Estofo ou falta dele, capacidade ou incapacidade.

Estamos então apartir do suposto que se perder vai embora mesmo…!!!

Na minha opinião, independentemente do resultado final, a aposta deve continuar no Paulo Bento. Já saturei das alturas que era treinadores de 6 em 6 meses. Não acredito que mudanças radicais e chuva de titulos futuros possa passar pela saida do treinador e vinda de outro.
Há é que criar condições, para todos juntos, levar este clube ás vitórias. E falo principalmente dos sócios/adeptos tambem.
Vemos os rivais todos a remar para o mesmo lado, mesmo quando os resultadios são adversos. Neste clube é a filosofia das guerrilhas, mal as coisas começam a correr menos bem. Ou seja, antes de estarmos focados no apoio á equipa nesta altura do campeonato importantissimo, estamos a falar se o treinado sai ou não, se o jogador deve ficar ou não, se o presidente é mau ou não. Será dificil perceber que todos juntos seremos mais fortes…??? Que para criticar e destabilizar basta os adversários…!!!

Democrático democrático não é bem, mas sim, a direcção que lá está foi eleita pelos sócios, pelo que tem toda a legitimidade em implementar as suas ideias (ninguém coloca isto em causa). Se o clube não está melhor, isso deve-se em última análise aos seus sócios e não à falta ou abundância de alternativas, porque perante umas eleições existem sempre 2 hipóteses de escolha pelo menos.

A culpa da maioria dos sócios do SCP está no facto de não acreditarem (ou melhor, não terem acreditado) que é possível terem um clube melhor onde a mediocridade, o espírito amorfo ou a incompetência não têm lugar. Basta acreditarem…

Se partires do principio que toda a gente pensa como tu, tens razão. Mas aceitas também que exista gente que acredite que a obtenção desses pontos que frisaste passam pela continuação desta direcção…??? Esse é o fascinio da democracia. Cada um expressar e ter direito ás suas opiniões.

O projecto de FSF passava pela da venda de várias das parcelas do clube, terrenos que eram nossos, edifícios que eram nossos para fazer face a uma dívida (e ainda vem aí mais). Ou seja, o plano foi sempre fazer o Sporting mais pequeno do que era anteriormente, porque o pressuposto de FSF era que o clube tinha crescido demasiado ao ponto de não ser sustentável. Eu consigo ver isto e tu consegues ver isto, não tem que ver com o que defendemos.

Talvez diferente seja a nossa perspectiva sobre a forma como as situações são geridas - tal como disse, clube que se satisfaz com pouco, amorfo e pouco competente. Eu considero que o padrão de exigência de quem está à frente do clube baixou e muito e se calhar tu consideras que não.

Juntando as duas coisas - o facto do Sporting ter perdido dimensão e de eu considerar que nele reina um espírito de mediocridade - faz-me concluir que o clube está pior do que há uns anos atrás, é só isso e nada mais.

Não me parece que o clube tenha perdido dimensão. Sou da opinião que somos neste momento mais respeitados, mas reconhecidos e mais temidos do que eramos á uns anos atrás. Falamos em 2º lugares e afins, eu recordo-me que chegámos a lutar para ficar em terceiro, quanto mais para segundo. E com isto não me estou a conformar. Apenas a constatar factos. Pois tal como tu ambiciono o mesmo todos os anos: Ser Campeão Nacional.

Já cá faltava o argumento dos 2os lugares e Taças.

O clube perdeu dimensão a nível de património e perdeu dimensão a nível de adeptos (ou da sua mobilização)… isto é tão claro que até me pergunto como é possível o colocares em causa.

E pergunto eu, o que é que se ganha em teimar em tapar o sol com a peneira?
As coisas estão mal, apesar disso os sócios e adeptos não negam apoio, mas as coisas ainda vão para pior. E, pior ainda, não se vê ninguém a querer mudar as coisas.
Ora, com este cenário, se não partir da massa anónima a vontade de alterar o que está mal, partirá de quem?
Excelente texto de abertura deste tópico. Resume, com pormenor, tudo o que eu penso do sporting nos tempos que correm.

A diferença está na quebra de um costume a que os adeptos estavam habituados. Más gestões desportivas e sucessivas campanhas de pura ilusão e propagandismo. Falo desde o tempo em que comecei a gostar do Sporting. Há bem mais de 20 anos. Quando era puto adorava comprar o jornal Record, principalmente na altura do defeso, porque enchia-me de ilusões com supostas contratações de Pancev’s e Prosinecki’s. Vivia sempre o sonho de ter uma equipa de top, mas não é possivel. A nossa grandeza é aquilo que os adeptos querem, se não vão ao estádio, é porque o clube é de facto pequeno, ou as mentalidades muito pequenas. Estamos mal habituados na minha opinião. A politica desportiva hoje em dia é mais realista e adaptada à grandeza do clube. E com tempo para planear, o clube crescerá desportivamente…se os adeptos assim quiserem.

Mais uma vez digo, se não gostam da politica do clube votem contra SF nas proximas eleições e elejam outro que vos encha as medidas, que ponha a “equipa a jogar futebol”, e que compre grandes jogadores

A mentalidade do Portuga é mesmo assim. Se só há dinheiro para comprar um Clio, vão comprar um Mégane, mas ainda ponderam o Laguna…

Eu apoio a política desportiva actual do futebol, i.e., dar condições e estabilidade ao treinador, compor plantéis financeiramente realistas e sobretudo apostar na prata da casa de modo sustentado. Não vejo mal nenhum nisto e acredito que é o que o Sporting deve fazer.

E isso não me impede de achar que o clube tem vindo a definhar e que este fenómeno não é causado pelo que escrevi acima. É sim pelas situações em que os dirigentes não defendem os interesses do clube quando é imperioso fazê-lo, ou quando ignoram os sócios e adeptos, os tratam como simples clientes ou os mandam para casa por demonstrarem descontentamento, ou quando colocam em causa as modalidades amadoras por uma quimera de futebol europeu sem mostrarem os números que sustentem tal afirmação, ou quando o Sporting perde por desleixo ou amorfia e não há um puxão de orelhas ou sequer uma acção enérgica para alterar as coisas, ou quando vendem o clube sem fundamentarem o porquê e cedem sem explicação às pretensões de bancos e Olivedesportos, ou quando se acobardam no combate à corrupção do futebol português que tem minado muitas possíveis conquistas no passado, ou quando se cobrem de ridículo e afirmam que é mais importante um segundo lugar no campeonato que a conquista de uma Taça UEFA, ou quando dificultam com mesquinhez atroz acções promovidas por sócios e adeptos que visam garantir a transparência dentro do clube…

… não me apetece continuar com a lista, mas isto nada tem a ver com a política desportiva seguida, tem sim a ver com a essência do clube e a forma como é vivido - é isto que faz o clube (não a sua política desportiva)

os adeptos por vezes têm de aceitar uma critica. O que condeno nos adeptos é o apoio, ou a falta dele, e a incompreensão para determinadas situações. Porque havemos de ser imunes ou intocáveis quando nos criticam? Nem sequer devemos guardar rancor de alguma expressão proferida em tom critico aos adeptos. Já assisti a atitudes completamente intoleráveis por parte dos adeptos. Mas claro, isto na minha cabeça, porque provavelmente noutra seriam situações normais…como pelos vistos pareciam ser… Nem acho correcto julgarmos que por pagarmos, podemos ter todas as reacções que quisermos.

Isto tudo para reforçar que o adepto deve apoiar a equipa e pelo menos fazer uso da gamebox. Quanto ao resto, realmente é um assunto bem mais complicado de falar, até aceito a tua posição (mas posso nao partilhar) mas apenas gostava de reforçar que o afastamento dos adeptos do estádio não faz sentido nenhum!

Tu é que falaste que perdemos dimensão, sem te referir ao quê. O argumento dos 2º lugares e taças apenas quis provar que a nivel puramente desportivo essa afirmação não é 100% correcta.

E não me venhas com essa história de que andamos-nos a contentar com esses pequenas vitórias, porque não é disso que estou a falar.

Para o espírito derrotista e conformista hão-de contar sempre com a minha incompreensão. Enquanto esse espírito for dominante em Alvalade receio que muito mais adeptos se vão afastar do estádio e do clube. Tem que haver um mínimo de exigência, caso contrário, o Sporting deixa de ser o Sporting.

Querem mais adeptos no estádio (e mais crentes)? Então reajam, lutem, mostrem que são merecedores da confiança que neles é depositada. Infelizmente, isto é como os cafés ou as lojas de bairro - demora quase uma vida inteira a fazer uma boa casa, mas bastam poucos dias para deitar tudo por água abaixo… no caso do Sporting, vai demorar algum tempo até a coisa voltar ao sítio, possivelmente muitos anos (e partindo do pressuposto que se muda já daqui a pouco tempo).

@ Yield,

A perda de dimensão está explicada em todos os posts que escrevi, não venhas agora atirar poeira para os olhos.

Voltas a bater na mesma tecla do inconformismo. E as únicas pessoas que continuam a falar disso, são quem é critico em relação á situação actual. E utilizam esse pretexto para argumentar que vocês é que querem que este clube seja cada vez maior, e que os outros são os conformados e que se contentam com pouco.
Parece-me que os conformados são aqueles que passam a vida a criticar e que hoje por exemplo hoje ficam em casa. E que nesta fase do campeonato já baixaram os braços.

Se neste momento eu concordasse com o rumo actual do clube, sendo notório a olhos vistos que o clube está a perder adeptos e/ou estão a desmobilizar, então seria para mim irresponsável sentir-me satisfeito com o estado actual das coisas.

Da mesma forma, se eu não concordasse mesmo nada com o rumo actual do clube mas visse cada vez mais entusiasmo, adeptos e um clube mais vibrante, então teria de fazer um exame de consciência e dar a mão à palmatória.

Podemos divergir no rumo que o clube leva, mas entra pelos olhos dentro que o mesmo definha e acho que nenhum Sportinguista se deveria sentir satisfeito com isso, mesmo que concorde com o que tem sido feito.

Mas essa é a tua opinião, e respeito-a independentemente de não concordar inteiramente com ela.
Agora uma coisa é certa: quero o mesmo para este clube do que tu e de quem ama este clube. E conformado nunca fui, nem nunca serei. E estarei disponivel para ajudar no pouco que posso, independentemente de ser apoiante desta ou de outra qualquer direcção, porque quer queiramos ou não, são elas que o dirigem.
E mesmo que por vezes pareça que o que aqui defendo seja a actual direcção ou treinador ( que por acaso apoio), a minha intenção é defender e apoiar o Sporting Clube de Portugal.

E daria tudo para que tivesses razão. Que viesse uma nova direcção, e que fizesse um pavilhão, que apostasse nas modalidades amadoras, que comecassemos a vencer todos os anos a liga dos campeões, o campeonato nacional, a taça de portugal e tudo o que viesse, e que Alvalade tivesse lotação esgotada em todos os jogos.

Depois do que se passou ontem, a pergunta e o slogan continuam:

Alguém acredita neste Sporting?

A situação económica do Sporting é melindrosa, para além de ser desconhecida e sinistra. A malta não sabe como está o clube, porque o mesmo tem sido gerido por pessoas desplicentes e coniventes com os erros directivos dos seus antecessores. Aliás, não tenho dúvidas que estão todos envolvidos…

Tens toda a razão !

Quanto à ultima questão, o ambiente em Alvalade, realmente, não vejo nada de positivo, a partir do momento em que a Juve se separou e foi criado o Duxxi, logo aí há uma certa “rivalidade” entre claques, a união da Juve Leo significava a união dos Sportinguistas, e agora não vejo nada disso, até membros da Juve fazem questão de se fazer de superiores em relação aos restantes Sportinguistas, sem união, cada claque a cantar pro seu lado, em que mal se ouvem as suas vozes, falta espírito, falta força, falta tb vontade de ir aos jogos, da minha parte.

Os melhores sportinguistas são aqueles que querem o melhor para o seu clube, e não querem deixar-lo amorfo, a mercê dos abutres pairam sobre o nosso clube, que lutam por ele.

Exemplo disso, um simples exemplo, foi a iniciativa do fórum sobre a camisa, simples, mas honrado. É um símbolo, e há que respeitá-lo.