Futebol Feminino - Época 2024/2025

Será o Fábio Coentrão!

https://x.com/CabineSport/status/1842230361448689742

https://x.com/marianacabral/status/1842299388523089924

4 Curtiram

Tão romântica na sua despedida como romântica nas suas decisões.

Aqui resumido ficará parte do insucesso da Mariana Cabral e o provável insucesso de toda a sua carreira, caso não corriga este misto de arrogância com romantismo de uma lírico do futebol.

Confesso que entra, facilmente, no meu top5 de desilusões no Sporting nesta última década porque acredito que em termos técnico-táticos tinha tudo paga ser A treinadora no Sporting.

Não aprendeu, não reinventou, não aceitou as falhas, não corrigiu os erros e sai pela porta dos fundos com uns valentes meses de atraso.

Desejo-lhe sucesso sempre que não esteja em causa a “derrota” do Sporting.

3 Curtiram

Até que enfim, já vai com bastante tempo de atraso.

Agora tratem de arranjar um/a substituto/a que dignifique os pergaminhos do clube.

SL

Contente pela saída da Mariana.

No entanto é preciso ter alguma noção que se a secção não der o passo em frente a nível de qualidade/organização da estrutura e um investimento maior na construção do plantel quem a vier substituir em pouco fará melhor.

2 Curtiram

O Sporting, precisa, de um treinador de futebol, e não de um treinador de futebol feminino. A minha primeira opção, seria o Zé Nando, um treinador de futebol, com experiência no feminino. Mas é óbvio, que muito dificilmente o Zé Nando, abandonaria a meio um projeto bem estruturado como é o do Valadares. Outra opção, o Bouças, além do currículo no feminino, trabalhou com Jesualdo, no Santos e no Boavista e em tático e leitura de jogo, é dos melhores. Mas podemos olhar para a família Sporting e temos por exemplo o Litos.

este ano é que devia ter sido o ano de investir a sério, melhorando contratos das nossas melhores jogadoras e com futuro no clube (muitas delas acabam contrato em 2025!) para assim por exemplo, termos aumentado a probabilidade de chegar à fase de grupos da UWCL já este ano, depois ganhar o campeonato (estamos na 4ª jornada e já parece tudo perdido!!) aproveitando o menor fulgor do rival para entrar directo sem pré eliminatórias na UWCL do próximo ano.

Fez-se um bom esforço na contratação da Telma mas deixamos sair a Olívia e não reforçamos o meio campo nem o meio campo defensivo com jogadoras que não precisem de “crescer”… este era o ano para apostar tudo e pelos vistos não se apostou quase nada.

Um jogo contra o Real Madrid em Alcochete?! sem promoção quase nenhuma ao jogo, exclusivo a sócios, a sério?

às vezes só me espantou ao longo destes últimos 3 anos a Mariana não ter batido com a porta mais cedo.

4 Curtiram

Para quem estiver a dar palpites para possíveis treinadores, não esquecer que estes terão que ter o curso de pelo menos grau III (salvo erro) para poderem ser treinadores principais de equipas da Liga BPI.

Foi o ano em que mais investimos de sempre. E não “deixámos” sair a Olivia. A Olivia saiu porque chegaram cá e pagaram a cláusula de rescisão

Ser o ano em que mais se investe não significa investir a sério. A partir do momento em que a nossa melhor jogadora é vendida, jogadora essa que carregou muitas vezes o sporting às costas, tínhamos obrigação de investir bem mais e melhor. Não se pode exigir muito de uma equipa cujo plantel não é o melhor, infelizmente. Valha-nos a Telma.

2 Curtiram

https://www.record.pt/futebol/futebol-feminino/detalhe/os-motivos-para-a-saida-de-mariana-cabral-do-sporting-viagem-de-madrugada-para-madrid-foi-a-gota-de-agua

acho que me exprimi mal até porque não percebo nada de contas e da lógica das empresas mas acho que existe uma diferença entre gastar e investir. No benfica por exemplo desde do ano que subiram à primeira liga foi o clube que mais gastou mas não “investiu” por assim dizer, o único mérito que teve até ao fim do ano passado foi ter segurado as suas melhores jogadoras durante esses anos e isso trouxe-lhes resultados e titulos, claro que pagar mais às suas jogadoras fundamentais é de certa forma um investimento pois garante um crescimento mais rápido da equipa do que deixar sair ano após ano essas jogadoras importantes.

No Sporting também temos aumentado os gastos mas isso não significa que estejamos a investir. Quando vamos buscar talentos aos EUA e assim podemos dizer que sim estamos a investir mas isso nunca será suficiente comparado com o que se faz lá fora. Para mim mais que falar em investimento deviamos falar em projectos… se o clube acha por exemplo que o desenvolvimento do projecto passa por ter os jogos contra o Real Madrid em Alcochete, ou consegue marcar uma final da supertaça à mesma hora da equipa masculina então boa sorte porque acho que não vamos passar disto. O número de espectadores no último derbi é a prova de que não existe um bom projecto nem tão pouco existe vontade para querer fazer crescer exponencialmente o futebol feminino no clube. Se fosse assim os sócios e adeptos teriam muito mais interesse nesta secção mas isso como sabes não é verdade.

O Real Madrid feminino existe à 5 ou 6 anos e caminha a passos largos para se tornar uma das referências mundiais na modalidade, fartam-se de gastar é certo mas ano após ano estão cada vez mais fortes, por exemplo eles devem ter feito um esforço financeiro brutal para segurar a Sandie Toletti [6] que esteve quase para sair mas ficou lá e com beneficio já na passagem à fase de grupos da UWCL. Se tivessemos feito o mesmo em relação à Olívia se calhar tinhamos uma equipa mais forte, não sei. Eles também não jogam no Santiago Barnabéu mas têm um bom segundo estádio a 9 minutos do centro, com estação de metro à porta e numa zona nova da cidade em crescimento.

No Sporting se existisse um projecto ambicioso e podiamos te-lo feito a tempo - seria fácil porque as verbas no feminino ainda são ridículas comparadas com o masculino, estariamos certamente agora a falar de como podemos dar luta na Europa.

3 Curtiram

Canal 11

Concordo com muito do que escreveste, falta ambição e exigência a esta seção e sempre o escrevi o problema vem de cima.
Não tarda o porto também vai estar a competir ao melhor nível, era mais que tempo de tentarmos dar um salto na competitividade do nosso futebl feminino.

1 Curtiu

Não me quero alongar mt sobre o assunto pois acompanho pouco futebol feminino.
O motivo é simples, tal como o basket masculino, o fut.feminino é daquelas onde o nível praticado em PT, é paupérrimo.

Dito isto, sempre me fez confusão que houvesse tanta gente preocupada em fazer propaganda sobre a modalidade em vez de se preocuparem em tomar medidas para aumentar o nível disto. E o nível não sobe a levar jogos de alcochete para alvalade nem a andar mais preocupado em fazer propaganda barata…

A questão de jogar no Estádio José de Alvalade ou em Alcochete são detalhes assim como a fotografia da braçadeira de TREINADOR(A) que a Mariana publicou é um detalhe mas se calhar é nos detalhes que se percebe o que o clube está disposto a fazer pelo futebol feminino no Sporting, já foi pior mas continua a ser pouco.

1 Curtiu

https://x.com/FutFemSCP/status/1842552895205499245

Com este onze, parece que a MC ainda está lá :roll_eyes:

Carlix … Só quero uma contratação válida… Perdemos em Alvalade… erros tácticos e falta de físico…

Vê os jogos do woman+ … Alemaes norueguesas outra cultura… as rabolhas fisicamente estão a outro nível!

1 Curtiu