Football Manager 2022

Já não tenho palavras para este arranque.

Nunca tinha tido um arranque destes no FM.
Noto que isto parece quase um bug… tive 7 expulsões a favor nos últimos 3 jogos. Neste último então foram 3. Isto tem acontecido a alguém?

Deu para acumular golos, podem vir a fazer a diferença no critério de desempate… mas que absurdo lol

As estatísticas do Muriqi são de algo saído do modo de carreira do FIFA em easy…

1 Curtiu

A questão Muriqi acho que tem explicação. Este motor de jogo sobrevaloriza de alguma forma avançados possantes, a tipologia de Avançado Alvo. O famoso pinheiro, Paulo Sérgio dixit.

Na BETA o Luiz Phellype foi o melhor marcador na Liga num dos saves que fiz. Aí deu para perceber logo que o meta do FM22 ia ser muito diferente dos anteriores. Para mal dos meus pecados porque sempre gostei mais de PLs rápidos do que de pinheiros. Mas foi uma questão de adaptação, e optar por um estilo de jogo diferente do que muitas vezes idealizava. Como sempre digo, a melhor tática é a que ganha. Por tática leia-se modelo de jogo, vá.

Por outro lado como as bolas nas costas não entram tão facilmente, um estilo de jogo mais lateralizado, explorando as alas funciona muito bem como meta neste FM.
Na beta as bolas nas costas eram ainda mais difíceis de entrar. Com o lançamento do jogo oficial, começaram a entrar um pouco mais mas, mesmo assim, acho que o estilo mais de chegada em posse, com cruzamento para o PL continua a prevalecer sobre um estilo mais vertical.

Mas são só os meus 5 tostões, e haverá quem vá ter sucesso fazendo precisamente o contrário.

O que interessa é que não se aleijem. E que se divirtam acima de tudo. Bons jogos.

1 Curtiu

Acabei a primeira época dos Formados no clube. Para o risco que corri, até nem correu assim tão mal. Não ser despedido é sempre o primeiro objetivo desta primeira época, num save deste género.
Na liga um honroso 2ºlugar. Uns empates manhosos lá pelo final, mas são dores de crescimento.

Nas outras competições a CL foi um miséria (apostava tudo na liga e rodada muito na CL e taças). Já nas taças não estivemos mal. Acabámos até por ganhar a TP ao Porto, no prolongamento. Que jogo!

As estatísticas globais revelam algumas surpresas, outras nem por isso. O Bernardo Sousa marcou muitos golos, mas muitos penalties. Esperava mais do Tiago Tomás, e sentia sempre que as características do Chermiti até se vão encaixar melhor no estilo de jogo da equipa, num futuro próximo. Tem a ver com o meta atual do patch.

No que diz respeito ao desempenho vs evolução tenho de destacar o Callai, o Chermiti e o Guilherme Santos. O Chermiti já esperava um bom desenvolvimento. Os outros foram uma boa surpresa. Tenho fé em mais alguns, mas vamos ver como evoluem na segunda época.

4 Curtiram

Inspirado no grande @Vodu também estou a fazer o meu desafio dos formados, por enquanto supertaça + taça da liga ganhas, final da taça de Portugal e estou a discutir o 4º lugar do campeonato com o Famalicão. Uma época à Marcel Keizer.

Entretanto sofri este golo de penalty na luz

1 Curtiu

Eu estou naqueles momentos em que em praticamente todos os jogos faço +30 remates, constantemente em cima do adversário … e se marcar um golo é muito.

1ª jornada do campeonato:

E empatei também a 2ª jornada, e ainda perdi um jogo vs Paços de Ferreira. Mas pelo meio dei 4-0 ao benfas e 3-2 ao porto que ia só com vitórias até a essa altura.

Já agora, contratei o Jung Sang-Bin (mas ficou emprestado na equipa dele ainda), e garanti para janeiro o Yuriel Celi.

2 Curtiram

Labyad? :sweat_smile:

1 Curtiu

Estava mesmo desesperado por um extremo e tenho por filosofia contar como formado quem quer que tenha estado aqui antes dos 20 anos de idade. Eu sei eu sei :sweat_smile:

Entrentanto lá ganhei a taça e não fui despedido. Obrigado Varandas, obrigado meu amigo. Tive 12 empates no campeonato, a classificação é um pouco enganadora mas é o que é. A equipa B não desceu porque nos últimos 15 minutos do último jogo contra o Massamá virou um 0-2 para um 3-2, comigo a assistir na bancada. Seguimos

1 Curtiu

Sem dúvida que os cruzamentos estão exageradamente eficientes neste jogo.
Na realidade também funcionam, mas talvez não de forma tão óbvia.

Ainda assim, pelo mesmo do FM 21 e agora neste, não sinto essa redução de eficiência em jogar em profundidade com bolas nas costas dos defesas.

Só uso o Tiago Tomás para isso como 9 e até ele consegue um rendimento bastante razoável, pelo que tenho a certeza que se tivesse um Osimhen ele seria o goleador que foi no meu save do Arsenal em que foi o bota de ouro mundial (FM21).

Mas bem, já joguei umas horinhas e está bom por hoje. Esta segunda época tem sido um autêntico passeio, até na UCL (apesar do grupo fácil).

Vamos ver se dá para limpar tudo internamente e fazer uma gracinha na UCL.

Alguém com algumas dicas para o FM21? Presumo que alguns o deixaram para trás, eu peguei nesse agora. Estou a 5 jogos do final da 1a época. Em segundo lugar, já a dar uso ao E. Quaresma, Gonçalo Inácio, Gonçalo Costa, M. Nunes, Bragança, Tiago Silva, Balde, entre um ou outro formado.
O melhor marcador é o Luiz P. com 13 golos na liga, lesionou-se para mais 7 meses.

A meio da época vendi o Antunes, o Neto e o Bruno Paulista. Vendi agora também o Bruno Gaspar.

Para a próxima época está preparada uma enxurrada de jogadores entre os 17 e 19 anos. Contratações, comprei o Douglas Tanque.

Isto é novo não é? É a primeira vez num FM que um jogador me vêm dizer que acha que já não consegue jogar na minha equipa, já tive jogadores a pedir para serem vendidos mas nunca por esta razão :sweat_smile:
Calha bem que é o Esgaio que queria vender em Janeiro, assim já arranjo dinheiro para pagar a cláusula do Porro.

1 Curtiu

Já agora, para quem quiser dispôr sempre das 5 substituições já há um ficheiro para isso, embora só esteja presente nas principais ligas

Penso que a liga portuguesa não está incluida

1 Curtiu

Ainda não, infelizmente. Eles têm lançado updates a acrescentar mais ligas, pode ser que metam a nossa

Não deve demorar a sair a nossa liga … mas vai ter que se começar um novo save para ter as 5 subs

1 Curtiu

Que MONSTRO

4 Curtiram

Decidi recomeçar um save com o nosso sporting.

primeira epoca terminada, e ate correu bem.
Cheguei ainda aos oitavos de finais da liga dos campeões , eliminado por o real madrid ( perdi 4-0 em madrid e ganhei 3-1 em alvalade)

Fui buscar de regresso a casa o Tiago Djalo e o Ruben Semedo, tive oportunidade de ir buscar o Bruno Costa ao Porto, e visto que tenho por politica de contratações so contratar jogadores portugueses e sem com isso perder competitividade na equipa achei uma boa contratação.

Fiz um pouco de dinheiro com alguns jogadores que nao iam ser apostas e antecipei a venda do Nuno Mendes por 38M, o que me deu dinheiro para renovar contratos dos principais jogadores e ir buscar o Ruben Semedo, o Tiago Djalo e o Bruno Costa.

Agora é preparar a próxima epoca, tentar vender os jogadores estrangeiros se receber propostas aceitáveis ( sou incapaz de meter jogadores como o Coates ou o Adan na lista de transferencias )

2 Curtiram

Fim da 1 época. Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça conquistadas. Perdi a final da Taça da Liga para os lamps nos penaltys, o sacana do Vlachodimos defendia tudo. Na final da Taça de Portugal, o enorme Paulinho a decidir aos 116 minutos :grin:
Na Champions, passei em 2º um grupo com Liverpool, Zenit e Wolfsburgo. Eliminado pelo City nos oitavos, ainda ganhei 2-0 a 1º mão mas depois em Inglaterra levei uma tareia por 7-2, aquele plantel deles era impossível de segurar.

No campeonato, uma facilidade incrível para marcar golos. Acabei a liga com 124 golos marcados, a única equipa tirando benfica e porto que me conseguiu roubar pontos foi o Santa Clara, empatei fora 1-1. Nunca tinha tido uma equipa tão goleadora, os perfis incríveis de Sarabia, Pote, Jovane e por aí ajudam também aliado à fragilidade das equipas pequenas do tugão.
image
Sarabia foi o melhor goleador e assistente, também inflacionado pelos penaltys e pela quantidade de cantos que bateu para o Coates, que acabou a época com… 14 golos :laughing:
Tive vários jogadores que fizeram 20 golos ou mais. Sarabia, Jovane, TT, Paulinho e Pote.

Equipa mais usada:

Contratações e vendas:

3 Curtiram

Os meninos vão crescendo. Até ver estes são os que mais impressionam.

3 Curtiram

Ora, muito bem. 3ª época terminada (a segunda foi um bocado fraca) e finalmente o titulo de campeões a jogar só com formados.
Ficam aí alguns SS da caminhada. Bons jogos.

2 Curtiram

Já me foderam. Porra…
EDIT:
Afinal não, obrigado Pote :grin:

1 Curtiu