Estofo ou falta dele, capacidade ou incapacidade.

Ao falar-se do Sporting, é obrigatório falar-se da sua clara e provada incapacidade de se agigantar quando as circunstâncias correm para que isso aconteça. Acordem aqueles que ainda pensam ou sequer acreditam que o Sporting pode ser campeão nacional. Pode, mas dificilmente o será. E esta incapacidade ou digamos, a falta de estofo desta equipa, deveria ser um case study no panorama e movimento leonino.

Vamos a factos, pode ser?

1 - O Sporting tem o melhor plantel da era Paulo Bento (não deixando de ser desequilibrado) e reforçou-se com jogadores que até ao momento, ainda não provaram ser mais valias à equipa. Rochemback está a anos luz daquele jogador que empolgou Alvalade em 2003-2004; Caneira tem oscilado entre o razoável e o mau e quando se pensava que poderia trazer mais valia à equipa, não o tem acontecido; Postiga é esforçado, talentoso, mas as suas características ainda não encaixaram bem no sistema táctico de Paulo Bento;

2- Dependência táctica. Paulo Bento tem seguramente das melhores capacidades como líder e disciplinador, mas como técnico, está ainda a anos luz de ter as competências capazes de levar esta equipa ao título, porque convenhamos, esta equipa é desequilibrada, mas com um treinador capaz de rentabilizar todas as potencialidades de jogadores que são reconhecidamente mais valias à equipa, o Sporting poderia ser campeão. Paulo Bento não inova. Paulo Bento permanece fiel a um estilo de jogo que permite que um qualquer treinador, saiba anular o jogo do Sporting com relativa facilidade. Já é assim, desde a época passada;

3- Plantel claramente desequilibrado e sem um jogador que possamos ver e sentir, que a qualquer momento pode mudar um rumo de um jogo. A última vez que o tivemos, praticamos o melhor futebol da era Paulo Bento. Chamava-se Nani. Aos 10 minutos já estávamos a vencer. Mais, como é possível uma equipa aspirar a ser campeã com jogadores da craveira de Abel, de Grimi, de Derlei, de Tiuí, de um Romagnoli, de um Caneira amorfo ou de um Rochemback pesado e por aí em diante? Alguém acredita neste Sporting, nesta equipa do Sporting?

4- Conformismo. O Sportinguista da moda hoje é assim. Conformista. O Sporting perde ou empata e está tudo bem. Não há uma ponta de ambição a começar nos corredores da SAD leonina e a terminar nos adeptos. Isso reflecte-se no futebol da equipa. Uma fraca estrutura interna passa a mensagem ao exterior. É isso que acontece no Sporting;

5- Mentalidade. O Sporting não tem mentalidade vencedora. Por ora, estar na próxima fase da Liga dos Campeões é, para a estrutura da SAD uma grande vitória. Agora podemos levar duas ou três batatas do Bayern, que está tudo bem. Fez-se história. Não se tem a ambição de procurar sempre mais. Essa cultura não existe no Sporting. E é também por isso, que jogadores como Miguel Veloso ou João Moutinho preferem ir ganhar balúrdios para equipas de pequena dimensão em Inglaterra do que ficarem no Sporting, sabendo que todos os anos a história é a mesma: segundos classificados, quase lá, quase lá… mas sem beber água ano após ano. Essa é que é essa;

6- Ambiente em Alvalade. Onde estão os velhos tempos em que Alvalade era um inferno para os adversários, onde está? Alvalade por ora, parece um velório. Cada claque no seu canto a cantarem cada uma para si, um ambiente triste, pesado e sem qualquer tipo de alegria, de motivação, de algo que nos leve a estar lá sem ser a nossa obrigação moral enquanto adeptos/sócios.

Alguém acredita neste Sporting?

Estou totalmente de acordo com os pontos que focas, creio que estão aí as razões para o facto de eu não acreditar que o Sporting possa ser Campeão Nacional.

Zé tens andado pouco activo, mas chiça, isto é que é voltar com a força toda. Dos posts mais lucidos que vi nos ultimos tempos neste forum. :clap: :clap:

:think: :think: Deixa ver …

Talvez os accionistas minoritários da SAD ???

Falas no ambiente em Alvalade, mas achas que é com este tipo de tópicos e de discurso que se vai mudar isso…??? Antes de colocarmos toda a nossa força e garra no apoio eda equipa, aproveitamos é cada momento para desencar mais ainda.

Sublinho! Excelente post mesmo, senhor Pep :clap: :great:

Totalmente de acordo. A direcção não é o que mais me preocupa, pois neste momento seria difícil arranjar alguém, mas o conformismo que se apoderou da massa adepta é para mim o mais grave. O Sporting é um dos grandes, e nós temos de exigir o máximo de todos os que jogam, digirem etc…

O que falta em Alvalade é Sportinguismo( garra, luta, força de vontade, sacrificio), requesitos esses que começando pelo Presidente que como gestor é talvez o melhor que passou pelo Sporting nos últimos 20 anos, mas como Sportinguista deixa muito a desejar, um técnico que está lá ainda por não haver mais guito e para além dos poucos recursos técnicos, demonstra pouco garra e vontade em querer vencer, estando acomodado ao lugar e um capitão que de capitão não têm nada, não é exemplo para ninguém, não sabe nem parece querer aprender a levar os colegas às grandes vitórias, sendo que já desrespeitou o leão que ostenta por inumeras vezes, por isto tudo, quando quem está há frente dos principais cargos do nosso clube tem uma grave falta de cultura e alma Sportinguista, é óbvio que a comunidade Sportinguista esteja doente.

Mas eu não estou a desancar em ninguém, só fiz a minha análise, respeitosamente.

Além do mais, se me permites, não é estando calados que as coisas vão mudar. Respeito a tua opinião quando referes na garra e no apoio que temos que dar à equipa, mas às vezes é preciso dar um abanão para ver se andamos para a frente.

Um abraço.

Acredito mais no Sportinguismo de FSF no que nas suas capacidades de gestão.

Um bom gestor é alguém que gere e resolve os problemas, não os cria nem os chuta para a frente. A gestão financeira então é a tal ponto péssima que o Sporting vai entrar em incumprimento bancário caso não aprove uma medida que lhe agrava o passivo e retira em teoria o controlo do seu futebol. Para além disso, a gestão dos recursos humanos é tão má que, apesar de vencer mais títulos que habitualmente, o Sporting diminui na sua massa associativa e na mobilizacão da existente. E a gestão desportiva é tão ineficiente que campeonatos nem vê-los e nem sequer fica a sensacão de que alguma vez tivemos hipóteses.

Pode atribuir-se muita coisa a FSF, mas bom gestor não é de certeza.

Claro que sim. Mas o balanço não se faz no fim…??? A falta de ambiente nos jogos muitas vezes são os adeptos que o fazem. Não haver neste altura esse ambiente só pode ser por falta e culpa dos adeptos. Nada está perdido, bem pelo contrário. Estamos a fazer um funeral, quando estamos bem longe de estar “mortos”.
Mas aqui a apologia é a da critica. Se o jogador não aparece, desenca-se no treinador, se um lampião vem mandar bocas, apoia-se, se não se ganha um jogo, é tudo uma grande merda, se chove é culpa do presidente, se existe guerra em Gaza é culpa da actual direcção.
Não tenho dúvidas que alguns adeptos (ou supostos) preferem os maus resultados só para terem o que falar.

A propósito deste tópico, quero só contar uma história que considero ilustrativa do que é hoje o Sporting, daquilo a que a actual linha de gestão - que é a mesma vai para 14 anos, sublinhe-se - reduziu um outrora enorme clube.

Assisti ao Sporting-Shakhar, que nos deu o apuramento para os 1/8 da Champions, no Núcleo da minha cidade. Estávamos poucos, porque a crise de militância também aqui se faz sentir.

Quando o Derlei marcou o golo da vitória, a cerca de 15 minutos do fim, houve os festejos habituais, uns punhos no ar, uns saltos, umas palmas. O tipo que estava ao meu lado, na casa dos 30 e poucos anos, chega-se ao pé de mim, todo sorridente. Enquanto me dá uma palmada das costas, diz-me, todo entusiasmado:

“Espectáculo! Mais 5 milhões para abater no passivo!”

O Sporting hoje em dia é isto. Uma instituição que, do topo à base, se resignou a (sobre)viver uma existência devotada ao cumprimento de objectivos financeiros e contabilísticos. Mais do que o passivo, esta é a mais pesada herança que o roquettismo deixa ao Sporting Clube de Portugal. Serão muitos anos para recuperar, e é preciso que comecemos depressa.

Concordo, mas se Dias da Cunha tivesse agora no poder talvez Veloso já tivesse aterrado em Bolton. O grande problema não é Soares Franco, mas sim quem está a sua volta (Pedro Barbosa, Paulo Bento, Moutinho) que não mercem ainda estar nos cargos que ocupam…em Alvalade há falta de verdadeiros Sportinguistas e de quem perceba muito do mundo do futebol (ex: um bom director desportivo).

Esforço, dedicação, devoção e glória!

Eis o que falta ao Sporting!

Se Dias da Cunha estivesse no poder, talvez o Sporting tivesse ainda mantido o seu património para daqui a uns anos ultrapassar sem margem para dúvida os seus dois rivais e recuperar a hegemonia nacional. Sou da opinião que isto seria bem mais importante que a decisão entre vender ou não um puto mimado por 15, 20 ou 25 milhões de euros.

Sim, o problema número 1 é Soares Franco e o que a sua gestão significa de nefasto para o Sporting e só depois vêm os outros na cadeia.

:arrow:

Plenamente de acordo contigo Zé Carlos.
No entanto, que esperavas da mentalidade não vencedora desta equipa, quando o seu presidente, disse que era preferivel ficar em 2º, porque ias à Liga dos Campeões e evitavam-se os prémios de jogo???..
Esta direcção vive no mundo dos balancetes, dos balanços e da demonstração de resultados. Não há um pingo de paixão pelo clube, pelo símbolo, independentemente de serem ou não sportinguistas. Como tal não podem transmitir aos jogadores essa mistica, se eles próprios não sabem o que isso é.
Eu vou a todos os jogos em Alvalade, a muitos fora, e posso dizer que neste momento, só vou a todos, porque tenho um compromisso com a Torcida e tenho que estar presente, porque senão, mesmo com a gameboxe paga, acho que não faria tantos sacrificios para estar em Alvalade.
Aquela equipa não me puxa, aquele ambiente é depressivo (secalhar há velórios mais entusiasmantes), a equipa não tem o minimo de respeito pelo adepto, e a maior parte das vezes saio de lá com uma neura de bradar aos ceus.

Acho que o único que acredita neste Sporting é o Juve-boy. :mrgreen:

:xock:

E eu a pensar que este projecto visava a diminuição do passivo para os 140-150 milhões.
Ainda bem que me abres os olhos, Paracelsus…

:liar:

Eu a pensar que a SAD do Sporting tinha apresentado resultados positivos sem vender um único jogador. É, de facto, uma péssima gestão por parte do presidente da SAD. Boa gestão financeira é a do FC Porto, que necessita de 20-25 milhões de mais valias (entre compras e vendas) para colocar os resultados anuais da SAD em ponto neutro. Melhor só no ano do Paulo de Andrade, em que a SAD do Sporting apresentou mais de 15 milhões de prejuízo.

:liar:

Todos os Pontos que o Ze Carlos disse, todos têm solucao, imediata ou nao, dificil ou facil…

Acho que é preciso encontrar os problemas que estao na base destes pontos, e one-by-one, ir solucionando…coisa que o FSF tentou fazer…erradamente…usando o caminho mais rapido, e basico…( ^-^)

O problema é mesmo encontrar alguem com personalidade, caracter e honestidade, para por exemplo, mandar uma chapada nos ch€f€s das claques e junta-las.

Dinamizar os jogos e o ambiente a volta deles…sinceramente…muito pouca criatividade nas festas que antecedem e intervalam os jogos…

Ter um marketing sólido, criativo, e que va de encontro as necessidades para o que esta em causa

Dirigentes que estejam no Sporting nao só porque se identificam com o clube, mas principalmente porque nao precisam dele para se sustentar e porque sao capazes nas suas funcoes

Temos de ter dirigentes que combatam o polvo e os interesses do Sporting, com seriedade e conviccao

O problema é juntar todos os Sportinguistas…parece.me que ta tudo a perder aquele amor ao clube, aquele activismo, a MOTIVACAO leonina anda em baixo…

A verdade é que parece que joguemos bem ou mal, o titulo nunca cai aqui…seja por causa do apito aver/dourado, seja por incapacidade, seja por azar…e acontecer isto muitas vezes… Depois o caso da divida infinita…que nao baixa, e que o pres faz questao de manter na cabeca de todas as pessoas…desanima bastante…Temos de ter dirigentes que combatam o polvo e os interesses do Sporting