Conduzir um carro não é só andar para a frente… Vê-se muita coisa pela estrada por pessoas pensarem assim. Aprender com erros na condução é a morte do artista.
Desculpa se calhar interpretei mal as tuas palavras. Tirar a carta é uma seca, as aulas teóricas por vezes são inúteis e aprendi mais a conduzir sozinho do que nas aulas práticas. Só não gosto das Chico espertices de subornos e facilitismos, porque vocês vão ser os próximos condutores, que sejam o mais seguro possível na estrada.
Eu é que peço desculpa porque se calhar estiquei-me um bocado.
Obrigado a todos :great: e sim jmscp06 lá terá que ser à moda antiga. Vou ver é se me aplico para despachar o mais depressa possível este fardo.
Cheguei à escola de condução (ainda não tinha 18 anos) e disse que tinha muita urgência em tirar a carta por causa dos estudos. Disseram-me que para tirar só categoria B só podia fazer o exame de condução com 18 anos. Pedi a licença, fui 2 semanas às aulas (teóricas), pedi para me marcarem aulas de condução (assinei - e assisti - às aulas obrigatórias - tive algumas aulas de matéria repetida). Marcaram-me 8 aulas de condução (nunca mais fui às teóricas) e marquei o exame (para 1 semana depois de fazer 18 anos). Tive as 8 aulas de condução, fui fazer o exame teórico e passei. Marquei mais aulas de condução e fui fazer exame (também passei à 1ª).
Inscrevi-me no início de Agosto e terminei no início de Outubro.
Há alguns resumos ou apontamentos quaisqueres para o Código. Não tenho grande vontade de ler aquelas listas de contraordenações, velocidades, licenças e características de veículos de forma muito extensa. Por tópicos é muito mais prático.
Também deve me ter calhado dos percursos mais difíceis. Passei por 4 rotundas e era um percurso com muitas cedências de passagem.
O exame até que começou bem o examinador estava a falar bastante com o meu instrutor e parecia tranquilo. Até que na primeira rotunda o examinador me diz mesmo em cima da rotunda que é para sair na 2ª saída, ora eu mudo de direção à esquerda rapidamente para me posicionar corretamente na via do meio logo ai ele ficou sério e a mandar vir (disse ao meu instrutor que ia deixar de falar) e disse-me que eu não podia fazer aquilo que ia pisando o traço contínuo e tal (mas possa se era para sair na 2ª ele devia me ter dito mais cedo para eu poder colocar-me na via correta, basicamente ele queria que eu ficava na via mais à direita mesmo saindo na 2ª saida mas eu como tinha sempre ido para a do meio nas aulas rapidamente me pus na do meio sem por em perigo ninguém que não vinha nenhum carro atrás, apesar disso logo ai ele marcou-me). Depois nessa mesma rotunda após passar a 1ª saída meto-me na via mais à direita olhando de relance para o espelho vendo que me posso meter, ai ele também me dá na cabeça a dizer que eu não olhei e que só me estava a enganar a mim próprio e tal.
Depois apanho outra rotunda para sair na 2ª saída e já foi tudo tranquilo porque ai ele já me disse com antecedência suficiente. Em seguida ele diz-me para virar à direita mesmo em cima do sítio onde tinha que virar e eu já não consigo virar sem pisar o traço contínuo e digo-lhe isso e ele diz me para decidir o que fazer. Então eu vou em frente para outra rotunda e ele diz me para contornar a rotunda mas que não segui a instrução dele (mais uma falta, mas sempre foi melhor que pisar o risco contínuo é que foi mesmo para me lixar …).
Depois disso chego a uma rua muito apertada (com dois sentidos) e ele diz-me para fazer inversão de marcha. Eu tenho que ir com o carro à frente e atrás umas 2 vezes de tão estreito que aquilo era e numa das vezes o pisca sai (ao rodar o volante) e eu a fazer marcha-atrás meto o pisca para o sentido errado (nervos claramente…). A seguir foi estacionar em paralelo entre 2 carros o que correu muito bem até (nas aulas era o que tinha mais dificuldades) e consegui à 1ª, o pior foi a seguir fazer o contorno do passeio da marcha atrás. Eu a 1ª vez fui muito para fora e ele diz me para chegar mais à frente e que tinha mais duas tentativas. Mesmo super nervoso lá consegui logo que ele me disse isso.
Depois disso foi mais uma rotunda e mais umas mudanças de direção até que numa rua estreia (com carros estacionados em 2ª fila e pouco espaço entre os carros e o meio da via) que eu faço o erro que me chumbou definitivamente. Ele diz me para mudar de direcção à esquerda e eu pensando que aquilo eram duas vias com o mesmo sentido (não vi nenhum sinal do contrário, era traço descontínuo a separar as vias e não havia mais nenhum carro a circular naquela estrada e os carros na outra via estavam estacionados em espinha logo não conseguia perceber que era uma via de sentido contrário) então eu meto-me um pouco à esquerda (não conhecendo aquela rua e já com os nervos no máximo com medo de dar mais faltas que o examinador já me tinha dito que já estava no limite de faltas) e ele para-me logo o carro a dizer que vou em contra-mão e que era uma infracção grave e manda-me parar o carro em segurança (durou 30/35min o meu exame …). A outra pessoa que ia comigo (que foi fazer depois de mim) também chumbou por mau posicionamento na via…
É que nem deixei o carro ir abaixo (nem estive perto) nem falhei na sinalização nas rotundas ou nas mudanças de direção (apenas na inversão de marcha quando fiz a marcha atras) foi muito frustante…
Não sei se apanhei um examinador muita lixado ou se tive azar no percurso mas o exame tinha manobras bem mais dificeis do que as aulas (já para não falar que apanhei 4 rotundas e apanhei muitos cruzamentos com cedências de passagem e mudanças de direção em ruas estreitas como tudo). Um amigo meu que fez o exame no mesmo sitio teve outra sorte porque foi para a auto-estrada e diz que só passou por 1 rotunda e não teve nem que contornar o passeio em marcha-atras nem fazer inversão de marcha, foi quase sempre em frente e estacionar foi num descampado com muito espaço (teve só 2 faltas). O percurso também influência …
Estou super desanimado com isto. Tive que soltar mais 200 euros para marcar novo exame com mais 5 aulas obrigatórias (como não nado propriamente em dinheiro tem o seu peso substancial) e agora tenho novo exame daqui a 3 semanas. Se não passar não sei se vou repetir.
Eu chumbei 2 vezes, tens de praticar os percursos todos para saberes as manhas todas.
btw numa rotunda se fores para a segunda saída podes ficar na faixa da direita, mais do que isso é que tem de ser uma à esquerda.
Poder ficar podes se não conseguires meter te na do meio mas o correto é ir para a do meio se queres sair na 2ª saida segundo as regras que sairam em Janeiro deste ano (só ficas na mais à direita se fores sair na 1ª). Mas sim eu devia ter continuado na mais à direita só que com os nervos saiu-me por me no meio rapidamente mesmo quase pisando o traço contínuo.
Boa sorte para a próxima. Eu, no meu tempo, também chumbei à 1º vez, por supostamente ter passado um traço continuo, por necessidade de mudar de via por estar um camião estacionado. Nunca vi esse traço continuo e mesmo depois do exame voltei lá com o meu instrutor para ver se existia mesmo algum traço continuo e não vimos nada.
Há 2º vez o examinador não batia muito bem da cabeça e até pus me a discutir com ele no fim do exame, aquando da troca para outro rapaz. O meu instrutor é que me mandou calar a dizer que eu já tinha passado. Foi num dia dia de muito nevoeiro e homem a mandar me acelerar apesar de eu explicar-lhe que estava nevoeiro, de seguida manda-me virar numa via mais à frente de sentido proibido e obviamente que disse-lhe que não podia virar e ele a insistir. Como eu não continuava a dizer que não podia vir, ao chegar à rua ele agarra no volante e vira a viatura para essa rua e lá fomos nós em contramão.
Quando foi para terminar, disse me para entrar num portão em marcha atrás, o que eu fiz, mas chegado lá dentro começa a mandar vir comigo que eu, depois de entrar, devia ter colocado o carro junto à parede (supostamente estacionado). Eu que já estava todo lixado com o homem comecei a discutir com ele, a dizer-lhe se era para estacionar o carro ele devia ter me dito e que apenas tinha me dito para entrar de marcha atrás no portão. Lá me mandou o meu instrutor calar e dessa vez eu passei. Foi um bocado surreal a contrastar com 1º vez.
Relativamente às rotundas, se for para sair na 3º ou 4º saida, coloco-me à esquerda. Se for para sair na 2º saida e eu estiver na via da direita, mantenho-me ai porque acho uma completa estupidez, ir na direita e ter que colocar-me à esquerda para depois sair na 2º via.
podes fazer isso, aliás depois de se tirar a carta todos nós fazemos pequenos erros que num exame chumbávamos :lol:, mas o correcto é ir sempre na esquerda e depois de passar a saída anterior à qual queremos sair, pormo-nos à direita para sair. No caso que referes, sim, deves pôr-te à esquerda e depois de passares a 1ª saída, encostares-te à direita. Fazendo da maneira que fazes, corres o risco de já estar um carro na rotunda na via da esquerda, que faça pisca para se meter na via da direita e estando tu lá, poder haver um acidente. Não sei se me percebes, é mais facil com um desenho :lol:
Não leves a mal o reparo, eu próprio cometo montes de erros diariamente, então de noite, é só olhar para os espelhos para “checkar” se há policia por perto e “bora infracção”, mas para quem está a aprender e vai ter exame convem fazer tudo perfeitinho.
Exames de condução são feitos de modo a passar 99% das pessoas. O comércio automóvel quer é facturar.
Para dominar uma viatura um gajo só tem de se treinar fora da via pública num carro velho.
Quanto às regras e ao código da estrada isso é daquelas coisas que até deveriam fazer parte do ensino básico. Mas pronto, quem estiver atento aprende com uma perna às costas.
Desculpem-me a pergunta, se calhar um pouco de ignorante mas não encontro em lado nenhum e não quero arriscar… Posso usar óculos de sol a conduzir mota 125cc?
Estou prestes a fazer exame de código. Ando um bocadinho nervoso, confesso. Faço imensos testes no bomcondutor, erro sempre 1/2, mas ainda assim o medo de errar e estar a obrigar os meus pais a pagar mais 150€ é compicado. :mrgreen:
Eu fiz no dia 6 de Janeiro e foi fácil(apesar de ter errado 2, umas delas por má interpretação…)! Quando vi as três primeiras pensava que afinal não pescava nada daquilo, as outras 27 eram do mais básico possivel.