Calculo que a Puma escolha em primeira instância e o Sporting aceite (ou não) aquilo que é proposto. Mas, e agora em papel de advogado do diabo, imagina-te a puma e olhando para o Emblema do Sporting vês aquela cor verde-azulado. O mais normal é seguir o emblema. Um dos problemas é que nem o Sporting tem acautelado bem os seus símbolos (verde e branco, leão, sigla e lema), ora o leão é prateado ora é dourado, ora o emblema é verde vivo ora é verde azulado. Enfim.
Se me é permitido, não posso dizer com certeza, mas diria que quem escolhe a cor dos equipamentos é a Puma, obviamente com base nas guidelines do Sporting. O Sporting tem um documento, tal como todas as marcas que se preocupam minimamente com a imagem, têm. Nesse documento deverão estar listadas as regras para o tratamento de todo o material gráfico do clube, sejam cores ou logos. Já pedi a um amigo que tem esse mesmo documento para me encaminhar, estou mais que curioso para lhe por as mãos em cima. Entretanto se quiserem ver um exemplo do que falo, deixo-vos aqui as Guidelines do BES por exemplo: https://dl.dropbox.com/u/18850308/BES.pdf
Delatio não me recordo de nenhum emblema onde o leão fosse prateado ou dourado, a não ser o do cinquentenário e esse caso parece-me pertinente. Estou a excluir algum merchandising pontual, como uma garrafa de cerveja que tenho aqui com o emblema anterior ao actual, todo em amarelo. Mas tens razão, também acho que a imagem do clube tem sido negligenciada.
É o que dá falar de coisas que não percebo :twisted:
Esse documento é muito interessante, também gostaria de ver o respectivo do Sporting. Tenho impressão que a culpa não está de todo no lado da Puma, até porque representa N clubes, mas sim da falta de identidade transmitida pelas nossas direcções.
Não quero entrar em paranóia mas o verde do BES não é o mesmo que o nosso? :shifty:
Quanto ao bold, era também a isso que me referia, trocas e baldrocas no merchandising e claro à mudança de emblema em 2001 (salvo erro)
Não, o teu tem sido usado sem critério. O do BES podes ter a certeza que é sempre o mesmo. Na verdade, o “verde BES” até são vários. É o que está aí nesse documento.
O BES tem vários verdes, mas existe um predominante (pantone 355, página 17/18) que é semelhante ao do emblema do Sporting (para não dizer igual)… Isto é, a alguns dos que se vão vendo por aí, nisso tens razão, já vi o emblema do Sporting em alguns verdes diferentes
Sim, mas esses não têm problema porque não desvirtuam a imagem do clube, é a melhor forma de se aplicar o emblema do clube em suporte físico arquitectónico atribuindo-lhe um ar “premium”. Existem outras, mas essa é um bom exemplo. Veja-se as fachadas dos bancos, usam o mesmo método. O mal começa é quando tens no próprio logo do clube, um leão em branco e começam a aparecer variantes em material impresso, camisolas, papel, etc, em dourado ou outras cores, sem motivo aparente. Mas sejamos justos, não é isso que tem acontecido. O que aconteceu foi uma interpretação, a meu ver incorrecta, dos valores do Sporting e essa mesma traduzida no novo emblema com o leão amarelo.