Estatura de Onzes Tipo do SCP vs Clubes Referência

OK.

Mais 2 notas:
1.
Precisamente pelo facto de não podermos fugir (e ainda bem) a uma aposta na academia em que é expetável aproveitarmos jogadores mais baixos é que acho que a aposta, em termos de mercado, deve visar compensar o plantel daquilo que ele não consegue ir buscar internamente. E sim, estamos numa fase uma bocado atípica em que estamos com várias exceções a esta regra.

Volto a frisar que muitas vezes o desafio tem que ir para além de avaliar qual o melhor jogador em termos globais.
Pode haver situações em que mais vale ir buscar um jogador globalmente mais fraco sob avaliação meramente individual mas que nos traz valências deficitárias que tornam o plantel globalmente muito mais forte. Isto aplica-se a qualquer métrica que queiramos melhorar, seja na vertente fisico-morfologica ou não.

Acho que sem ser nos pontas, trincos e defesas a altura não interfere no jogo.

Bem, se me disseres que preferes um panzer a um tipo que sai bem a jogar, mas não é capaz de cortar uma bola, tudo bem. Mas entre o melhor Quiroga (quando chegou e até à lesão) e o melhor Babb (primeira época), por muito respeito que tenho pelo inglês, prefiro sempre o primeiro.

Acho que o melhor Babb foi o da segunda época, que obteve o título. Por isso, se comparas o melhor Quiroga com o pior Babb, sim, Quiroga era mais entusiasmante. Mas acho que nem o melhor Quiroga batia o melhor Babb…

Mas lá está, eu tinha 15 anos na altura. É possível que tenha construído uma visão do jogador segundo uma análise que pode não ser exactamente igual à que tenho hoje. Ainda assim, vou respeitá-la: adorava Phil Babb e fez uma época “à-lá-Tonel”, deu tudo o que tinha para dar, teve o melhor rendimento que poderia ter. Adoro quando posso dizer isso de um jogador…

Peço desculpa, 2ª época. :great: Estava a pensar no Quiroga ao mesmo tempo.

Eu não estou a dizer que o Babb era mau. Aliás, até acho que fez bem mais do que se esperava.

Também me pareceu que te tinhas confundido, esqueci-me de escrever isso…

Babb e Tonel. Simples de processos, nothing flashy, mas altamente eficazes. Nem mais uma gota de bom futebol se conseguiria tirar daqueles 2 jogadores e quando isso acontece só há que ficar satisfeito. À conta disso, é provável que sejam aqueles dois centralões que melhores recordações me trazem…

Só para ver como param as modas, façamos uma simulação de um 11 provavél do SCP tendo em conta as últimas notícias de contratações para vermos como está a evoluir a vertente físico-morfológica. Então temos:

                                        Boeck
                                        (1,9m)

Cédric Ilori Rojo Jefferson
(1,72m) (1,9m) (1,85m) (1,76m)
Dier
(1,9m)
Rinaudo
(1,75
Pizzi Martins Bruma
(1,73m) (1,69m) (1,73m)
Montero
(1,76)


Média de Altura deste 11: 1,79m

SL Benfica 2012/2013: 1,84m
FC Porto 2012/2013: 1,83m
Bayern 2012/2013: 1,84m
B.Dortmund 2012/2013: 1,84m

REFORÇO QUE EU NÃO TENHO NADA A VER COM ESTE 11!
NADA!

Dier e Rinaudo a titulares ao mesmo? não me parece :slight_smile:

Sobre esse onze, em termos de alturas, por mim, parece-me bem (2 centrais e médio-defensivo alto).

A cena do ponta de lança baixo, se quisermos usar uma táctica com um ponta de lança mais móvel, percebe-se (tendo neste caso, o ponta de lança alto, no banco).

Pois para mim é um cataclismo!

A defesa tem 2 laterais baixos ao mesmo tempo.
Mas o verdadeiro problema vai ser no ataque onde só vais criar perigo em jogadas, digamos que, elegantes.
É que poder de choque do meio-campo ofensivo para a frente não vais ter pouco, vais ter nenhum.

Vamos ser embarrilados forte e feio!
Anota bem o que te estou a dizer…

Aliás, quando comparamos a nossa média com as médias dos rivais, enfim…
Só visto!
Que amadorismo completo!

É a tua opinião @Strikerr, e eu aceito-a :great:

Na minha opinião, a diferença vai estar sempre na qualidade dos jogadores e na forma como o treinador prepara a sua equipa.

Prefiro ter 2 laterais como o Cédric (1,72) e o Jefferson (1,76), que 2 laterais como o ML (1,82) e o Evaldo (1,83).

Prefiro ter um André Martins (1,69) a 8, do que um Dier (1,88) a 8.

Porquê? Porque acho que o Cédric, Jefferson e André Martins têm mais qualidade em cada uma dessas posições.

Assim como tu dás esses exemplos, eu posso dar outros.

Prefiro o Rojo a DE.
Tenho duvidas quanto ao Cédric que, defensivamente, enterrou e bem defensivamente no ano passado e, não sei porquê, as pessoas esquecem-se disso. Só olham para as asneiras do Lopes.

O Dier é uma comparação sem sentido porque não devia passar pela cabeça de ninguém pô-lo a 8.

O Evaldo não conheço… :o

Decora bem o que te estou a dizer:
Prepara-te para sofrer! >:(

O Rojo a DE, eu do que vi dele nessa posição gostei e não gostei (só fez 2 jogos esta época a DE), gostei da exibição dele no primeiro jogo que fez a DE (contra o paços em casa, acho) e não gostei do segundo jogo que fez a DE (Estoril, fora).

Mas pronto, foram só 2 exibições, logo não posso concluir grande coisa. Já o Jefferson vi vários jogos dele a DE no Estoril e gostei o que vi.

Cédric enterrou, como enterraram todos, numa altura em que a equipa toda falhava, andava perdida em campo. Mesmo assim, foi dos melhores nessa fase da época (antes de Jesualdo) e quando jogou na fase Jesualdo, foi dos jogadores com melhores exibições.

Sobre o Dier, tens razão! :mrgreen:

Mas era para fazer a comparação entre um jogador baixo e alto que atuam ou atuaram ou podem atuar na posição 8.

O Evaldo, igual, era só para fazer a tal comparação, entre um jogador mais alto e outro mais baixo, que jogam na mesma posição.

Sobre preparar-me para sofrer, estou preparadissimo!

Porque sei, que muito dificilmente, vou sofrer tanto como a época passada! :slight_smile: :shifty:

E digo mais, poderei sofrer, mas vou sofrer com muito orgulho, já que sei que o clube neste momento está entregue a gente que ama o Sporting, gente competente e que vai fazer tudo pelo Sporting!

Sabes o que é mais triste?
É que, tirando os jogos contra os rivais, há um ano que não sofro pelo SCP…
Não há motivação.
Não me identifico com a forma como é desenhado o plantel e como vejo logo na pré-época que estamos acabados, perco o interesse.

Como ainda por cima ando normalmente focado nas apostas com o objetivo de ganhar dinheiro, tornei-me muito frio e calculista a ver os jogos do SCP e os jogos dos rivais.

É outro tipo de divertimento mas, às vezes, tenho saudades dos tempos em que vibrava com o SCP na expetativa de irmos a algum lado…

Tu estás a colocar as coisas duma forma que te dá razão e não estás a mostrar tudo.

E se eu te disser que quando o Cardozo não joga, jogando o Lima sozinho na frente, a equipa do suínos do meio-campo para a frente é a seguinte (com alturas):

Matic - 1.94
Enzo - 1.77
Gaitán - 1.73
Ola John - 1.80
Salvio - 1.73
Lima - 1.78

Ou seja, apenas um jogador com mais de 1.80. Isto aconteceu várias vezes esta época…e ainda tinham o Melgarejo e o Maxi na defesa, 2 anões também.

Já agora, no FCP, do meio-campo para a frente:

Lucho - 1.85
Fernando - 1.84
Moutinho - 1.70
James - 1.78
Varela - 1.80
Jackson - 1.88

Admitindo o teu 11:

Bruma - 1.73
Pizzi - 1.79
André Martins - 1.72
Montero - 1.76
Dier - 1.90 (os dados apontam para 1.88 mas ele tem mais que isso, na pré-temporada veremos)
Labyad - 1.73

Não acredito que Rinaudo e Dier joguem juntos.

Sendo que acrescento nesse 11 a possibilidade de termos o Miguel Lopes na direita, o Rojo na esquerda, Ilori e um central no meio. 1.83, 1.85, 1.90 e (admitindo o Maurício) 1.85, respectivamente.

O que é que te parece? É assim uma diferença tão abismal?

Ah, e ainda bem que falas no Dortmund, é que no Borussia do meio-campo para a frente jogam assim:

Bender - 1.85
Gundogan - 1.80
Reus - 1.80
Gotze - 1.72
Kuba - 1.75
Lewa - 1.85

QUE DIFERENÇA ABISMAL! Lá estão os teus exageros…olha a diferença do BVB para nós…é ligeiramente, nada que faça uma diferença brutal, como queres fazer parecer, superior.

Falando agora da minha opinião pessoal, e eu já disse 1000x que concordo em parte contigo, precisamos de melhorar a vertente atlética do 11 inicial, mas não é desesperante como estás a querer passar, as minhas equipas ideais tem 4 posições onde os jogadores têm que ter pelo menos 1.85, centrais, trinco e PL, sendo que, preferencialmente mas não “de morte”, preferia ter pelo menos um dos centrais e o PL com pelo menos 1.90. Depois os 2 laterais, para mim, deviam ter no mínimo 1.80, ou então um deles ser alto, tipo >1.85, assim o outro já poderia ser um pouco mais pequeno.

:arrow:

1,88m era a altura dele nos juvenis. Dá para ver durante os jogos que ele é um bocadinho mal alto que o Ilori.

Não querendo exagerar, mas lembro-me dum jogo que ele estava lado a lado com o Xandão, que tem 1.93, e pareciam ser, pelo menos, da mesma altura. Mas vou esperar pelos habituais exames médicos da ordem na pré.

É a minha aposta, 1,92~1,93m.

É uma catástrofe…
E outra coisa:
Os lamps sem o cardozo passarão muito mal se se confirmar.
Muito mal mesmo…
É outra equpa e o jj sabe disso.
Daí o dilema em que estão…

Passaram mal? Quando? Se calhar foi dos melhores jogos que fizeram, foi nos que não jogaram com ele. E já agora, se percebes tanto de futebol como penso que percebes, o Cardozo pode ser alto mas é tão bom a jogar de cabeça como o RvW, 2 lixos andantes, os 2 juntos não fazem um bom cabeceador. Eu sei que a questão atlética/física não é apenas a questão do poderio aéreo, mas é sem dúvida das mais importantes.
Um tal de Liedson, com metro e meio, 50 kilos, meteu cada golo de cabeça que esses portentos de 1.86 e 1.92 não metiam na carreira toda…

Isso simplesmente não é verdade!
O Cardozo, embora o ano passado não tenha sido o maior exemplo disso, tem sido imprescindível no slb.
E claro que é forte no jogo aério. Muito mais que o Ricky. Mas muito mais…
E tu, como Sportinguista, devias sabê-lo até melhor do que os adeptos dos outros clubes.
É só ires ao youtube para refrescares a memória…

Quanto ao jogo aério dos PL’s baixos, claro que alguns jogadores como o Liedson e o Falcao provam que tudo é possível no futebol. Mas eu prefiro apostar no standard e não na exceção. É o meu perfil…

PS:
Não é passaram (que também já passaram embora não no último ano), é passarão… :stuck_out_tongue: