Futebol Alemão

Retirem-lhes a Adidas dali e a Telekom e eu quero ver a grande gestão financeira.

O Bayern faz bullying na Bundesliga. Porque tem por trás quem lhes dá esse estofo financeiro. Onde o Bayern tem concorrência, aí vimos que as diferenças são poucas ou nenhumas. E este bullying que fazem a nível interno acaba por lhes tirar competitividade que precisam para as competições europeias.

Agora, também digo que os clubes alemães estão obrigados a algo mais. Sobretudo o BVB, que me parece mais preocupado com a performance financeira e do modelo de gestão, que propriamente a sua competência desportiva.

Sao opinioes mas a estrutura bem bodia optar por manter o Flick e deixar sair o Salihamidzic, mas como sabemos optaram pelo ultimo. E na minha opiniao optaram muito bem porque o Flick apesar de desportivamente ter tido uma epoca fenomenal, comecava a mostrar tiques que nao casavam bem como aquele clube e gerido.
Queria mandar totalmente na politica desportiva mas ao mesmo tempo andava a fazer olhos bonitos ao DFB para ficar com o cargo de seleccionador. Portanto estava tudo feito para sair me++da se tivessem feito tudo a maneira de Flick e depois saltar a primeira oportunidade.

E pode ser fetiche meu mas apesar da epoca do Flick, se fosse eu a decidir e sabia que podia ter Nagelsmann sem stress, tinha feito a troca tambem. Nagelsmann so nao vai dar um casamento perfeito nos proximos anos se acontecer algo muito estupido.
Como por exemplo despedir o treinador porque nao ganha a champions todos os anos. Nagelsmann tem o perfil e o potencial de ser um Ferguson no Bayern, e competente e adora a zona e o clube.

edit: ah e essa ultima frase bem eu nao sou grande apreciador do Viana nas suas funcoes, mas acho que foi muito importante na decisao de buscar o Amorim pelos valores que sabemos. Por isso se o objectivo era criticar o trabalho do Salihamidzic essa comparacao e um bocado…ate porque tambem foi o Salihamidzic que tomou a decisao de manter um “Adjunto” como principal no caso do Flick

Quer dizer que a Adidas e a Telekom so estao ali porque o Bayern nao fez o seu trabalho durante decadas a mostrar que sao um parceiro valioso. Estao ali por pura simpatia

O Wolfburg tem a Volkswagen por tras e nao fazem nem fizeram nem metade do Bayern.
O Bayer Leverkusen tem a Bayer por tras e titulos nestum e boa gestao nem por isso.
O Hamburgo tambem sempre teve parceiros pesados como alias a Adidas desde sempre, onde andam?
O Estugarda tambem teve sempre patrocinios pesados como a Mercedes e outros da regiao, e apesar de ser um dos clubes que tenho grande simpatia foram geridos por macacos em comparacao com o Bayern.
Podia encher esta pagina com outros exemplos que ter bons patrocinadores nao e garantia de ser mais facil gerir um clube ou continuar a ganhar sem acumular dividas.

O unico clube que na ultima decada estava no caminho certo a dar um passo de cada vez e voltar ao topo, e o “meu” clube na alemanha o Borussia Mönchengladbach.

Mas com a saida do Max Eberl e alguma confusao ha volta dessa saida, ainda estou para ver como vai ser daqui para a frente.
Pelo menos gostei da escolha do Treinador deste ano que tem o perfil perfeito, para ser bem sucedido no objectivo de formar um grupo estavel e competitivo sem gastar mundos e fundos.

O Eintracht Frankfurt tenho aquela simpatia normal por ser o clube melhor sucedido da minha zona, mas nunca consegui gostar mais deles do que o Gladbach ou Estugarda por exemplo. Parece que estao num bom caminho finalmente, porque tradicionalmente aquilo nao era 8 ou 80, mas 8 ou 8000 podiam perfeitamente estar na Europa um ano e no proximo quase descer.
Para mim eram o exemplo Alemao de como nao gerir um clube de futebol, mas parece que estao a dar volta mesmo estruturalmente ja parecem um clube a serio.
O velho centro de treinos deles fica mais para a formacao e o novo todo XPTO para a ala profissional parece um hotel de luxo perto do estadio.
Eu conhecendo a realidade deles a 20 anos atras com alguns colegas de escola que jogavam na formacao deles, e uma transformacao impressionante que o clube teve

O Bayern está dividido por: 75% é do clube, os restantes 25% são da Adidas, Audi e Allianz. Eles possuem um conselho de supervisores com tipos com muita experiência em gestão (um membro da Adidas, Audi, Telekom, Allianz, Unicredit) que são as principais figuras dessas empresas. Estes tipos têm muita influência sobre o conselho de administração, cujo CEO é agora o Oliver Kahn. É assim há muito. Enquanto outros clubes passam por crises, sobem e descem, o Bayern mantém-se ali sempre e com um poder financeiro superior a todos os outros. Gerido por ex-jogadores, que mesmo com formação, estão longe de serem génios da gestão. E porque que ali estão os melhores? Porque há investimentos feitos e há que garantir a boa gestão.

Mesmo que outros clubes tenham boas marcas como suporte, o Bayern tem mais influência pela dimensão que ganhou, mérito deles. Longe de mim os minimizar. Agora, há que entender de onde vem a força deles. Eles até se dão ao luxo de emprestar dinheiro a outros clubes.

E na Europa, perante outros igualmente grandes, com capacidade de investimento, o Bayern está ao mesmo nível ou num nível abaixo. É isto que falta à Bundesliga, clubes com mais capacidade para investir e com ambição, óbvio.

O Bayern é o 3 ou 4 clube com mais ligas dos campeões e será (suponho) dos clubes com mais finais…

Portanto o Bayern está claramente ao nível dos melhores entre os melhores e fa-lo partindo de uma liga espectacular e rica mas… menor. O outro ponto de realço é que conseguem estar ao nível dos melhores entre os melhores sem passivo e sem loucuras… O Barça, por exemplo, falido acaba de lhes adquirir um jogador oferecendo-lhe um contrato com o dobro da remuneração. O Bayern tinha muito mais capacidade para o fazer, mas não o fez, e não o fez precisamente por ter a tal gestão cuidada, rigorosa e consciente.

Reforço, o Bayern está entre os maiores e equipara-se (sem problemas) a Real, Barça, Juventus, Milan, Man. United, Man city, Liverpool.

Dos clubes acima digam 1 (além do Bayern) que não esteja falido ou pertença a um magnata qualquer?

Nada contra a gestão do Bayern, admiro imenso o rigor e a competência do clube. A credibilidade do clube atrai os investimentos, marcas como a Adidas e a Telekom injetam dinheiro no clube sem problema nenhum pois há retorno. Óbvio que o contexto interno ajuda imenso, o Bayern é rei e senhor na Bundesliga, assim é muito fácil manter todo o rigor, a preocupação está nas competições europeias. Agora imagina que o Bayern tinha um Real, um Barça, ou como na Inglaterra onde há um big-5, aí seria muito mais difícil manter todo o equilíbrio. E falo do domínio interno em termos de receita, de atração de marcas, de captação de investimento. No entanto, mérito deles e aqui o BVB, que já esteve no patamar deles, tinha que obrigatoriamente que fazer muito mais.

Quanto a passivos, são um problema quando há pouca receita, quando a receita é grande, o passivo pode ser gerido. O Real Madrid é o clube com a maior receita, 644,9M€, é um problema ter passivo? É um problema para o Barça, no entanto e fruto da receita continuam a sobreviver.

Eu sou confesso admirador do futebol e clubes alemães. Acho que teriam mais que potencial para ser o campeonato mais atrativo a nível mundial.
Possivelmente os clubes são sujeitos a outras dificuldade de obrigações que não existe em Inglaterra por exemplo, o que afasta certo tipo de investidores que os coloque nesse patamar.
Se for por condições de treino, jovens para desenvolverem se, e adeptos em nada ficam atrás parece me

Pré-época do BVB muito fraquinha. Ainda vão a tempo de contratar um treinador.

Imaginar perder Lewandoski e comprar para o substituir…o RDT… :joy:

1 Curtiu

Que? Isso é rumor certo?

20M de euros e pelos vistos a poder chegar aos 28,5M (!)

Com 17 anos e 7 jogos (um total de 50 minutos) na Ligue 1.

O treinador acredita muito nele.

Vamos ver o que vai sair dali.

Sim, em algum lado eles hão de o ter visto. Nas seleções jovens de França fez boa figura segundo sei, não prestei grande atenção. Era o titular dos sub-17 que foram campeões europeus e jogou contra Portugal.

1 Curtiu

Leverkusen a começar a época em grande, eliminado na 1ª eliminatória da Taça pelo Elversberg da 3ª divisão. Ficou 4-3 e só conseguiram reduzir aos 89’…

O Sadio já marca em jogos oficiais pelo Bayern. Ainda na primeira parte ganham por 2-0 ao Leipzig na Supertaça.

O leverkusen devia de ser um caso de estudo de como não gerir uma equipa de futebol

1 Curtiu

O Bayern e os passeios no parque

0-3 em Frankfurt, aos 30min

A Bundesliga deste ano já está vista…