Estatura de Onzes Tipo do SCP vs Clubes Referência

Discussão com barbas aqui no fórum…

A única coisa que tenho a dizer é, o jogo aéreo é importante em diversos momentos de jogo e pode decidir uma partida, a estatura é um dos factores a ter em conta no que toca a analisar a capacidade de um jogador ou equipa no jogo aéreo.

Esta é uma discussão que atrai sempre generalizações e reflexões dignas da lógica da batata, coisas como, um jogador é alto logo é bom no jogo aéreo ou os melhores jogadores do Barcelona são baixinhos logo a estatura não tem de se ter em conta ao montar uma equipa, etc… Não tenho paciência para rebater imbecilidades, outros que o façam. :hand:

Tens direito à tua opinião.
E o futebol não se mede mesmo em cm’s…
É um facto.

O que me irrita no teu post e já me tinha irritado no post do sigurd (aliás, só te respondo porque foste mais educado a expor a tua ideia) e que essa excepção do barça está mais do que diagnosticada e dissecada neste memo tópico.
Não prova absolutamente nada a não ser o contrário do que queres provar.
Para perceberes isso era só teres lido os posts atrás.

Ninguém no mundo consegue ter o estilo de jogo do barça.
Não há jogadores e/ou dinheiro para fazer aquilo em lado nehum.
É uma equipa que não é referência. Não é deste mundo.
Mas mesmo assim, é de notar a diferença enorme de rendimento que se tem notado nos últimos tempos com as saídas de alguns jogadores com Ibra e, principalmente, Touré.

Quanto a dizeres que o barça contra o real não tem difiuldade em cantos e bolas paradas.
Só podes estar a gozar comigo!
Eu sou adepto de 2ºclube do Barça e posso-te assegurar que cada bola parada do real contra é um perigo eminente.
O Barça não ganha uma pta de uma bola de cabeça…
Então no último jogo em casa que perdemos com o real em que não jogou o Piquet (o Guardiola andava na brincadeira), passei o jogo todo com o credo na boca…

Aliás, basta ver por exemplo o 1ºgolo.
Não ver isto já é não ver nada mister…

Tudo perfeito excepto a última frase que não percebo bem o alcance.

Referia-me às generalizações e reflexões sem sentido, como os dois exemplos que referi, que aparecem como cogumelos quando o assunto é este, e aparecem de ambos os lados da “barricada”. Não me refiria às opiniões bem fundamentadas sobre o tópico em causa, ou sobre a necessidade de discutir a estatura que acho suficientemente pertinente.

Assim fica tudo perfeito.
E se queres que te diga, também já estou farto de discutir essas banalidades.
:great:

Tudo bem que concordo que a altura é importante, mas quem me dera a mim ter uma equipa de Cannavaro’s na defesa, Xavi’s no meio-campo e Messi’s na frente…
A altura por exemplo perde todo o valor quando ha Liedson’s e Falcõe’s, o Liedson comia o E.T na maior parte dos lances aereos, e o Falcão num duelo com o cagozo não tenho uma duvida que ganhava…
Cannavaro por exemplo é um dos defesas com maior impulsão que ja vi…
O proprio Inzaghi so com 1,81m comia o Xandão se fosse preciso…
O Insúa tambem cabeceia muito melhor que o Ricky, não me parece necessario um topico para discutir a altura se bem que é interessante, mas se falas na altura tambem tens de falr no timing de salto, na impulsão, na tecnica de cabeciamento, etc.

Bom tópico, acrescento que a esta discussão deveríamos também acrescentar o peso que é um factor relevante.

Bem observado.

28/07/2012 - Sporting C.P. - St. Etienne

Sporting C.P.

Média Geral: 1,78
Média Defesa: 1,80
Média Meio-Campo: 1,75
Média PL: 1,86

St. Etienne

Média Geral: 1,82
Média Defesa: 1,85
Média Meio-Campo: 1,79
Média PL: 1,81

Confronto Directo (em relação ao Sporting C.P.):

Média Geral: -3,5cm
Média Defesa: -4,7cm
Média Meio-Campo: -4,6cm
Média PL: +5,5cm

Acho que todos concordamos que a equipa vai sofrer nas bolas paradas…

Não vendam o Americano! :cartao:

Depende da equipa que o Sá puser em campo. Há outras opções…
Neste caso, pôs uma equipa baixa mas tem opções no plantel para fazer de forma diferente.
Neste jogo, na 1ªparte, tivémos algumas dificuldades para defender algumas bolas paradas.
Porém, a diferença técnica foi tanta (e isso ainda é o mais importante no futebol) que conseguimos compensar bem esse défice e até nos demos ao luxo de inaugurar o marcador num golo de cabeça contra uma defesa bastante alta. Não deixou de ser engraçado…

O problema vai ser quando defrontarmos equipas que são mais altas mas que também têm grande capacidade técnica como o porto e o benfica que, na verdade, são os nossos rivais. Aqui é que está o drama ainda…

Estou irritado e desmotivado!
Já nem me apetece tirar a média da estatura da equipa…
Já sei que somos anões!
Já sei que somos leves!
Já sei que não somos capazes de nos impor fisicamente nem contra equipas femininas de iniciados…

Hoje, a jogar em casa contra o último, foi mais um festival da total incapacidade para nos impormos na área adversária.
Parecemos uma equipa efeminada e sempre que apanhamos uma equipa fechada é isto…
Equipa inconsequente e sem pila!

Enquanto outros pressionam e liga o rolo compressor, nós simplesmente não conseguimos.
Não temos esse argumento…
Hoje, em dezenas de cruzamentos, praticamente não ganhámos nenhum.
Aliás, praticamente, nem sequer disputámos nenhum…

Isto é o grau ZERO!

Passo a vida a falar nisto!
E depois nos jogos é esta mmeerrddaa SEMPRE…
Chamos burros a todos os que não vêm o óbvio que isto é e vou mais longe:
Considero que cego, surdo, mudo e distraido percebo mais de futebol estando em coma do que toda a estrutura do SCP junta e acordada.

E chega de usar eufemismos:
O que eles são é BBBBBUUUUUURRRRROOOOOOSSSSSS QUE NEM CALHAUS!

PS:
Quem me vier falar do Barça é parvo…

Não me digas que te foram ao bolso hoje ? :great:

Foram quase 100 euros que não me afectam nada as contas.
Eu já sei que o SCP não tem soluções ofensivas para me garantir uma vitória nem contra o Carcavelos mas confesso que não esperava uma derrota no jogo de estreia em casa contra o último. Assim até para mim é demais…

Ninguém tenha dúvidas, o SCP é uma equipa ofensivamente miserável.
Tem inúmeros problemas. Não é só o da estatura.
Mas bolas… Este até um orc o percebe…

Só para recordar que no jogo SCP-slb a média dos 11’s foi a seguinte:

SCP: 1,80m
slb: 1,84m

A média de altura dos jogadores dos orcs foi em média 4cm mais alta que a dos nossos jogadores.
Foi como se uma equipa de iniciados tivesse defrontado uma equipa de juvenis ou juniores.

O resultado está bem à vista e é engraçado que os golos tenham acontecido daquela maneira!

Enfim…
Entra pelos olhos a dentro! :o

PS:
Mas continuemos a falar do não exemplo Barcelona… :wall:
Dizer que somos burros é pouco…

O que é que conta mais: a altura ou o quanto consegues elevar os pés do chão?

Vale mais ter 4 gajos de 1.90 m e 7 de 1.65 ou ter 11 com 1.75m?

Onde é que a altura é mais importante, nas bolas paradas ou em jogo corrido? Com quantos jogadores se atacam as bolas paradas?
E porque é que a defesa tem que ter uma média de alturas acima de 1.85 m? Se eu tiver um MC com 2 tipos como o Patrick Vieira e o Yaya Touré, passo bem com um Otamendi e um Cannavaro…

Já agora, é um erro persistir na comparação iniciados/juniores, há muito mais coisas a separá-los do que simplesmente altura, como sejam a maturidade, entendimento do jogo, força e potência, etc etc etc

A altura tem uma importância em determinados momentos do jogo, mas não serve de explicação em toda a linha, isso faz lembrar a rábula do relvado há uns anos atrás…

Nós nem em altura, nem na capacidade de impulsão. Por vezes, saltar no momento certo minimiza as diferenças de altura, o pior é que isso está muito longe de acontecer. Nem que tivéssemos uma média de altura superior.

Mais dados sobre médias de altura de várias equipas e a constatação de que aquilo que se tem passado no SCP é uma vergonha:

Época 2006/2007:

FCP: 1,809
SLB: 1,778
SCP: 1,767 => AMADORISMO TOTAL!!!

FCP campeão nesse ano e nos anos a seguir.
Nessas épocas, SLB e SCP degladiavam-se para saber quem era o clube mais mal gerido.

Época 2011/2012:

FCP: 1,841
SLB: 1,827
SCP: 1,800 => AMADORISMO TOTAL!!!

FCP campeão.
Mas SLB já tinha dado um esticão em relação a nós que tinhamos deixado de lutar pelo título há anos.

Época 2012/2013:

FCP: 1,83 (onze tipo)
SLB: 1,844 (jogo SCP-SLB 1-3)
SCP: 1,804 (jogo SCP-SLB 1-3) => AMADORISMO TOTAL!!!

SLB passou a ter a equipa mais alta da liga…

No SCP-SLB da 1ªvolta, o SCP apresentou uma equipa 4cm mais baixa em média do que o SLB.
Foi um dos derbies mais vergonhosos que já vi em Alvalade.

No recente SLB-SCP às coisas já foram diferentes e o jogo foi muito mais equilibrado.
Não fosse a intervenção do árbitro, o resultado teria sido bem diferente.
Em termos de estatuta, a diferença de estatura passou para apenas 1cm (1,827 vs 1,816).

Outras equipas portuguesas:
Braga: 1,804
Rio Ave: 1,82
Estoril: 1,808
Nacional: 1,795
Moreirense: 1,798

Nas últimas meias-finais da liga dos campeões tivémos:

Bayern: 1,837
Barcelona: 1,761 (!!!)
B.Dortmund: 1,835
Real Madrid: 1,849 (!!!)

É curioso ver o que o Mourinho pensa sobre este tema… :idea:
Cada um que tire as suas conclusões!

É que já nem a excepção que só confirmava a regra (Barcelona - equipa técnicamente extra-terrestre com Messi, Xavi e Iniesta) e que nunca provou nada em contrário ao que eu sempre referi, evitou a ridicularização recente…