Epa, mas por marcar golos de cabeça ao Sporting (que já nem me lembro do último) é bom no jogo aéreo? O gajo se marcou uns 4 ou 5 em toda a carreira no SLB foi muito. Ele é muito fraco no jogo aéreo, não sabe mesmo cabecear. O Ricky ainda mais fraco consegue ser.
Tu estás a empolar um aspecto, que tem a sua importância no futebol actual, como sendo o aspecto mais importante do futebol, não é, a capacidade física/atlética é apenas 1/3. Para mim fica a faltar a qualidade técnica/táctica e a capacidade psicológica dos jogadores. São igualmente importantes.
Tu não podes dizer que uma equipa é fraca fisicamente quando tem 4 defesas, 3 deles altos, 1.85, 1.85 e 1.90, mais um relativamente alto, 1.82 e ainda um trinco com mais de 1.90. Que é o que eu idealizo aí em cima. Não podes, não faz sentido.
Então pronto, o que tu queres é ter uma equipa em que todos os jogadores têm mais de 1.80, depois uns 3 ou 4 têm mais que 1.85 e uns 2 ou 3 mais de 1.90.
Queres uma equipa quase basket…
É que as equipas que tu estás a pedir vão denotar algo, que é, a equipa passaria a jogar em futebol directo para esses 2 avançados, altos. E tu simplesmente não concebes algo diferente. Não consegues imaginar uma equipa apenas com 4 ou 5 jogadores fortes fisicamente. Queres que sejam todos…
Concordo que faltam alguns centímetros à equipa principal. Este era um problema que eu esperava ver identificado pela actual estrutura técnica, agindo em conformidade, pois aliado a este défice, está a falta de aproveitamento (defensivo e ofensivo) em bolas paradas do Sporting, o que podendo não estar directamente associado à altura, esta terá a sua influência. Mais estranho ainda o facto de LJ dar uma extrema importância a esta componente do jogo e ao que parece, pelo menos nesta característica de que aqui se fala, é algo que parece estar a ser descurado.
No entanto, preocupa-me mais outra questão. Muito se falou do tal departamento físico a implementar, não sei se já está a ser feito e em que moldes mas esta componente optimizada numa equipa como o Sporting, poderia torná-la mais preparada fisicamente para os 90 minutos, dando os jogadores tudo em campo, onde o factor psicológico e motivacional se ligam nisto. Farto estou eu de ver épocas onde o Sporting não põe o prego a fundo nos jogos (de forma regular) e não se sente aquela garra que nos devia caracterizar. Esta preparação para jogos e momentos de jogo decisivos e para atacar uma época, deixam-me mais expectante sobre o que e como esta questão está a ser tratada.
Acho que se o Sporting quer ser campeão num médio prazo, todo e qualquer factor deve fazer parte da sua planificação, ainda para mais em tempos de contenção de custos. Devíamos “aproveitar” este tempo de vacas magras para nos especializarmos ainda mais em todas as componentes desportivas, nisto deveremos estar à frente dos nossos rivais, espero que o projecto vá suficientemente a fundo nestas questões.
Prefiro a agilidade à altura. Se um jogador tiver as duas, melhor, mas costuma ser mais caro. A altura não ganha jogos nem campeonatos. O que ganha é a qualidade.
Ai o Maurício agora também é fraco fisicamente. Sinceramente, não estando particularmente contente com a sua possível aquisição, parece-me que do ponto vista físico é onde pode acrescentar algo, relativamente alto (1.85) e conhecido pelo bom jogo aéreo.
Falo só em relação à altura. Mas aqui o seu poder de impulsão pode de facto compensar, é algo sobre o qual não estou devidamente informado.
Depois da AG, com as confirmações que estão pendentes e com a pré-época já em curso poderemos analisar com maior propriedade, só tenho a preocupação que as carências da equipa sejam primeiro bem identificadas e depois acauteladas, não quero novamente um Sporting fraco no jogo aéreo, bolas paradas e em preparação física. Obviamente já para não falar das outras componentes. Aguardemos.
Espero que amanhã a reestruturação seja aprovada para que a direção possa levar a cabo o seu projeto mas confesso que já estou um bocado desiludido com o caminho que, tudo indica, está a ser seguido. Espero que me desmintam no futuro e que consigam aliar um projeto desportivo a um projeto financeiro.
Num clube, um não funciona sem o outro.
Tenho já 2 grandes críticas a esta direção e, em devido momento, lançei os alertas:
O pensamento subjacente ao desenho do plantel que é contrário aquilo que considero ideal e que fui expondo neste tópico.
Naturalmente, como direção eleita, têm direito a implementar as ideias deles.
Pela minha parte, como sócio e adepto, tenho direito a ter as minhas próprias ideias e a duvidar da competência de quem foi eleito (com o meu voto dado que não vi alternativa melhor) no que à gestão desportiva diz respeito.
Aliás, muito sinceramente, confesso que já estou um bocado farto disto e, algumas das minhas últimas intervenções, penso que demonstram essa falta de paciência. São já muitos anos a roer metal e é por essa razão que vou interromper, por tempo indefinido, na minha participação neste fórum.
A partir de agora, até recuperar a motivação e a paciência, a vir, será apenas como leitor.
Será uma espécie de férias prolongadas do fórum e do SCP.
Strikerr, achas que é honesto abordar a questão das estaturas por médias?
É que a média de alturas de uma equipa com 4 defesas de 1,90 tendo o resto da equipa 1,70m tem a mesma média de uma equipa com 2 medios e 2 extremos de 1,90, com o resto da equipa a medir 1,70m.
Já repararam que dá para fazer um 11 com mais 1,85 de média? Boeck, Welder, Ilori, Semedo, Rojo, Dier, Magrão, William, Wilson, Carrillo e Slimani. Oh Strikerr, anda cá ver isto!!! :twisted:
Sobe para - 180.3cm - com Rinaudo (Martins) e Slimani (Freddy) e para - 180.7cm - com Magrão (Rinaudo/Martins) ou até para - 181.3 com Dier (Maurício)
Alternativas como Welder - 181 ou Fokobo - 185 são alternativas bastante interessantes neste aspecto
Ainda temos na B jogadores relativamente medianos, dependendo das posições pelo menos, João Mário tem 178, Zezinho 176, Ié 178, e alguns outros altos - Stojanovic 187, Hugo Sousa 184. Médios baixos só mesmo o Iuri, Kikas e … Labyad (173)
Deve haver por aí dados incorrectos.
Por exemplo, Cissé com 1,84 e Maurício com 1,85?
A olho nu eu diria que Cissé deve estar mais próximo do 1,90 e Maurício do 1,80.
Onde isto chegou meu deus, agora ate ja comecam a fazer onzes so a olhar para as medias da altura. :
Espero que ninguem com esta filosofia comece a ter um lugar de decisao na Academia, ainda aparece um Messi ou Maradona para treinar a experiencia e mandam no logo para casa porque estraga a media de altura.
Nao encontro um documentario da formacao do Barcelona que vi a uns tempos no youtube, onde um velho responsavel disse que so comecaram a aparecer verdadeiros talentos, quando mandaram tirar uma placa que dizia qualquer coisa como “se nao tiveres mais que 1.75m volta para tras que nao tens lugar”.
Nao nego que um central se tiver 1.90m nao seja um aspecto bom e recomendavel, mas se tiver uns pes de chumbo e pouca agilidade continua a ser um central de trampa!
E depois ha o outro lado da medalha Cannavaro e Luisinho que esta no meu avatar, trocava esses dois como dupla por todos os troncos de 1.90m que havia na altura e os dois nao chegavam ao 1.80m. :mrgreen:
Podem continuar a formar equipas de “bestas” como um Stoke que pelo poderio fisico conseguem coisas engracadas, mas nao tenho a minima duvida se tivessem apanhado os anoes do Barcelona dos 14 titulos enfardavam meia duzia e nem tinham direito a cabecear uma bola!
Só para ressuscitar este tópico: li ontem, algures, que o Sporting é a equipa da Primeira Liga com mais golos obtidos a partir de lances de bola parada - o número indicado era de 10.
Além disso, acho que está à vista de todos a nossa competência em diversos momentos do jogo onde a estatura é importante e nunca temos jogado com mais de 3 elementos acima do 1.85 m (Rojo, Eric/Maurício e William).
Tudo isto para dizer que sim, a estatura é importante, mas há várias maneiras de esfolar um gato, o problema não se resolve apenas com altura.