Football Manager 2021

Boa ideia, olha que nunca tinha pensado nisso. Também desde que jogo (fm10) nunca mexi nisso, foi sempre em salários semanais.
Mas só vou mudar para o próximo, já não tenho pica para jogar o 21 por isso estou só à espera que saia o 22 :sweat_smile:

1 Curtiu

Fazes bem! :grin: Também já estou à espera do 22, daqui a 3 semanas já devemos ter a beta

1 Curtiu

Pergunta talvez já feita por aqui e talvez controversa:

Qual o melhor FM de sempre?

Para mim foi o 2007. O mais simples e divertido. Provavelmente aquele em que passei mais bons momentos a jogar, seja sozinho ou com amigos. Depois passei boas temporadas também no 2012, no 2014…

A partir do 2015 deixei de ligar tanto. Jogo esporadicamente e joguei o 21, mas já não é a mesma coisa. Posso estar enganado, mas acho que o jogo é sempre igual e com cada vez mais “erros” durante os jogos.

2 Curtiram

O meu preferido foi o 12. Aliás, eu nem comprei o fm13 porque gostava tanto do 12, então continuei a jogar durante mais um ano.

O 2012 era espetacular! Bons tempos! Ainda o tenho e qualquer dia ainda o instalo e dou uma jogada, apesar de como disse o tempo escassear e o “bichinho” não ser o mesmo. A minha época preferida no 12 foi no Bilbao (Bilbao esse que defrontámos na Liga Europa essa época) onde ganhei a Liga Europa. Tinha grande equipa…Javi Martínez, Llorente, Susaeta, De Marcos, Ander Herrera, San José…

1 Curtiu

Já para não falar do Editor…

Quantas tardes passei eu agarrado aquela plataforma nos verões a atualizar as transferências que iam acontecendo!

Bem o FM favorito não tenho assim nenhum em especial, talvez mesmo o 2012.

O meu jogo de manager favorito foi e é sem duvida o CM 01/02 que aliás ainda hoje jogo, para além do SCP ter uma super equipa, o campeonato italiano era suberbo, onde por norma era sempre campeão com o Parma.

Antes desse era viciado no Premier Manager 2 onde começava sempre com o Halifax Town, e o jogo era muito dificil porque não podiamos perder muito dinheiro negativo senão eramos despedidos mesmo estando em 1º no campeonato.

O “truque” era vender os jogadores mais fracos, com o dinheiro comprar jogadores a custo 0 da division 2 (era uma sorte) ou da division 3 dando-lhes um ordenado mais alto e um prémio de assinatura maior do que os das respectivas divisiões.
Depois aumentar o estádio para conseguirmos ganhar mais dinheiro com a publicidade dos placares e por ultimo estar sempre atento ao staff ir contratanto os melhores para evoluir os jogadores e o da academia para aparecerem jovens talentos.
Era um jogo bastante completo e entusiasmante.

2 Curtiram

Também cheguei a jogar o CM 2001/2002 mas só por volta de 2014. Tive sempre dificuldades em meter o Sporting a jogar à bola nesse jogo :joy::joy::joy:

Lembro-me que uma vez estabilizei a equipa com um meio campo a três com Diogo, Hugo Viana e Paulo Bento :joy:

Mas do que joguei pareceu-me muito bom mas ao mesmo tempo um jogo difícil.

Nada bate a nostalgia do CM 01/02.

As contratações obrigatórias: Tó Madeira não me lembro em que clube, Taribo West nos jogadores livres e Hugo Pinheiro do Marinhense.

Ah e o Lourenço era muito bom a sair do banco.

3 Curtiram

Tó Madeira do Gouveia, curiosamente descobri-o num SCP X Gouveia para a Taça de Portugal.

Taribo West e Guardiola eram obrigatórios como jogadores livres.

Depois tinhas o Tsigalko para PL, o Jonas Lunden e Kim Kallstrom da Suécia que eram jogadores excelentes e baratos e mesmo na Holanda tinhas craques alguns a baixo custo, o Van Persie era um miudo ainda :joy: :joy:

Ainda hoje jogo ao CM 01 / 02

2 Curtiram

Absolutamente! Saudades do tempo dos CM’s, com a mudança de nome foi também alguma da magia da saga. Eram tempos sem a internet massificada, onde descobríamos Saviola, Aimar, Falcão, Chivu, Contra, e outros, ainda com idade de júnior.

1 Curtiu

Eu por acaso joguei este FM 2021 por um bocado, e sinceramente também penso que os FMs estão cada vez mais complexos, o que na minha opinião os torna mais realistas mas também mais chatos. O meu FM favorito é o 2007, com o 2010 próximo.

Há uns tempos reparei que tinha o FM 09 na steam e experimentei jogar. Foi uma experiência engraçada, o motor de jogo apesar de muito mais rudimentar era mais leve e imprevisível. Mas aquilo que mais detesto no FM de hoje é a falta de dados correctos no que diz respeito a massas salariais (aqui os 3 grandes gastam entre 20 a 30 milhões ao ano quando na realidade andam entre os 60 e os 100) e o irrealismo nas transferências. No save do meu pai os lampiões em 2028 andam a comprar jogadores por 60 milhões, isto não é nada.

Lembro-me de ter jogado um jogo parecido com esse … era na mega drive? Que nostalgia …

Eu sempre usei em mensal por acaso.

2 Curtiram

Mensal também é bacano, agora semanal é que não dava com nada

Saudades de no FM 2007 ir para o Beira-Mar ou Boavista e comprar gajos a custo zero como Vasilis Tsiartas, Guardiola, Fábio Luciano, etc… :joy:

Em países tipo Bielorrússia também se encontrava muito talento jovem e baratissimo que chegava e sobrava para a liga portuguesa.

Bons tempos

Eu sempre joguei em PC, mas acho que havia para outras plataformas pricipalmente o Premier Manager 2.

E o nosso João Paiva?? Era uma máquina descomunal!

E ainda o Aghahowa.

1 Curtiu

Jogo a franquia desde o Cm93/94 inglês (havia o Maradona e o Valderrama mas era difícil te Los já não sei porque)
Depois como o italiano em 95, onde tinha a promo com “Be Capello, buy Baggio”, quando saiu foi a loucura… a partir daí a história é a que se sabe.

Mas queria dizer que não concordo com algumas opiniões. Cada vez melhor, mais completo, realista e com opções complexas que podem ser desligadas ou delegadas. A idade já não é a mesma, o vício até pelo futebol, mas quem me dera ter estes fms modernos na altura. Acho que nem comia/dormia. É já era quase assim… :laughing: