Futebol Feminino - Época 2025/2026

Eu não me fiava muito nisso. Assinou há um ano e certamente não assinou só por um ano, e este ano já demos muito dinheiro ao Salvador .

Compreendo te muito bem. Eu tambem quando era mais novo sofria de tal maneira com os jogos e mercado de inverno que o meu saudoso pai proibiu-me ver jogos na tv e de ir ao antigo pavilhão ver jogos de futsal e hóquei. Por isso sei bem o preço dessa ansiosidade. Eu neste momento não consigo assistir jogos só quando vāo ao Minho, ou país Basco, ou Galiza. E compreendo.

1 Curtiu

Acredita que a Erica seja central/DD e ultima caso DE. E espero que o grande valor de ela o fazer sempre o melhor possível e com boas prestações, percebam o talento ali que é raro hoje em dia arranjar. Com a vinda da Emma tens o lado direito assegurado toda a linha, ela tem bem essa capacidade. Mas mesmo assim é arriscado por que perdes profundidade a meu ver na ala ao não teres uma ala direito que consiga abrir. Fazer o que se com a Bia não foi o melhor, perdeu-se alguma acutilância, por que ao mesmo tempo tinha que vir defender e as vezes dobrar as centrais. A Ashley era importante de não sair, mas ao sair diria que deviamos mandar vir a Daria e apostar nela tem tudo para ser uma central única e bem trabalhada será muito importante para nós e para seleção que é bem fraquinha nessa questão fisica e aérea. Isto é o meu ponto de vista.

1 Curtiu

https://x.com/zerozerofem/status/2065427284643697047?s=20

tem qualidade?

Há pouquíssimos anos, a Mariana Cabral, goste-se ou não, anteviu o que começa agora a acontecer com as jovens jogadoras que concluem os primeiros ciclos de formação do FF em Portugal. Nunca houve no mercado tantas boas jogadoras portuguesas como agora. Como ela dizia, é bom para os clubes que as formam mas também é bom para o futebol feminino, que vai beneficiar do facto de muitas delas terem de procurar espaço noutros clubes, fazendo-os crescer.

Mas se quisermos ser “gestores” podemos questionar se vale a pena os clubes apostarem na formação. Os custos de scouting e formação são grandes, o retorno é nulo. Em termos económicos e desportivos, parece mais vantajoso chegar ao Verão e ir ao mercado buscar jogadoras de 24/25 anos já feitas. Trabalhar desta forma, em cima de contratos curtos e precários é muito fácil.

O próprio Porto pode constituir uma equipa competitiva de jovens jogadoras sem ter gasto 1€ em formação.

O Benfica está diariamente a dispensar boas jogadoras porque não cabem no seu plantel.

Se não houver forma de rentabilizar o investimento na formação, a tendência, infelizmente, tenderá a ser reduzir o investimento na mesma.

Tem qualidade, mas o problema é a estatura,1m67 para uma central…

A solução, passaria como eu já disse, já que querem ter um campeonato com 10 equipas, pela criação de um campeonato sub-23, como há em Itália ou Inglaterra. Um exemplo, para ver a utilidade desses campeonatos. O Manchester City, fez um total de 32 jogos. Para esses 32 jogos convocou 40 jogadoras. Dessas 40 convocadas, 16, jogaram mais de metade dos jogos No Chelsea em 37 jogadoras 17 fizeram mais metade dos jogos. Arsenal a mesma coisa. Na Itália, igual. Só 50% jogadoras convocadas durante toda a época jogam ais de metade dos jogos.
Em Espanha França e Alemanha, há um regulamento de equipas B tal como em Portugal, limitado a sub 23. Mas nesses países com a competitividade e qualidade de jogo que se ganha nas equipas B, não é comparável a Portugal. A liga BPI tem 10 equipas. Vamos excluir Benfica, Sporting e Torreense e desconhecendo ainda o Porto. Dez equipas da segunda divisão espanhola, francesa, ou alemã, seriam capaz de disputar taco a taco ou mesmo vencer as restantes equipas da Liga BPI. Em Portugal para ver jogos de qualidade na segunda divisão, tem que ser entre equipas B. Depois há aquilo que tu dizes. Não há paciência para esperar. Por exemplo o Valadares perdeu mais de uma dúzia de jogadoras. Contrata uma série de americanas acima de 23 anos e volta a ter uma equipa competitiva. Outro exemplo, o Rio Ave o ano passado, dispensou 19 jogadoras da segunda para a primeira e não desceu. Outra coisa que prejudica estas jogadoras, é o regulamento da FIFA de empréstimos que limita a seis o número de emprestados.
Por isso um campeonato sub-23, seria o ideal para as jogadoras continuarem a desenvolver com qualidade. E se há 22 milhões para investir no futebol feminino, se calhar este era um bom investimento.

Mas no Valadares, viu-se que pode jogar e bem, noutra posição que não central. No entanto, qualquer clube que a for buscar é para central.

Parece que vai assinar pelo Valadares:

No jogo contra nos, onde a Ana Tomaz decidiu foi das melhores em campo.

Não me admiraria de a ver no Sporting a médio prazo (27/28), mas isto não é informação. É só suposição baseada em análise lógica.

Andreia Jacinto no Real Madrid

https://www.zerozero.pt/noticias/andreia-jacinto-e-o-mais-recente-reforco-do-real-madrid/1145153

Está na hora de o Sporting começar a fazer publicações destas também. Com o o Sporting a começar esta semana, ou no máximo na próxima segunda feira, e a preparar uma competição europeia, certamente que as jogadoras contratadas, terão autorização para se apresentar antes do dia 1. Por isso, toca a anunciar.

Boa noite
Fala se do interesse do Sporting numa Anna Marques do Bochum, e da Brendha do Flamengo, alguem pode confirmar me se ha realmente interesse ou forum so 2 nomes que ja se falou mas que nao interessam ?

Não sei se há interesse ou não mas a haver seria para a equipa b. A Anna Marques já a vi jogar pela seleção e joga bem.

As primeiras cinco saídas foram anunciadas.

-Anna Wellmann

-Catarina Potra

-Beatriz Fonseca

-Brittany Raphino

-Rita Almeida

A Wellman e a Bia Meio Metro seriam jogadores a tentar manter, as restantes nem por isso.

A Wellmann e a Beatriz são a maior perda, mas não é uma surpresa.

Surpresa é talvez o facto de terem ficado algumas que é suposto sair. Talvez os anúncios de saídas não fiquem por aqui.

Óbvio que a Bia não ia ficar com este boneco que se diz treinador. E num clube sem qualquer projeto

8 Curtiram

Das que acabam contrato vai tudo embora. Menos a Andreia Bravo que ao não ter o nome nesta lista deve renovar.

A Anna Marques e a Brendha, são duas jogadoras NFL, e se no caso da Anna Marques, poder haver um interesse pela posição onde joga, no caso da Brendha, demonstraria simplesmente um desconhecimento total da realidade futebolística atual entre os dois países.
Neste momento, a nível de formação, o Brasil, não é superior a Portugal. Ainda na passada a semana no jogo entre seleções de sub-20 quem fez a diferença, foi uma jogadora que apesar de Brasileira, nunca jogou no Brasil. Fez a sua formação entre Valadares e Benfica. Outra coisa que também fez a diferença para o 1-3 final favorável ao Brasil foi o dia menos bom da nossa guarda-redes Rafaela Mendonça. O campeonato brasileiro de sub-20, não é assim tão superior ao nosso campeonato de sub 19, ou ao campeonato nacional da segunda divisão. A Brendha, de 19 anos, fez, e isso é o que se pede a uma ponta de lança, 13 golos em 9 jogos no sub 20. A Sara Moreira, de 15 anos (4 anos de diferença), fez, só na fase final, 10, em 10 jogos. A Eva Carreira, com menos dois anos, fez 22 golos em 20 jogos na segunda divisão. A Joana Reis, uma extremo (logo, sem a mesma obrigação de marcar golos) da mesma idade da Brendha, marcou 18 golos em 16 jogos na segunda divisão. Ou mesmo a Ana Tomaz.
E saindo do Sporting, temos a Luana Bessa do Braga, a Diana Costa do Benfica. Ou seja em termos de pontas de lança, não é preciso ir lá fora e se formos, temos a melhor formação do mundo aqui ao lado.