Vencedor: Dortmund
Acesso Liga dos Campeões: Dortmund, Bayern München
Acesso Pré -Eliminatórias Liga dos Campeões:
Acesso Liga Europa:
Play-out:
Despromoção:
E aproveito o mote para comentar as duas contratações do Bayern Munich.
Eu sei que se “livraram” de Podolski [FC Koln] mas não sei até que ponto o Gomez [PL] não vai ser apenas mais um num plantel, que já tem dois atletas com características físicas e técnicas semelhantes, Toni [32 anos] e Klose [31 anos]. Tenho medo que ele possa ficar “tapado” nesta equipa de Van Gaal, até porque esteve brilhante nas últimas duas épocas [Stuttgart]. Em 2007 sagrou-se o “German Footballer of the Year”, em 2008 assinou 19 golos [em 25 partidas] e ao todo leva 62 golos [em 119 jogos] de Estugarda ao peito, e isto, com apenas 23 anos (!!). É um atleta notável e que formou uma das melhores duplas da Bundesliga [+ Cacau]. Esta é uma contratação extremamente inteligente e de “futuro”.
Não pensem que ele veio a preço de “uva-mijona”, a vassalagem ao Bayern já não é o que era, e tiveram de avançar com balúrdios [30M] para convencer o Stuttgart a deixá-lo ir. E quem também vai para a Allianz Arena é “só” um dos melhores jogadores da Bundesliga, Ivica Olic. Enquanto que o Gomez ainda vai ter muito tempo para se impor, já Olic [30 anos] vem para ser um daqueles suplentes valiosos que só o Bayern se pode dar ao luxo de ter na Alemanha. Mas + vale não dizer nada, que não tenho a menor ideia em relação ao que Van Gaal quererá implantar nesta equipa. Eu já ficava satisfeito se isto significasse, a ausência completa de minutos em Hamit Altintop nas alas. A sério. :arrow:
Esta será + uma época onde o “favoritismo” pousará em Munique e já não há Klinsmann para “brincar”. :twisted:
Esta época houve uma inovação no campeonato, um play-off entre o 16º da 1ª Divisão (E.Cottbus) e o 3º da 2ª Divisão (Nuremberga) para ver se uma equipa se mantinha ou se a outra subia.
O Nuremberga ganhou os dois jogos ao Cottbus (2-0 e 3-0) e assim está de regresso ao principal escalão.
Descem à 2ª Divisão, Cottbus, Karlsruhe e Arminia e sobem à 1ª Divisão, Friburgo (Campeão), Mainz e Nuremberga.
Felizmente o 1. FC Nuernberg conseguiu subir. É um clube com tradição, e que apesar de equipar de vermelho, é-me de certa forma merecedor de uma certa simpatia (nem que seja por eu estar a viver a 100 km de lá), tal como o Mainz aliás, um clube com uma certa tendência carnavalesca
Ontem o Werder conseguiu ganhar o DFB Pokal contra o Leverkusen, salvando assim a época. Diego vai-se embora e muitas dúvidas há se o miúdo Oezil conseguirá fazer esqueçer o brasileiro.
Também fiquei contente por eles, são uma equipa histórica do futebol alemão e apesar de já não serem campeões há algumas décadas creio que ainda hoje são a segunda equipa com mais campeonatos conquistados, só atrás do Bayern.
Principais aquisições já efectuadas no campeonato Alemão:
Ivica Olic (exHamburger SV) - Bayern München Mario Gomez (ex Estugarda ) - Bayern München Marcelo Moreno (ex Shakhtar ) - Werder Bremen Thomas Kahlenberg (ex Auxerre ) VfL Wolfsburg Sami Hyypia (ex Liverpool) - Leverkusen Eren Derdiyok (ex Basel) - Leverkusen Lukas Podolski (ex Bayern München) - FC Koln Maicosuel (ex Botafogo ) - 1899 Hoffenheim
Finalmente o Bayern vai ter um treinador ao nível do clube. É extremamente competente, tacticamente irrepreensível, disciplinador e molda-se facilmente às equipas, ora joga num 3-5-2 ora num 4-4-2, é lhe indiferente. Finalmente o Bayern irá discutir com os outros grandes pelo título da melhor equipa da Europa. Se não é o Sporting então que seja os bávaros :mrgreen:
Grandes guerras quando eu,ainda no inicio do campeonato, tentava convencer os meu colegas que o Dzeko nao ficava a dever nada aos Ibisevic´s,Gomez´s ou Toni´s…
Fiquei a saber á pouco tempo que nao foi o Magath que descobriu o Dzeko…foi um empresário que na altura o ofereceu ao Wolfsburgo,Magath mandou observá-lo no jogo Bósnia-Malta e logo após esse jogo decidiram contratá-lo. :inde:
É verdade, o “Club” tem 9 títulos, é a segunda equipa com mais triunfos no campeonato alemão e só foi ultrapassado pelo Bayern em 1987, embora só tenha ganho uma Bundesliga, em 1968, datando todos os outros troféus da época em que havia torneios regionais e uma fase final nacional. Curiosamente, o Nuremberga campeão em 1967/68 desceu à segunda divisão em 1968/69 (um feito que o Man City também já conseguiu, nos anos 30).
Quando ganharam a taça em 2007 disse-se que tinham deixado para trás a imagem de “Altmeister”, de equipa que tinha ganho campeonatos em épocas remotas, mas que já não ganhava nada, e que tinham renascido como grande. Foi sol de pouca dura, pois na época seguinte desceram (deve ser sina). De qualquer modo o 1. FC Nuremberga é um dos grandes nomes do futebol alemão e “pertence” à primeira divisão.
Já agora, no final dos anos 90 o Kaisersltautern fez o percurso inverso, foi campeão na 2ª divisão e no ano seguinte conquistou a Bundesliga o que é um feito único na Alemanha e ainda mais incrível porque tinham descido precisamente no ano anterior (1ª - 2ª - 1ª).
Quem foi o treinador que conseguiu ser bi-campeão em divisões diferentes ? O nosso “amigo” Otto Rehhagel. :mrgreen:
:lol:
Estava a falar da anterior em que gastaram muito, mas pronto acabas por ter razão, esta última já acabou. :mrgreen:
Pelos vistos na Alemanha o campeão das trasnferências ganha o campeonato, Bayern - Wolfsburgo… e agora por esta ordem de ideias vamos ter Bayern outra vez.
Não sei se costumas seguir os jogos do Bochum, se sim que tal esteve o Shinji Ono nesta época ??
Sempre achei este gajo um excelente jogador e com grande técnica mas tem tido azar com lesões.
É um dos três grandes artistas que o Japão produziu nos últimos anos, juntamente com o Nakamura e o Nakata.
O Bayern ganha porque contrata os melhores jogadores dos adversários… Imagina o Sporting com poder para contratar os melhores do Porto, Benfica e Braga… Seria bem diferente certo? :great: