não aludi a esse nível de qualidade europeia em nenhuma parte do que disse.
tendo em conta o ponto de partida(19/20, um clube adormecido e com um plantel péssimo) tiveste dores de crescimento e maus momentos que, mesmo contabilizados, totalizam sem dúvida a tua era de melhores desempenhos na europa nos últimos 50 anos. nunca em tão poucos anos totalizamos tantas vitórias contra adversários superiores, tem 1 das 2 presenças da história nos oitavos( teria 2 das 3 se não tivesse saído, todos sabemos disso) e sem os falhanços em turim e em alvalade, onde dominámos a juve, estaríamos numas meias finais da liga europa onde tudo seria possível.
grandes acidentes de percurso mas no geral um passo em frente enorme do Sporting em termos de estofo europeu. até poderia analisar época a época mas seria um exercício que não faz sentido nesta altura,

desonestidade intelectual seria eu negar que isso aconteceu. nunca disse nada sequer remotamente parecido a isso.
a única desonetidade é:

isto que é objetivamente falso

1 Curtiu

Aaah… só que não é. Eu lembro-me bem do Ajax, Lask Linz, M City (não o dos 4-1), Braga, Porto, Juve, Marselha, Atalanta, entre outros… e não vou buscar equipas definitivamente fracas para a coisa não piorar.

3 Curtiram

claramente falo chinês. devo ter dito que dominámos os jogos todos na europa sem ter dado conta

só o facto de mencionares estes três jogos diz tudo :rofl: juventus completamente dominada nas duas mãos, marselha a levar chocolate até ficarmos duas vezes com 10 na 1a parte( e uma vez com 9 na 2a) com erros individuais ridículos, atalanta com momentos de superioridade inequívoca da atalanta mas também com uma eliminatória onde fomos claramente superiores e que não eliminamos o que viria a ser o vencedor da liga europa por ineficácia ofensiva brutal.
nem vou perder tempo a discutir mais isso, primeiro porque não é produtivo e segundo porque é óbvio que fazes revisionismo desse período e que misturas questões emocionais da saída com análise objetiva da realidade( que até extrapola para o atual treinador).
anoto o nível de jogos que consideraste maus da nossa parte, metade deles num período onde tínhamos 1 ano de amorim e um plantel com vários jogadores que hoje não calçavam ou que estão hoje no plantel mas com mais 4/5 anos de experiência. vou esperar padrões de exigência semelhantes na campanha europeia deste ano

1 Curtiu

Não fomos nunca superiores em nenhum dos 4 jogos à Atalanta, não entendo como vês que fomos melhores na eliminatória.

Fomos competitivos qb e na 2a mão tivemos oportunidades na 2a parte? Ok.

Agora, ver a Atalanta contra nós nessa época em qualquer um dos 4 jogos ficou foi a sensação que “there’s levels to this shit". Lição total do Gasperini ao Amorim.

4 Curtiram

nos jogos da fase de grupos nunca fomos superiores, inclusive na 1a parte em alvalade fomos completamente abafados.
na fase a eliminar vi um jogo equilibrado em alvalade e um jogo em itália onde não vencemos meramente por ineficácia nas duas áreas, com o adan a comprometer gravemente e o paulinho e edwards entre si a falharem 3 oportunidades flagrantes. parecido à questão da juventus onde o adan compromete na bola parada em turin e depois o bellerin falha um sitter lá e o coates outro cá, sendo que fora esses lances específicos parece-me que fomos mais equipa no geral.
não discordo do último parágrafo, gasperini superiorizou-se em muitos momentos. mas considerar que as dificuldades que tivemos nesses 4 jogos, lá está também com muitos bons momentos, são ilustrativos de uma suposta era europeia onde éramos atropelados por todos não me parece ajustado à realidade

1 Curtiu

5 Curtiram

Para a criançada que não passou por lá…

https://x.com/CuriosidadesPRL/status/1980061406914543896

Eu cheguei a jogar em campos de pó de pedra que quando chovia era um autêntico lamaçal.

4 Curtiram

Ah, então vitórias morais já é ok e erros individuais ridículos também!

Então se formos ver a derrota com Nápoles, derrota com Porto e empate com Braga e aplicarmos os mesmos critérios, então a conclusão é que afinal é a mesma história com o RB… ah espera, o gajo não se chama Amorim, então já não dá!

E quanto aos jogadores com mais 4-5 anos de experiência… se calhar também 40-50% menos fome de vitórias (já ganharam praticamente tudo o que realisticamente podem ganhar numa equipa como o Sporting)… só que isso já não dá jeito à tua narrativa, claro.

2 Curtiram

nem sei que diga devo mesmo falar chinês :rofl: erros individuais acontecem e estão na origem de basicamente todos os golos. trata-se de analisar qualidade exibicional, nível de desempenho do jogo ajustado ao adversário. independentemente do resultado. lembro-me por exemplo de empatar na luz em 22/23 e de ser massacrado. melhor que em 23/24 onde demos chocolate mas com a expulsão do inácio( erro individual) viraram o jogo nos descontos e ganharam? não. foi uma exibição bem conseguida com derrota enquanto a outra foi uma péssima exibição que bafejada com sorte deu empate.
contra o braga não jogaste pevide. terias ganho sem o erro individual mas seria uma péssima exibição na mesma. contra o nápoles criaste 2 lances ofensivos o jogo inteiro( não vais adivinhar… um penalti que foi um erro individual grosseiro, uma falta sem cabimento, e o lance do pote que é um erro defensivo grosseiro) e passaste 60 minutos a jogar à cremonese. contra o paços o segundo golo é um frango e o terceiro um auto golo, dá para dizer que sem erros individuais terias sido eliminado da taça e que ainda bem que o borges foi bafejado por essa sorte? não.
é difícil dizer um jogo grande na era borges comparável a uma juventus por exemplo porque nós simplesmente não temos um bom desempenho contra nenhuma equipa de braga para cima. com amorim tínhamos bons, maus, ganhávamos com sorte, perdíamos com azar, um pouco de tudo. agora simplesmente não aparecemos em nenhum desses jogos com qualidade com margem para dizer “dominámos os gajos, que azar”.

claro, é a minha narrativa.
por isso é que as empresas só contratam estagiários e dispensam os seniors todos. clubes iguais, é tudo jovens com fome e jogadores feitos na rua.
um gajo dizer que uma equipa mais madura tem mais condições para vencer é narrativa por causa da fome :rofl: se calhar a narrativa tá mais no teu espelho.
curiosamente o ano passado 10 dos 11 titulares também tinham esses anos todos de experiências e conquistas mas tiveram bastante fome durante a maior parte do ano. ao fim do 5º ano os jogadores perdem a fome, é um fenómeno cientificamente provado.

1 Curtiu

Concordo, há ali um boa parte do jogo da 2ª mão onde nunca tinha visto a Atalanta tão fragilizada. Fomos de uma nabice atroz a finalizar, essa Liga Europa estava completamente ao alcance.

1 Curtiu

Às vezes não sei se não fazes de propósito…

Há jogadores que, mesmo mais experientes, continuam a manter performances elevadas ou até crescentes no mesmo clube, ano após ano… mas outros não, e não é por acaso que tantas vezes aceitam novos desafios (não é apenas pelo dinheiro).

A arte na gestão do plantel após uma época de sucesso está exatamente em saber identificar quem precisa de novos ares e quem precisa de ser convencido a continuar. E também quem, continuando, precisa de alguém que possa evoluir à sua sombra, colocando novos desafios e vontade em evoluir.

O mercado do Sporting foi catastrófico, e não apenas porque não se colmataram desequilíbrios graves, mas também porque não se arranjaram jogadores para permitir versatilidade em algumas situações mais específicas para alguns jogos, nem para retirar do comodismo alguns dos jogadores com mais experiência e que teriam beneficiado de alguma concorrência para a posição.

espero que tenhamos novo treinador(competente) este ano para tirarmos a teima do “comodismo” deste grupo.

Eu também acho que com o Amorim, mesmo não sendo grande coisa como nunca somos, tivemos umas coisitas melhores na Europa (também umas boas humilhações, mas diria que faz parte).

O que não concordo é mesmo com a tua análise dos jogos contra a Atalanta. Na 1a mão por exemplo, só não somos atropelados em casa (e a rodar a equipa) porque não calhou. Acho que a Atalanta até é mesmo o “case study” da equipa europeia que nos deu mais dificuldade na era Amorim. E deu a sensação que podíamos estar ali uns 10 ou 20 jogos para lhes ganharmos uma eliminatória. Competimos mas éramos claramente inferiores . E viu-se bem.

1 Curtiu

Pensava que isto era o tópico do futebol Inglês, mas parece que me enganei e entrei no tópico da discussão dos jogos europeus / derbys do Amorim no Sporting. Erro meu.

Se ao menos houvesse um tópico do Ruben Amorim onde isso pudesse ser discutido…

3 Curtiram

Tens de admitir que falar do Sporting no tópico do futebol inglês nem chega ao top 200 de off topic que este forum já produziu/é capaz de produzir.

Se o tópico de transferências no verão é o equivalente a uma house party de filme americano, isto deve ser para aí o equivalente a fingir que estamos a fumar um cigarro de chocolate.

1 Curtiu

Sim, vem um novo, encosta o Pote, Trincão e etc para meter o inominado imaginado que não existe porque não foi contratado, e depois lá se vai a tua outra teoria que não tem ponta por onde se lhe pegue que temos jogadores ultra-estratosféricos.

O modelo de jogo do Amorim era certamente mais atraente que este actual, disso não tenho dúvidas. Que conseguisse assim tão melhores resultados… duvido. Com os jogadores actuais e sem o Gyökeres, o tipo de jogo do Amorim não ia além de um 4º lugar na liga tuga, e era derrotado sem apelo nem agravo pelos Ajaxs e Atalantas.

Isso é o equivalente de dizer “não te podes queixar das rendas altas porque nos países de terceiro mundo nem casas há”. São ambos motivos válidos de queixa, não é por haver pior que uma situação deixa de ser incorreta.

Se eu for ao tópico do Rui Borges fazer 10-15 posts sobre os melhores sítios para visitar em trás-os-montes também não chego ao top 200 de off topic do fórum, se vamos medir por essa bitola então era um caos.

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
se achas genuinamente isso nem vale a pena dizer mais nada

1 Curtiu