Futebol Feminino - Época 2024/2025

Epah por amor de deus é bem conhecido os trabalhos do JJ antes de chegar aos lamps. Fez bons trabalhos e apresentou bom futebol no Belenenses e no braguilha.

Cunha???

O JJ esteve numa catrefada de projetos antes desses e só se fala desses dois porquê?

Isto só quer dizer que não é por este Micael não ter nenhum trabalho ainda de relevo que sem trabalho é já rasgar antes de ver.

Quando podíamos dar um passo em frente e profissionalizar a secção, com um treinador e uma equipa técnica e de preparação física a sério, decidimos brincar às incógnitas. Enfim.

1 Curtiu

Dizem por aí, que vem uma central em janeiro, que quando é um sistema de três centrais, joga pelo lado esquerdo. Vamos aguardar se é verdade.

Parece-me que o Micael Sequeira é um treinador completamente fora do circuito, mas tem algumas boas competências. Em termos de percurso colocava-o ao nível do Filipe Celikkaya, que considero um bom treinador.
Tem formação académica, experiência nas camadas jovens e na coordenação e experiência fora do País.
Antes de criticá-lo pelo seu passado recente no Vitória, veja-se de que forma surgem essas críticas e o que conseguiu o seu sucessor.
Parece-me um treinador metódico e trabalhador, que demorará a implementar o seu jogo.
O seu grande handicap, que na minha opinião pode condicionar esta época, é o seu desconhecimento do futebol feminino. Acredito que não conheça uma única jogadora do plantel, nem uma única equipa do campeonato.
O seu adjunto também não.
Espero que sobre alguém para lhe dizer, “atenção que esta é a Claudia Neto, a melhor jogadora portuguesa de sempre”.
E espero que daqui por duas épocas estejamos a dizer que há mais um treinador no circuito e que afinal correu bem.
Total apoio.

1 Curtiu

Acredito, que ele esta semana, estará a observar e não deverá alterar nada. Contra o Damaiense, ainda deverá ser o João Mateus no banco. Depois sim, tem três semanas para preparar o RP.

O argumento de que treinador que nunca tenha treinado mulheres é um problema, não me parece ser correto. Na época passada a equipa que mais progrediu em futebol jogado foi o Valadares que precisamente recebeu um treinador (Zé Nando) que nunca tinha anteriormente estado no futebol feminino.

https://x.com/FutFemSCP/status/1843679060532310073?t=_fhk4LaCEAULMPloj5nTug&s=19

Seja o novo treinador ou o adjunto de MC a estar no banco, o noticiado pela página oficial do FutFemProf do Sporting CP, foi ter sido ele (Micael Sequeira) a conduzir o 1º treino.
E na foto aparece a nova equipa técnica, como também João Mateus.

Parece que temos a Mégane disponível.

2 Curtiram

O que quero dizer, é que (na minha opinião), seria contra producente alterar numa semana, todo o trabalho que tem sido feito até agora, havendo depois 3 semanas de interregno para aí sim se poder alterar.

É 1.6 ou 2.0? :nerd_face:

1 Curtiu

Micael Sequeira???

7 Curtiram

Central já temos no plantel a Cancelinha que não é só mais uma, é para somar, mas é preciso dar-lhe oportunidades para ela poder mostrar o seu valor, porque sem jogar não tem como provar, e a ver se este treinador lhe dá minutos, assim como à Miri que estou muito curioso para ver como se dará aqui no nosso futebol.

Falava-se aqui, da inexperiência do Micael Sequeira no Futebol Feminino. Em toda a Liga BPI, até chegarem ao Futebol Feminino, os únicos que têm melhor currículo que ele, são o Zé Nando e o Thor. E vamos falar do Futebol Feminino profissional. A seguir ao Nuno Cristóvão (que até ir para a FPF, também não tinha um currículo por aí além, no futebol sénior, treinava camadas jovens), os Campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal, foram:
Campeões Nacionais : Miguel Santos, topo de carreira, antes do Feminino, Amares (distrital de Braga, desceu de divisão isto em 16/17. É campeão nacional feminino em 18/19) Luís Andrade topo antes do feminino Alta de Lisboa, distrital, Filipa Patão, topo antes do feminino, camadas jovens distritais de Lisboa.
Taça de Portugal : João Marques, antes do feminino, estava no futebol de praia, antes, no campeonato amador do concelho da Póvoa. Mariana Cabral, distrital de infantis de Lisboa (adjunta da Patão). Marco Ramos. Ourense, distrital de Santarém.
Poderíamos ter melhor. Poderíamos, mas num país que tem o Futebol Feminino nivelado por baixo a nível de treinadores, não sei se será assim tão mau.

3 Curtiram

Chamaram?

1 Curtiu

O percurso do novo treinador é o que é, tem experiência sim na formação, mas a experiência que tem no futebol sénior não é de grande sucesso. A verdade é que tirando os selvagens dos adeptos do Vitória… adoro Setúbal! as reacções dos ex alunos do Stor, ex jogadores (lá fora tb!) e os adeptos do Merelinense é muito positiva.

Obviamente que esta contratação teve o dedo do Viana e do Amorim mas não deixa de transparecer que foi uma contratação de recurso pois nunca pensaram que a Mariana batesse com a porta nesta altura e aparenta ter sido uma contratação sem qualquer apoio do departamento de Scout por exemplo, as jogadoras provavelmente não foram tidas nem achadas - a reacção pública delas tem sido discreta no mínimo. Nem tão pouco a decisão desta escolha passou pela Margarida Batlle y Font… mas nem tinha que passar, parece-me.

Em termos de metodologia de treino, tacticas etc não conheço o Micael, provavelmente formou-se na escola do Porto e trabalhou e sabe como treina o Amorim, mas por não saber nada sobre ele prefiro estar calado.

A questão que me levanta mais dúvida é como é que vai lidar com as jogadoras e se vai conseguir “potência-las” palavras dele, uma vez que nunca trabalhou com mulheres e raparigas sem ser no contexto de um liceu. É que lembro-me da Susana Cova quando chegou ao Sporting trazia todo o conhecimento da formação feminina e por isso com experiência e mesmo assim não conseguiu ter mão no balneário na segunda temporada com os resultados que conhecemos.

Só mais um reparo… a Mariana adoptou o esquema do Amorim acente num 3-4-3 pelo menos durante quase 2 épocas. Este ano mudou para uma defesa a 4, nunca saberemos se por opção dela ou por uma questão de falta de jogadoras ideais para continuar o esquema do ano passado. E é o esquema que eu prefiro… hoje vi a segunda parte do Chelsea - Real Madrid e a treinadora do Chelsea apesar de ter montado a equipa com 4 defesas o que acontecia é que só tinha uma central a outra suposta central jogava a trinco mais na frente e as laterais compunham um trio na defesa, muito interessante.

bem, enquanto não rola a bola tenho-me divertido com os comentários de alguns alunos e alunas e que ficaram sem professor à bruta!

“Boraaa storrrr🔥”

“Então foi por isso que deixou de ser nosso stor :sob: Muitos parabéns stor!”

2 Curtiram

https://x.com/FutFemSCP/status/1843986170763743661

https://www.instagram.com/p/DA6IW-dIC0I/?igsh=Zm00d2V2bnNobWRj

3 Curtiram