Entendo bem o que queres dizer. Há muito pessoal descrente e eu confesso que sou um deles. Apenas estamos cansados de, em quatro anos, nao ver nada de novo, com o mesmo treinador e grande parte dos mesmos jogadores. Seria para existir uma evolução, algo mais. Continuo a acreditar que o campeonato ainda nao está perdido, estou descrente é na capacidade desta equipa técnica de fazer algo mais, algo novo e positivo para o clube. Parece que nunca podemos aspirar a mais do que temos neste momento, o que é muito pouco
Na época passada, a equipa ganhou ao porto, 3 vezes… e tinhamos jogos irregulares, mas alguns mesmo muito bons, lembro-me de ter ido a Alvalade ver o jogo contra o Manchester Utd. O Sporting perdeu, mas jogou bom futebol, eu pelo menos gostei do jogo. E passado algum tempo, fui ver o jogo com a Roma, pq efectivamente a equipa no seu expoente maximo jogava futebol. Hoje em dia ninguem joga nada… é um futebol de m****. Para isso fico bem em casa, confortavel.
Acho que muita gente (eu incluído) perde a fé muito facilmente por vários factores:
Não há indicadores na equipa, pelo menos nos ultimos jogos, que levem o adepto a pensar que vamos começar a praticar melhor futebol. Os nossos numeros explicam bem o tipo de futebol que apresentamos, uma das melhores defesas do campeonato, e um ataque que é batido até por Paços de Ferreira (12º classificado). O one_o_six dirá que temos um problema de finalização, mas na verdade as oportunidades claras de golos têm vindo a ser cada vez mais escassas. Agora o adepto começa a ver que não há melhorias nesse aspecto, e só mesmo com um tropeção de um porto (cada vez mais forte, e mais organizado) é que poderá dar alguma fé, sempre com a mrd do colombo à espreita também.
Creio poder dizer que a estrategia de continuidade se revelou um fracasso. Com fcp e slb com várias saídas influentes (R.Costa, Quaresma, Petit, P.assunção e Bosingwa, só para citar os mais obvios), não fomos capazes de aproveitar estes novos semi-ciclos dos nosso rivais, e ao invés continuamos atrás deles. Vemos Rodrigues e Fernando a fazer esquecer Quaresma e Assunção e vemos Hulk saído não se sabe de onde, a mostrar que é um jogador unico. No inicio desta época, apesar de não ter achado muita piada termos mantido o treinador, ganhei um novo animo ao ver que mantivemos todas as nossas perolas, fio de jogo, fizemos aquisições chave (Roca, Postigol e Caneira), e vimos o surgir um Izmailov em excelente forma. Não tivemos que começar de novo como tantas vezes aconteceu, a aposta na continuidade era a meu ver, uma vantagem precisosa que tinhamos face aos nossos adversarios, e o que precisavamos para ser campeões.
Mas não, em Fevereiro continuamos atras deles, numa altura em que deveriamos ter já alguma vantagem.
O Mercado de Inverno, mais uma vez revelou-se inexistente. Não vieram os laterais que tanto precisamos, nem um artista que desse vida ao nosso futebol. A equipa continua igual, as mesmas qualidades, e infelizmente os mesmos defeitos, creio que isso também ajuda a mostrar a descrença dos adeptos. Mas há sempre a hipotese que os Leandros subam de forma, e isso resolveria metade dos nossos problemas… : :
Claro que ainda há uma restia de crença situada nos próximos confrontos com os grandes (Braga incluido). Paulo Bento já ganhou várias vezes a fcp e slb mesmo em situações bem piores do que esta, se ganharmos tais jogos, não me admira que a equipa reanime e parta para uma caminhada triunfal. Mas lá está, é a ultima chance. Perdermos estes jogos é dizer adeus à pouca motivação que equipa tem, e por consequencia adeus ao titulo.
So podes é estar a gozar. Isso aplica-se tambem ao pessoal do “está sempre tudo bem” e “no fim vão todos engolir o sapo”. Ja vi bastantes topicos de jogo (e o do PB) em que depois duma vitoria vinham logo esses perguntar pelos criticos em jeito de provocação. E ainda vens dizer que ninguem cobra, se até ja vi chegar ao cumulo de falar no numero de paginas?
É indesmentível que o Sporting atravessa um momento crítico da sua História. Só quem insiste no uso e abuso de lugares- comuns, quem vive dentro das bolhas mediático-surreais ou em último caso, quem usa 1 neurónio e meio para pensar, é que pode afirmar com honestidade, o contrário.
O problema é há muito financeiro, é verdade, com gestões ruinosas nos últimos anos, mas não é só. O Sporting está a perder a sua identidade, a sua matriz. Isso é óbvio, e não é com campanhas de venda de BOX´s a preços reduzidos que se resolve esse problema.
É evidente que não há cultura de exigência no Clube. Faltam exemplos de cima, falta gente que relembre esses exemplos aos de baixo todos os dias. Não há cultura de exigência dos próprios sócios do Clube, já aqui contei n episódios que me deixaram de boca aberta, comparando com outros tempos. As pessoas não reagem, resignam-se… acham que é sina, que é assim mesmo… é o Sporting.
E é evidente que esses exemplos passam para toda a estrutura. É impensável 2 dos meninos de Alvalade, fazerem o drama que fizeram para sair para Everton e Bolton respectivamente. É impensável… Que tem a ver com outra coisa que já falaei aqui tb n vezes. Que é o protótipo do sócio-gestor de hoje em dia. Fartamo-nos de ler até aqui neste forum, pessoas todas contentes com as vendas de jogadores como Liedson, Moutinho, Veloso, Vukcevic, Izmailov e mais recentemente Carriço. E os passivos e sei lá mais o quê. Outra cultura que passa. Se os próprios sócios, são mais (pseudo) consultores financeiros do que adeptos de futebol, como os jogadores da cantera não querem ir para clubes medíocres…
E recuperar disto não vai ser fácil, não vai ser imediato e muito menos vai ser com estes canalhas que lá estão instalados há mais de 15 de anos. Quanto a este ano, acho lindo depois das últimas demonstrações da equipa, haver líricos e românticos no Sporting. Ainda bem.
Todos os adeptos do SCP deviam ter neste momento uma atitude do genero Obama “YES WE CAN” :victory:.
Enquanto uns têm o patorras a entrar–>tocar na bola → marcar golo (sem sequer fazer uma ideia do que anda ali a fazer), nós temos a infelicidade de apanhar com arbitros a dormir (ainda não me esqueçi d golo com a mão do SCP- Paços Ronny), matadores de ocasião (Néné e outros que tais) e guarda-redes a fazerem as exibições de uma vida (Peskovics, Paulo’s Lopes e malta desse calibre).
Amigos… temos todos de procurar a nossa sorte…
Eu acredito que este ano vamos chegar lá.
YES WE CAN!!!
Can 1
Definition: an obs. form of began, imp. p. p. of Begin, sometimes used in old poetry. [See Gan.]
Can 2
Definition: A drinking cup; a vessel for holding liquids.
Can 3
Definition: A vessel or case of tinned iron or of sheet metal, of various forms, but usually cylindrical; as, a can of tomatoes; an oil can; a milk can.
Can 4
Definition: To preserve by putting in sealed cans
Can 5
Definition: To know; to understand.
Can 6
Definition: To be able to do; to have power or influence.
Can 7
Definition: To be able; followed by an infinitive without to; as, I can go, but do not wish to.
can 8
Definition: airtight sealed metal container for food or drink or paint etc.
can 9
Definition: a room equipped with toilet facilities
can 10
Definition: a plumbing fixture for defecation and urination
can 11
Definition: the fleshy part of the human body that you sit on; “he deserves a good kick in the butt”; “are you going to sit on your fanny and do nothing?”
can 12
Definition: a buoy with a round bottom and conical top
can 13
Definition: the quantity contained in a can
can 14
Definition: preserve in a can or tin; “tinned foods are not very tasty”
can 15
Definition: terminate the employment of; “The boss fired his secretary today”; “The company terminated 25% of its workers”[/quote]
Sou de Sporting a qualquer momento…só estou é farto de perder.
para a grande maioria de voces as coisas resumem- se a esta ultima decada…para mi resume se a uma vida inteira…e é tudo escasso demasiado escasso para servir os pergaminhos primordiais do Sporting C. P. . subam ate ao espaço e contemplem o panorama total em vez de estarem com os olhos encostados ao chao. 5 campeonatos em 30 anos?..é isto que voces querem que continue?
Um aparte, ou talvez não. Leiam o jornal Sporting desta semana. Leiam como um colunista, com o mesmo apelido do mentor do “projecto”, usa o jornal do Sporting para atacar outros sócios, nomeadamente os do Leão de Verdade. Vejam a propaganda descarada feita a Soares Franco, aparentemente recebido em “apoteose” pelos núcleos, tendo-lhe sido pedido insistentemente que “reconsidere”. Não me lembro dos nossos atletas terem direito a tais adjectivos pelo jornal Sporting quando se deslocam aos núcleos.
Perdeu-se completamente a vergonha. Se isto não é pré-campanha, o que é? Desde quando é curial usar os meios do clube para promover a sua campanha, quando outros, se avançassem nesta altura, seriam acusados de desestabilização? É preciso recuperar a decência neste clube. É preciso unir o Sporting e os sportinguistas, mas não é de facto com esta trapagem que lá está. Eu acredito que FSF se vai embora quando vir outro presidente a tomar posse. E oxalá que seja BEM melhor que este, e não outro testa-de-ferro.
Isso foi referido noutro tópico. Não vale a pena discuti-lo em mais que um lugar.
Mas olha que usar o jornal para atacar opositores não é assim tão inédito, nem tão recente, como isso, infelizmente.
Pergunta pertinente, mas no futebol, infelizmente, não existem “se’s”, pois é tudo vivido no momento.
Se Paulo Bento vencesse o campeonato, muito possivelmente o técnico teria já atingido um nível que exijo para este cargo, mas dificilmente, olhando para estes últimos anos, não consigo ver implementado na equipa um espírito vencedor, de verdadeiro campeão. Sem pressão, até que fazemos coisas engraçadas e geralmente até recuperamos uns quantos pontos, mas na hora H, com excepção em grande parte de jogos a eliminar, quebramos.
Se perguntares-me, agora, se acho que Paulo Bento deveria sair no final da época eu respondo que sim, pois acredito que o seu ciclo chegou ao fim. Agradecerei tudo o que trouxe de bom.
Se perguntares-me se terei a mesma opinião no final da época, simplesmente não saberei responder, pois como disse, tudo é vivido no momento e perante uma conquista importante, como o campeonato, tudo torna-se questionável.
acho que uma decisão dessas deve ser assente em convicções, se o treinador é capaz ou não de desempenhar a função, nunca dependendo do objectivo imediato, porque como todos sabemos, e para se construir uma equipa bem competitiva e sustentada, serão necessários anos…vários, anos. Desta forma, o trabalho de Paulo Bento tem dado os seus frutos.
Eu entendo o nervosismo dos adeptos, precisam das vitórias do clube para se sentirem felizes, mas pouco fazem para ajudá-la. É tipicamente Português, estamos à espera que a alegria nos caia do céu. Mas porque raio um adepto vai deixar de ir ao estádio só porque não apoia esta direcção? Mas estamos a falar de politica ou de um apoio a um clube de futebol?
Aponto 3 razões para esta falta de apoio:
[+] Marginalização e desvalorização do papel dos Sócios e Adeptos
[+] Falta de critério de exigência e de capacidade de acção enérgica perante situações negativas
[+] Pouca confiança transmitida por acontecimentos e situações mal explicados e pouco transparentes
Estamos a falar de um clube que trata mal os seus adeptos, que não reage perante situações adversas (pelo contrário, só as chuta para a frente e as deixa arrastar) e no qual os adeptos não acreditam, porque ora dizem uma coisa, ora dizem outra, e o objectivo com que as fazem é quase sempre porque sim ou porque os bancos assim o determinam.
Isto faz com que os Sportinguistas desconfiem do Sporting… em vez de sentirem vontade em apoiar incondicionalmente o clube, colocam sempre reservas, estão sempre à espera da próxima machadada, aguardam com desconfiança o desenrolar de alguma medida ou acontecimento que vai invariavelmente fazer o clube passar por mais dificuldades que anteriormente. Os adeptos cada vez menos se reconhecem no clube, este cada vez lhes diz menos, ocupa uma parte menos importante no seu espírito.
Em poucas palavras… infelizmente, apoiar o Sporting é cada vez menos recompensador para os Sportinguistas. E não são 50 M€ ou sejam lá quantos forem que vão resolver isto.
para mim o funcionamento das coisas é bem democrático, existem eleições em que os sócios exercem o seu direito de voto em determinada candidatura. É nestas alturas que devemos demonstrar o nosso desagrado. Se ha 75% dos votos a favor do SF é porque assim os sócios quiseram. É um numero bem significativo…
Depois, eu considero que o adepto deve preocupar-se em apoiar a equipa, independentemente de quem está a frente no clube. Quem sai mais prejudicado com esta tomada dos adeptos, é o proprio clube. Deviamos preocupar-nos menos em défice, e dinheiros, mas sim no apoio. Os projectos devem ser aprovados nas eleições
Isso é uma questão “fracturante”. :mrgreen: Se ele ganhar o campeonato ninguém terá coragem de o mandar embora, portanto essa questão não se coloca. É óbvio que para o Sporting ser campeão, algo de muito significativo terá de mudar de ora em diante. Não é possível alcançar esse objectivo por milagre. O Sporting continua muito dependente da eficácia do Liedson. Continua a praticar um futebol aos repelões. Não se reforçou em Janeiro, logo não haverá hipótese de uma repetição do que aconteceu em 2000, com aquisições que catapultaram a equipa para o título. Pode ser que se repita uma nova boa segunda volta, mas tudo depende do que vai acontecer este mês nos jogos com os rivais, porque se se destanciar muito deles, não há segunda volta que nos valha… outra vez. ???
se formos campeoes será sempre por merito proprio, pois superamos os adversários independentemente de considerarmos se foram bons ou maus adversários. A vitoria num campeonato é a superação sobre os outros