Estatura de Onzes Tipo do SCP vs Clubes Referência

As Minhas Conclusões:

Durante anos, o FCP sempre foi a equipa mais alta de Portugal.
Ao mesmo tempo, SCP e SLB apostaram em equipas mais baixas.

Nos últimos anos, o SLB começou também a apostar em equipas altas.
Curiosamente, é neste período que o SLB volta a dividir com o FCP o domínio do futebol nacional.
O SCP, mantendo a aposta em equipas baixas, deixou de ter a companhia do SLB na disputa do troféu “Equipa mais mal gerida”.

SLB e FCP têm apresentado ultimamente 11’s de estatura ao nível dos melhores clubes europeus.
O SLB, em Alvalade, jogou com um 11 mais alto do que o próprio 11 do Bayern que recebeu o Barça…

Isto mostra bem a mudança radical de cultura que aconteceu para aqueles lados nos últimos anos!
E os resultados dizem que eles estão certos…

Com a solução que apresentei no tópico da preparação da época de 2013/2014, com um orçamento baixo e com apenas 3 contratações, resolvo este problema não penalizando as vertentes técnica e mental:

Os 2 11’s tipo que apresentei têm as seguintes médias de altura:

4/4/2: 1,842
4/3/3 (com Ghilas): 1,825
4/3/3 (com Cornellius): 1,835

Contra o 1,800 do início da época e o 1,810 atual!

Acredito que voltariamos a honrar a nossa história com uma equipa verdadeiramente equilibrada nas vertentes que definem a força de uma equipa…

GARANTO que a diferença se iria fazer sentir desde o primeiro jogo! :idea:
MAS MESMO! :arrow:

Hoje tivémos 12 cantos e ia adormecendo nesses lances…

Média de altura de hoje: 1,802m.

Quando não se treina essas situações nos treinos é complicado.
SL

Não acredito que não treinem isso.
O Jesualdo não é assim tão incompetente!
Não têm é perfil para serem fortes nesses lances e com a ausência do Dier voltamos a ficar ainda mais inconsequentes do que já éramos. E já éramos bastante…

Não acho que de momento seja uma questão de médias de altura. Com Cédric em campo por exemplo, a média descia e não tenho dúvidas que nos tornávamos mais perigosos. Mas sim, o Dier tem feito muita falta.
O Ilori tem pouca pontaria, o Rojo impõe-se com dificuldade e o Wolfswinkel sofre de ambos os problemas.

Então deixa-me jogar com o Cornellius, o Ghilas, o Petrovic, o Ilori, o Dier e o Rojo ao mesmo tempo nas bolas paradas para ver se não faz uma diferença dos diabos…

Give me a break! :whistle:

Olha que… :whistle:

:twisted: :mrgreen:

Claro que fazia uma diferença dos diabos. E em termos estatísticos acho a média de alturas um dado válido e pertinente*. Acho é que não podemos olhar só para esse dado, é redutor, e no caso específico da equipa de ontem é pouco pertinente. O Miguel Lopes por exemplo faz aumentar a média quando comparado com o Cédric e no entanto contribui menos para a nossa eficácia no jogo aéreo ofensivo que o Cédric.

*Ou nunca me teria dado ao trabalho de fazer isto.

Foi um excelente trabalho esse que fizeste. Eu lembro-me.
Mas olha que mesmo em relação ao Cedric, ele pode ter outras valências, mas o jogo aério não é nada uma delas.
E poder de choque então, nem se fala.

Mas é claro que não podemos resumir tudo a isto e nem é isso que pretendo.
Em relação a isso estamos de acordo.
O próprio Bayern tem um Lahm que mede 1,7m…

Não falava do jogo aéreo do Cédric, tanto o seu como o do Miguel Lopes são negligenciáveis. A nossa eficácia no jogo aéreo ofensivo melhoraria com ele em campo em detrimento do Miguel Lopes (apesar da média de alturas baixar) porque o Cédric é dos melhores na equipa a colocar a bola na área.

Estou curiosíssimo de ver se esta nova direção tem noção destas coisas de que estamos a falar…
Vai-se ver muito rapidamente!
:shifty:

Não se pode dizer que há uma relação linear e inabalável entre a altura/peso/força física de uma equipa e a sua capacidade para ganhar jogos. Mas há efectivamente uma relação e aponta no sentido aqui discutido: quanto mais fortes e mais altos… melhor! :great:

A dimensão física do jogo (esta é a la Freitas Lobo :P) é muito relevante e é um facto que andamos deficitários nesse capítulo há demasiado tempo :menos:. O plantel tem que crescer e melhorar nesta vertente e tem de ser já! Será um dos vectores a analisar na gestão da nova direcção em relação às entradas/saídas da equipa.

No que diz respeito aos cantos e restantes bolas paradas ofensivas, importa muito ter bons executantes. Tivemos anos a fio o Moutinho a marcá-las, o que foi mau… O Schaars é relativamente bom, mas um Hugo Viana seria outro nível. É perigo instantâneo a maneira como ele bate a bola e nunca se sabe se não vai optar por colocá-la directamente na baliza ou não (veja-se o Jefferson ontem - outro que executa bem).

Pois…

Mister,
uma relação linear e inabalável entre a algo e a capacidade de uma equipa para ganhar jogos, não há em relação a quase nada.
Nem mesmo em relação aos próprios orçamentos que, como sabes, são KING no mundo do futebol.
Há demasiadas variáveis aqui em jogo para se poder fazer uma afirmação tão categorica como seria essa.

Já me satisfaço em assumir que, regra geral, é boa política apresentar onzes com médias entre 1,83 e 1,85.
Nós andamos alegremente à volta de 1,8 e, ainda há poucos anos, achávamos que ter uma equipa com uma média de altura de 1,77 não tinha problema nenhum…
E atenção que nós não tinhamos o Xavi, o Messi e o Iniesta para nos darmos ao luxo de sermos excêntricos…

Uma equipa com 1,80 de média de altura é mais que suficiente, para isto não ser desculpa nenhuma para a ineficácia no jogo aéreo.

O problema é os jogadores que não são agressivos nem se posicionam correctamente nestes lances para atacar a bola, a altura está lá a qualidade neste aspectos é que não.

Tá-se a ver o suficiente que é! :wall:
E não se trata só da questão do jogo aério.
Leste este tópico ou não?

Com por exemplo porto e benfica a ter equipas com médias de 1,83 e 1,84m que significa diferenças acumuladas de 33 a 44 cm (imagina em termos de peso!) nos 11 jogadores?
Rio-me!
Então e o peso, a presença, o poder de choque e o fator intimidação?
Não estás errado. Estás erradíssimo…

É muito por causa de gente com a tua opinião que nos tem gerido e mal (alguns no fim perceberam isto e mais não digo…) que estamos como estamos!
A ti perdoa-se porque não é profissional. Não recebes nada por isto e está apenas a dar a tua opinião.
A quem é pago a peso de ouro para gerir o clube desportivamente não admito esse tipo de incompetência de análise!

De qualquer dos modos, se leste tudo o que foi escrito neste tópico e ainda pensas assim, por ti já não se pode fazer nada…
Nunca verás…
Quanto a nós, nunca estaremos de acordo!

Isso é levar as coisas a um extremo. Não precisas de ter uma média de 1.83 m, basta ter 4 a 5 jogadores com mais altura que são esses os preponderantes nas bolas paradas.

O Sporting é muito deficitário em várias áreas, a capacidade física é apenas uma delas. É importante, mas não fulcral.

A questão é que se tiveres esses jogadores de que falas, partindo do principio que os outros não são 6 André Martins, já te começas a aproximar daqueles valores.
E depois, a questão física não é apenas importante. É mesmo muito importante.
E também não entendo porque não havemos de fazer as coisas bem. Porquê fazê-las mais ou menos?
Somos o clube do mais ou menos…
E estamos a levar com classificações mais ou menos também, tipicas de um clube mais ou menos para adeptos mais ou menos exigentes. JUSTO!
Só que não é para mim!
Eu quero a excelência nas vertentes técnica, físicó-morfológica e mental.
E tudo o que me derem abaixo disto eu vou criticar violentamente (seja a quem for) porque estou farto de ver falhas básicas de gestão desportiva a este nível que nos afastam do sucesso.

Aliás, em relação a esta questão, é só olhar para o panorama dos principais clubes europeus para ver a tendência e aquilo que eles consideram a melhor prática…

Vá… Façam-me o favor de vir falar do Barça outra vez que é para eu soltar mais uma gargalhada!

É preferível ter 6 Andrés Martins e 5 Onyewus do que ter 11 Carriços ou 11 Rinaudos, todos com 1.80 m, +/-.

Se tiveres capacidade de impor o teu jogo, consegues jogar a favor das tuas forças e não contra elas…

Regressemos ao Planeta Terra do futebol e deixemo-nos de filosofias que não interessam.
Um clube deve-se artilhar com tudo aquilo que puder (os ovos para fazer as omoletes) e a vertente fisico-morfologica é uma das vertentes que nunca pode ser negligenciada.

Se já viste os meus posts anteriores sabes o que defendo.
Uma equipa com 6 André Martins era desiquilibradissima e seria violada nem que tive 5 gigantes ao lado… 8)

Isso é a tua opinião e está longe de ser um facto.

Com 6 Martins eras capaz de esconder a bola do adversário os 90’. Os outros 5 ajudavam a defender nos cantos… passe o exagero.

Eu não digo que a altura não conta, mas está longe de ser o factor preponderante de sucesso que tu defendes. E muito menos tem que ser uma característica transversal ao plantel: quando muito, deve ser um factor muito importante em certas posições chave, apenas e só.

E podemos pensar nas grandes equipas da actualidade e quase todos os seus melhores jogadores têm 1.80m ou menos, o que demonstra que não é a altura que ganha jogos, mas sim a qualidade.