Football Manager 2022

Os atributos variam muito em alguns jogadores. Provavelmente como esse tem 6, o Diogo Pinto terá mais determinação (ainda bem que tem muito mais potencial) e quiça o Gonçalo Filipe (que também é mais ou menos).

Deve funcionar tipo como um equilíbrio automático dos planteis. Existe um valor X para os GR por exemplo, e quase que apostava que podes carregar 100 saves diferentes e nunca os vais encontrar todos com determinação alta.

Já bati muito nessa questão da Determinação ao longo dos anos. Para mim jogador com Determinação joga melhor, evolui mais. Ponto.

Nem toda a gente concorda/concordou comigo, mas a verdade é que eles mudaram o sistema de tutorias por algum motivo. Há uns FM´s atrás, era fácil subir a Determinação dos miúdos para 18 e mais. Era só comprar velhotes para tutorar. Dava para andar a lutar pela Champions, só com formados, em 2 ou 3 anos. Hoje em dia, nem uso isso. Está uma bosta. Agora é mais…não tem determinação, escolho um que tenha. Por vezes rezo para que suba com jogos, visto que o plantel também pode influenciar a subida do atributo.

Para mim é o atributo mais importante de todos, mas é só a minha opinião.

3 Curtiram

Não, o Diogo Pinto tem 7… o Gonçalo Filipe tem 14.

O Guilherme Pires é o único acima de 15 dos guarda-redes, com 18.

Eu também “como” muito o valor da determinação. Se não tiver boa determinação, nem aposto neles geralmente…

Em qualquer save tenho “fetiche” por contratar jovens valores. E procuro sempre determinação alta, acima de 15.

1 Curtiu

Também é preciso determinação e tomates para por uma equipa destas a jogar contra os Lampiões :joy:
A sorte fez o resto :joy:

4 Curtiram

Que coisa linda!!!

Dá mais gosto ainda assim.

2 Curtiram

Grizem-se :joy: :joy: :joy: :joy:

Obviamente que cancelei!

2 Curtiram

Recomendações: Palhinha e Jovane vendidos, Bragança titular todos os jogos🤣

1 Curtiu

Acabei por dar ao Porro o que ele queria, pq apareceu alguem e deu 15M pelo Joelson … :grin:

:laughing::laughing: ficas com um potencial top 5 na posição, daqui a uns anos vendes por um balurdio

Fizeste bem.
Epá e eu sou suspeito, mas essa conversa de não trocar um jogador por uma equipa tem muito que se lhe diga.
Prefiro garantir o Porro e o Nuno Mendes do que ter 10 gajos medianos.
Não faço essas loucuras de só jogar com jogadores da academia, mas só contrato jogadores que lutem para ser titulares (incluindo claro jovens mas jovens com muito potencial).

Entretanto perdi a cabeça e fui comprar o 10 do Vélez: Thiago Almada.

Segundo as estatísticas(rendimento) e os atributos, é um monstro que ainda vai evoluir.
O meu 11 neste momento é este:

O Thiago Almada vai ter de jogar à direita pois a “10” está o nosso Pote. Mas talvez vá alternando ele a 10 e o puto numa das alas.
Se há coisa que adoro neste sistema é que com os jogadores que tenho, tenho total liberdade para variar as posições no ataque.
Nani, Jovane, Barco, Pote, Thiago Almada, Gonzalo Plata, Nuno Santos. Qualquer um destes joga numa ala ou a 10. Sensação de liberdade do crl.

Vão ser mesmo muitas saídas. 2ª época com o contentor de emprestados a regressar é sempre a minha época de fazer razia no plantel.
Estou a tentar vender o Ádan e como tal vou precisar de um GR.

Integrei o Plata em prol do Bruno Tavares. É simplesmente muito melhor a desequilibrar.

Integrei o Eduardo Quaresma, mas não sei… não é agressivo, má concentração, é fraco fisicamente, fraco de cabeça… é quase tudo o que não gosto num central, mas vou-lhe dar uma chance visto ter potencial. Mas à data é em tipo tudo inferior ao Feddal que é máquina.

Com a saída do Slimani, integrei o Pedro Mendes para 3º avançado. Fica o Tiago Tomás como 2º opção atrás do monstro de seu nome Muriqi.

Quando vejo jogadores jovens tenho sempre atenção a 4 atributos: determinação, índice de trabalho, aptidão física e trabalho de equipa

1 Curtiu

Essa tambem foi a minha forma de pensar.
Ainda que ja nao tenha tempo para jogar o real deal como voces, pois tenho 51 e gostava de manter o meu casamento :sweat_smile:, mesmo em mobile, as cotacoes dos jogadores sao as mesmas que no jogo principal.
Ha pessoal que vai aos forums e ve quais os jogadores bons para comprar, etc, eu nao acho graca a isso, tenho sempre 2 scouts de jovens a volta do mundo e um scout de bargain, para alguns valores que nao serao estrelas mas dao jeito para cobrir lesoes ou jogos de taca. As vezes penso que encontrei grandes estrelas e qdo vou a pagina de FB do jogo mobile para dizer ao pessoal ja eles conhecem o jogador ha seculos…
Tambem comprei o Almada, costumo ter esse jogador, treino-o para MC, neste momento e o suplente do Matheus.

As nossas equipas nao sao mto diferentes e partilho a tua opiniao em relacao ao Quaresma, mas o Feddal no meu plantel e um cepo e farta-se de enterrar, quando tiver mais dinheiro vou remodelar a defesa.
Em relacao aos avancados foi onde investi mais com o dinheiro de me levarem o Pote:

Comprei o Adeyemi por cerca de 50M e o Arezo por 10M, ainda que este ultimo tenha um grande defeito que nao se ajusta as minhas equipas, “esconde-se em jogos grandes”, mas para ja, e bom suplente, atras do TT (que e overrated neste jogo, claro) e do acima referido.
Quanto ao Paulinho, e igual a realidade, a epoca esta quase a acabar e marcou 5 golos o ano inteiro…

1 Curtiu

Quem quiser fazer o desafio da formação também pode comprar o Beto Pimparel, o Nani e o Adrien que aceitam vir na 1ª época. Velhos eu sei, mas é para não ser tão hardcore como o desafio do @Vodu que é god level

2 Curtiram

Nao sei se no jogo para PC tambem e assim, mas no mobile, a primeira coisa que vejo e o tipo de personalidade, tudo o que seja “Relaxed”, “Casual” e ate mesmo normal, nao compro, por muito bons que sejam. Mais tarde ou mais cedo vao dar problemas, o grau de trabalho nos treinos e mediocre e quase todos teem falta de motivacao, ou comecam a rebelar-se no balneario, ou sao apanhados a dormir nos treinos ou a brincar no telemovel…

Certo certo, esqueci-me da personalidade. Também é um factor que estou atento que vai influenciar e muito a evolução do jogador

1 Curtiu

51 anos! Olha que história curiosa. Eu com os meus 29 estou aqui numa sexta à noite em que não combinei nada danado para pegar nisto agora que acabei o trabalho, até a namorada chegar! :smiley:

Concordo com muito do que disseste. Também não me apeteceu andar aí a ver as shortlists de wonderkids.
“Descobri” o Thiago Almada, adorei o perfil e avancei. Não sei se é dos melhores do jogo ou não, mas pelo menos parece que sim, pelos atributos e rendimento.

Pagaste mais que eu! 18M€ é dose! Ainda não vendi o Pote e já renovei com os pilares todos. Não estou aqui para vender os melhores jogadores até porque são estes “originais” que me dão pica no save com o Sporting. Quero atingir o potencial desta equipa. Só sairão se não der mesmo para os segurar.
Nem conheço esse Adeyemi (já meti a observar, haha), mas deve ser jeitoso.
E o teu 4-4-2 é de homem. Isso defensivamente não é uma casa a arder?
É que eu jogava assim no FM 21 e de facto marcava golos até mais não, mas nunca consegui ganhar a Champions porque defensivamente ia-me abaixo nos jogos com as melhores equipas mundiais. Marcava quase sempre, mas sofria e sofria…
Agora ando com Palhinha a 6 que é um tampão ali no meio campo e no processo defensivo que simplesmente me recuso a abdicar.

Quanto ao Paulinho… epá, é como na realidade. Eu não percebo grande coisa de futebol, mas sei que um gajo como o Paulinho até pode funcionar.
Temos por exemplo o caso do Firmino no Liverpool que também não era o goleador máximo e fazia a coisa funcionar.
Mas simplesmente não é a minha ideia de jogo. Tal como também não gosto de jogar com 3 centrais.
Na minha ideia de jogo, o ponta de lança tem de ser uma besta física: ou é alto e forte para dominar de cabeça, ou é explosivamente rápido para ganhar bolas na profundidade.
É assim que me foco. O PL ou ganha bolas de cabeça, ou ganha bolas na profundidade. Se não fizer um dos dois, para mim não serve.
Ora, o Paulinho apesar de alto, não é forte e é apenas razoável de cabeça, sendo apenas razoável também na finalização.
Tem técnica, é inteligente e sabe mover-se sem bola. Pode funcionar. Mas não gosto.

Neste momento fiquei com o Muriqi, que se enquadra no tanque que domina no jogo aéreo, com o Tiago Tomás que se enquadra no jogador explosivo (rápido!), e o Pedro Mendes que se enquadra mais no jogo aéreo mas que ainda tem de crescer.

Agora, quando vos disse que o Muriqi veio no Inverno e ganhou lugar ao Slimani porque encaixou perfeitamente no meu sistema, não estava a brincar.
O Muriqi nos seus primeiros 3 jogos comigo, marcou 8 golos. 6 foram de cabeça.

+

+

Isto não é brincadeira. Saber usar um verdadeiro ponta de lança rato de área é algo que sempre admirei e adapto o meu sistema a isso.
E não, não é um “cruzamentobol”, porque o meu “10” é o Pedro Gonçalves que joga na verdade como “Avançado sombra” e farta-se de explorar os espaços que o Muriqi lhe abre.
Faz parte da minha ideia de jogo.
Mas posso dizer que o melhor ponta de lança que tive no FM 21 foi o Victor Osimhen num save com o Arsenal, que é tipo o jogador mais rápido do jogo.
Portanto comigo o 9 é uma posição crucial, a equipa tem de jogar pelo menos em parte para essa posição, e esse 9 ou domina no jogo aéreo o domina na profundidade.

E por favor, tenham respeito pelo jogo aéreo e as bolas paradas… vi aí um colega a dizer que não marca golos de canto ou de bola parada.

Isso a treinar o Sporting é um crime, quando temos um monstro como o Coates e até o Feddal.
O meu Coates marcou 10 golos e foram todos de canto ou livre indirecto. Trabalhem sempre as bolas paradas amigos, se não estão a fazer alguma coisa de errado.

O meu Gonçalo Inácio marcou 5 e o Feddal marcou 2. Só aqui estão 17 golos de bolas paradas pelos meus centrais.

Dominar as bolas paradas é um must para qualquer equipa completa. E temos no Coates um dos melhores centrais goleadores do jogo. Usem-no!

1 Curtiu

O jogo em Mobile e muito mais facil que real deal, como eu lhe chamo.
Os meus jogos na liga tuga limitam-se a 15 equipas com 3 centrais completamente fechadinhas e sempre a espera de um erro. Apenas porcos e lamps nao jogam a defesa (para ja, quando isto avancar e a minha equipa ficar o que eu quero, nao so jogam assim como veem pedir jogadores emprestados, o que e irrealista, mas vale o que vale).
Como tal, tenho que usar os laterais assim subidos para manter uma pressao total durante o jogo, quando tenho 2 ou mais golos de vantagem, geralmente desco os mesmos para uma linha de 4. A tactica e mesmo 4-2-4 com ordens para “overlap” (nao faco ideia da traducao para portugues) pq os extremos sao avancados interiores e fletem para dentro quando em posse de bola, ficando assim 4 avancados, o meu jogo e mais baseado em “cruzamentobol” como lhe chamas, o Palhao no meio joga a Ball Winning midfielder, e o gajo ao lado dele, neste momento o Mateus, e mesmo medio centro, gosto de os manter mais atras aos 2, no sentido de ajudarem a falta de laterais, mesmo assim o Mateus ja leva 6 golos e 8 assistencias, not bad…
Levo uns quantos golos, alguns bem parvos, mas entre o deve e o haver, prefiro assim.
Mas mais uma vez, ha que realcar, o mobile e muito mais facil, nao me parece que a minha tactica funcionasse em PC, era suicidio. Fui campeao so com vitorias a 28 de Fevereiro e com 3 jogos a menos que lamps e porcos, faltam agora acho que 6 jogos e ganhei-os todos, estou invicto ainda, mesmo na CL num grupo com o Manure, o Ajax e o Wolfsburg, empatei em Inglaterra e na Holanda e ganhei tudo o resto, nos oitavos apareceu o Lille, ganhei 3-1 fora e 4-1 em casa, agora vem ai o Sevilha nos quartos.
Eu tambem preciso sempre de um avancado com as caracteristicas que referes, mas neste momento nao ha $ suficiente para o meu Target man, como tal comprei o que podia, pq uso sempre 2 avancados e o Paulinho nao serve mesmo, nem para suplente, ja o TT e um abuso, joga demais, e o melhor marcador da liga, leva 22 golos num total de 32 jogos e ainda marcou mais 4 pela selecao A.
Tenho os meus cantos todos direitinhos a cabeca do Coates ao primeiro poste, e algo que nao abdico e ter o central mais alto sempre nessa funcao, mas ainda nao agarrei bem a forma neste novo jogo, so marcou um golo e nao fez assistencias, estou fraco nas bolas paradas, talvez tenha que mudar os marcadores de cantos, tenho o Nuno Santos na direita e o Porro na esquerda, na proxima epoca mudo.
Enfim, estou um bocado a opinar sobre um jogo que ate e diferente, so mesmo a qualidade dos jogadores e suas caracteristicas mentais e igual, o resto nem se compara.
Mas como sou viciadito e nao ha topico de FMmobile, tenho que vir para aqui :grin:

1 Curtiu

BTW, comecei a jogar este jogo no ano em que nasceste (supondo que foi 1992), o velhinho Championship Manager, so com comentario, sem motor de jogo :joy: :joy:

2 Curtiram

Já somos 2 :grin: :grin:

Entretanto se quiseres matar saudades: (O 1º saiu em 93 :wink: )

1 Curtiu

Vamos lá, 22-23…

4 jogos, 19 golos e um título.
O futuro é risonho. Veremos se dá para fazer uma gracinha na Champions!

Na época passada apurei-me em 2º mas apanhei logo o Liverpool nos oitavos e acabou a brincadeira (em minha defesa eles foram os campeões europeus).

Seja o que Muriqi quiser :smiley:

Mesmo havendo o 3D eu jogo com as “caricas” :grin:

3 Curtiram