Acho muito arriscado se vier por 6 milhões, espero que venha por 4. O sinama não é tão mau como parece e pode surpreender, no entanto, continuo a dizer que o Sporting precisa é de qualidade pura, jogadores que façam a diferença
Jardel foi aquela máquina de golos. E só na primeira época no SCP marcou mais golos que Pongolle em toda a carreira.
Simplesmente, as pessoas não querem ver a realidade como ela é.
Quando é que se vai saber quanto custou esta brincadeira?
Pois, mas ele tem razões para dizer isso, olha lá para os números deles: estão no sexto lugar com ataque com números semelhantes aos primeiros e defesa semelhante a um décimo lugar, com 27 golos sofridos em 18 jogos. Ou seja, eles têm de facto um problema a defender e se o corrigirem são capazes de subir para o nível de um terceiro lugar.
Já o Sporting tem um problema muito maior no seu ataque do que na defesa. Conheço toda a conversa da dinâmica ofensiva dada pelos defesa, mas quando tens um problema de uma defesa que sofre muitos golos não compras um ponta-de-lança a pensar no pressing defensivo que ele possa fazer, da mesma forma que quando não consegues fazer golos não compras um defesa a pensar nos passes certeiros que ele pode fazer para a sua linha avançada.

Jardel foi aquela máquina de golos. E só na primeira época no SCP marcou mais golos que Pongolle em toda a carreira.
Simplesmente, as pessoas não querem ver a realidade como ela é.
Como é obvio, o meu comentário reflectiu bem esse fenómeno que era brasileiro.
Mas de resto, acho que ninguém ainda aqui tentou comparar a valia do Jardel com o do Pongolle…
O Pongolle é um jogador que tem uma velocidade interessante… apesar de estar longe de ser um " monstro" fisicamente, tem alguma potência muscular, ou seja, pode-se dizer que consegue aguentar a carga/choque. Do que me lembro de ver no Recreativo é um jogador com mobilidade.NÃO ESPEREM um jogador fixo. Bem pelo contrário.
Pode ter mudado um pouco,não sei, mas na altura descaía abundantemente para as faixas, isso era bem visível sobretudo com a relação que ele tinha com o Vasquez…o Pongolle abria muitas vezes na ala, para o Vasquez adoptar um futebol mais vertical.
A única coisa que me preocupa é que mesmo no seu melhor período no Recreativo, sempre me pareceu um jogador algo à margem do jogo, à margem da emoção propriamente dita.
Não me parece ser um jogador entusiasta, que “carregue” os colegas…não é muito fervoroso…
Mas enfim…atendendo que nós Sportinguistas, ultimamente estamos habituados a ver um Liedson ( infelizmente lesionado) acompanhado de jogadores que apresentam dificuldades em executar processos básicos do futebol ( como receber uma bola, passar a bola, fazer tabelinha, ganhar espaço, rematar com espontaneidade)…
…quem conseguir distanciar-se do valor pago ( vamos admitir 6 milhões) , ou pelo menos quem conseguir “ignorar” o preço quando estiver a ver um jogo do Sporting…este Pongolle será um “surpresa” porque é francamente superior ao lixo que estamos habituados.
No entanto, estamos perante um cenário complicado…
É que a contratação do João Pereira (contratação que eu aplaudo do ponto de vista desportivo), mesmo contando com:
aqueles que o detestam como Homem
aqueles que simplesmente não o vêm como uma efectiva mais-valia
aqueles que o consideram excessivamente caro…
aqueles que não consideram os laterais como uma prioridade ( discordo radicalmente. Existirá maior?)
em função daquilo que vou absorvendo ao falar com os meus amigos, familiares, num café, na faculdade, na imprensa, na esmagadora maioria de fóruns, outros sportinguistas, adeptos de outros clubes…etc
parece-me mais do que inequívoco, que DESPORTIVAMENTE FALANDO, o J.Pereira reúne uma aprovação GLOBAL ( não direi total, por respeito a algumas ideias contrárias e que são logicamente legítimas).
No que diz respeito ao Pongolle, se pensarmos no que ele (supostamente) custou, deveria ser sinónimo para " reforço-categórico-sem-margem-para-desilusões-visto-que-não-é-preciso-ser-um-Kaka-ou-Ronaldo-para-se-fazer-a-diferença-em-Portugal".
A mim não me preocupa ele não ter jogado por causa do Forlan ou do Aguero.
Mas já me preocupa, quando os dois sul-americanos não estavam disponíveis e em vez de o terem colocado, optaram por adaptar o Raul Garcia como referência no ataque.
Mas admitindo mesmo os 6 milhões de euros (rezo e imploro para que não tenha custado mais), por muito interessante que ele seja, a nossa torcida cobrará sempre muito. Será sempre impossível ele descolar-se do rótulo " este gajo custou mais de 1 milhão de contos". Num contexto internacional, 1 milhão de contos é como beber um copo de água.
Mas para nós não.
Nesse sentido, reportando-me apenas ao nosso futebol português e sem sequer pensar muito…não posso deixar de pensar no Nenê, no Carlão, no Miccolli, no médio Ruben Micael…
O preço do Pongolle obriga-me a exigir e esperar que ele faça mesmo a diferença em Portugal.
Enfim…prefiro adoptar a política: “enquanto ele não roubar, não o chamo de ladrão.”
A notícia saiu no jornal francês L’Equipe, com algumas declarações do jogador que eventualmente não sairão nos jornais portugueses. Traduzo parte do artigo (com erros de português, se calhar, devido à hora tardia e tb ao facto de não ter falado português há algum tempo / perde-se a prática, perdem-se as palavras :inde: ).
«La logique voudrait que je rentre en France, mais une voix dans un coin de ma tête me dit non». L'attaquant de 25 ans n'a pas voulu dévoiler l'identité des clubs en question, précisant simplement que Monaco et Marseille, tous deux à la recherche d'un buteur, n'en faisaient pas partie."O mais lógico seria eu voltar para a França, mas uma voz interior diz-me que não." O avançado de 25 anos não quis revelar a identidade dos clubes [clubes franceses que o pretendiam], limitando-se a dizer que o Mónaco e o Marselha, ambos à procura de um ponta-de-lança, não o contactaram.
Florent Sinama-Pongolle ne se fait pas d'illusions. «A moins d'inscrire trente buts lors des six prochains mois», l'attaquant français ne disputera pas la prochaine Coupe du monde. Il a malgré tout conscience que le choix de son futur club pourrait influencer la décision de Raymond Domenech. «C'est en ce sens-là que je parlais de logique. Si je vais en France, je m'en rapproche (des Bleus). Si je vais au Portugal, je m'en éloigne...».FSP não alimenta ilusões. "A não ser que marque 30 golos nos próximos 6 meses", o avançado francês não jogará no Mundial. Tem, ainda assim, consciência de que a escolha do clube pode influenciar a decisão de Raymond Domenech. "É neste sentido que falava de lógica. Se vou para a França, fico mais próximo (da selecção). Se vou para Portugal, fico mais longe.
Dans son esprit, Sinama-Pongolle cherche un club capable de lui proposer une marche intermédiaire entre ce qu'il a connu à Huelva et à l'Atletico Madrid. «C'est le cas du Sporting. Chaque saison, il joue la Ligue des champions ou la Ligue Europa, explique-t-il. Moi, j'ai vraiment envie de rebondir dans une équipe qui me veut vraiment et qui me fait confiance». Le joueur passé par Liverpool assure n'avoir aucune crainte de "s'enterrer" s'il venait à rejoindre un championnat moins médiatisé. «A un moment, il ne faut pas avoir peur et prendre des risques. Et puis, il y a quand même des gros transferts qui se font là-bas : Nani, Anderson, Cristiano Ronaldo, Lisandro Lopez, Aly Cissokho... Ça prouve que c'est regardé par les recruteurs.» Sa possible arrivée au Sporting rentrerait dans un plan de carrière, développe-t-il. «Y rester un ou deux ans pour trouver un challenge encore plus intéressant derrière».S-P está à procura [o artigo foi publicado antes de ficar confirmada a notícia da contratação] de um clube que lhe possa propor um degrau intermediário entre Huelva e Atlético. "É o caso do Sporting. Todos os anos, o Sporting joga a Liga dos Campeões ou a Liga Europa. Eu quero relançar a minha carreira numa equipa que realmente acredite em mim." O jogador, que já passou pelo Liverpool, garante não ter receio de "se enterrar" no caso de jogar num campeonato menos mediático. "Em certas alturas, é preciso não ter medo e arriscar um pouco. Além disso, já se fizeram lá grandes transferências : Nani, Anderson, CR, Lisandro López, Aly Cissokho... Tudo isto prova que este campeonato é muito seguido pelos olheiros." A sua possível chegada ao Sporting enquadrar-se-ia num plano de carreira, afirma o jogador. "Ficar no Sporting um ou dois anos no sentido de encontrar um desafio mais interessante depois."
«Ça ne s'est pas passé comme prévu, mais c'est comme ça. J'ai tout de même essayé de me montrer performant à chaque fois qu'on m'en a donné l'occasion. De toute façon, quand dans votre équipe, il y a un mec capable de planter 32 buts dans la même saison (Forlan l'an dernier), vous ne pouvez que vous taire et vous incliner». Selon nos informations, l'Atletico réclame entre cinq et six millions pour lâcher son attaquant. A 25 ans, Sinama-Pongolle va, lui, découvrir le sixième club de sa carrière. -[Sobre a temporada no Atlético] "de qualquer forma, quando há na equipa um gajo capaz de marcar 32 golos numa temporada (Forlan no ano passado), só nos podemos calar e aceitar." De acordo com as nossas informações, o Atlético reclama entre 5 e 6 milhões de euros. Com 25 anos de idade, SP vai descobrir o 6° clube da carreira.
O Jardel em pressão defensiva era ZERO.
O descanso que dava à defesa era ZERO.
E a comparação do Jardel com o Pongole vale ZERO.
Um marcava golos em barda e decidia títulos, fazia a diferença.
O outro vai andar a correr de um lado para o outro e pode ser que dê uma ajudiita porque tem mais qualidade que os jogadores que temos contratado ultimamente. Apenas isto!
Mas sempre que uma bola for a voar para a área adversárea vai continuar a falta de presença que temos sentido nos últimos anos.
E na defesa também não vai melhorar nada!
PS:
Na era jardel, lembro-me de que qualquer cruzamento para a área era uma emoção tremenda de golo eminente.
Nunca mais tive essa sensação…
Li os comentários dos Colchoneros e fiquei assustado! :xock:
Lembro-me de ver alguns jogos dele no Recreativo e ele era sem dúvida nenhuma a estrela da companhia. Mas agora que leio os comentários, parece que estão a falar de uma contratação inacreditável, como se alguém chegasse a Alvalade e pagasse uma exorbitância pelo Purobicho. Vou estar atento nos próximos dias e ver o que dizem quando for conhecido o valor da transferência.
Li os comentários dos Colchoneros e fiquei assustado! :xock:
Lembro-me de ver alguns jogos dele no Recreativo e ele era sem dúvida nenhuma a estrela da companhia. Mas agora que leio os comentários, parece que estão a falar de uma contratação inacreditável, como se alguém chegasse a Alvalade e pagasse uma exorbitância pelo Purobicho. Vou estar atento nos próximos dias e ver o que dizem quando for conhecido o valor da transferência.
Hoje por hoje os adeptos do Atletico dizem mal de tudo e todos.Só devem escapar o Aguero,Forlan e simulao.
SL
3,5 ou 4Milhões…mais é muito dinheiro por um…varela…
Vejam lá se evitam o nome Jardel que senão ainda choro
Vem para cá com a ideia de dar o salto… porreiro, pá.

3,5 ou 4Milhões…mais é muito dinheiro por um…varela…
Onde é que viste esse valor?
Ainda tou com esperança que ele tenha algum dente furado para reprovar nos testes médicos… :whistle: :whistle:

Já o Sporting tem um problema muito maior no seu ataque do que na defesa. Conheço toda a conversa da dinâmica ofensiva dada pelos defesa, mas quando tens um problema de uma defesa que sofre muitos golos não compras um ponta-de-lança a pensar no pressing defensivo que ele possa fazer, da mesma forma que quando não consegues fazer golos não compras um defesa a pensar nos passes certeiros que ele pode fazer para a sua linha avançada.
Teentando explicar sinteticamente melhor a minha ideia:
Como escrevi, acho que o Sporting tem um problema na defesa e no ataque.
Mas tem um problema ainda maior no seu processo ofensivo. Que está umbilicalmente ligada ou até dependente do seu processo defensivo.
Neste momento a equipa do Sporting, apesar de servida com pouca qualidade individual, está relativamente consistente a defender pois os processos defensivos estão com bons principios (tacticos, compensação, entreajuda), onde praticamente todos (até o Liedson, na pressão alta e recuperações) ajudam a defender.
Se viessem novos avançados, tal e qual a equipa está montada agora, iriam sofrer a maioria dos mesmos problemas que sofre Liedson ou qualquer avançado do Sporting em termos de jogo de ataque oportunidades de golo.
Basicamente a intenção do novo treinador é (?) incutir mais jogo ofensivo. Isso necessariamente vai implicar mexidas (adaptações) no processo defensivo, seja através dos médios centro que vão fazer menos compensações, sejam os laterais que vão avançar mais vezes no terreno etc.
No fundo, é uma questão de (re)equilibrar a equipa, que por tudo o que referi, não pode simplesmente passar apenas por meter ou mudar jogadores no ataque, mas sim incluir mais qualidade no ataque… e mais qualidade (individual) na defesa, de modo a suportar os reajustes que vão ser feitos na forma de jogar.

O Pongolle é um jogador que tem uma velocidade interessante… apesar de estar longe de ser um " monstro" fisicamente, tem alguma potência muscular, ou seja, pode-se dizer que consegue aguentar a carga/choque. Do que me lembro de ver no Recreativo é um jogador com mobilidade.NÃO ESPEREM um jogador fixo. Bem pelo contrário.
Pode ter mudado um pouco,não sei, mas na altura descaía abundantemente para as faixas, isso era bem visível sobretudo com a relação que ele tinha com o Vasquez…o Pongolle abria muitas vezes na ala, para o Vasquez adoptar um futebol mais vertical.
A única coisa que me preocupa é que mesmo no seu melhor período no Recreativo, sempre me pareceu um jogador algo à margem do jogo, à margem da emoção propriamente dita.
Não me parece ser um jogador entusiasta, que “carregue” os colegas…não é muito fervoroso…Mas enfim…atendendo que nós Sportinguistas, ultimamente estamos habituados a ver um Liedson ( infelizmente lesionado) acompanhado de jogadores que apresentam dificuldades em executar processos básicos do futebol ( como receber uma bola, passar a bola, fazer tabelinha, ganhar espaço, rematar com espontaneidade)…
…quem conseguir distanciar-se do valor pago ( vamos admitir 6 milhões) , ou pelo menos quem conseguir “ignorar” o preço quando estiver a ver um jogo do Sporting…este Pongolle será um “surpresa” porque é francamente superior ao lixo que estamos habituados.
No entanto, estamos perante um cenário complicado…
É que a contratação do João Pereira (contratação que eu aplaudo do ponto de vista desportivo), mesmo contando com:
aqueles que o detestam como Homem
aqueles que simplesmente não o vêm como uma efectiva mais-valia
aqueles que o consideram excessivamente caro…
aqueles que não consideram os laterais como uma prioridade ( discordo radicalmente. Existirá maior?)em função daquilo que vou absorvendo ao falar com os meus amigos, familiares, num café, na faculdade, na imprensa, na esmagadora maioria de fóruns, outros sportinguistas, adeptos de outros clubes…etc
parece-me mais do que inequívoco, que DESPORTIVAMENTE FALANDO, o J.Pereira reúne uma aprovação GLOBAL ( não direi total, por respeito a algumas ideias contrárias e que são logicamente legítimas).No que diz respeito ao Pongolle, se pensarmos no que ele (supostamente) custou, deveria ser sinónimo para " reforço-categórico-sem-margem-para-desilusões-visto-que-não-é-preciso-ser-um-Kaka-ou-Ronaldo-para-se-fazer-a-diferença-em-Portugal".
A mim não me preocupa ele não ter jogado por causa do Forlan ou do Aguero.
Mas já me preocupa, quando os dois sul-americanos não estavam disponíveis e em vez de o terem colocado, optaram por adaptar o Raul Garcia como referência no ataque.Mas admitindo mesmo os 6 milhões de euros (rezo e imploro para que não tenha custado mais), por muito interessante que ele seja, a nossa torcida cobrará sempre muito. Será sempre impossível ele descolar-se do rótulo " este gajo custou mais de 1 milhão de contos". Num contexto internacional, 1 milhão de contos é como beber um copo de água.
Mas para nós não.
Nesse sentido, reportando-me apenas ao nosso futebol português e sem sequer pensar muito…não posso deixar de pensar no Nenê, no Carlão, no Miccolli, no médio Ruben Micael…
O preço do Pongolle obriga-me a exigir e esperar que ele faça mesmo a diferença em Portugal.Enfim…prefiro adoptar a política: “enquanto ele não roubar, não o chamo de ladrão.”
Gostei da análise Dorian Gray, mas acho que há um ponto que não referiste e que para mim vai de encontro à parte em que escreves: A única coisa que me preocupa é que mesmo no seu melhor período no Recreativo, sempre me pareceu um jogador algo à margem do jogo, à margem da emoção propriamente dita. Não me parece ser um jogador entusiasta, que “carregue” os colegas…não é muito fervoroso…
Isto já tinha sido referido por outro forista de que não me lembro agora o nome, mas que achei muito acertado: infelizmente, no Sporting, são os miúdos que têm de “carregar” a equipa porque os mais experientes não têm qualidade mental e futebolística para o fazer. Por essa razão torna-se tão importante contratar jogadores com provas dadas, com grande experiência e com grande carácter. E porquê? Porque assim poderemos ter esses jogadores a “carregar” a equipa e permitir que os mais jovens consigam desenvolver as suas capacidades sem estarem submetidos a uma pressão dupla - a de vencer num clube grande e a de aguentarem o clube grande nas suas piores horas.
Mais uma razão para mim para optarem por jogadores do género Suazo (que no fundo são Acostas) e não por Pongolle’s que não acrescentam “alma” à equipa, independentemente do valor que têm nos pés.
Agora aziei: ah o gajo de acordo com a entrevista do L’Equipe vem pra cá pra ver se arranja uma coisinha melhor se as coisas lhe correrem bem?
Ainda não aterrou começa com o pé esquerdo, e na história do Sporting, gajos que vêem para o clube com ideias semelhantes sempre lhe sairam os planos furados.
Como sean 6 millones como dicen es para vanerar al sporting de por vida jajaja. Quien sabe quiza si les ofrecemos a mas de uno saquemos tajada gorda. Como siguiente le podemos ofrecer a juanito a ver que tal.
Cuando este alli que le quiten toda la documentacion para que no vuelva!!!!!!. 6 millones??. Pero 6 millones que tenemos que pagar nosotros para que se large, no?
Dios existe. Gracias Sporting, gracias
Obviamente, nadie le ha dicho al Sporting que Sinama no sabe correr con un balón, verdad??... O que de 100 intentos chocaría las 100 veces contra una farola???Poquito espíritu navideño tenéis, cojones!!..
vai explodir no Sporting