Man Utd - piores classificações no topo da liga inglesa (EPL e First Division) nos últimos 50 anos:
- 1989 / 90 → 13º lugar
- 1972 / 73 → 18º lugar
- 1973 / 74 → 21º lugar (desceu de divisão)
Eles agora também só estão focados na liga Europa, não muito pelo significado da vitória em si da competição mas pelo acesso à champions o que muda todo o budget para a temporada seguinte e a abordagem ao mercado.
Sim e o nélson semedo na dazn disse que o estádio que mais gostou foi o dos Spurs, mas quanto a ambientes, as pessoas que frequentam os estádios das equipas de londres já não são as mesmas dos anos 90 ou 00 e não tem comparação, olha por exemplo, com o everton, aston villa ou Liverpool, de cidades como essas que ainda vês o povão no estádio.
Um grande ambiente na Premier League é no estadio do Crystal Palace recomendo vivamente.
Eu acho que o palace tem mesmo uma claque. Mas eu desconfio sempre de clubes onde os adeptos dizem em entrevistas “Sou do palace porque nasci nesta zona mas apoio spurs/Arsenal/chelsea” e já vi várias entrevistas assim.
O ambiente no estadio é fantastico disso de apoiarem outros clubes deve ser fake(malta paga ou que fazem passar por supostos adeptos) os Ingleses por norma não tem outros clubes é so um e fica assim. Outro estadio fantastico para se ver um jogo á velha Inglesa é Elland Road casa do Leeds United.
Sim, sei que por norma é como tu falas mas há clubes ali em londres como o brentford que “apareceu” agora que de certeza haverá gente que apoia o clube mas que segue o big 3 de londres. Ah sim o elland road sim e o leeds faz falta à premier. Há muitos clubes históricos e de grande dimensão social que não estão na premier e se olhar à bundesliga então… Hamburgo, Hertha, Colónia, Schalke 04… Mas é o que é, más gestões e hoje em dia saltas fora.
Eu até estou admirado de nenhum magnata a sério não ter pegado no Leeds,é um clube com muitos adeptos por toda a Inglaterra e tem a vantagem de ser o unico clube de expressão de uma das maiores cidades Inglesas.
Curiosidade sobre essa descida, foi o Dennis Law (mito do clube e 1º Bola de Ouro pelo Náite - antes do Bobby Charlton) a marcar o golo que os condenou, quando foi acabar a carreira no City.
O Hamburgo então é um caso do outro mundo, o último da Bundesliga a nunca ter descido a cair (até tinha um contador no estádio), e de 2018 para cá ainda não conseguiu voltar.
E na Bundesliga a regra dos 50+1 impede muito investimento doido, até por isso na 3ª divisão jogos com 30.000 espectadores não são nada de surpreendente.
Este ano acho que vai ser! Também têm tido uns azares nos últimos anos. O Schalke é capaz de ser o 3o clube na Alemanha em termos populares, era o clube do hitler até, mete 60k na 2a divisão e não vai subir…
Uma das maiores estorias de foclore do futebol Inglês mas na realidade mesmo se não tivesse marcado o Manchester United ja estava condenado á descida fruto de resultados noutros jogos.
Curioso o Dortmund ser o clube mais popular na antiga RDA. O Werder Bremen no Norte já não me surpreende, passa muito despercebido mas é o 3° clube com mais pontos no ranking de todos os tempos da Bundesliga.
Eu acho que só existe um clube da antiga RDA na actual bundesliga que é o leipzig, leipzig esse que é um clube recente e que é odiado em toda a Alemanha por de certa maneira contornar a lei dos 50+1 fazendo-se até passar por Rasenball Leipzig para “fugir” à Red Bull. Eu não sei como ficou o pensamento das pessoas dali que viveram ou tiveram familiares que viveram debaixo da ocupação soviética pós 2a Guerra Mundial até à queda do muro de berlim em 91 acho, mas para aqueles lados lembro-me do Dynamo de Dresden que tem actualmente uma claque de extrema direita que vandaliza tudo por onde passa, o magdeburg que foi aquela equipa que nos eliminou na véspera do 25 de abril de 1974, ano que fomos campeões nacionais, havia também um clube que era Karl Marx não sei quê que também ganhou umas coisas e o dynamo de berlin. Tudo que era Dynamo era equipa do estado (rda) e julgo que havia uma conotada com a gestapo (polícia política). Depois tens o Hertha de berlim ali que tem popularidade também mas que o estádio olímpico foi o utilizado por hitler no período do nazismo para a propaganda nazi nos jogos olímpicos e que não colhe muita simpatia por isso e “recentemente” o union berlin que já fica do lado oriental de berlim mas com conotação de esquerda, claramente anti-nazi.
Um super clube em termos de apoio é o Dínamo de Dresden:
A história do Union Berlim na Bundesliga também tem sido muito bonita.
A Alemanha é a grande cultura do adepto na Europa Ocidental, nada parecido. Lá para as divisões amadoras a Inglaterra mantém isso, mas até à League One está quase tudo destruído.
Mas são muito malucos. Há um mês num jogo fora com o aachen deixaram o estádio e o interior assim. Muito radicais mesmo.
O Newcastle está numa forma estrondosa, hoje foram mais 5. Parece-me que lhe fez muito bem ganhar a Taça da Liga Inglesa.