51 anos! Olha que história curiosa. Eu com os meus 29 estou aqui numa sexta à noite em que não combinei nada danado para pegar nisto agora que acabei o trabalho, até a namorada chegar! 
Concordo com muito do que disseste. Também não me apeteceu andar aí a ver as shortlists de wonderkids.
“Descobri” o Thiago Almada, adorei o perfil e avancei. Não sei se é dos melhores do jogo ou não, mas pelo menos parece que sim, pelos atributos e rendimento.
Pagaste mais que eu! 18M€ é dose! Ainda não vendi o Pote e já renovei com os pilares todos. Não estou aqui para vender os melhores jogadores até porque são estes “originais” que me dão pica no save com o Sporting. Quero atingir o potencial desta equipa. Só sairão se não der mesmo para os segurar.
Nem conheço esse Adeyemi (já meti a observar, haha), mas deve ser jeitoso.
E o teu 4-4-2 é de homem. Isso defensivamente não é uma casa a arder?
É que eu jogava assim no FM 21 e de facto marcava golos até mais não, mas nunca consegui ganhar a Champions porque defensivamente ia-me abaixo nos jogos com as melhores equipas mundiais. Marcava quase sempre, mas sofria e sofria…
Agora ando com Palhinha a 6 que é um tampão ali no meio campo e no processo defensivo que simplesmente me recuso a abdicar.
Quanto ao Paulinho… epá, é como na realidade. Eu não percebo grande coisa de futebol, mas sei que um gajo como o Paulinho até pode funcionar.
Temos por exemplo o caso do Firmino no Liverpool que também não era o goleador máximo e fazia a coisa funcionar.
Mas simplesmente não é a minha ideia de jogo. Tal como também não gosto de jogar com 3 centrais.
Na minha ideia de jogo, o ponta de lança tem de ser uma besta física: ou é alto e forte para dominar de cabeça, ou é explosivamente rápido para ganhar bolas na profundidade.
É assim que me foco. O PL ou ganha bolas de cabeça, ou ganha bolas na profundidade. Se não fizer um dos dois, para mim não serve.
Ora, o Paulinho apesar de alto, não é forte e é apenas razoável de cabeça, sendo apenas razoável também na finalização.
Tem técnica, é inteligente e sabe mover-se sem bola. Pode funcionar. Mas não gosto.
Neste momento fiquei com o Muriqi, que se enquadra no tanque que domina no jogo aéreo, com o Tiago Tomás que se enquadra no jogador explosivo (rápido!), e o Pedro Mendes que se enquadra mais no jogo aéreo mas que ainda tem de crescer.
Agora, quando vos disse que o Muriqi veio no Inverno e ganhou lugar ao Slimani porque encaixou perfeitamente no meu sistema, não estava a brincar.
O Muriqi nos seus primeiros 3 jogos comigo, marcou 8 golos. 6 foram de cabeça.
+
+
Isto não é brincadeira. Saber usar um verdadeiro ponta de lança rato de área é algo que sempre admirei e adapto o meu sistema a isso.
E não, não é um “cruzamentobol”, porque o meu “10” é o Pedro Gonçalves que joga na verdade como “Avançado sombra” e farta-se de explorar os espaços que o Muriqi lhe abre.
Faz parte da minha ideia de jogo.
Mas posso dizer que o melhor ponta de lança que tive no FM 21 foi o Victor Osimhen num save com o Arsenal, que é tipo o jogador mais rápido do jogo.
Portanto comigo o 9 é uma posição crucial, a equipa tem de jogar pelo menos em parte para essa posição, e esse 9 ou domina no jogo aéreo o domina na profundidade.
E por favor, tenham respeito pelo jogo aéreo e as bolas paradas… vi aí um colega a dizer que não marca golos de canto ou de bola parada.
Isso a treinar o Sporting é um crime, quando temos um monstro como o Coates e até o Feddal.
O meu Coates marcou 10 golos e foram todos de canto ou livre indirecto. Trabalhem sempre as bolas paradas amigos, se não estão a fazer alguma coisa de errado.
O meu Gonçalo Inácio marcou 5 e o Feddal marcou 2. Só aqui estão 17 golos de bolas paradas pelos meus centrais.
Dominar as bolas paradas é um must para qualquer equipa completa. E temos no Coates um dos melhores centrais goleadores do jogo. Usem-no!