Eu não sei se tu és inapto ou não, o que não me revoga o direito de contrariar o teu argumento. Se te melindras com respostas no mesmo teor das tuas, então o nosso “problema” é outro…
O que eu disse, e repito, é que o teu argumento, mais ou menos acertado, é simplista. Tu achas que o hiato actual entre o Sporting e o grupo da frente, composto por Benfica e Porto, se explica principalmente pela diferença nos centímetros.
Cito:
Porque na minha [[i]opinião[/i]], pelas razões já expostas ao longo de páginas e páginas, a diferença de estatura justifica uma grande parte da diferença entre nós e os rivais. Aliás, há números interessantes! É só recuar uns posts...
O que tu fizeste foi identificar diferenças competitivas entre Sporting e SLB/FCP, vislumbráveis facilmente pela diferença pontual, e como há também uma diferença de alturas entre plantéis, diagnosticaste que é pela altura que nós cavamos parte desse fosso. “Grande parte”, nas tuas próprias palavras…
Tu encontraste uma diferença nos pontos e outra nas alturas e, como tal, estabeleceste uma relação directa causa/efeito sem grande sustentação no modo como a fizeste. Assumiste que era a altura, como poderias ter assumido que era o maior número de canhotos nos outros plantéis, ou o maior número de argentinos e brasileiros (também perdemos largamente nesse capítulo…). Tudo isto são factos, é só uma questão de os enquadrar a gosto…
A altura é uma característica relevante, mas que não existe desligada do resto, e o melhor exemplo disso é o Onyewu que é provavelmente o atleta mais alto no plantel, mas que arrasta quase 100 kgs de peso nas pernas e a inclusão dele no 11, a bem de nos dar altura, acarreta outro tipo de situações passíveis de serem exploradas pelos adversários, como sejam o facto de ele ser ridiculamente lento e pouco ágil de rins, expondo-o bastante em situações de 1x1, de bolas nas costas, em situações de reacção rápida… ou já esquecemos o que o Hugo Vieira lhe fez no jogo para a Taça da Liga?
É que uma coisa é dizer que a altura dá jeito, outra, diferente, é viver agarrado a isso. Os atletas não são bifes que, ao ir para a grelha, se temperam com sal (altura). Eles são um conjunto de características, técnicas, mentais e físicas, que não vivem desligadas umas das outras e quando se opta por elemento A (mais alto) em detrimento de elemento B (menos alto), essa opção tem que ser ponderada com todas as variáveis e não apenas em função de um parâmetro chave (altura), que para mais não é o elemento essencial do desporto…
O Mangala não é o central que meio Mundo deseja apenas porque é alto. Fosse apenas por isso e levavam o Jardel do Benfica… aliás, qualquer treinador com 2 olhos na testa preferia alinhar com 2 Otamendis, com todo o risco que isso implica em termos de falta de altura, do que com 2 Jardéis, com todo o risco que a falta de qualidade desta implica em todos os outros momentos do jogo…
Se tu me achas inapto a avaliar isto ou não, é algo que te assiste e que não me chateia. Mas como discordo da tua ideia original e como tu até abriste um tópico para isso ser discutido, tens duas opções: ou me ignoras, ou vens a terreiro defender as tuas ideias. Chamar-me inapto não me vai arredar desta discussão…