Formula 1

Independentemente da justiça ou não da penalização, o Norris é o pior pretendente ao título deste século. Tem o melhor carro do grid há vários e vários GPs e consegue ter mais pontos de desvantagem agora do que antes desse salto qualitativo do seu equipamento.

Já nem me lembro da última vez em que a Ferrari teve uma corrida perfeita. Parece que hoje lá atinaram. Porém, como já sei o que a casa gasta, ou muito me engano ou não vai durar muito. E acho que o Hamilton pode ter cometido um erro em ir para a Ferrari, mas vamos ver no que dá. Espero estar enganado, pois já são demasiados anos “a seco” para uma equipa e marca com tanta história no desporto e no mundo.

Em relação à Mclaren, continua na minha opinião a ter mais carro que o resto. Há que valorizar o crescimento da Mclaren. Ninguém diria há um par de anos que a marca britânica estivesse nesta situação. Não há muito tempo, andavam perdidos no segundo pelotão e hoje estão a ganhar com frequência. Norris sob pressão fraqueja, vê-se que ainda lhe falta alguma maturidade para ser considerado um championship contender (mesmo que a SkySports faça dele um Deus).

Com isto, depois desta corrida, acho que fica praticamente fechado o mundial (caso não haja um abandono de Verstappen até ao fim). Max, neste momento, deve ter o terceiro ou até mesmo o quarto melhor carro do grid, mas a forma como se tem aguentado, fazendo um pódio aqui e ali, e a aproveitar os erros de Norris, mostra como o Max cresceu como piloto e a nível psicológico. Está muito mais calmo. O Max no antes e depois de 2021 são dois pilotos completamente diferentes, e o de hoje tem sido a chave para estar na posição em que está (a caminho do tetra).

O que é que se passou?

O norris foi "obrigado " a sair de pista e foi ultrapassado…logo no início.

Outros (russel) fizeram o mesmo ou parecido e foram penalizados…

Perto do fim o norris ultrapassou o holandês dando a impressão que saíram os 2 carros fora de pista .

O holandês chorou tanto ( via rádio) que lá lhe fizeram a vontade e penalizaram o norris

Dá-me a impressão que houveram 2 pesos/ 2 medidas em algumas situações da corrida mas …

4 Curtiram

Ultrapassou usando a parte de fora da pista, tinha de ceder o lugar ao Max e depois então poderia tentar novamente ultrapassar. Como continuou, foi penalizado em 5 segundos. O Max e o Norris reclamaram no rádio, no fim com a decisão o Norris nem reclamou pois deve ter percebido ter estado errado.

O max não saiu fora de pista ?

O próprio Norris a seguir à ultrapassagem pede logo à equipa para ver se estava à frente no apex, porque sabia que se não tivesse teria de devolver a posição. No final da corrida quando o informam da penalização ele pergunta logo porque é que não lhe disseram para devolver o lugar.

https://x.com/aion__io/status/1848115003401891896

Tens aí explicado pela própria Sky que até é bem tendenciosa a favor dos pilotos ingleses.

1 Curtiu

Exacto. Nesta situação tudo correto. A McLaren quis arriscar e acabou por perder, o Lando ao ceder o lugar teria nova oportunidade.

Seria ainda assim difícil de ultrapassar, a carga nas baterias do Lando estava já a baixar dos 50% e o Max estava com 80% ainda, era realmente muito difícil passar. Dava vantagem no último sector onde o Lando tinha de recarregar.

Foi uma boa luta. Justa, a meu ver.

Eu não percebo muito dessas regras, mas na partida foi o contrário e não houve penalização, depois veio essa situação e pumba, penalização. Quando envolve o max, qualquer situação de corrida cai sempre para o seu lado, é mais uma coincidência da F1 e depois vemos outras situações idênticas com outras decisões e é isso que confunde todos e gera as confusões que temos visto.

Nesta situação o menos culpado parece-me o Norris, por muito que nem goste dele, mas ele é o menos culpado. Logo a seguir a essa situação, ele pergunta à equipa se deve ceder a posição e a equipa diz que no seu entender não e vemos isso, durante uma volta +/- o Norris mantem a distância, pois não valia a pena fugir ao max se tivesse que ceder a posição e quando dizem que não há problema é aí que o Norris descola, bastava terem dito logo para seguir e possivelmente mesmo com essa penalização o Norris ficava à frente do max!

1 Curtiu

No inicio da corrida o Max é quem chega primeiro à curva, por isso a posição é dada como sendo dele, ao contrário do que aconteceu com o Norris no final.

Pode-se achar a regra estúpida, passa a ideia que um gajo que chegue 30cm antes à curva pode fazer o que quiser, mas é a regra, não há qualquer incoerência aí. O Max é provavelmente o piloto que mais se aproveita disso, mas não é o único, o Sainz por exemplo é outro que faz muitas vezes este tipo de manobra.

100% de acordo aqui. Com o andamento com que estava, se o mandam atacar logo a seguir à ultrapassagem tenho quase a certeza que conseguia ir buscar os 5s.

É por estas e por outras que é o piloto que mais abomino. Tem o ADN rabolho.

1 Curtiu

Nunca me esqueço daquilo que ele disse da pista de Portimão só porque o mimado não se adaptou … A partir dai a F1 nunca mais cá veio, é mais um campeão forçado patrocinado pelos interesses comerciais da FOCA pelos países baixos. Tem sido este tipo de politiquice que tem cada vez mais afastado as pessoas da F1. Quero só ver o que este será como piloto para lá do chapeu da Red Bull.

1 Curtiu

Não quero ser do contra mas a FOCA já não existe. :slightly_smiling_face:

E política existe na F1 desde que esta foi criada, inclusive nos tempos áureos (para mim décadas de 70, 80 e 90). Um dos exemplos foi durante a grande rivalidade Prost x Senna, mas há muitos outros.

1 Curtiu

Sim eu sei, hoje em dia é a FOM mas no fundo nunca deixou de ser a FOCA que era dirigida por um lunático que não via meios para atingir os fin$

Fácil.
Para a próxima atira-se para cima do holandês e que se f*** ou então passa por fora e dá 5sec de avanço.

Como quem está à frente no apex é que conta é não fazer as curvas e ir em frente. Depois a culpa é de quem tentou curvar.
Está certo…: bonito bonito…

Acho que era isso que o :netherlands: queria

não questiono a situação no final. questiono é a constante diferença de critérios. nesta corrida foi um fartote.

1 Curtiu

A melhor coisa na F1 sao os comentarios deste gajo

1 Curtiu

Esse gajo é tramado :joy::sweat_smile:

Foram situações distintas. O Russell apanhou 5 segundos por ter empurrado (forçado) o Botas para fora da pista, o Norris apanha 5 segundos por ter saído da pista e ter voltado à frente do carro do Max.

Uma situação idêntica foi entre o Gasly e o Albon, a diferença foi eles estarem ao mesmo nível no apex. Então, levou o Gasly os 5 segundos. Se o Max e o Norris têm chegado ao apex nivelados, apanhava o Max os 5 segundos.