Football Manager 2023

Estás lixado com o Joel…esse tipo de lesões tem grande reincidência no jogo. Já tive um jogador com 25 anos se retirou devido a ser reincidente com essa lesão

Está-se a inspirar no Casa Pia da época passada

Quando pego numa equipe em específico, por norma, só tenho dificuldades nas duas primeiras temporadas, depois torna-se demasiado fácil. Quer a gestão que cada um faz (que parece fácil fazer igual na vida real), quer pelo próprio jogo que começa a baixar o nível de qualidade dos rivais.

A nível de dificuldade, acho que começar desempregado e sem licenças é a melhor coisa. Definir um objetivo em concreto e conquistar as “Champions” de cada continente, por exemplo. Outro desafio giro é pegar no Sporting, por exemplo, e jogar apenas com formados no clube.

Eu já isso a acontecer com o Nuno Santos. Em todos os FMs que jogo, acaba por rebentar novamente o joelho e retira-se sempre super cedo.

Esse desafio do Sporting que muita gente faz é engraçado, a cena é que não é minimamente realista. Eu gosto de saves em que tento arranjar os melhores jogadores no mercado e a bons preços, assim parece que não dá tanta pica e é 0 realista.

Normalmente os meus desafios são sempre pegar numa equipa da última divisão disponível de x país e subir até à 1a até ser campeão. Depois disso ir vendo potenciais projetos interessantes e ser campeão nas 5 principais ligas.

Mas isto na teoria seria uma coisa super complicada que me demoraria vários anos (no FM) a fazer.

O meu último save foi com o Beira-Mar. Para mim é uma seca subir desde o CNS até à primeira tudo seguido e na 1a época estar em 3° quase a meio, apenas perdendo com Sporting, Benfica e Porto.

Mesmo em Inglaterra, para mim não faz sentido pegar numa equipa na 6a divisão e todos os anos conseguir ser promovido, principalmente no championship que é super competitivo. E atenção que vou sempre para equipas sem guito e etc, às vezes nem tendo grandes estrelas. Não vou buscar taticas à net, nem de cantos/livres/lançamentos, nada.

Por vezes é frustrante acabar por ser tão fácil

Para mim o que é verdadeiramente frustrante é a falta de inovação no jogo. Como é possível em mais de 10 anos da franquia não haver um build a play, ou um menu onde dizemos ao jogador x para ocupar determinada posição ou adoptar um certo movimento. O sistema de escolher um role é parvo, visto que os jogadores fazem quase sempre o mesmo em todos os roles, estando a defender ou atacar

Uma cena super simples e que acho estranho não estar presente no jogo é conseguires mandar aquecer um jogador. Acho é algo muito simples, mas é uma dinâmica engraçada ao mesmo tempo e que fazia sentido.

De resto, estou de acordo. O jogo poucas alterações tem sofrido, pelo menos alterações a um nível minimamente relevante.

EDIT:

Eu até digo mais. Acho que a maior parte da malta joga para manter o bichinho vivo e para continuar a conhecer e acompanhar novas jovens promessas, porque de resto, tirando as transferências, obviamente, pouca coisa muda de um FM para outro.

Já consegues dar indicações individuais aos jogadores, apesar de ainda ser muito limitado nesse aspeto

Sim eu sei. Mas essa é mais outra, se usas essa funcionalidade em muitos jogadores a equipa para de funcionar. O jogo é muito limitado, de forma incompreensível. É preciso haver um football coach ou algo do género para eles começarem a inovar.

O jogo tem muitas coisas que melhor, isso é óbvio. E às vezes são coisas óbvias e pequeninas mas que fazem toda a diferença. Uma coisa que odeio é a mudança de clube no FM.
Podes estar a fazer um brilharete que muito raramente recebes propostas. E depois, devia ser possível negociares com um clube para entrares no final da temporada. Vamos imaginar, eu que estou no beira-Mar a fazer um brilharete na 1a divisão, faria sentido um Braga, Guimaraes, ou até algum dos 3 grandes perguntar me sobre treinar uma destas equipas na próxima temporada. Ou então, no verão, ter propostas deste género. Isto é algo que nunca acontece e vai totalmente contra a realidade

Outra coisa: eu acho que é extremamente fácil estar num clube tipo Sporting e torná-lo em 2/3 temporadas um clube rico. Para além das vendas altas que se faz, é muito fácil contratar malta a custo zero e despachar quase de imediato.

Atenção que esse forista que postou antes de ti usa tacticas sacadas da net. Não é um bom exemplo

Sim, o pc do forista em questão, quando empata ou perde um jogo mais importante tende a ir abaixo…

Para mim o principal problema do FM é a taxa de acerto. Nem é tanto o facto de conseguires contratar jogadores a custo 0 e depois de os conseguires vender. Acho que isso, com o tempo, melhorou muito. Ainda me lembro de contratar jogadores a custo 0 e, a seguir, começava a oferecê-los a clubes e conseguia transferi-los na própria janela de transferências. A mim o que me tirou alguma vontade de continuar a jogar é mesmo a taxa de acerto na maior parte das contratações. Eu quando jogava não me limitava a tornar o Sporting CP num clube rico. A verdade é que o Sporting CP era um clube que monopolizava o futebol mundial. Todas as temporadas, quando saíam os novos regens, tratava de observar TUDO, contratar tudo aquilo que tinha potencial de 3,5 estrelas e que não eram excessivamente caros e trazia-os para as camadas jovens. Não me importava nada de pagar 30 ou 40 milhões por putos de 16 anos para virem para o Sporting CP, desde que tivessem um potencial absurdo. Quando estes tinham um potencial absurdo, a probabilidade de falharem era muito pequena. Se fosse preciso rodarem, rodavam interminavelmente.

Eu não tenho nada contra o investimento de olheiros, mas acho que o conhecimento de um jogador devia ser uma cena “residual” e comportar uma aposta de risco e uma verdadeira dependência daqueles e dos protocolos celebrados.

Isso tem a ver com a tua reputação como treinador e os cursos que tens, por exemplo enquanto não tiveres o último nível do curso muito dificilmente serás convidado para esse tipo de equipas. Eu estou com o Loures e ainda não tenho o último nível de treinador e a minha reputação é ainda de duas estrelas e meia, já cheguei à primeira divisão (na quinta época) e já recebi muitos convites mas de equipas de divisões inferiores à minha (mas que tinham melhor reputação que a minha equipa), por exemplo estava em 12° na primeira divisão e recebi convite do Mafra que estava na segunda divisão ou quando o Estoril me convidou (quando desceu de divisão) tendo eu ficado em 8° na primeira divisão

Mesmo com boa reputação e a ganhar premier leagues e etc, não tens grandes convites, a não ser que seja a meio da época para um grande que esteja em 10° praí

Doloroso perder o campeonato na última jornada

Bons números para primeira época vamos ver na próxima (Deus queira que seja assim na vida real )

Equipa base
Ainda usei muito o Diogo Abreu o essugo o Travassos

1 Curtiu

Deves ter um computador muito bom mesmo, o meu costuma ir abaixo quando acontecem coisas destas. Não sei porquê :pensive:

Ahhahahah
Opah doloroso mas tentei levar o save de forma realista
Libertei muitos jogadores outros por empréstimo
Os sub19 perderam com igualdade pontual com o Porto ( mexo na equipa de forma a tentar ser realista com promoções a equipas sub 23 / b
Os sub 23 vice campeões também
Equipa b não tenho acesso mas acredito tbm numa boa prestação
Tentei ser realista e com isto ganhei pica no save
Sei que na segunda época irei ter muito dinheiro mas tentarei manter o mesmo que fiz esta época

1 Curtiu

Bem, estou em 2026 e estes 2 “prodigios” são ridiculos ao ponto de já estarem a pedir para sair porque querem jogar na selecção, com 17 e 18 anos lol, o jogo nisto está ridiculo, alguem sabe alguma solução? devo mete los a titular e rezar que sejam chamados á selecão? duvido que aconteça mas pareçe me a unica coisa a fazer, se já aconteçeu a alguem como resolveram? queria aproveitá-los e valorizá-los ao maximo em vez de os vender ao desbarato.

Não os consegues emprestar?