Estatura de Onzes Tipo do SCP vs Clubes Referência

Acabo de fazer uma análise à estatura de onzes tipo do SCP comparativamente a onzes tipo apresentados por alguns clubes que considero de referência.

Para esta análise vou considerar os 11 apresentados pelos seguintes clubes (campeões dos melhores campeonatos europeus e os 3 grandes) nos seguintes jogos chave vs épocas:

Sporting C.P. (Época 2009/2010, início desta Época (SCP-Olhanense) e várias hipóteses para a nova época)
F.C.Porto (SLB-FCP deste ano)
S.L.Benfica (SLB-FCP deste ano)
Juventus (Milan-Juventus deste ano)
B. Dortmund (BD-BM deste ano)
Real Madrid (Barça-Real deste ano)
Manchester City (City-United deste ano)

Resultados:

F.C.Porto

Média da Defesa: 1,86m
Média do meio Campo: 1,79m
Média dos Pontas de Lança: 1,96m
Média Geral: 1,84m

S.L.Benfica

Média da Defesa: 1,84m
Média do meio Campo: 1,78m
Média dos Pontas de Lança: 1,92m
Média Geral: 1,83m

Juventus

Média da Defesa: 1,86
Média do meio Campo: 1,8
Média dos Pontas de Lança: 1,8
Média Geral: 1,83m

B. Dortmund

Média da Defesa: 1,88m
Média do meio Campo: 1,8m
Média dos Pontas de Lança: 1,84
Média Geral: 1,84

Real Madrid

Média da Defesa: 1,83m
Média do meio Campo: 1,84m
Média dos Pontas de Lança: 1,84m

Manchester City (sem Baloteli e sem Dzeko que subiriam 2cm a média)

Média dos Pontas de Lança: 1,72m
Média Geral: 1,81m

Sporting C.P. (Época 2009/2010, Início desta Época (SCP-Olhanense) e várias hipóteses para a nova época)

Em 2009/2010:

Média da Defesa: 1,8m
Média do meio Campo: 1,77m
Média dos Pontas de Lança: 1,75m
Média Geral: 1,79m

Início desta Época (SCP-Olhanense)

Média da Defesa: 1,8m
Média dos Pontas de Lança: 1,75m
Média Geral: 1,79m

Nova Época:

Com:
Rui Patrício
Insua
Rojo
Onyewu
Cedric
Fito Rinaudo
Elias
Capel
Labyad
Jeffrén
Ricky

Média do meio Campo: 1,74m
Média dos Pontas de Lança: 1,86m
Média Geral: 1,8m

Com:
Rui Patrício
Insua
Rojo
Onyewu
Boularouz
Gelson
Elias
Capel
Matias
Jeffrén
Ricky

Média Geral: 1,82m

Cada um que tire as suas conclusões.

Conclusões interessantes:

A diferença entre a média de altura da defesa do FCP da época passada e a média de altura da defesa do SCP de 2009/2010 e do início da época passada era de uns excênctricos e assustadores 6cm!
Para se ter uma noção, a diferença de média de altura entre rapazes dos 15 e dos 18 anos é de, precisamente, 6 cm…

Nenhum dos clubes analisados apresentou uma defesa com uma média de altura abaixo de 1,83m. O SCP até ao início deste ano (quando o Ony não jogava) estava com uma média de 1,8m.

O FCP está entre as equipas mais altas da europa com uma média global de 1,84m.
Ou seja, a média de altura geral da equipa do FCP é muito superior à média de altura
que o SCP apresentava na defesa (onde estão os jogadores mais altos) antes da chegada do Onyewu.
Mesmo com o Onyewu, é ligeiramente superior.
Considero este dado assombroso…

A defesa mais alta de todas é a do B.Dortmund com uns incíveis 1,88m de média.

O meio-campo do SCP tem vindo a ganhar qualidade técnica mas a perder altura.
Este dado não me parece preocupante nesta zona do terreno.
Se se incluísse o Gelson no 11, a questão ficava resolvida.
Porém, não recomendo essa opção.

Mesmo com a combinação de 11 mais alta (sem perder qualidade técnica), o SCP não consegue atingir as médias de altura de SLB e FCP, mas já lá fica bem perto com 1,82m contra os 1,83m e 1,84 dos adversários.

F.C.Porto

Média dos Pontas de Lança: 1,96m

Penso que consideraste o Hulk como estando no meio-campo, e acho que não deveria ser assim. Devia haver uma separação entre avançados propriamente ditos (não apenas pontas de lança), e restantes jogadores de meio-campo, extremos, etc. Sem o Hulk no meio-campo a média iria descer muito ligeiramente, mas a dos pontas de lança descia consideravelmente. No caso dos corruptos, se pensarmos na época que aí vem, até teremos uma média na frente mais baixa, já que à partida o elevado investimento no Jackson deverá encostar o Janko. E mesmo este ano, o Kléber ainda acabou por fazer mais jogos a titular do que o Janko (que só chegou em Janeiro), e também aí a diferença se reflecte bastante na média.

Pensando no Sporting, e olhando apenas para a defesa, se pensarmos num quarteto defensivo com Insúa - Rojo e Onyewu - Boulahrouz (algo que não é assim tão improvável, e falo contra a minha opinião, já que não gostaria de ver o Boulahrouz da direita, pelo menos na grande maioria dos jogos internos), teremos uma média de alturas superior à da época passada. Seria algo mais aconselhável para jogos com equipas mais fortes, até pelas características mais defensivas do holandês, e a altura desse quarteto defensivo seria importante por exemplo em jogos com o Benfas, que sabemos que tem nas bolas paradas um ponto forte, ou com outras equipas que tenham mais “torres”. Teríamos uma média de alturas na defesa de praticamente 1,86m, em comparação com jogos do ano passado com um quarteto formado por Insúa - Polga e Onyewu - João Pereira, que era muito inferior, à volta de 1,82m.

De resto, concordo com o geral da análise, e a importância das alturas (e como dizes, sem perder qualidade técnica), e também o defendo desde há um bom tempo. Era claramente necessário que esse problema fosse resolvido no Sporting, acima de tudo na defesa, e felizmente (finalmente) lá o fizeram. O Onyewu foi fundamental nisso, e eu digo-o mesmo sem o achar um grande central, acho é que acima de tudo é um central com características físicas muito importantes e que as sabe usar da melhor maneira, melhorando assim o desempenho da equipa, quer a nível físico e de presença nas áreas, quer no jogo aéreo e nas bolas paradas, algo cada vez mais importante no futebol actual.

Também seria interessante pegar no onze tipo utilizado por essas equipas durante a época, e fazer essa média.

PS. Quanto à Juve, se estivermos a falar do mesmo jogo, penso que a média até teria de ser mais alta que isso, pelo menos nos avançados, já que assim de memória, tenho ideia de o Borriello ter jogado em Milão.

Arranjem-me a média de alturas do Barcelona que estamos conversados. :whistle:

ia dizer isso mesmo…deve ser 1,75m a média do Barça…

Arranja-me a equipa do Barcelona que estamos conversados. Mas vê lá, não te endivides muito. :twisted: :whistle:

Mesmo com todo aquele futebol, em que adversário pouco toca na bola (arranjem lá mais jogadores para fazer outra equipa assim), o Barça não abdica de um Piqué com 1,92m e de um Busquets com 1,89m, e ainda há lá outros para quando é necessário. Deve ser por acaso…

Quando um único exemplo serve para justificar toda uma teoria, acho que se percebe bem a fragilidade da argumentação.

Para além da fragilidade da argumentação, também a aritmética de alguns não é grande coisa.
1,75m de média? Há uns anos dei explicações de matemática… Posso dar outra vez a 40 euros à hora.

Voltando ao tema Barcelona que é uma equipa de uma qualidade técnica de tal magnitude que nada no mundo se lhe compara, tenho que dizer que sentiu muito a falta de um tal de Touré. Aliás, como adepto de 2ºclube do Barça, se houve incómodo que senti nos jogos com o Real foi a falta de estatura em alguns momentos de jogo nas áreas (e não só) que muito contribuiu para equilibrar jogos que, de outra forma esperava que fosse bem desiquilibrados a favor da equipa da catalunha, dada a enrome diferença de trato da bola entre as 2 equipas.
Ou seja, se houve factor que fez diferença em desfavor do Barça foi esse.
Aliás, o Barça, mesmo com todos aqueles mágicos, perdeu o campeonato com alguma desvantagem…
Se há defeito naquela equipa quase perfeita, é precisamente esse.
O que vocês acabam de provar é exactamente o oposto do que queriam…

PS:
Fiquei bem zangado com as saídas de Ibra e Touré.
Bem zangado!
E a verdade é que a equipa desiquilibrou-se.
Dantes tinha técnica, força e estatura. Ganhava fácil.
Agora as coisas ficaram demasiado desiquilibradas em desfavor da estatura e da força física.
Como os adversários também não andam a dormir…

Altura Equipa Média Mais Alta V.Setúbal 183 cm MaisBaixa Sporting 179 cm

Peso
Mais Pesada V. Setúbal 78 Kg
Mais Leve Sporting 74 Kg

Isto foram dados oficiais da Liga portuguesa relativos à época 2010/2011, que postei há cerca de um ano, num tópico criado pelo excelente Zequeira, em que fazia, entre outras coisas, referência à estrutura fisica dos nossos jogadores. Em 2009/2010, o SCP tinha também a equipa mais baixa e mais leve do campeonato. Mais, era das equipas mais baixas e mais leves da Europa.

Isto não deixou de ter algum impacto, embora não de forma absoluta e totalmente linear, no jogo aéreo da equipa do Sporting, nos ressaltos, nas segundas bolas… o Barcelona, como se sabe, näo deixa o adversário ter a bola, defende em posse, sofre poucos cantos ( onde é relativamente frágil ) e comete poucas faltas. Não é exemplo.

Também me parece que ao longo destes anos, além de mais baixos, mais leves ( e sem capacidade técnica a suficiente que disfarçasse tal ), também não tivemos propriamente jogadores atléticos, no sentido de fazerem a diferença pela velocidade e capacidade de explosão. Também acho que as coisas mudaram bastante neste aspecto.

Quando jogarmos metade do futebol do Barça… :whistle:

Os do Barcelona até podiam ser anões. Se a outra equipa não consegue ter bola, muito menos passar do meio campo, obviamente que cria muito poucas oportunidades de golo.

Imaginando, na teoria, um 11 a jogar com o slb ou fcp com Boulahrouz-Rojo-Onyewu/Xandao-Insúa, obviamente que fico mais descansado em matéria de bolas paradas. Sendo que os clássicos são quase sempre decididos assim

Agora imaginem qualquer coisa como:
Boula-Xandão-Ony-Rojo (defesa mais alta de certeza da liga!)
Gelson-Carrillo-Schaars-Carriço-Labyad
Ricky

Ignorem as posições ou a compatiblidade de um onze assim, mas tenho quase a certeza que teriamos equipa mais alta que os lamps e mesmo que os porcos…
Fazendo por alto (o que tenho ideia que medem) dá-me 1,843m
Mas com Patrício, Xandão, Rojo, Ony, Boula, Carriço, Carrillo, Gelson e Ricky tenho a certeza que os cantos seriam o minimo dos nossos problemas!

Infelizmente, não podemos ignorar a compatibilidade dos jogadores e as posições.
No entanto, há contextos de jogo em que, muito rapidamente o SCP tem, neste momento, capacidade para transformar a equipa numa equipa de gigantes de forma lógica, equilibrada e harmoniosa, senão vejamos.

Vamos supor que o SCP entra com a sua equipa ideal (dúvidas entre Boula e Cedric e entre Matias e Labyad - também falta saber como será a posição de PL) que, na minha opinião, é a seguinte:

Rui Patricio (1,9m)

Boularouz (1,83m) Onyewu (1,94m) Rojo (1,87m) Insua (1,8m)
Rinaudo (1,75m)
Elias (1,73m)
Jeffren (1,76m) Matias (1,78m) Capel (1,73m)
Ricky (1,86m)

Média do meio Campo: 1,75m
Média Geral: 1,81m

Parece-me uma equipa equilibrada.
Muito forte fisicamente na defesa.
Super-criativa no meio-campo.
E a PL o Ricky.

Com esta equipa base, esperamos ganhar vantagem.

Depois, se a 20 minutos do fim estivermos em vantagem num estádio difícil e começarmos e ser muito pressionados, reparem na metarmofose que podemos fazer com 3 substituições:

Sai Capel, entra Xandão que vai jogar ao lado do Onyewu.
O Rojo passa para lateral esquerdo.
O Insua avança para o meio campo.

Sai Elias, entra Gelson Fernandes.

Sai Jeffren, entra Carrillo.

Ficamos com:

Rui Patricio (1,9m)

Boularouz (1,83m) Onyewu (1,94m) Xandão (1,93m) Rojo (1,87m)
Gelson (1,83m)
Rinaudo (1,75m)
Carrillo (1,81m) Matias (1,78m) Insua (1,8m)
Ricky (1,86m)

Média da Defesa: 1,89m
Média Geral: 1,85m

Ou seja, estamos em vantagem e precisamos de defender um resultado contra uma grande equipa.
Notem na capacidade defensiva deste 11 para essa situação de jogo.
Na defesa, um quarteto com uma média de altura de 1,89m.
Não é apenas a defesa mais alta da liga, deve ser a defesa mais alta do mundo, que eu conheça.
Isso garante total hegemonia aéria.
A aparente incompatibilidade de Ony e Xandão, deixa de fazer tanto sentido porque o SCP recuou e passa a jogar, em termos defensivos, de forma mais posicional. Ou seja, não há espaço nas nossas costas.

À frente desta defesa monumental (para esta situação de jogo específica), 2 trincos de grande capacidade de pressão como o são Gelson (o maior pulmão da liga) e Rinaudo.
E ainda existe o Insua do lado esquerdo com grande vocação defensiva para ajudar o Rojo.
Não será nada fácil entrar com a bola controlada na nossa área.
Perante a asfixiante falta de espaços, os adversários sentir-se-ão tentados em fazer chuveirinho.
E aí então é que esteremos ainda mais à vontade a varrer o jogo aério com a nossa defesa de gigantes…

Podia-se pensar:
“Mas é arriscado ter uma equipa tão defensiva em campo. Isso não põe em causa a necessidade de pôr os adversários em respeiro?”.

Respondendo à minha própria pergunta: NÃO!
Bem até pelo contrário.
Este 11, em fases finais de jogos, será cínico.
Perigisissimo em termos ofensivos.

Teremos sempre 4 jogadores com capacidade para desdobrar a equipa em rápidos contra-ataques: Rinaudo, Carrilllo (este então…), Matias e Insua. E o Ricky para concretizar…
Mas mais do que isso… Se nenhum contra-ataque der golo em jogadas de bola corrida (aceito isso), o mínimo que espero é sacar alguns lances de bola parada perto da área adversária. Ora, cada lance de bola parada a favor, tendo em campo uma equipa gigante como esta, a jogar contra equipas desiquilibradas mentalmente e com um mindset mais de ataque do que defesa, representa eminência de marcar golos e matar jogos.
É a armadilha perfeita!

PS:
Até por isto, repare-se no quão fundamental é manter o Ony e o Xandão!

A nossa equipa mais alta é a seguinte:

• Marcelo Boeck/Vítor Golas (192 cm)
  • Boulahrouz (183 cm)
  • Onyewu (196 cm)
  • Xandão (193 cm)
  • Rojo (188 cm)
  • Gelson Fernandes (183 cm)
  • Schaars (177 cm)
  • Matías Fernández (178 cm)
  • Carrillo (181 cm)
  • Jeffrén (176 cm)
  • van Wolfswinkel (186 cm)

Média de alturas: 184,8 cm

Uma defesa bastante alta e forte, um meio campo forte fisicamente (Gelson e Schaars) e criativo (Matías), um ataque rápido (Jeffrén), criativo (Carrillo) e alto (van Wolfswinkel).

Parece-me uma excelente opção para jogar, por exemplo, no contra-ataque.

Com estes 11 que, repito, são só para usar em situações específicas de jogo, em lances de bola parada, podemos por os seguintes 6 jogadores a massacrar a área adversária:

Onyewu (1,94m)
Xandão (1,93m)
Rojo (1,87m)
Boularouz (1,83m)
Gelson (1,83m)
Ricky (1,86m)

Garanto-vos que, para ninguém, será fácil defender um sexteto com uma média de altura de 1,88m!
Cada bola parada será meio penaltie…

Para mim o onze inicial deveria ser este para já:
Ru1
Cédric-Ony-Rojo-Insúa
Rinaudo-Schaars
Carrillo-Matías-Capel
Ricky
Mas na minha opinião em jogos em que seja necessario masi coesão defensiva Boula por Cédric, e acho ainda que Pranjic ira ganhar o lugar a Capel!

A sério que isto tem mesmo um tópico? :twisted: :twisted:

Strikerr, porque não fazes o mesmo para o Barcelona que ganhou tudo o que havia para ganhar durante dois ou três anos?

Se quiseres eu faço!

A única resposta que mereces é desprezo.

Porquê?

EDIT: Ok, vou assumir que mereço desprezo porque discordo das ideias que aqui são apresentadas…

Excelente trabalho!

As diferenças do último plantel eram enormes para as equipas de topo.

Podem-se considerar 1001 factores atenuantes, mas ou uma equipa é excelente na posse, ou fica sujeita às mesmas regras de todos os outros clubes e, tendo menos altura, está quase sempre em desvantagem.

De qualquer forma, mais do que a média de alturas, quer-me parecer que o impacto é bem maior em certas posições. Por outras palavras, acredito que a média 2 centrais+2médios defensivos (que são quem luta mais no jogo aéreo) terá um impacto superior que a média da defesa ou média geral da equipa.

Neste momento, na defesa, estamos bem servidos. Ataque, alas e laterais não me preocupam em demasia. O nosso meio é um bocadinho anão até porque não tem um jogador, pelo menos, fortíssimo no jogo aéreo.

Com todo o respeito pelas opiniões, tenho que dizer que o futebol não se mede em centimetros e ainda bem!
O Barça é o melhor exemplo que já foi referido, mas não é o unico,a dupla de centrias do Chelsea ciom R. Carvalho e Terry também nao era das mais altas e nao sofria muitos golos de cabeça.
O Barça de facto nao da muitas hipoteses porque os adversarios nunca têm a bola, mas nos cantos não vi o Real ter vantagem nenhuma, tiveram isso sim em ataque rápido e nao de bola parada.
O problema dos centrais do Sporting, por exemplo, Polga e Carriço nao e a altura mas sim a lentidão a atacar a bola no ar, isso sim! Essa capacidade é que muitas vezes faz a diferença e elimina centimetros.
Por exemplo o Guchi e o Xandão têm 1cm de diferença, mas em termos de futebol aereo a diferença é brutal!