Football Manager 2021

Depois disto lá venci o último jogo vs Santa Clara por 1-0, campeão!
Final da Liga Europa, depois de estar na primeira parte a perder 2-0 vs PSG, acabei por empatar e vencer em penaltis!!! :partying_face: :partying_face: :trophy: :trophy:

Depois venci ambas as Supertaças, 2-0 ao Benfica e à Juventus. No campeonato vou em 2º, com 11 vitórias e 6 empates em 17 jogos. Este FM não perco… mas empato imenso! As únicas derrotas que tenho nesta época são duas frente ao Liverpool (nem cheirei…) na Champions, e uma frente ao Vitória SC para a Taça da Liga (que fui eliminado na fase de grupos).

A nível de transferências no Verão foi o seguinte:


Não queria gastar muito dinheiro em transferências, só quando tiver grandes vendas. O Sporting tem mesmo muita coisa de qualidade para trabalhar (por isso o jogo parece tão acessível!!)!!

O meu problema tem sido renovações… desde o fim da época passada que qualquer morcão da minha equipa me pede 200k ou mais para renovar!! Até o raio do Joelson que raramente joga… será por não ter nenhum Diretor Desportivo depois de ter despedido o Hugo Viana? :thinking: :stuck_out_tongue:

EDIT: acabei de ter a minha primeira grande venda. Matheus Nunes para a Real Sociedad por 27M€ (até 33M€, basta fazer 10 jogos). Bom jogador ele!! Vou começar a dar mais oportunidades ao Rovella assim. Pena que me tinha esquecido de ver se os 50% do Estoril eram compráveis… mamaram metade! lol

continua, está a ficar um save porreiro
parabéns.

a questão salarial passa muito pela média que tu pagas aos teus jogadores…e consoante mais estatuto tens e mais ganhas isso tende a aumentar…é o que tenho notado destes anos.

1 Curtiu

Sim, acredito que tem muito a ver com isso da evolução da equipa. Mas é parvo. O Joelson está já uma besta, mas ainda não calça porque nem sempre jogo com extremos, e Nuno Santos, Tabata, Jovane e Hulk dão-lhe bem… e mesmo não calçando, ganha atualmente 25k e quer mais de 200k para renovar…

O Quaresma não renovava se não lhe desse estatuto de “Jogador Importante” e pedia-me cerca de 250k… entre outros.

Obrigado!! :+1:

Alguém sabe como consigo comprar a percentagem de transferência do Tabata também, por exemplo?

não podes comprar as percentagens.
por vezes ,o clube dá te a opção de comprares alguma…mas é muito raro
até me doeu quando vendi o tabata… o pote… nuno santos…matheus nunes… jesus

Pois, é que acho que mais vale tentar já dar o lugar a outros, e começar a encostá-los já que não terei grande retorno e não…

eu já tou bastante avançado…
mantém o joelson, jovane , bruno tavares precisa de muitos jogos para evoluir…estava melhor no fm 20
quantos jogadores costumam ter o teu plantel? eu gosto de ter um plantel curto mas que todos vão jogando. 23 jogadores!

o gonçalo batalha no meu save está bastante bom, mas no geral fica besta, tens ai um um craque para jogar como construtor jogo avançado ou até como 10 num sistema com 1 pl!
o ferro é o meu titular do lado direito, comprei-o por 2M na 3 época e tem sido dos melhores defesas da europa…inclusive marcou 3x ao venfique já
acontece-me já em muitos jogos…e já na 4 época acontecia… o adversário durante os 90 min não fazer um único remate…mas como é o save do meu amor…faço 10 15 épocas…
também estou com o almeria… 2 época…ganhei a 2 liga e subi
e tenho um 3 save com o united…que é o clube que mais gosto fora do sporting
assim não enjoo

1 Curtiu

Vou, neste momento, na minha quarta época no Sporting. Talvez a última. Vou numa série de 30 e tal jogos sem perder, e de 29 vitórias seguidas para o Campeonato, com uns 10 golos sofridos nesses jogos todos.

Esta época tenho 9 jogos, 9 vitórias, 1 golo sofrido (4-1 ao benfica em casa), e muitos marcados. 3 vitórias e 1 empate na Liga dos Campeões (grupo fácil: Ajax, Shakhtar e Genk). 2 vitórias na Taça da Liga e uma na Taça de Portugal. Supertaça vencida.

Já tive proposta do Liverpool, mas decidi ficar para tentar vencer um troféu europeu. Duas finais da Liga Europa perdidas nas primeiras duas épocas, e uma eliminação desgraçada perante a Lazio nos 1/8 da Liga dos Campeões na terceira (1-0 em Roma, 0-0 em Alvalade). Inglório, depois de ter vencido um grupo que tinha o Barcelona, por exemplo.

Dado que o Campeonato já está a ser um passeio, esta época será para tentar fazer o pleno e vencer os troféus todos, para sair em grande. Mesmo que falhe, devo sair em final de contrato. Não quero sair passados 10 anos, quando já não conheço nenhum jogador do jogo, quase.

Ainda virão mais saves, por isso penso que vai mesmo ser essa a minha decisão, ficar-me por 4 épocas no melhor Clube do Mundo, saindo em glória para um desafio mais complicado a nível interno.

3 Curtiram

Por volta dos 23 jogadores sim, mas incorporo sempre na equipa principal alguns jovens que estão sempre a jogar nos sub-23 ou na B.

O Nabian está a evoluir bastante mesmo. É o meu 3º avançado já. O Sporar tem feito uma época do caraças, vai com 30 golos em Fevereiro.

O Bruno emprestei agora em Janeiro da segunda época, mas o Joelson para o ano já será um dos principais titulares. Já o Jovane, comecei agora a adaptá-lo a ala, já que para o ano não tenho laterais direitos (vem o Djoku ou o caraças do City, em fim de contrato). O Gonçalo Batalha no meu está muito mediano… já o Tomás Silva, está com muito boas stats.

United é também a minha segunda equipa, mas o meu segundo save será o meu Bristol Rovers! Não falho esse save desde para aí o FM14.

Entretanto sofri contra o porto a minha primeira derrota no campeonato.

o sporar comigo fez 2 épocas +50 golos… ninguém acredita… mas eu sábado deixo aqui o comprovativo disso… vendi-o só por 20m…porque ele queria renovar por mt dinheiro e eu não pago a ninguém acima dos 200 por mês…excepção alguns jogadores
nabian como te tinha dito fica máquina…está emprestado ao chaves na 2 liga… o ano passado fez quase 40 golos no sub23…não tens noção da quantidade de monstros que tenho… 250m para gastar… o doku é muito bom!
Boa, bristol tem um projeto atrativo !
vai dando feedback do teu save no nosso grande amor
abraço

1 Curtiu

Eu na primeira época fiquei em terceiro e ganhei a taça da liga , na segunda época fiquei em segundo e ganhei a taça de Portugal e taça da liga .

Tiago Tomás tá uma máquina a ponta de lança.
Maximiano também tá muito bom.
Tenho o hábito de fazer só um save de longa duração e só contrato jogadores portugueses e de preferência que tenham passado por o sporting.

Agora vou esperar que corrijam as regras de disciplina do campeonato português , para recomeçar um outro save

1 Curtiu

Dasss agora não consigo mover jogadores da equipa B para a A, porquê???

É bug do jogo… para enviares um jogador da equipa b para a equipa principal , tens que enviar esse jogador para a equipa sub-23 ou sub-19…avanças um dia e depois envias o jogador da equipa sub-19 ou sub23 para a equipa principal

1 Curtiu

E não dá para convocar um jogador da B/Sub23/sub19 sem o mover? Eu no 2020 costumo, nos filtros, colocar o pisco na Equipa B/Sub23/Sub19 e convocar normalmente, sem mover os jogadores entre escalões…

Vais ao editor de jogo e passas a B para equipa de reserva. Acabam-se os problemas. Ao criar uma equipa B através da A e não como equipa à parte, tens todas as vantagens e está mais próximo da realidade.


Esta cena da Académica ter 5 equipas escapa-me.

Tive de vender os extremos para poder ter salários e contratar “custos 0”, como o Thiago Nunes, João Silva, Fernando Costanza e Bright Enobakhare. Mercê disso e de só ter agora dois extremos mais ou menos, passei a jogar em 3412. Embora não goste do sistema, tem dado resultados. Em 4231 ou 4141 a equipa não marca golos.

Tive o Fred Friday em testes, marcou muitos golos no amigáveis, mas pede acima dos 20 mil e nem a esticar tudo e ajustar orçamentos lá chego. Não sei se não poderá servir na 1ª liga a quem optar por um clube médio. Também não consegui o Djordje Jovanovic, outro que parece ser suficientemente promissor para uma equipa média da 1ª liga. Agora é tentar o Ezekiel, outro que “brilhou” nos testes de pré-época, que segundo o empresário está interessado, mas pedirá 30 mil. Como não tem interessados, talvez baixe após o fecho do mercado. Não é que em seja muito importante, mas seria engraçado ter o Imoh Ezekiel na 2ª liga!

Há coisas no jogo que não percebo bem. O Jovanovic nunca baixou dos 14 mil (que é incomportável para mim, só consigo uns 9 mil e com estatuto de estrela - talvez agora com a provável venda de um jogador por 150 mil consiga esticar mais para o Ezekiel), mas acaba por ir para uma equipa da Superliga Sérvia a receber 1,6 mil/mês. A reputação das equipas é similar.

Bem, mudando de assunto, até agora e nos primeiros jogos o Bouldini marca muitos golos, rende bem a ponta de lança e a ponta de lança fixo. Mas gosta muito da enfermaria.

1 Curtiu

Sim também podes fazer isso . Mas isso de não dar para mudar diretamente da equipa b para a equipa principal é bug do jogo quando eles lançaram o novo update.
Quando lançaram o jogo as equipas b participavam na taça de Portugal a partir da segunda época … lançaram um update onde corrigiram isso , mas veio esse problema de passar jogadores da equipa b para a equipa principal … no próximo update já deve ter corrigido .
Eu enquanto não corrigirem as regras de disciplina na liga nos… não pego no jogo outra vez

Obrigado! Entretanto por acaso tinha descoberto isso mesmo! Thanks.

No seguimento do que postei antes, venho aqui deixar aquela que foi a maior “facada” que recebi neste FM, a caminho da 5ª época.
Então, depois de FINALMENTE conseguir ir buscar o melhor de sempre, e de ele ter superado todas, mas digo TODAS as minhas expectativas quanto ao seu rendimento com 39(!!!)anos… ele decide retirar-se, apenas 6 meses depois de chegar ao Sporting.
Teve tempo para chegar, conquistar e apaixonar toda a gente, pulverizando recodes de rendimento.
Marca, assiste, constrói. Marca de pé direito, de pé esquerdo, de cabeça, de penalty, de livre directo. Joga como PL, EE e ED. Simplesmente não tenho palavras.
De longe, mas de longe mesmo o melhor jogador que já tive neste jogo.
E como já o disse, já o apanhei numa altura em que a sua aceleração/velocidade estão destruídas, mas desenganem-se se acham que isso impede que tenha um rendimento de absoluto deus do futebol. Basta saberem usá-lo.

Sinceramente, não sei se é possível ir buscar o CR7 sem ser pelo Sporting, porque ele para o Sporting quer vir desde o 1º ano, desde que haja dinheiro. E ainda só joguei com o Sporting, portanto não sei… mas garanto-vos: se conseguirem, vão buscá-lo! Paguem-lhe o que ele quiser, que ele vai devolver isso com um desempenho em campo sem igual.

Estava mesmo a contar com ele… todos os jogos “brincava” com ele, ora a PL ora a ED como “ponta de lança aberto”. É um absoluto portento de jogador.
Deixo aqui um print dele. Recordo que chegou em Janeiro de 2024…

És o maior, Cristiano Ronaldo!

1 Curtiu

No 2020 consegui tê-lo duas épocas. Mas com um rendimento desses.

O varandas anda a dar a bunda para pagar os salários? :joy: