Agora e tarde mas esta menina Sophie van Proost descobria no mesmo europeu da Arques.
Outra que deviam ter tentado ha muito tempo era a Erica. Aqui infelizmente esta se a nanar. Falo aqui como falo noutras modalidades e no F. MASCULINO, o Sporting nao consegue ir buscar os melhores para a formacao, ate no futsal comeca se a sentir isso. E tambem falha na aposta de jovens
Mas tu achas mesmo, que as coisas são feitas em cima do joelho?
Que o Sporting não escolheu há meses e já negociou as novas jogadoras. E depois o mais importante. Se é difícil a trazer jogadoras para Portugal para a liga BPI. Muito mais difícil é trazer para a segunda divisão. É que os regulamentos não alteram por ser o Sporting. Existe um limite de jogadoras estrangeiras na ficha de jogo. E acima de tudo existem jogadoras sob contrato.
Sinceramente neste momento acho que poucos sao os setores do sporting com projetos a serio. E infelizmente acho que o fut femenino e um pouco amador, como estou a achar o futsal tudo feito em cima do joelho
Parece amadorismo em varias vertentes sim verdade, mas como diz o nosso colega Ribatejano, as coisas no FF são diferente trabalha-se de maneira diferente, já vem com alguns meses de antecedencia, quando se houve de falar de rumores significa hipóteses, quando são hipóteses são praticamente certezas. É assim que tem acontecido. Agora nós temos boas jovens na linha média e ataque, Ana Tomaz aposta-se nela e verão que boa jogadora é. Assim com Carol Santiago, como a Maísa. Fomos campeãs de Sub-19 é preciso fazer o método que o Barça está a fazer e dar alguma rotatividade e ir buscar talento. Agora temos que ver que a nossa Liga não é grande coisa. E não é atrativa quer em escaloes de formação, quer em séniores para se trazer grandes valores. É o meu ponto de vista atenção.
Pedro desculpa mas por exemplo Portugal nao e atrativo em andebol , nos ultimos anos o Sporting foi buscar 4 internacionais espanhois , alguns considerados as maiores promessas da sua geracao.
O Sporting Femenino foi buscar a Arques , a Ria, a Maiahara, a Olivia. E preciso e busca las antes dos tubaroes estarem de olho nelas, tu consegues antecipar te .
Nós deveríamos tentar fazer o mesmo que o Barcelona. Mas o barcelona tem uma vantagem que é por regulamento espanhol que não tem limite como em Portugal para as NFL. Se formos a ver o Barcelona forma mesmo as estrangeiras. Contrata para a equipa A, jogadores para serem titulares inequívocas. As jovens promessas vão para a equipa B e são aí envolvidas no processo e sistema de jogo. É outra coisa todas as todas as equipas do Barcelona, jogam igual. Mas se o Barcelona consegue fazer isso, o Sporting, pelo menos nos tempos próximos, nunca conseguirá e porquê?
Uma coisa a jogar numa Primera Federacion espanhola, em que a qualidade global, ultrapassa a da Liga BPI, outra é jogar na segunda divisão portuguesa em que a qualidade, está em 3 equipas B e mais duas ou três.
Seria utópico, pensar que jovens promessas mundiais acetaria uma situação dessas.
No meio do marasmo que constitui o futebol feminino em Portugal, há 2 ou 3 coisas que podem ser apelativas para jogadoras de bom nível;
- Oportunidade de jogar na Champions. Por exemplo, a Espanha é tetracampeã europeia de Sub19, mas depois são muito poucas as jogadoras que lá chegam. Há excesso de qualidade nos 3 principais clubes espanhóis. Temos a maior potência da formação do futebol feminino mundial ao lado de casa;
- Possibilidade de integração no futebol europeu. Embora as americanas e canadianas sejam super atletas, têm défices técnicos e táticos na formação. O futebol em Portugal complementa-as nessas áreas (A Olivia, a Geneva e até a Seabert (embora já estivesse na europa) são um bom exemplo);
- Temos um campeonato incrível para as atletas que conciliam o gosto pelo futebol pelo gosto em viajar. Oferecemos sol, boa comida e muito tempo livre para passear (só é chocante para quem pensa o futebol feminino como se fosse o masculino)
Da mesma forma que a Mafalda Mariano não será apenas rumor, quando surgir.
Estares a dar evolução tática na Jeneva, é ser muito bondoso. De resto tens toda a razão. Nesses pontos. Só te esqueces de um ponto. Apenas dois ou três clubes terão capacidade para contratar essas jogadoras acima da média e o problema do futebol português não é a qualidade de jogadores do Sporting, Benfica, Torreense, Braga, Vitória, Valadares, RP e agora Porto. O problema, é a qualidade dos outros. Se a Liga fosse tipo a Liga Dinamarquesa, ou a Belga, com 8 clubes numa main round 14 jogos, e depois dois grupos de 4, mais seis jogos. Daria muita qualidade e competitividade que ai sim atrairia essas jogadoras.
Admiro sinceramente a paixão com que se antevê a proxima época por aqui.
Mesmo amor ao clube - parabéns pela dedicação.
Pena ser feminino e estarmos no sporting.
Este ponto deveria mudar.
Por exemplo, o Barcelona masculino fez 57 jogos esta época, o Barcelona feminino 48.
O Lyon masculino fez 48 jogos, as Lyonnes fizeram 43.
O Leuven, campeão belga feminino fez 40 jogos.
A Roma feminino, campeão italiano, fez 44 jogos.
O Sporting feminino fez 33 jogos.
O Benfica feminino, 36.
Não vás a Sporting e Benfica, que felizmente para eles não são exemplo para o que é o calendário português.
Uma equipa eliminada na primeira fase da taça da liga e primeiro jogo da taça de Portugal, faz 23 jogos.
Para mostrar o que está mal, Sporting, campeão nacional de sub 19, com uma média de idades inferior a 17 anos, fez, 21 jogos. As equipas B, sem taça, fizeram 28.
Resumindo, uma equipa sub 19 faz 21 jogos. Uma B, 28 e uma equipa da Liga BPI, faz um mínimo de 23.
Ou seja, uma equipa “normal” da Liga BPI, tem pouco mais competição que as sub 19 e tem muito menos competição que as da segunda divisão.
Complementando em relação ao nosso péssimo calendário. Este calendário, pode até impedir que o Sporting contrate uma guarda-redes internacional de bom nível. Sabe-se que em princípio (ainda mais sendo na Polónia), a Júlia vai ao mundial sub-20. Ao mesmo tempo o Sporting tem uma eliminatória Europeia decisiva e teria que ter uma guarda-redes à altura dessa eliminatória. No entanto, e estando no plantel a Julia, que é considerada pelo Painel de especialistas da UEFA, como uma das melhores guarda-redes europeias sub 20, quem é a guarda-redes de um nível é alto que aceitaria vir. Muitas aceitariam se o Micael fizesse o mesmo que faz o Francisco Neto, as guarda-redes jogarem jogo sim jogo não, mas aí é que entra o grande problema do campeonato. Qual é a guarda-redes, jovem ou menos jovem, de créditos firmados e ambição, que aceitaria vir para um campeonato onde mesmo a jogar jogo sim jogo não, jogaria um, no máximo dois jogos por mês. Porque a média de jogos que os clubes jogam, são três por mês.
É assim que a FPF, quer que o futebol feminino português cresça?
E pelos rumores, estou a ver que irá ser cumprida a promessa de se ir apostar mais na formação.
Só que … não! ![]()
Mas rumores à parte, enquanto não houverem confirmações oficiais de novas contratações, o meu “Draft“ preferido para se irem buscar “reforços“ de qualidade para a nova época, são todas jogadoras do Sporting B:
– A sério?!? ninguém diria! ![]()
Ana Laura Gonçalves, 17a
Ana Tomaz, 19a
Alexis Valderrama, 19a ![]()
Charlotte Schmit, 20a ![]()
Eva Carreira, 17a
Íris Fernandes, 16a
Joana Reis, 19a
Matilde Sousa, 19a
E já, já, o Ribatejano virá aqui desmotivar-me, explicando uma por uma, o porquê de nenhuma delas ter quaísquer hipóteses, em 3, 2, 1 ![]()
Em relação às jogadoras da equipa B. O Sporting para as potenciar e poder contar com elas a 100%, terá primeiro que fazer o que o Barcelona faz e que é tão defendido por exemplo por Jorge Jesus. O espelho do treino.
O que é o espelho do treino. É definido um sistema de jogo, com várias variantes para o clube, e equipa A e equipa B, treinam exatamente a mesma coisa e da mesma maneira, e jogam da mesma maneira .Assim, quando é preciso mudar uma peça, o jogadores da equipa B, sabem o que tem que fazer sem necessidade de adaptação. Com esse trabalho e com base na qualidade individual dos atletas, quando uns saem não é preciso ir buscar fora porque o há dentro de casa preparado para a função.
Um exemplo. A saída de Alexia do Barcelona. Vão contratar alguém para aquela posição. Não o devem fazer, porque a Kika foi trabalhada para isso. Basta ver a substituição normal do Barcelona. Alexia por Kika.
É claro que esse trabalho para ser feito, não pode ser feito como o Sporting normalmente trabalha com a equipa B, onde jogam mais de 30 atletas numa época.
Na minha opinião, que vale o que vale, o Sporting, deveria criar uma equipa C na quarta divisão e utilizar na equipa B, aquelas em que realmente acredita e que acha que um dia vão poder substituir as jogadoras da A.
Relativamente a essas jogadoras que indicas. Como são o futuro do Sporting. É melhor continuarem na B e serem eventualmente chamadas à A, para poderem ter tempo de jogo e não apenas treinar para uma utilização residual.
E com essa jogadoras que querem derrotar as orcs ?
E capaz de ser verdade
Todas estas jogadoras poderão ser titulares do Sporting… Daqui a 3 ou 4 anos.
Não é novidade esta notícia, mas será uma entrada positiva a sua vinda.
Todas elas tem muito futuro. Agora tudo depende do treinador.
E preciso ter coragem de apostar nelas.
Pelo que me da a entender o futebol femenino, andebol somos onde estamos melhor na formacao.
E agora isto do NFL e simplesmente ridiculo, concordo em limites de extra comunitarios, concordo que tenhamos de ter um minimo de formados localmente, mas limitar as escolhas do plantel dessa forma e ridiculo ate para o crescimento do futebol femenino em Portugal
Essa nao e rumor.