Football Manager 2021

Eu não gosto deste sistema de 3412 (ou 5212), mas tenho de dar o braço a torcer: até agora e na 2ª liga, é limpar o rabo a meninos. Ou roubar o chupa a bebés, não sei qual a melhor expressão. :sweat_smile:

A pressão inicial e os dois avançados, com meio-campo controlado, dão resultados logo nos minutos iniciais. A equipa marca quase sempre nos primeiros 15 ou 20 minutos e normalmente mais que um golo. Depois vai um bocado abaixo, as segundas artes perdem bola e os adversários ocupam as faixas, mas estando o jogo descontrolado, muda-se as coisas um bocadinho (5 substituições ajudam a isso) e aguenta-se o resultado.

Bem, um benfica bastante constante na fase final e na penúltima jornada a jogar contra eles a 4 pontos de distância, perdi e acabei a época em 3º com os mesmos pontos do Porto.

No resto das competições, fui eliminado nos quartos-de-final da Champions pelo Atlético aos 90+6 da segunda mão. Tinha eliminado o Dortmund nos Oitavos.
Na Taça de Portugal limpei o Porto na Final por 5-0, 4 só na primeira parte.

Uma época sem grandes conquistas, mas não considero má.

A nível de transferências, tentei mais uma vez não gastar muito em contratações, e consegui a 0 o Tonali. Logo no início do Verão, o Barcelona levou-me o Nuno Mendes pela cláusula… €60M. O chavalo está uma máquina!

Dinheiro não me falta! Quero tentar dar mais oportunidades a alguns miúdos e perceber se aparece algum negócio assim “magnífico” (se tivesse este dinheiro que tenho atualmente no fim da época passada, teria conseguido o Dembele do Barça em fim de contrato também!).

A nível de transferências foi assim (aqueles 8 ali a meio, são regens):

Se puderem, vão buscar mesmo o Sergio Gomez no fim da 1ª época, porque ele é mesmo bom jogador!

Espero esta época voltar a ser campeão!

Irónico

PS: Boavista é um desafio engraçado

Reconhecem?

2 Likes

Amigos Sportinguistas… venho-vos aqui deixar aquele que é para mim o melhor ponta de lança do jogo, daqueles que são acessíveis.
Um verdadeiro wonderkid logo de início, e uma das outras razões pela qual me apetece fazer um save com a Fiorentina, depois de me “fartar” deste original e obrigatório com o nosso grande amor, no qual finalizei agora a 5ª época.

Falo do Dušan Vlahović. Lê-se “Dujan”… até me fui informar. :rofl:

Super completo. Rápido, forte, alto, determinado, forte no ar e marca com os 2 pés. É decididamente um jogador alvo, uma referência de área ou, como eu prefiro no meu 4-4-2, o melhor “avançado trabalhador” que já tive e terei neste FM 21.
O único que superou o rendimento do nosso CR7 (este já acabado em termos físicos, obviamente…).

Farta-se de assistir, também. Já o tenho há 3 épocas e o rendimento só subiu. Estava a contar perdê-lo já no final da 3ª época, mas simplesmente ninguém bate com os 120M€ que eu exijo, e abaixo disso não sai.
O próprio jogador encontra-se motivado para ficar no Sporting devido ao “ambiente no balneário”, ao facto de lutarmos sempre por títulos e por jogarmos na Champions League.
Absolutamente dominante.
Deixo aqui:

Na 3ª época limpei tudo internamente, nesta 4ª época infelizmente só consegui o bi-campeonato… mas e que campeonato. O melhor que já fiz em qualquer FM, com o nosso Sporting. Invicto e com recorde de golos.

Não sou lá grande jogador porque nunca consigo ganhar a Champions League como muitos conseguem, com equipas portuguesa, logo na 2ª época… mas divirto-me!

Abraço a todos.

1 Like

Na segunda época em Janeiro consegui o Cristiano por empréstimo de 6 meses :joy::joy::joy:.
Nem queria acreditar lol.Nunca me tinha acontecido em 20 anos de FM/CM conseguir contratar um jogador tão reputado para um clube como o Sporting. Pelo menos antes de ele chegar a ter 39/40.

No meu save fiquei sem ele logo no final da primeira época. O Paris pagou 150 milhões por ele…

Sinto-me velho, o último FM que me consegui adaptar foi ao football manager 2012, curiosamente ainda conseguia jogar até ha 1 ano atrás, mas agora tornou-se mesmo impossível, porque os updates acabaram e estas novas versões estão cada vez mais pesadas e demoradas.

Eu notei uma diferença enorme a nível de processamento do 19 para o 20. Estava bastante mais leve.

E do 20 para o 21 ouvi dizer que também fizeram progressos nesse sentido, portanto é uma questão de tentares experimentar a versão trial do jogo ou algo assim.

Tudo bem que eu jogava muito tempo, mas acho completamente impossível fazer quase uma época inteira num dia, como eu fazia :joy:

Uma época inteira, se fores sempre avançando, demora cerca de 4-5 horas.

Isto quando a equipa já está criada, porque ao início demora-se muito mais tempo com as contratações, scouting e tudo o resto.

4 ou 5 horas so? Fogo

Talvez esteja a contar mal, mas a verdade é que às vezes acontece fazer uma época inteira num dia, portanto não fugirá muito daí xD

Já agora, aproveito para perguntar uma coisa. Eu gosto imenso de começar um save Journeyman (desempregado e sem badges nem experiência futebolística ao início), e o objectivo é sempre chegar ao Sporting.

O problema é que se o treinador actual do Sporting é despedido relativamente cedo no jogo, eu ainda não tenho reputação suficiente para ganhar o lugar. E depois quando finalmente já tenho essa reputação, tenho de jogar umas 6-7 épocas até o lugar finalmente estar disponível. Qualquer que seja o treinador do Sporting nessa altura acaba sempre por ficar entre 2º a 4º lugar, nunca é despedido porque atinge os objectivos mínimos, renovam-lhe sempre o contracto, e ele como quase nunca ganha a liga, também não há nenhum clube que o venha buscar.

Portanto a minha questão é: há alguma maneira realista de tirar o gajo do lugar, sem ser utilizar in-game editor e outras coisas que tiram o realismo ao jogo?

Sim. Assumes um vitória, marítimo ou equipa desse nível e tentas ficar à frente do Sporting. Se ele ficar em 5 em princípio vai ser despedido…Neste FM não sei mas noutros a minha tática passava por aí.

Lá está, estou com o Alverca, fui ganhando promoções consecutivas desde a Terceira Liga até à Liga NOS. No primeiro ano de Liga NOS fiquei em 3º quase colado ao Porto, e ao Benfica que ganhou o campeonato (o Sporting tinha ganho o campeonato no ano anterior com este treinador). O Sporting ficou em 4º neste ano.

Nos 2 anos seguintes ganhei o campeonato, e o Sporting ficou em 4º nos dois. Mesmo assim foi suficiente para lhe renovarem o contrato…

Fora nós 4, os outros do campeonato fazem sempre uns 15 pontos a menos que o 4º classificado, portanto é quase impossível ele ficar abaixo do 4º lugar.

No FM 21 não experimentei…mas pronto tiveste azar com o saving…
Eu no que falei penso que foi no FM 16… Comecei desempregado e comecei no Afan Lido do país de gales. Ganhei a taça, fiquei em 4 no campeonato e fui à final da taça da liga (o objectivo era não descer).
No ano seguinte fui contratado pelo The New Saints que era a melhor equipa do país de gales mas tinha corrido mal no ano anterior. Nesse ano fiz triplete. No ano seguinte consegui passar uma série de pré-eliminatórias da champions e acabei por conseguir entrar na fase de grupos da liga europa. A nível interno ganhei tudo.
Final da época fui contratado pelo Belenenses. Em janeiro estava em terceiro e nas meias finais da taça da liga e tinha sido eliminado pelo Benfas na taça de Portugal.
O manuel fernandes (entretanto era o treinador do sporting e estava em 5) foi despedido pelo BdC e e o Sporting ofereceu-me o lugar…nem sequer tive de me candidatar.

A questão é que não é só este save. Isto já me aconteceu noutro save que comecei antes neste FM21, e já me tinha acontecido exactamente o mesmo no FM20, nunca consigo treinar o Sporting antes de pelo menos 2030. Mas pronto, agora vim para o Barcelona e cá vou ficar até o Sporting despedir o treinador xD

Belo save, esse teu (; gosto destas histórias de FM.

Por enquanto estamos assim…tou a pensar ir buscar um LD no mercado de inverno e um gr redes experiente para substituto do Max.

![Capture d’écran 2021-01-12 à 13.02.22|690x449](upload://gAO

OoML9Jn5840BwDIBeRcceWyn.jpeg)

Se é esse o teu onze titular nada mau em termos de resultados

Esse é o meu 11 base…o plata troca muito com o Nuno Santos…e o Tiago Tomas também troca muito com o Sporar…
Fui buscar em janeiro o Thierry Correia por empréstimo, para dar algum descanso ao Pedro Porro, ja que o Diogo Figueiras nao me da muita confiança.
A minha politica de contratações é so contratar jogadores portugueses e gosto de ter alguns jogadores experientes no plantel. Vou ver como corre esta primeira época, mas é quase certo que na próxima época irei buscar alguns jogadores como Miguel Veloso, Adrien Silva e se surgir a hipótese de vender o Coates, para substituto vou tentar o Ruben Semedo.