Estofo ou falta dele, capacidade ou incapacidade.

Tal e qual. O tópico do último jogo então é flagrante. Ainda estávamos na 1ª parte e já estavam a baixar os braços e a ofender tudo e todos. Se por acaso temos metido um golo, tudo mudava, ou então o choradinho do costume: bla bla bla jogámos mal e bla bla bla é sempre à rasca e bla bla bla…

Sim, é bom ver bom futebol de vez em quando, mas o que me interessa são as vitórias. Parece é que há pessoal, que o há não neguem, que prefere ver bom futebol mas perder, do que ver mau futebol e ganhar. Sim, é possível equilibrar as coisas, mas em caso de não haver um pouco dos dois (bom futebol e vitória) prefiro a vitória, e não sinto a necessidade de criticar o mau futebol, está ganho, está ganho! O que conta mesmo no final não são as vitórias morais, mas os pontinhos, porque sem pontinhos, por mais futebol bonito que joguemos, não há títulos, sejam eles de que ordem forem.

E quanto à parte do ‘‘Eu bem disse’’, revolta-me imenso que isso aconteça, mas que acontece, acontece… e não poucas vezes!

Eu não baixo os braços até ser matematicamente impossível, porque no fim da 1ª volta tínhamos mais 6 pontos que na época passada, e agora, estamos a apenas uma vitória no dragão por certa diferença de golos para sermos campeões. ‘‘Ah, mas a jogar assim não ganhamos no dragão, por isso vamos já começar a criticar e mandar a toalha ao chão.’’

Se me provarem com factos consistentes e verdadeiros que perdemos no dragão e que o fcporco e fifica não perdem mais pontos, eu mando a toalha ao chão, caso contrário, vou apoiar sempre o Sporting e recusar-me-ei a criticar, e principalmente, a desistir. Digam o que disserem, eu ainda acredito no título!

O contrário de ganhar, não é perder… é desistir!

Eu falei num tópico anterior no sexto ponto que referes.

Acho que estes desiquilíbrios em vários sectores do plantel, bem como a previsibilidade táctica em que o sporting semanalmente mergulha, pode ser completa e totalmente disfarçada com uma mudança de atitude de nós próprios.
A tal criação de um estado de medo/receio para as outras equipas quando vão a nossa casa.

Todas as equipas nacionais, sem excepção, têm de se sentir incomodadas em jogar em Alvalade. Não pode ser um passeio.
Tem de ser 90 minutos de pressão, de asfixia.

vi uma frase num dos foristas sobre um jogador que disse que nao era o sporting que se tinha de orgulhar do talento dos jogadores mas sim os jogadores que deveriam ter orgulho de vestir a camisola do sporting…isto so para dizer que o verdadeiro sportinguista nao se pode desanimar com maus resultados, tem de ter sempre orgulho na equipa e defende la ao maximo!E estranho ver como em Inglaterra se ve equipas fracas com o estadio cheio sabendo que poucas hipoteses tem de ganhar algo…NAO SE PODE SER DO SPORTING APENAS QUANDO ELE GANHA!!! >:(

MUDANÇA DE MENTALIDADE PRECISA-SE :great:

Saudaçoes Leoninas :victory:

Eu também acredito até ao fim, é a nossa "obrigação. Tenho sempre dois tipos de pensamentos um a curto prazo e um a longo prazo. A curto prazo acredito que o Sporting ganha todo e qualquer jogo e se o fizer é campeão e ainda ganha a Champions ;D (no dia em que deixar de pensar assim deixo de ver jogos…), a longo prazo será mais racional e se tiver que apostar reflectidamente num campeão esse não seria o Sporting, opinião que tenho desde os clássicos com porto e lamps e que a juntar com todos os erros que vejo no futebol do SPorting fazem com que não sejamos para mim os principais candidatos.

Está em aberto o campeonato e ainda temos hipóteses de ganhar, o campeonato vai a meio e não devemos baixar os braços.
Mas também acho que devemos perguntarmo-nos o seguinte: É este o melhor rumo para o futebol do SPorting? E o que é melhor para o futebol do SPorting agora?
Eu acho que o melhor é estar, na medida do possivel, ao lado da equipa até ao final da época. Porém parece-me claro que este não é o rumo que devemos seguir, e uma mudança é imperativa. Espero que rolem muitas cabeças (qualquer que seja o resultado nas diversas competições) no final da época desde a direcção, aos responsáveis da SAD, à equipa técnica e a jogadores.

E eu? Andava tipo mecenas quando, no ano passado, estávamos a perder por 0-2 na meias-finais da Taça de Portugal. Não sei porquê, mas acreditava que a reviravolta era um facto. Acredito sempre, mesmo que, aparentemente, não haja razões para isso.
A fé Sportinguista permanece sempre.

Ele não é o principal responsável pela dívida, mas sim o número 2 (era vice-presidente)… o número 1 chama-se José Roquette. Mas vai ser o principal responsável pelo facto do Sporting ficar com menos potencial que anteriormente, potencial esse que poderia servir para ultrapassar os outros 2 grandes daqui a uns anos e que é agora desperdicado.

[hr]

Já foi dito “n” vezes… quero mais Sporting, mais cultura Sportinguista, mais ambicão, mais rigor e mais inconformismo e menos Olivedesportos, BES, amorfismo, conversas sobre passivos e mentalidade exclusiva para os euros - apesar de ser importante para alcancar os objectivos do clube, o dinheiro por si não faz ninguém feliz (isto é uma regra ‘la paliciana’ que toda a gente sabe).

Sem nada acrescentar…está tudo aí…
A verdade é que, quando o Sporting empata (já nem digo perder), começo mal a semana…e não consigo ficar bem, pelo menos até meio da semana…
Hoje em dia, já há quem se acostume a isso…
Infelizmente, a equipa não leva adeptos a Alvalade…o futebol praticado é…medíocre…os jogadores não dão espetaculo…
Como querem um estádio cheio, assim?
Longe vão os anos daquele Sporting que empolgava a massa adepta…

[font=Tahoma]No caso concreto do futebol (o Sporting é mais do que isso), no fundo, não há volta a dar, o grande problema está nos golos que não se marcam. Mas vejamos:

Aos adeptos, a maioria deles, sobretudo da região de Lisboa, falta claramente esforço e devoção, não há maneira de o omitir. Muitos não vão ao estádio, e quando vão assobiam sem necessidade.

Aos responsáveis, mesmo com a enorme atenuante da falta de dinheiro, falta manifestamente competência.
Atenção, a atenuante não pode ser menosprezada, mas também não pode ter as costas largas de mais.
Basta ver clubes com orçamentos muito menores a fazerem boas exibições para a atenuante não poder passar disso mesmo, uma mera atenuante.
É verdade, por muito que se queira fazer de avestruz, não há dinheiro para prémios de jogo que se vejam, e isso desmotiva os jogadores.
Ignorar essa realidade tem sido uma atitude regular dos adeptos, e isso tem levado aos inoportunos assobios, que em nada ajudam a resolver o problema.
No entanto, isso podia ser parcialmente contornado com o apoio dos adeptos à equipa, mas ele é muito reduzido, quando não é, como sucede frequentemente, substituído por assobios à mínima contrariedade. Assim não vamos lá. Pintem-se.

No caso concreto do plantel da equipa principal de futebol, falta categoria ao ataque. Não há volta a dar, o tempo não faz mais do que confirmar essa tremenda evidência.
Por muito simpáticos que sejam o jogador A ou B, só Liedson tem categoria para jogar no Sporting (e não é tão bom como a maioria dos nomes citados no tópico do melhor jogador que já viram jogar), e Yannick é ainda apenas uma promessa (por jogar pouco).

Derlei já deu o que tinha a dar, por algum motivo Postiga não vingou nos vários sítios por onde passou (é a segunda grande decepção), e nem vale a pena falar de outros.
Não há dinheiro para contratar outros, nem coragem para apostar em jovens.

Por causa da falta de categoria do ataque, existem equívocos flagrantes, e são jogadores que alinham mais atrás que são chamados a suprir essa falta de categoria do ataque.
Ora, esses jogadores também não são os melhores do mundo, mesmo se Moutinho tem uma entrega acima da média, Izmailov é indiscutivelmente indispensável (por montanhas de razões), e Vukcevic joga mais em direcção à baliza adversária que os avançados.
Dos outros, Romagnoli tem sido uma sombra do que era (é a terceira grande decepção), Rochemback uma tremenda desilusão (não para mim, mas para quem tem a memória curta), provavelmente o maior fiasco de toda a época (de longe a primeira grande decepção), e no meio disso tudo ainda tira um lugar que podia ser ocupado por outro, como Veloso (que só joga a conta-gotas), Adrien, ou Pereirinha. Mas, como de costume, não há coragem para apostar em jovens; estes só jogam quando não há alternativa.

Por muito que gostem de os crucificar, os defesas ainda são, e de longe, quem mais se aproveita (a não ser que a cegueira impeça que se olhe para os números). Devia haver a seriedade de os louvar no meio da desgraça toda que tem sido a época.
Resta a vítima preferencial, Patrício, que para muitos tem a culpa de quase tudo, mesmo se os avançados não marcam. Patrício ainda vai defendendo, mas os outros não vão marcando.
E sem marcar, que eu saiba, não se ganham jogos. E sem ganhar jogos, que eu saiba, não se ganham competições.

Sobra algo que já vi muitas vezes ao longo dos anos, a «limpeza étnica» no final da temporada. Para variar, serão corridos os jogadores que não tiveram culpas nenhumas, nomeadamente por não jogarem. Como de costume servirão de bodes expiatórios, serão parte crucial na poeira deitada nos olhos dos adeptos pelos dirigentes que vierem a seguir.
Não tenham ilusões, a não ser que ocorra uma milagre (difícil, os outros ocorreram há mais de dois mil anos, e no Médio Oriente), é o que vai suceder. Estes responsáveis vão ser corridos e substituídos por outros quaisquer, que com a mesma limitação orçamental irão fazer mais do mesmo.

Mais grave que isso, os adeptos não irão mudar de atitude.[/font]

Estás a falar no misero trofense que por curiosidade tambem não sofreu golos com os outros dois grandes. Mas neste clube e nas derrotas o pessoal vêm logo com as teorias da desgraça.
Ninguem anda iludido. Limitamo-nos a interpretar a realidade. E essa está longe de ser o panorama negro que querem passar.

Nem imaginas o feliz que eu ficaria se tu e o juve-boy tivessem razão.
Não deixas de ter razão quanto ao Trofense, mas todos sabemos que o problema não está nesse jogo em si, nem no com a Académica, mas sim em não haver quaisquer perspectivas que a equipa comece a ganhar jogos a fio.

O panorama está longe de ser o que todos desejávamos, que era ganhar tudo e todos. Eu tenho pouco mais que a tua idade, e dizer que está cada vez pior, sinceramente não entendo. Já vivi alturas bem piores, mas bem piores que estas. E isto não é uma questão de estar a conformar-me. Apenas estou a fazer leitura de factos.

Há nesta equipa de tudo, bons jogadores, médios e fracos, para ser campeão deveriamos ter pelo menos uns 12 bons, e o resto tinham de ser medianos a tender para o bom, não podiamos ter fracos, o problema é que temos, em minha opinião, temos muitos fracos. Há jogadores que por falta de estofo/capacidade não deviam por aqui andar, e outros pela idade também já não, e refiro-me a Abel, Pedro Silva, Rony,Tiui, Tiago e Derlei …
Bom tópico …

A questão é que a verdade é que apenas dependemos de nós para chegar aos objectivos pretendidos. E quando se fala de nós, nós é a familia sportinguistas. E era isso que gostava quie acontecesse, que todos se unissem para um denominador comum. o sucesso desportivo deste clube. E no final estariamos cá todos para fazer o balanço, seja ele qual for.

A esperança é efectivamente a última a morrer, mas há limites para o sonho.
Por um lado não aparece dinheiro, o que elevaria os prémios de jogo, e motivaria os jogadores.
Por outro lado, ninguém consegue conceber um milagre capaz de fazer com que os avançados comecem a marcar os golos que não marcaram até agora.

Não concordando com o tom demasiado pessimista quanto a aspectos gerais do governo e gestão do clube e da equipa, partilho inteiramente da análise que fazes às grandes decepções em termos individuais (estou especialmente frustrado com Romagnoli, um jogador a quem reconheço capacidade para mais, e confirmaram-se os meus receios quanto a Rochemback).
No entanto, queria deixar uma nota de optimismo, dizendo que temos três novos diamantes para lapidar: Patrício, Pereirinha e Carriço, todos portugueses.

Realmente eles ganham pouco, se fosse eu também entrava em campo desmotivado !!
Deve ser mesmo uma grande chatice ter uns prémios de jogo tão baixinhos. :angel:

Mas no panorama actual achas que o dinheiro é coisa que anda ai aos molhos…??? Os clubes têm de viver com o que têm.
O sonho comanda a vida, e não tenho motivos nenhuns para deixar de acreditar.
E queixamo-nos que os jogadores não jogam, os trainadores não treinam, o presidente não preside, mas a verdade é que a maioria dos adeptos não apoia. Esperam sentadinhos e se for preciso aparecem no fim para receber os louros de algo que nem sequer contribuiram.

A depender apenas de nós para ganhar o campeonato, nos quartos de final da liga dos campeões e nas meias finais da taça da liga. Mas onde é que raio é que vocês vêm que o sonho está acabado…???

E quem somos nós, para virmos dizer que o Sporting Clube de Portugal, clube com mais de 100 anos de história, cheio de gente que deu a vida pelo clube está a morrer…??? O Sporting jamais morrerá enquanto houver pelo menos alguem que continue a fazer deste clube, cada vez mais o maior instituição desportiva do pais.

Eu acredito, que quem nos pode levar ás vitórias tambem acredita. E para mim, é o sufciente. Sabendo tambem que no outro lado existem outros com a mesma ambição, e no fim só um vencerá.

FORÇA SPORTING.

Não é nada pessoal, mas repara que eu bem disse que fazer de avestruz é mais fácil.
Esta discussão não é de hoje, por isso se é para a tornar um diálogo de surdos, não vale a pena.
Para os que não participaram nela acrescento:
Os jogadores conhecem-se entre si, e os empresários sabem do negócio deles. Eles estão a par dos valores dos prémios praticados nos diversos clubes.
Os prémios de jogo são mais baixos no Sporting que noutras equipas. Queira-se ou não, isso desmotiva os jogadores.
Como disse, isso podia ser parcialmente superado através do apoio por parte dos adeptos. Por isso é que equipas com orçamentos inferiores (e prémios inferiores) fazem boas exibições.
Mas fazer de avestruz é mais fácil. E a partir daí, vêm em seguida os assobios, é um ciclo vicioso.
O que está errado é os adeptos alinharem nisso, e ainda se queixarem.

A 3 pontos do 1º lugar com quase metade do campeonato para jogar e já a maior parte da malta a não acreditar…

Desculpem lá mas é uma verdadeira palhaçada!2 empates e voltam a culpar os mesmos de sempre, o SF e o PBento… E veem para aqui com historias que com o dias da cunha é que era, um velho senil que só enterrou o sporting nos ultimos anos e que o PBento não percebe nada de bola e tambem só enterra pois os trofeus que temos ganho sãp os jogadores e o paulinho que preparam a tatica o PBento tá lá só para castigar…

Já não há paciencia para este tipo de discurso derrotista 80% de VOÇES querem que o sporting seja derrotado pelo menos enquanto la estiverem os 2 alvos preferidos, um amigo meu disse me uma vez num jogo com a academica em alvalade: “Só espero que o Sporting perca para o peseiro ser despedido” e esta frase assenta-vos que nem uma luva neste momento, tanto se queixam dos jogadores pensarem mais neles que na equipa e no entanto o odio que teem pelos 2 que citei é tanto que poem os interesses do Sporting em 2ºplano só para poder mandar abaixo…

Para mim este tipo de conversa é para quem não acredita, por isso vou abandonar este tipo de topico, olhem eu e mais alguns “parvos” os tais 20% que acreditam apesar dos problemas do clube vamos continuar a apoiar e a acreditar mas com 3 pontos de diferença do lider, uma diferença abismal ::slight_smile: vai ser dificil…

PS: Não tenho bem a noção mas acho que o ano passado com 20 pontos de diferença do lider havia mais ppl a acreditar…

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: