O carro está no limite e até foi melhor do que esperavam. Neste momento, pistas rápidas, longas rectas e curvas longas, o RB é para esquecer. Têm o melhor motor e nada mais que isso.
A parte da ida às box e VSC logo a seguir, foi de facto azar… mas o DNF foi claramente culpa dele!
Parece-me que teve medo de travar, e tentou “inventar” e deu asneira… falha de falta de confiança!
Já nos treinos foi também erro dele… como aqueles pneus iam ser apenas de 1 lap, ele não os quis estragar com uma travagem mais brusca e tentou controlar o carro de outra forma… mas perdeu-o (natural!).
Dois erros graves no mesmo fim de semana, depois do DNF da semana passada que foi no mínimo bastante estranho!
Precisa de fazer um GP sem percalços, mesmo que sem brilhantismos, para ver se estabiliza novamente!
Isto parece loop do passado: equipa começa a fazer merdª, ele começa a ser prejudicado com isso, e a seguir vem os erros do próprio!
De qualquer forma, erros à parte, o Charles estava a andar bem este fim-de-semana. Testou os discos novos que o Lewis sugeriu. É a vantagem de ter o inglês com eles. Que aproveitem bem. A Brembo já veio admitir que os travões efectivamente não são os melhores. Ainda não é o ideal mas, não podendo mudar por motivos de patrocínio, mudar os discos foi uma solução engenhosa…
Ou então; Masterclass hoje de Hamilton com a Ferrari…![]()
Fangio era Argentino… mas houve o
Fangio
Farina
Fagiolli
3 Alfa, Inglaterra 1950
Houve o Podio
Jabouill
Gilles
Arnoux
O Gilles é Franco Canadiano, não é Francês
…
Mas é capaz de ter havido.
Edit:
1950 Indianapolis.
Podio de 3 Americanos.
É neste GP que deve ter acontecido algumas vezes
ITALIA 1950
3 Italianos
Farina
Ascari
Fagioli
Bélgica 1951
Farina
Ascari
Gigi Villoresi
França 1952
Ascari
Farina
Taruffi
Holanda 1952
Ascari
Farina
Gigi Villoresi
Holanda 1953
Ascari
Farina
Bonetto
Bélgica, Inglaterra e Portugal 1958
3 Ingleses nos 3
Sobre os comentários do Óscar Góis, acabo de enviar isto à DAZN:
"Bom dia.
Venho por este meio pedir-vos que retirem o comentador Óscar Góis do painel de comentadores Fórmula 1 da DAZN, a bem da DAZN e da Fórmula 1 em Portugal.
Todos os fins-de-semana é a mesma história: berros, histeria e, com a maior franqueza do mundo, um espetáculo triste do senhor Góis.
Não importa se está o Henrique Chaves, o João Amaral ou o João Carlos Costa a comentar, lá vem o Óscar com os seus “comentários” – sim entre aspas, porque muitas das vezes nem sequer são comentários, são simplesmente berros – a interromper qualquer linha de raciocínio dos outros comentadores. Isso demonstra não só uma falta de profissionalismo, mas também uma falta de tacto gravíssima. Algo que, num contexto mais brejeiro e casual, deixaria o Óscar a falar sozinho a um canto.
Por exemplo. Digamos que está o João Carlos Costa a dizer algo como:
“A McLaren testou o carro e encontrou várias melhorias…”
Óscar Góis
“BOM DIA, SENHOR HAMILTON!” (quando o Lewis Hamilton faz uma volta mais rápida naquele momento).
Não raras vezes, a seguir a isto, “ouve-se” um silêncio incómodo que dura 10 a 15 segundos, por parte dos restantes comentadores, como que a dizer indiretamente:
“Eu estava a falar. Um bocadinho mais de noção, não?”
Mas não, o Óscar se não pode falar, morre.
O que “melhorou”, entretanto? “Desculpa, João”, diz o Óscar agora. Ou “Desculpa, Henrique”, dependendo de quem for.
Houve um ou dois grandes prémios esta temporada em que felizmente, repito, felizmente o Óscar não pôde estar. Nesses grandes prémios, tudo funcionou. Ninguém se atropelou com comentários, não houve berros, não houve histeria. O que aconteceu foi uma transmissão de Fórmula 1 10000 vezes melhor do que o Óscar faz todos os fins de semana, com os seus “comentários”.
Bem sei que ele é o “hype man”, o tipo que está lá para animar as hostes, e fazer as introduções aos grandes prémios e escalar a grelha de partida, mas há limites. Se eu quisesse “peixeirada”, ia ao Mercado do Bolhão no Porto, e não seguiria uma emissão de F1 na DAZN.
Outro exemplo. Final do GP Emilia Romagna 2026 e o Óscar começa a falar “italiano” no final da prova aos berros. Mudei logo de canal. Senti vergonha alheia. Primeiro, não era italiano nenhum; e segundo, ninguém quer ouvir uma pessoa aos berros numa cabine de comentadores na televisão.
Com sinceridade, não me recordo em 35 anos de vida, entre RTP1, SPORT TV, e DAZN (antiga ELEVEN SPORTS) ter visto um comentador de Fórmula 1 tão mau. É para lá de péssimo. Mesmo eu que conheço muitíssimo pouco da Fórmula 1 faria melhor em silêncio a prova inteira. Este é o nível, senhores. Não existe.
Não vou discutir se o Óscar tem problemas do foro psíquico ou mental, nem é esse o meu objetivo, mas dá a sensação de que bebe 5 latas de Red Bull antes de cada prova da Fórmula 1 e depois vai lá comentar.
De contrário, posso sempre sintonizar a Sky Sports F1 até porque já transmitem em 4K e lá não há gente aos berros.
Cumprimentos,
X"
Se estiver lá esse personagem para o GP da Áustria vou é sintonizar Sky Sports F1 na Inácio TV para deixar de o ouvir. Inenarrável.
Desculpem o desabafo, mas precisava.
Já para não falor dos “Eeeiiissshhhh” e “Uuuuiiiii” em altos berros sempre que algum piloto faz alguma correção na trajetória.
Não é só ele que emite estes zurrares… mas são insuportáveis ao ponto de preferir ver a transmissão sem som.
Nota: Concordo a 100% com o teu comentário, também gostava de ouvir mais detalhes sobre as evoluções das equipas, estratégias, etc. etc. mas o mercado do bolhão atual está muito gourmet e fancy. Não há “peixeirada” como na transmissão da F1 na Dazn. ![]()
Saudades do Pedro Nascimento a comentar.
O Pedro Nascimento é o melhor narrador em Portugal, e nem tem concorrência. Ele + Luis Catarino é o melhor que temos.
Quanto ao Óscar Góis: é de uma falsa modéstia tão grande.
Finge que sabe, manda postas de pescada que depois é corrigido e afinal volta atrás na opinião (constantemente).
Está numa cadeirinha de sonho sabe-se lá como e ainda é arrogante e burro.
O outro rapaz da DAZN (não me lembro do nome) é mais verdinho no à vontade, mas é mais humilde.
Pensava que era o único
.
Não posso estar mais de acordo contigo. É inaudível.
O Pedro Nascimento é excelente mas é Sport TV
Sim, o Óscar é absolutamente irritante…
Acho que os “Joãos” sozinhos fariam melhor, de longe.
Mas pronto, é o Síndrome de “relatador da bola”, aplicado à F1. Infelizmente, acho que há mais gente a gostar do que a odiar, e é por isso que ele lá está.
Deve ser a malta que vê DTS a achar que aquilo não é uma série de ficção.
PS-Eu vejo DTS e gosto.
Tenho é saudades do Sr. José Pinto e do Adriano Cerqueira isso é que era…
Como fazes ? Tens subscrição ou é tv inácio ?
Inácio. Ainda para mais aqui no Luxemburgo. Se calhar, já devia tê-lo feito há mais tempo.
Voltando. Sim, os “uis” e os “eish” do Góis também são irritantes. Alguém abriu a caixa de Pandora quando o trouxeram para lá.
Alguém tem link para ver a qualificação?
Estou a ver aqui mas aviso já que aparece muito pop-up de mulheres a coçarem-se ![]()
O Max espetou o carro ![]()
![]()
E esta Pole do Russell tem de ser contestada. Ridícula decisão…
Bem, temos o Pinheiro também na F1!!!