Confesso-me espantado com o teor desta mensagem, porque serias das últimas pessoas aqui de quem eu esperaria ler algo deste género.
Devias concretizar, porque não entendo a tua surpresa. Eu não escrevo apenas uma ou duas frases, geralmente explano detalhadamente o que penso, e como acho que não tenho andado distraído, a minha linha de pensamento não mudou muito de há 12 anos a esta parte, salvo em casos particulares, o que quer dizer que devo ser muito bronco na forma como me exprimo.
É simples, a ideia que eu tenho de ti é a duma pessoa bastante realista, por isso me espanta que proponhas uma solução “idealista”.
E estás enganado, consensos são possíveis, isso ficou provado nas eleições com a vitória de FSF, ou não tivesse sido a percentagem tão grande. Isto independentemente da avaliação que se faça de todo o processo.
Pois na minha opinião as eleições passadas e toda a discussão que se deu à volta delas, demonstraram que se está longe do consenso e o resultado só foi relativamente expressivo porque as alternativas eram muito pobres
O que importa é, sem querer de forma nenhuma colocar em causa aquele resultado, alargar a discussão ao maior número possível de sportinguistas e tratar de discutir os temas sem se estar subordinado a uma eleição..
Por norma os portugueses estão pouco despertos para discussões profundas a não ser em situações extremas, ás quais ainda não chegámos, e repara que digo ainda, portanto não estou a ver grande adesão a essas discussões
Eu posso e espero estar enganado, mas se não aparecer uma figura com carisma, disponibilidade, ideias e meios
Como queres que apareça uma figura com carisma, disponibilidade e ideias, sem fazer a tal discussão de que falei?
Quem te garante que não existe uma figura assim (ou várias), limitada no entanto pelo facto de não ter projecção de figura pública?
Não seria esse fórum um meio interessante para fazer uma avaliação dessas?
Se essa pessoa existe não sei, mas julgo que só uma pessoa com ideias e carisma fortes poderá gerar uma discussão que nos leve a algum lado e não o contrário
"Meios"... Aqui não te entendo, tu que és um dos maiores paladinos da gestão profissional em oposição à de merceeiro, que aliás tens criticado ferozmente (e bem).
Os “meios” só podem ser os do Sporting, isso para mim é mais que óbvio, não espero e acho uma opção muito má, que agora aparecesse um tipo qualquer (mesmo que fosse um excelente gestor) a enterrar dinheiro no clube.
Agora esses “meios” devem também basear-se numa maior participação por parte dos sportinguistas, e sem um momento fundamental de aproximação daqueles ao Sporting (que melhor momento que um fórum nos moldes que referi) as coisas têm tendência a piorar.
Seguramente que ninguém mais do que eu gosta das minhas ideias, estou mesmo convicto de que com elas teríamos um Sporting muito melhor, mas não podemos ignorar os factos do Sporting ter um passivo gigantesco e estar amarrado à banca, daí que me pareça obvio que quem quiser inverter a situação necessita duma forte sustentação financeira e não apenas de boas ideias. Isto não é só chegar ao Banco e dizer que queremos renegociar a divida, ainda por cima estando nós a falar de futebol onde o facto da bola entrar ou não na baliza faz toda a diferença, pelo que é complicado discernir onde está o equilíbrio entre redução das despesas e o aumento das receitas.
Não é de agora que o Sporting procura um parceiro para a SAD, mas é evidente que quem meter lá muito dinheiro vai querer mais do que uma palavra na Sociedade, portanto nesta altura já se prepara a discussão sobre qual a percentagem de Acções que o Sporting deve manter, e esse é um caminho que envolve muitos riscos pelo que se calhar poderá despoletar uma grande discussão, mas é a tal coisa se não aparecerem alternativas sustentadas o FSF seguirá em frente